04/03/2022

BANCO CENTRAL COMEÇA PAGAMENTO DE DINHEIRO ESQUECIDO DIA 7 DE MARÇO. VEJA NO PASSO A PASSO COMO RECEBER



Conforme calendário divulgado pelo Banco Central, começa na próxima segunda-feira, dia 7 de março, o período de agendamento do pagamento do dinheiro esquecido em instituições financeiras. O calendário da primeira fase, inclusive de repescagem, para os que esqueceram a data de agendamento, vai até o dia 26 de março.

No primeiro acesso de consulta, o cliente podia saber apenas verifica se havia ou não recursos disponíveis, informando o CPF ou CNPJ, e a data de nascimento ou de abertura da empresa. Então, é informada uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa.

É preciso acessar o site Valores e Receber, do Banco Central, com CPF, no caso das pessoas físicas, ou CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque. A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque (anote esta data).

Como consultar o valor e pedir o resgate

ANTES DE PEDIR O RESGATE:

·         Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. Quem ainda não fez a primeira consulta deve fazê-lo o mais breve possível não é preciso esperar o dia 7. É só acessar o site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento

·         Para fazer a consulta dos valores, é preciso ter acesso à conta gov.br, nível prata ou ouro. Se você ainda não tem, clique aqui e veja como fazer.

PASSO A PASSO PARA CONSULTAR O VALOR E PEDIR O RESGATE:

·         Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados

·         Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).

·         Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade

·         Consultar:
a)
  o valor a receber;
b) a institui
ção que deve devolver o valor;
c) a origem (tipo) do valor a receber; e
d) informa
ções adicionais, quando for o caso.

·         Clicar na opção que o sistema indicar:
a)
 Solicitar por aqui  significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:
  selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;
  guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.

·         b) ” Solicitar via instituição  significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.

Qual o calendário para resgate?

O calendário considera a data de nascimento ou criação da empresa

·         Antes de 1968: 7 a 11/3 (consulta e resgate) e 12/3 (repescagem)

·         Entre 1968 e 1983: 14 a 18/3 (consulta e resgate) e 19/3 (repescagem)

·         Após 1983: 21 a 25/3 (consulta e resgate) e 26/3 (repescagem)

Se se eu perder a data?

Caso o cliente não acesse na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem, de acordo com o calendário. A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h. Quem também perder a repescagem, terá que consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

Como será o pagamento?

Preferencialmente por PIX. Após acessar o sistema, se o cliente solicitar o resgate sem a chave PIX, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.

Nesta primeira fase do serviço são cerca de R$ 4 bilhões de valores a serem devolvidos para 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas.

Haverá outra rodada de consulta?

Sim. Clientes que receberam a mensagem informando que não há registro de valores a receber, devem fazer uma segunda consulta, a partir do dia 2 de maio.

O que são esses valores devolvidos?

Os valores decorrem de:

·         Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;

·         Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central;

·         Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e

·         Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

·         Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;

·         Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;

·         Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e

·         Outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.


HOMEM É DETIDO POR PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO E DANO EM SANTA FILOMENA

 


Às 20h30min dessa quarta-feira, 02 de março, Policiais Militares do 7º BPM, durante o patrulhamento ostensivo, foram acionados pela central de operações para averiguar uma ocorrência de perturbação de sossego no Sitio Vareda dos Cavalos na zona rural de Santa Filomena.

Na ocasião, constatou-se que o envolvido, identificado pelas iniciais de S. D. S, 21 anos, com sinais de embriagues, havia chegado a residência de seus Pais e começara a quebrar vários móveis, além disso, perturbava o sossego da coletividade.

Diante dos fatos, o efetivo apresentou a ocorrência na DPC local para a adoção das medidas cabíveis, onde um TCO foi instaurado.

03/03/2022

APAC EMITE NOTA SOBRE POSSIBILIDADE DE CHUVAS FORTES NO SERTÃO PERNAMBUCANO



A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu alerta, na tarde desta quinta-feira 03/03, com indicação de possibilidade de chuvas moderadas a fortes no sertão de Pernambuco e  e sertão do São Francisco nos dias 03 e 04 de março.

 A Apac não divulgou, no entanto, o volume de água previsto para o período.


Distância entre Lula e Bolsonaro cai para oito pontos percentuais, diz pesquisa PoderData

 


A distância da intenção de votos no primeiro turno da eleição presidencial de 2022 entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu para 8%, de acordo com pesquisa do Instituto PoderData divulgada nesta quarta, 2. De acordo com a pesquisa, Lula tem 40% da intenção de voto e Bolsonaro 32% no primeiro turno. Logo depois, em empate técnico, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7% e Sérgio Moro (Podemos) com 6%. Outros nomes foram testados: o governador gaúcho Eduardo Leite, que perdeu as prévias do PSDB para João Doria, mas está para entrar no PSD e disputar a presidência, ficou com 3%; Doria e André Janones (Avante), têm 2% e Simone Tebet (MDB), 1%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não teve menções suficientes para pontuar. Outros 5% disseram que, neste momento, votariam em branco ou nulo, e 3% não souberam opinar.

No segundo turno, a distância entre Lula e Bolsonaro também caiu, embora siga bastante favorável ao petista. A pesquisa do PoderData apontou que, em um embate direto com Bolsonaro, Lula tem 51% da intenção de voto e o atual presidente, 37%. Por outro lado, 10% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo e 1% não soube responder. A distância entre a intenção de votos dos dois já foi de 25 pontos percentuais, em setembro de 2021. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com 3.000 entrevistas, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR 01570/2022.

Em Santa Filomena, polícia encontra armas utilizadas em caça predatória

 


Após receberem denúncia de populares sobre uma possível prática de caça predatória na Zona Rural de Santa Filomena (PE), Sertão do Araripe, policiais militares do 7º Batalhão se deslocaram até o Povoado do Livramento, no final da tarde de ontem (2). Ao chegar ao local a equipe não encontrou nenhum suspeito.

Porém, quando os PMs fizeram uma varredura na área, encontraram duas espingardas de fabricação artesanal e duas armadilhas do tipo ‘tatuzeira’ dentro de um saco. A ocorrência foi registrada na delegacia local para a adoção das medidas legais. Carlos Britto

PERNANBUCO RECEBE MAIS DE 112 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA COVID - 19

 


O Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) recebeu, na noite desta quarta-feira (02/03), mais 112.320 doses de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes da Pfizer/BioNTech serão encaminhados para os municípios seguirem com as estratégias de vacinação do público adolescente, com aplicação em segunda dose.

“É muito importante que os gestores municipais oportunizem o acesso para que este público complete seu esquema básico de proteção contra a Covid-19, como a oferta da proteção dentro do ambiente escolar. Os pernambucanos com idades entre 12 e 17 anos também precisam estar atentos ao prazo preconizado para o intervalo entre as aplicações: oito semanas (dois meses) após o recebimento da primeira dose. Até o momento, temos 49,88% de cobertura vacinal para segunda dose em Pernambuco, o que representa 542.383 doses (D2) aplicadas nesta faixa etária”, reforça a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

A superintendente ainda destaca que o público de adolescente é um dos maiores grupos elegíveis para vacinação. “Nossa população entre 12 e 17 anos está estimada em 1.087.269 pessoas, sendo um dos maiores do Estado, ficando atrás apenas dos adultos de 18 a 59 anos e das crianças de 5 a 11 anos de idade. Não podemos perder a oportunidade de proteger o maior número de pessoas”, afirmou.

DOSES RECEBIDAS - Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 20.349.583 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.341.920 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 8.359.560 da Pfizer/BioNTech; 446.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer; 947.240 doses da vacina da Coronavac/Butantan para as crianças e 940.310 da Janssen.

Foto: Miva Filho/SES-PE (imagem de arquivo)

02/03/2022

POLÍCIA APREENDE ARMA DE FOGO ESCONDIDA EMBAIXO DE LONA NA ZONA RURAL DE SANTA CRUZ

 


 Às 17h30min dessa segunda-feira, 01 de março, Policiais Militares do 7º BPM, durante patrulhamento ostensivo, se deslocaram até o Sítio São José, zona rural de Santa Cruz, para averiguar uma constante presença de caçadores naquela localidade.

No local foi apreendida próxima a um açude, debaixo de uma lona, uma espingarda retrocarga. A ocorrência foi apresentada na DPC local a fim de serem tomadas as medidas cabíveis, onde um IP foi instaurado.

BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO/207ª CIRCUNSCRIÇÃO POLICIAL SANTA CRUZ

INSS retoma atendimento presencial sem agendamento

 


O atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem necessidade de agendamento prévio, está sendo retomado gradualmente a partir deste mês. É o que determina uma portaria publicada hoje (2) no Diário Oficial da União (DOU).

Suspenso em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser retomado ainda no final de 2020, mas somente mediante agendamento prévio.

Com a portaria desta quarta-feira, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento. O retorno será feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Pela portaria, deverão retomar as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, bem como os atendimentos por decisão judicial; para emissão de senha para acesso à plataforma Gov.br; para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado, nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.

Santa Filomena: Homem com tornozeleira eletrônica é detido em bar

 


Policiais militares do 7º Batalhão conduziram um homem de 32 anos à delegacia de Santa Filomena (PE), Sertão do Araripe, na noite de ontem (2). Segundo o boletim, durante patrulhamento ostensivo a equipe policial abordou pessoas em um bar localizado na Praça Matriz, Centro da cidade, e encontrou o envolvido consumindo bebidas alcoólicas e jogando sinuca. O detalhe é que ele estava com uma tornozeleira eletrônica.

Após a abordagem, os PMs encaminharam o homem à delegacia, para os procedimentos legais. Carlos Britto

01/03/2022

IDENTIFICADO A VÍTIMA DE MAIS UM HOMICÍDIO EM OURICURI

 


Na tarde dessa segunda-feira, 28 de fevereiro, mais um crime de homicídio foi registrado em Ouricuri, um jovem estava conduzindo uma motocicleta modelo POP 100, de cor vermelha e placa PCZ0682 – OURICURI, quando foi alvejado.


A polícia constatou o óbito da vítima no local e recolheu os projéteis próximo a o corpo e próximo a motocicleta. Ninguém forneceu detalhes sobre o ocorrido ou possíveis motivação ou suspeitos.


A vítima foi identificado como LUCAS SILVA DOS SANTOS, 21 anos, residente à rua Padre Cícero, bairro Nossa Senhora do Carmo em Ouricuri


De acordo com informações, cerca de 10 disparos foram efetuados contra a vítima, o crime aconteceu próximo a BR 316 em uma estrada carroçal, próximo a um posto de combustíveis desativado.


Da redação do BLOG RADAR DE NOTÍCIAS – EMANOEL CORDEIRO


28/02/2022

Colisão entre dois carros termina em tragédia em Exu

 


Uma colisão entre dois carros deixou ao menos duas pessoas mortas na estrada para Serrinha, no município de Exu, Sertão do Araripe, na manhã desta segunda-feira (28). Segundo alguns motoristas que passavam pelo local, pelo menos cinco pessoas estavam no chão com ferimentos graves e uma mulher e uma criança já sem os sinais vitais.

Equipes de socorro e da polícia foram acionadas para tomar as providências necessárias e organizar o trânsito. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas. Carlos Britto