15/05/2021

Serra Talhada: PM encontra 15 dos 27 detentos que fugiram da cadeia pública

 


A Polícia Militar (PM) em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, conseguiu encontrar 15 dos 27 detentos que fugiram da cadeia pública na última quinta-feira (13). Os fugitivos foram recapturados ontem (14).


Segundo o site Farol de Notícias, a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES-PE) emitiu uma nota informando que também prendeu quatro suspeitos de participação na fuga em massa. A princípio, a PM tinha relatado a fuga de 25 presos, mas horas depois constatou que eram 27. Carlos Brito


A pasta afirmou ainda que são inverídicas fotos que circulam nas redes sociais mostrando a cadeia danificada após a fuga dos detentos.

14/05/2021

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO ASSINA A CONVOCAÇÃO DE 1085 APROVADOS NO CONCURSO DE SEGURANÇA PÚBLICA

 


Assinei, nesta sexta-feira, a convocação dos 1.085 aprovados no concurso da segurança pública. Ao todo, são 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar, 100 para os cargos de soldados do Corpo de Bombeiros; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 dos Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica. A nossa intenção é iniciar os cursos de formação nos próximos 30 dias. Esses profissionais vão se somar aos mais de seis mil já convocados na nossa gestão, e vão nos ajudar a fortalecer ainda mais a segurança pública em todo o Estado.

13/05/2021

SENADO APROVA REDUÇÃO NA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA POR 5 ANOS

 


O Senado aprovou hoje (13) um projeto que propõe a redução de tarifas de energia elétrica por cinco anos. Essa redução na tarifa ocorreria graças ao reembolso de tributos recolhidos indevidamente pelas empresas distribuidoras de energia elétrica. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1409633&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1409633&o=node

O PL propõe que os tributos indevidamente recolhidos pelas distribuidoras de energia no passado sejam devolvidos ao consumidor em forma de redução na tarifa. Esse recolhimento de recursos será possível graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nessa decisão, o STF entendeu que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado às distribuidoras de energia elétrica, e repassado aos consumidores, não deve compor a base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS).

Segundo o relator da matéria, Zequinha Marinho (PSC-PA), acordos de ressarcimento desses valores com o Estado e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vêm sendo discutidos. “A Aneel já anunciou que, em decorrência dessa decisão, estão em jogo cerca de R$ 50,1 bilhões, considerando todo o país, que poderiam proporcionar descontos médios da ordem de 3% no valor de faturas emitidas”, afirmou Marinho em seu parecer.

“Além disso, a Agência sinalizou que pensa em abater tais valores de aumentos futuros nas tarifas de energia elétrica, que são previstos contratualmente entre os Estados e as concessionárias”, acrescentou o relator. AB

POLÍCIA CONFIRMA INVASÃO EM CADEIA E FUGA DE CERCA DE 25 PRESOS EM SERRA TALHADA, PE

 


A cadeia de Serra Talhada foi alvo de uma invasão no início da noite desta quinta-feira (13). A informação foi confirmada pelo FAROL junto ao 14º BPM. Conforme a polícia, houve a fuga de, pelo menos, 25 detentos. Neste momento, várias guarnições estão nas ruas em busca dos fugitivos nos bairros que ficam próximos à cadeia. Ainda, conforme o Farol apurou, alguns já foram recapturados.

Até o momento, o Farol vem recebendo uma série de mensagens informando sobre a movimentação das polícias na localidade. Muitos moradores estão relatando o medo que estão passando, por terem sido surpreendidos no momento em que famílias estavam sentadas nas calçadas com as portas de suas casas abertas.

Via Farol de Notícias

PROVA DE VIDA DO INSS VOLTA A VALER A PARTIR DE JUNHO NAS AGÊNCIAS

 

A partir de junho, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que deixarem de realizar a prova de vida voltarão a ter o benefício cortado, informou hoje o órgão. A exigência estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1409617&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1409617&o=node

Inicialmente, a retomada da prova de vida estava prevista para maio, mas foi adiada em um mês pela Portaria 1.299 do Ministério da Economia, publicada hoje (13) no Diário Oficial da União.

Em maio, ocorrerá o bloqueio de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia. Estes devem ir à agência regularizar a situação. De março de 2020 em diante, os prazos serão retomados de forma gradual, para evitar aglomerações nas agências bancárias.

A portaria estabeleceu o seguinte calendário de transição para a prova de vida para os segurados do INSS.

Os beneficiários escolhidos para a comprovação digital por reconhecimento facial e que não fizeram o procedimento no aplicativo Meu Gov.br terão o benefício cortado neste mês. Neste caso, o desbloqueio do pagamento poderá ser feito por reconhecimento facial no próprio aplicativo. Segundo o INSS, cerca de 340 mil pessoas selecionadas que fizeram a prova de vida digital nos últimos meses não correm o risco de ter o benefício bloqueado. AB


VÍTIMA REAGE A ASSALTO E É BALEADA NO ROSTO, EM ARARIPINA (PE)

 


Uma tentativa de assalto terminou com a vítima baleada na noite de quarta-feira (12), em Araripina (PE). Ela teria se recusado a entregar seus pertences para dois assaltantes que a abordaram,  e acabou sendo atingida com um tiro de raspão no rosto.

Após a ação criminosa os homens, que não foram identificados, fugiram. A vítima, por sua vez,  foi socorrida para a Unidade de Pronto Socorro – UPA 24h, e segundo informações da Polícia, está fora de perigo.

 A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil. O caso deve  ser investigado com o objetivo de localizar e prender  criminosos.

GOVERNO DE PERNAMBUCO VOLTA ATRÁS E ADIA A CONTRATAÇÃO DE APROVADOS EM CONCURSOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

 


Após anunciar, na manhã dessa quarta-feira (12), a convocação dos aprovados nos concursos para a segurança pública de Pernambuco, o governo do estado divulgou uma nota em que volta atrás na decisão. “Não haverá anúncio da convocação dos aprovados nos concursos para a Segurança Pública de Pernambuco. As tratativas sobre o cronograma da convocação ainda estão em andamento e serão divulgadas em breve“, disse o comunicado. A coletiva que teria início por volta das 11h foi cancelada minutos depois.

A negativa surgiu horas depois Por volta das 8h dessa quarta, a gestão estadual informou que o governador Paulo Câmara autorizaria a convocação. “Nesta etapa, serão convocados 1.085 candidatos remanescentes aprovados nos concursos, que irão integrar os quadros das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros“, informava a nota inicial do governo. Via Carlos Britto

SANTA CRUZ REGISTRA 23 CASOS DE COVID -19 EM UM ÚNICO DIA E TEM 66 CASOS ATIVOS

 

Em boletim epidemiológico divulgado na noite dessa quarta - feira 12/05, o município de Santa Cruz registrou mais 23 casos positivo de Covid – 19 em um único dia e chega a 633 contra 567 curas, assim o município tem hoje 66 casos ativos de Covid – 19, o município já registrou 9 mortes.

12/05/2021

MORRE EM SANTA MARIA DA BOA VISTA ROGÉRIO DA LOTAÇÃO VÍTIMA DE INFARTO

 


Faleceu na noite desta terça-feira 11/05 Rogério da lotação conhecido como Dada em Santa Maria da Boa Vista, de acordo com o repórter Gilberto Pereira da Rádio Orocó FM que conversou com a sua companheira  e ela informou que na noite de ontem por volta das 21 horas o mesmo se sentiu mal e foi levado para o hospital Monsenhor Ângelo Sampaio em Santa Maria da Boa Vista, onde o mesmo já chegou sem vida conforme as informações.

O mesmo teve infarto fulminante, Rogério como era conhecido filho de seu Né da agrovila 39, projeto Fulgêncio trabalhava de lotação já há algum tempo o mesmo foi candidato a vereador pelo partido Verde em Santa Maria da Boa Vista nas eleições de 2020 não obtendo êxito ficando como suplente. 


PERNAMBUCO: 1.085 APROVADOS EM CONCURSOS DA SEGURANÇA PÚBLICA SERÃO CONVOCADOS

 

O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), autoriza nesta quarta-feira (12), a convocação  dos aprovados no último concurso de segurança pública do estado.

Serão convocados 1.085 candidatos remanescentes aprovados nos concursos da Polícia Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.

A publicação do edital com os cronogramas deve acontecer nos próximos dias pelas bancas organizadoras dos certames.

 


POLÍCIA MILITAR VOLTA A REALIZAR BLOQUEIO NO TREVO DE JUTAÍ

 

Após denúncias de que o governo do estado teria abandonado a segurança na PE 122, Trevo de Jutaí, zona rural de Lagoa grande, policiais militares da 7ª CIPM, voltaram a realizar de bloqueio e durante uma abordagens (Trevo de Jutaí), avistaram um veículo Hilux de cor preta, que trafegava no sentido Lagoa Grande/ Trevo, sendo conduzido pelo um indivíduo que, ao avistar o policiamento apresentou atitude suspeita demonstrando nervosismo.

Imediatamente foi ordenado a parada do veículo e durante revista no seu interior, foi localizado em baixo do banco traseiro um Revólver cal.38 marca Rossi número D838919, com cinco munições intactas do mesmo calibre e a quantia de R$ 2.314,00 reais e uma porção de aproximadamente 01 (um) grama de Maconha.

Ainda após consulta ao Sistema SDS Carcerário foi constatado que o imputado é Ex- presidiário por haver cumprido pena por Tráfico de Drogas na PDEG Petrolina. O imputado foi conduzido à delegacia de plantão, onde foi autuado em Flagrante. Via Roberto Gonçalves


 

11/05/2021

PREFEITURA DE SANTA CRUZ FAZ MUTIRÃO PARA OFERECER EXAMES DE MAMOGRAFIA


 A Secretaria de Saúde oferecerá mais de 100 exames de mamografia para as mulheres do município. A Prefeitura de Santa Cruz oferecerá a ação através de convênio realizado com uma clínica em Ouricuri.

A Secretária de Saúde Ryvalda Macedo alerta que o câncer de mama tem cura se detectado a tempo e que, por isso, o diagnóstico precoce é tão importante para o êxito do tratamento. “Nós temos casos no município em que pacientes descobriram o câncer em estagio inicial através da mamografia em nosso município, portanto reforçamos o quanto é importante esse momento também para o êxito no tratamento. Se você mulher tem acima de 50 anos, procure a UBS mais próxima, lá passará por uma consulta com o profissional de saúde e após solicitado, deverá deixar encaminhamento e xerox dos documentos na Secretaria de Saúde para fazermos o agendamento”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 600 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quando o diagnóstico é feito cedo, maior as chances de cura.

HOMEM É PRESO COM CERCA DE 30 KG DE MACONHA NA ZONA RURAL DE PETROLINA


Um homem foi preso durante uma operação da Polícia Militar no distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Durante a ação, realizada na segunda-feira (10), a equipe do 2° BIEsp foi até um endereço para confirmar a denúncia sobre tráfico de drogas. No local, próximo ao rio São Francisco, os policiais viram o suspeito pulando no rio e se desfazendo de um balde com drogas.

Apesar da tentativa de fuga, o homem foi preso. Com a ajuda de um cão policial, a equipe encontrou outra quantidade de droga enterrada. Ao todo, foram cerca de 30 kg de maconha.

O homem foi levado para a delegacia e autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. G1 Petrolina


SANTA CRUZ REGISTRA MAIS UM ÓBITO POR COVID - 19 E CHEGA A 9

 


Em boletim divulgado na note desta segunda feira 10/05 o município de Santa Cruz registrou mais uma morte por Covid – 19 e chegou ao seu 9 óbito.

O município também registrou mais 5 casos positivos e 07 curas clinicas, tendo agora um total de 592 casos e 554 recuperados.

10/05/2021

PREFEITA ELIANE SOARES RECEBE UM ÔNIBUS ESCOLAR OKM DAS MÃOS DO DEPUTADO SEBASTIÃO OLIVEIRA

 


Hoje fui receber das mãos do nosso Deputado Sebastião Oliveira um ônibus escolar super moderno, 0 km.

O veículo, orçado em aproximadamente R$ 200.000,00, é fruto de mais uma emenda parlamentar do deputado, que mais uma vez lembrou do povo de Santa Cruz, priorizando o município na destinação de verbas.

Aliás, o Deputado Sebastião Oliveira tem sido um grande parceiro do povo de Santa Cruz, sempre destinando emendas visando a melhoria da qualidade de vida da população. E mesmo em meio ao difícil momento de pandemia que estamos enfrentando, nos alegramos de mais uma vez podermos celebrar essa conquista. Como sempre digo, a nossa parceria com o Deputado Sebastião Oliveira não é eleitoreira ou de outros interesses, mas sim de garantir o desenvolvimento para a nossa terra.

No encontro, o deputado ainda se comprometeu com outras ações, que serão posteriormente anunciadas, dentre as quais a construção de mais uma Creche Municipal, no valor de R$ 1.900.000,00!

EMPRESÁRIA GORETE MEDRADO MORRE AOS 62 ANOS NA MANHÃ DESTA SEGUNDA (10) EM SANTA MARIA DA BOA VISTA

 


É com muita tristeza que comunicamos o falecimento da Empresária dona da churrascaria Gorete Medrado, que faleceu na manhã desta segunda feira 10/05/ 2021 no Hospital Monsenhor Ângelo Sampaio  em Santa Maria da Boa Vista .

Na manhã desta segunda feira, o Repórter da Rádio Orocó FM  , Gilberto Pereira conversou com a Policial PM , a Cecília que é filha da Gorete que informou  que as 8 horas da manhã  a Gorete estava em sua residência quando se sentiu mal  , e foi levada para o Hospital , não resistiu e faleceu  , o velório vai acontecer na sua residência , na avenida Recife ao lado da BR 428  saída para Orocó  , ei sepultamento está previsto para as 17 horas desta segunda feira (10) . O Repórter Gilberto Pereira deixa seus sinceros pêsames a todos os familiares e amigos. Ela deixou seis Filhos.

FABRICAÇÃO DE VACINA DA FIOCRUZ TOTALMENTE NO BRASIL COMEÇA DIA 15

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deverá começar a fabricar a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido no Brasil no dia 15 de maio. A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, Mario Moreira, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde, em Brasília, nesta sexta-feira (7).

De acordo com o dirigente, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda há procedimentos de avaliação a serem realizados, além do processo do registro definitivo do imunizante.

“Vamos ter que produzir lotes de validação acertados com procedimentos internacionais e a partir daí a gente já começa a produzir em escala industrial. Os testes deverão aguardar o registro definitivo da Anvisa. A expectativa é que em outubro tenhamos a liberação para entregar estes lotes produzidos de maio em diante”, disse Moreira.

A produção com o IFA nacional é resultado de um acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. Até o momento as doses produzidas dependem de IFA importado da China.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1409058&o=node

 


IRMÃO TENTA MATAR O OUTRO A GOLPES DE FACA EM OURICURI

 


Uma briga entre dois irmãos em Ouricuri (PE), Sertão do Araripe, na noite de ontem (9), deixou um deles ferido com certa gravidade. Segundo o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o irmão agressor atacou a vítima utilizando uma faca de mesa, desferindo-lhe cinco golpes.

O irmão ferido foi socorrido pelo padrasto e levado ao hospital. Já o autor da tentativa de homicídio encontra-se foragido. A ocorrência foi registrada na delegacia local. Via Carlos Britto

 

 

SANTA CRUZ REGISTRA MAIS 12 CASOS DE COVID - 19 E CHEGA A 587

 


Santa Cruz registrou mais 12 casos positivo de Covid – 19, ainda segundo o boletim o município chegou a 587 casos sendo destas 547 curas clinicas. O município que vinha mantendo uma média de 25 casos ativos agora são de 40.

MIGUEL COELHO RECEBE VISITA DE EDUARDO BOLSONARO E PRESIDENTE DO BNDES

 


O prefeito Miguel Coelho recepcionou, nesta sexta (07), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro. A visita das duas autoridades ao Sertão do São Francisco teve como objetivo conhecer os potenciais da fruticultura e do turismo.

Em uma das principais fazendas da região, o prefeito Miguel Coelho mostrou o processo de produção e preparo para exportação de frutas como a manga e a uva. Durante a conversa, o gestor falou sobre a importância do segmento para a economia local. A região de Petrolina é a maior exportadora de uva e manga no Brasil, além de referência em irrigação. 


O prefeito de Petrolina também conversou ainda com Montezano e Bolsonaro sobre os potenciais do turismo de lazer e de negócios do Sertão do São Francisco. "Petrolina é exemplo de sucesso. Mesmo com a pandemia, nossa região consegue manter crescimento na produção e na geração de empregos. Muito disso se deve à fruticultura irrigada. Mostrei para o presidente do BNDES e ao deputado Bolsonaro que com mais investimentos públicos podemos expandir o desenvolvimento", disse o prefeito após o tour. Folha PE


09/05/2021

HOMENAGEM DA VEREADORA SOCORRINHA AO DIA DAS MÃES

 


PAULO CÂMARA E LUCAS RAMOS ANUNCIAM R$ 31,8 MILHÕES EM INVESTIMENTOS PARA LEVAR MAIS ÁGUA AO SERTÃO

 


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e o deputado estadual licenciado e secretário de Ciência, Tecnologia & Inovação, Lucas Ramos (PSB), anunciaram R$ 31,8 milhões em investimento para levar mais água para as famílias do Sertão. As cidades de Cabrobó, Terra Nova, Verdejante, Salgueiro, Mirandiba e Parnamirim receberão a implementação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, que distribuirão recursos hídricos para consumo humano e, posteriormente, para a agricultura familiar.

Lucas Ramos, que é um dos articuladores desse projeto destacou que os sistemas serão conectados ao Eixo Norte do Programa de Integração do Rio São Francisco (PISF), tornando realidade para a população contar com as águas do Velho Chico em suas torneiras.

Os sistemas serão implementados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e atenderão comunidades que estão localizadas no entorno dos canais do Eixo Norte do PISF. Ainda segundo a programação, a cidade de Salgueiro receberá R$ 5,6 milhões em aportes, Mirandiba R$ 5,5 milhões e Parnamirim R$ 2,8 milhões.

GOVERNO ANUNCIA DISTRIBUIÇÃO DE 3,9 MILHÕES DE DOSES PARA A PRÓXIMA SEGUNDA



O presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje (8) que o Ministério da Saúde enviará 3,9 milhões de vacinas AstraZeneca/Fiocruz para todos os estados e o Distrito Federal. A Região Norte receberá 281,4 mil doses, a Região Nordeste terá 984,1 mil doses e a Região Centro-Oeste receberá 294,1 mil doses. Já as regiões Sudeste e Sul receberão 1,79 milhão e 624,3 mil doses, respectivamente. O comunicado foi feito em redes sociais.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1409128&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1409128&o=node

Além disso, o Ministério da Saúde distribuiu quase 1 milhão de vacinas da Coronavac/Butantan para uso apenas como segunda dose. A ideia é completar os esquemas vacinais de mais de 900 mil pessoas. As doses da Coronavac começaram a ser entregues ontem (7).


HOMENAGEM DA LABCENTER PELO DIA DAS MÃES

 


HOMENAGEM DO MERCADINHO MARINHO A TODAS AS MÃES