23/04/2022

Há quase seis anos sem agência bancária, moradores de Orocó pedem apoio a Guilherme Coelho

 


Desde 2016, quando a agência do Banco do Brasil foi explodida durante um assalto, os moradores de Orocó-PE precisam se deslocar para municípios vizinhos para fazerem operações bancárias. Sem uma agência a economia local vem sendo penalizada. Com o objetivo encontrar uma saída para frear os prejuízos, comerciantes pediram apoio ao pré-candidato a deputado federal Guilherme Coelho.

Guilherme Coelho e a pré-candidata a deputada estadual Lucinha Mota estiveram reunidos com empresários locais na tarde desta sexta-feira (22). Os empreendedores contaram que houve um desaquecimento nas vendas em todos os segmentos. “O nosso comércio está acabando. Como as pessoas não têm onde sacar seus salários, elas acabam se deslocando para Santa Maria ou Cabrobó e já compram por lá mesmo", contou o gerente de uma loja de móveis Franklin Freire Lira.

"É lastimável o que está acontecendo em Orocó. A economia local está encolhendo e as pessoas estão perdendo emprego e renda. Ouvi queixas dos comerciantes e também dos moradores da Ilha de São Félix e do Projeto Brígida, que gostariam de poder fazer suas compras no próprio município, comentou Guilherme Coelho.

Lucinha Mota também ficou sensibilizada com os relatos. “As pessoas não têm o direito de fazer suas movimentações bancárias na sua própria cidade e muito menos de trazer o seu dinheiro, por conta da insegurança nas estradas. Lojas estão fechando e famílias estão perdendo suas fontes de renda”, lamentou.

Uma luz no fim do túnel

Durante a reunião, Guilherme Coelho entrou em contato com o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes, que ouviu os apelos dos orocoenses. O presidente se comprometeu a desenvolver um estudo de viabilidade para a implantação de uma agência do banco na cidade.

O Repórter Gilberto Pereira acompanhou tudo de perto!

22/04/2022

Exame/Ideia: Sem Moro, Lula lidera com 42%; Bolsonaro tem 33%; Ciro, 10%



A pesquisa Exame/Ideia divulgada na noite de ontem aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro turno com 42% no principal cenário. Ele é seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 33%.


Neste levantamento, o nome de Sergio Moro (União Brasil) não foi considerado. Ao trocar o Podemos pela atual legenda no último dia do prazo legal, Moro afirmou que não se candidataria à Presidência, depois voltou atrás e em seguida seu partido oficializou o nome de Luciano Bivar como pré-candidato.



Ouricuri: Morador de rua é detido com documentos de outra pessoa

 


Policiais militares do 7º Batalhão, em Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, prenderam na tarde de ontem (21), no Centro da cidade, um homem de 38 anos. Em situação de rua, ele se identificou aos PMs com documentos de uma outra pessoa.


Na abordagem ao homem, os policiais encontraram vários documentos de identificação falsos, cartões de vacinação, cartões do SUS, bolsa família e um aparelho celular danificado. O suspeito chegou a caluniar os PMs, imputando-lhes falso crime de furto. Ele foi encaminhado à delegacia local, onde a ocorrência foi registrada. Carlos Britto

21/04/2022

Festa de Frei Damião Terá Inicio no Próximo Dia (28) Em Ouricuri

 


Em coletiva a imprensa na noite desta quarta-feira (20) o reitor do Santuário de Frei Damião em Ouricuri Frei Maninho e o Frei Claudio administrar da paróquia São Sebastião anunciaram a programação da festa de Frei Damião 2022.

A festa terá inicio no dia 28 de abril terminando no 01 de maio de 2022.

Depois de dois anos vai ser possível realizarmos a festa de Frei Damião e estamos preparando o espaço do santuário  e a programa modesta dentro das nossas possibilidades e para aproveitarmos o máximo coisas nossas como por exemplo incluímos na programa o pessoal do ciclismo.

Tenho certeza que os devotos irão participar por que dois anos sem visitar o santuário é o momento agora do nosso encontro com os romeiros, comentou o Frei Maninho.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (28/04)

19h Carreata com o Santíssimo Sacramento (Saindo da Matriz São Sebastião até ao Santuário) Após, Missa de Abertura.

Sexta-feira (29/04)

12h Hora da Graça

15h Terço da Misericórdia

19:30h Santa Missa e após Show Cultural.

Sábado (30/04)

07h Motociata

15h Terço da Misericórdia

17h Missa e Benção da Estátua de Frei Damião.

19:30 Santa Missa

21h Exibição do Filme (Frei Damião o Santo do Nordeste)

Domingo (01/05)

5h Caminhada

7h Café Partilhado

8h passeio ciclístico

12h Hora da Graça

19:30h Missa de encerramento e show cultural.

Da redação do Blog do Edy Vieira

Parnamirim: Padrasto é preso acusado de estupro de vulnerável

 


Um homem das iniciais M.C.De S.L. de 41 anos, foi preso, no final da manhã desta quarta-feira (20), em Parnamirim, no Sertão Central, acusado de ter estuprado uma criança de 11 anos, que era sua enteada.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) formulou representação pela decretação da prisão preventiva do acusado, e hoje ele foi conduzido para a cidade de Salgueiro, onde prestará depoimento.

Segundo a polícia, o caso só foi descoberto no mês de março deste ano. Após passar pela audiência de custódia, ele será conduzido ao presídio, onde aguardará a conclusão do processo.

Via Roberto Gonçalves

Neoenergia abre vagas de emprego em Pernambuco

 

A Neoenergia Pernambuco está com vagas de emprego abertas no Estado. Algumas das oportunidades abertas para contratação imediata são de analistas, técnicos e estagiários. Para formação de banco de talentos, existem vagas para controlador do sistema elétrico e assistente, direcionado para pessoas com deficiência.

Todas as oportunidades e suas respectivas informações estão disponíveis nos canais oficiais de vagas da empresa, e a página de carreiras. Os selecionados terão assistência médica e odontológica, auxílio academia, cesta básica, participação nos lucros e resultados, previdência privada, seguro de vida, vale-transporte e vale alimentação ou refeição.

20/04/2022

Moreilândia: Polícia recupera moto roubada no Ceará

 


Uma equipe do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recuperou no começo da tarde de ontem (19), no Distrito de Cariri Mirim, Zona Rural de Moreilândia (PE), Sertão do Araripe, uma motocicleta abandonada. Os PMs foram informados do fato por populares, durante patrulhamento ostensivo na comunidade.

De acordo com a polícia, a moto – uma Honda CG 125 Fan preta, placa NQS-9223 – possivelmente teria sido roubada no Estado do Ceará, há três dias. A ocorrência foi apresentada na delegacia local para adoção das medidas cabíveis. Carlos Britto

19/04/2022

Governo inclui 22 de abril na lista de pontos facultativos para servidores federais

 


O Ministério da Economia incluiu 22 de abril (próxima sexta-feira) na lista de pontos facultativos para servidores federais. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (19)

Com isso, 2022 passa a ter 9 feriados e 6 pontos facultativos para os servidores federais.

Feriado de Tiradentes: posso emendar a sexta-feira? Entenda

Passa também a ter um segundo feriado prolongado, que vai da próxima quinta-feira (21) – Dia de Tiradentes – até domingo (24 de abril). O único até aqui havia sido o da Páscoa, na semana passada (15 a 17 de abril).

Veja a lista abaixo

1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);

28 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);

1º de março, Carnaval (ponto facultativo);

2 de março, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);

15 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);

21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);

22 de abril, Tiradentes (ponto facultativo);

1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

16 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);

7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);

12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

2 de novembro, Finados (feriado nacional);

15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); e

25 de dezembro, Natal (feriado nacional).

A portaria que estabelece a lista de feriados proíbe antecipação ou adiamento do ponto facultativo.

Além dos feriados e pontos facultativos nacionais, os servidores também terão direito as feriados estaduais e municipais. Em relação a dias de guarda de credos e religiões, o servidor poderá compensá-los se tiver autorização do responsável pela unidade em que trabalha.

Pernambuco retira obrigatoriedade de máscaras em ambientes fechados

Números da Covid-19 em queda contínua permitiram a flexibilização no Plano de Convivência. Nova medida foi anunciada pelo Governo do Estado nesta terça-feira 

O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado nesta terça-feira (19.04), a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados a partir desta quarta-feira (20.04). A diminuição dos números da Covid-19 no Estado permitiu mais esta flexibilização no Plano de Convivência. 

De acordo com o governador, a semana epidemiológica 15, encerrada no último sábado (16.04), confirmou todos os indicadores da pandemia em queda. “Também na semana passada atingimos o patamar de 80% da população vacinada com duas doses ou dose única, e mais de 80% dos maiores de 60 anos de idade havia tomado a dose de reforço. Esses números nos dão condições de avançar mais um passo no nosso Plano de Convivência com a Covid”, explicou Paulo Câmara. 

O uso obrigatório da máscara será mantido nos transportes coletivos, escolas e unidades de saúde no Estado. “Vamos continuar incentivando a vacinação e trabalhando para encerrar definitivamente esse capítulo da nossa história”, concluiu o governador. 


Jovem é detida em Moreilândia com mais de 3 kg de cocaína na bolsa

 


Uma jovem de 22 anos foi detida nas primeiras horas da madrugada de hoje (19), no Centro de Moreilândia (PE), Sertão do Araripe, por tráfico de drogas. Ela vinha de São Paulo (SP) em ônibus clandestino e estava com pouco mais de 3 quilos de cocaína na bolsa.

De acordo com a equipe do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que abordou a mulher, quando esta desembarcou do ônibus, próximo a um posto de combustíveis da cidade, ela contou que faria uma visita a familiares, os quais estavam vindo buscá-la.

Os PMs, no entanto, desconfiaram da justificativa e solicitaram à jovem que abrisse sua bolsa. Dentro havia três tabletes da droga, totalizando 3,02 quilos de cocaína. Um aparelho celular também foi apreendido.

Na ocasião os policiais perceberam um veículo branco, que possivelmente estaria à espera da mulher. Mas o condutor evadiu-se do local ao perceber a presença dos PMs. A ocorrência foi encaminhada para delegacia de Moreilândia, e depois à delegacia de Araripina, para as providências legais. Carlos Britto

Morre em Ouricuri o radialista Lourenço Santos

 


O radialista Lourenço Santos de 54 anos, natural de Conceição do Piancó PB, residente em Ouricuri a vários anos, estava internado há cerca de 30 dias no hospital regional Fernando Bezerra Coelho.

De acordo com informações, Lourenço teve mais um agravamento na diabetes e um problema no fígado. O quadro dele seguia estável, em uma situação complicada e foi a óbito por volta das 18 horas dessa segunda-feira, 18 de abril.

Com 40 anos de experiência na área de comunicação, Lourenço Santo já passou por grandes veículos de comunicação em Petrolina, a exemplo da Rádio Grande Rio AM, em Araripina, gerenciou a Arari FM, além de atuar e gerenciar emissoras de rádios na Paraíba, Ceará e ainda foi fundador de vários jornais na região do Araripe. Ele também atuou em muitas campanhas políticas, também atuou em Ouricuri, onde trabalhou na rádio Voluntários da Pátria.

O sepultamento do radialista está marcado para essa terça-feira, 19 de abril às 16 horas no cemitério Nossa Senhora dos Remédios em Ouricuri. (Por Emanoel Cordeiro)

18/04/2022

Foragido desde 2014, número dois do PCC é preso em Salgueiro-PE pela PRF

 


A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal prenderam neste sábado, 16, Valdeci Alves dos Santos, conhecido como Colorido, um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele é considerado o número dois da facção criminosa e estava foragido desde 2014.

A prisão ocorreu na BR 116, no município de Salgueiro, sertão de Pernambuco. Segundo a PRF, o traficante foi abordado em uma caminhonete de luxo na rodovia e apresentou um documento com indícios de falsificação, o que chamou a atenção dos policiais.

“O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro para realizar a identificação datiloscópica. No local, foi confirmada a identidade do foragido, que será encaminhado para apresentação à justiça”, disse a corporação em nota.

Colorido estava na lista dos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública e responde pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.