maio 09, 2020

VEREADOR LUCIANO NUNES RENDE HOMENAGEM A TODAS AS MÃES NESSE DIA ESPECIAL



“Não há amor mais verdadeiro e incondicional que o amor de uma mãe. Ele nos conforta e nos dá forças para continuar até nos momentos mais difíceis. Feliz Dia das Mães!
Apesar de todos os dias serem de homenagem às mulheres das nossas vidas que são as nossas mães, hoje é ainda mais. Então desejo um dia maravilhoso para todas as mães guerreiras, carinhosas, que cuidam, se sacrificam e amam seus filhos acima de tudo!”

HOMENAGEM DO VEREADOR JOSÉ ÍON A TODAS AS MÃES



“Mãe é força que tudo aguenta, que tudo suporta por amor. É sublime conforto onde se aninham desesperos, desgostos, corações quebrados ou apenas desencontrados.
Mãe é pilar seguro, colo de amor incondicional, sorriso e palavra que acalmam, que orientam. Para todas as mães que na Terra representam o maravilhoso milagre da criação; que geram com o seu ventre e amam com o coração; um bom dia na data que por excelência as celebra: o Dia das Mães!”

HOMENAGEM DA VEREADORA CICINHA DE ROMERO A TODAS AS MÃES NESSE DIA ESPECIAL


“As mães são seres preciosos que nos dão a vida, nos protegem e nos cuidam. Para elas uma homenagem é pouco, pois merecem que todos os dias seus filhos as elogiem e amem. Feliz Dia das Mães para todas as mães que diariamente se sacrificam pelos seus filhos. Que amam com todo seu coração e alma, deixo esta homenagem em forma de agradecimento. Pois todas contribuem para melhorar nosso mundo, e pelo mundo espalham ensinamentos de amor e altruísmo.”


Prefeitura de Araripina intensifica recuperação dos calçamentos da cidade

O período de chuvas mais intenso dos últimos 20 anos em Araripina está chegando ao fim e a Prefeitura já intensificou o trabalho na infraestrutura da cidade. São ações de tapa-buraco espalhadas em várias ruas e também a pavimentação em calçamento novo.
A rua do Centro de Saúde José Araújo Lima está sendo totalmente calçada. Um pedido antigo tanto dos moradores como também das pessoas que utilizam os serviços de saúde. O Centro foi amplamente reformado e agora funciona como uma clínica de especialidades.

maio 08, 2020

POLÍCIA CIVIL APREENDE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES, EM EXU, NO SERTÃO DO ARARIPE


Policiais civis sob coordenação da Dra. Katyann Muniz e o comando de Dr. Fabricius Ferreira e Dr. Cleideni Morais dos Santos, realizaram nesta sexta-feira (08), diligência para dar cumprimento ao Mandado de Busca e apreenssão expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Exu-PE, em desfavor de Rosevelte Delano Parente, em dois endereços.

No endereço da rua José Aires de Alencar, n° 312, foi encontrado 01 revolver Cal. 38 municiado com 05 cartuchos intactos e uma Balaclava preta. Em seguida, no endereço da Fazenda dos Andrades, zona rural, foi encontrado (01) uma espingarda Cal. 36, marca ilegível, (05) Cartuchos intactos, Cal. 36, (04) Cartuchos de Metal, sendo (02) carregados e (02) vazios, (186) gramas de chumbo, (20) Espoletas e (47) gramas de pólvora.

As armas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Exú, para lavratura do procedimento. Essa é mais uma ação da Polícia Civil na Região do Araripe, no combate a criminalidade, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida! Via Roberto Gonçalves


MULHER MORRE E QUATRO PESSOAS FICAM FERIDAS EM ACIDENTE NA BR-428 EM PETROLINA

Um acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (08), na BR-428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve uma colisão frontal entre dois veículos. A suspeita é de que o pneu dianteiro de um dos carros estourou, o motorista perdeu o controle e acessou a contramão da rodovia, até ocorrer a batida.

A passageira de um dos carros de 39 anos morreu no local. O motorista de 59 anos ficou ferido. No outro carro, o motorista e dois passageiros ficaram feridos.Os quatro feridos foram socorridos para o Hospital Universitário de Petrolina por viaturas do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Devidos aos ferimentos, não foi possível fazer o teste do bafômetro com os motoristas. Além da PRF, a Polícia Civil esteve no local e vai investigar o caso. G1 Petrolina


maio 07, 2020

CISAPE faz aquisição de mascaras, álcool em Gel e protetores faciais para municípios consorciados

O Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE), através do presidente Cleomatson Vasconcelos (prefeito do município de Santa Filomena-PE) anunciou na manhã desta quinta-feira (07) a aquisição de materiais de enfrentamento ao novo coronavirus (Covid-19) para os municípios consorciados.

VEREADOR RONALDO SILVA TESTA POSITIVO PARA O NOVO CORONAVÍRUS

O vereador de Petrolina Ronaldo Silva, encaminhou uma nota à imprensa nesta quinta-feira (7), informando que foi diagnosticado com a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, após realizar o teste rápido. Além dele, sua esposa Maria Dijane de Araújo Silva e sua filha Ana Vitória de Araújo Silva realizaram o exame, mas tiveram o resultado negativo para a doença. Ele e sua família encontram-se isolados em sua residência a 11 dias.

O parlamentar e sua família agradeceram as orações e as mensagens de apoio de toda a população. E Ronaldo reforçou a mensagem, “Fiquem em casa”.

Mais cedo, o Blog conversou com o vereador sobre a informação que estava circulando nas redes sociais de que ele estaria com o novo coronavírus. Na ocasião, ele disse que realmente sentia sintomas parecidos e que requisitou os testes, que ainda nem tinham sido feitos.

Carlos Britto


DATA DA 2ª PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL DEVE SER ANUNCIADA AMANHÃ


O calendário para pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, que será feito a partir da semana que vem, deverá ser divulgado até amanhã (8). A informação foi dada nesta quinta-feira (7) pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em reunião virtual da comissão mista de deputados e senadores que acompanha as medidas do governo federal para o enfrentamento da covid-19.
Onyx informou também que uma parceria com os Correios está prestes a ser anunciada. Segundo o ministro, a ideia é que a empresa auxilie pessoas que não têm acesso à internet a fazer o cadastro para receber o benefício. O auxílio está previsto para ser pago em três parcelas até junho. Mesmo quem não recebeu a primeira parte e se enquadra nos pré-requisitos do auxílio poderá receber as três parcelas.
O ministro da Cidadania adiantou aos parlamentares que a pasta vai publicar ainda hoje uma portaria que transferirá R$ 580 milhões para o Sistema Único de Assistência Social a serem usados por municípios. O dinheiro poderá ser aplicado na compra de equipamento completo de proteção individual para todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e de alimentos que serão distribuídos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Balanço
De acordo com o ministro, cerca de 96,9 milhões de pessoas acessaram o aplicativo da Caixa para tentar obter o auxílio.
Destas, cerca de 50,5 milhões foram consideradas elegíveis e 32 milhões, inaptas para receber o benefício. Parte dessas pessoas tentou fraudar o direito ao crédito. ABr

FUGITIVO DA CADEIA PÚBLICA DE ARARIPINA É PRESO COM 4 KG DE MACONHA EM CABROBÓ

Nas primeiras horas desta quinta-feira (07), efetivos GATI e CGT-2B da 2ª CIPM, abordaram um veículo Chevrolet Classic onde foi encontrado mais de 4Kg de maconha. A ação faz parte da operação saturação em combate ao CVLI/CVP, o fato se deu na BR-428 e segundo os ocupantes do veículo, a droga seria levada para a cidade de Feira de Santana-BA.

Os Policiais Militar da 2ª CIPM, foram em busca do provável fornecedor da droga, que seria um fugitivo da Cadeia Pública de Araripina. O mesmo ainda tentou fugir, mas foi alcançado e preso posteriormente.

Todos os envolvidos, juntamente com a droga apreendida, foram levados para a DPC de Cabrobó. Entre as pessoas presas estava uma menor, tudo foi devidamente registrado no Boletim de Ocorrência.

Por Roberto Gonçalves / Foto: divulgação 2ª CIPM


JUIZ NEGA PEDIDO DO MPPE PARA APLICAÇÃO DE LOCKDOWN EM PERNAMBUCO


O juiz Breno Duarte Ribeiro de Oliveira, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, negou o pedido da 19 ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para a decretação do lockdown. A decisão foi assinada ainda na quarta-feira (6), mesmo dia em que a Ação Civil Pública movida contra o Estado de Pernambuco e o Município do Recife foi distribuída para a Justiça.

LAGOA GRANDE: EMPRESÁRIO E EX-VEREADOR É ASSASSINADO A TIROS


Um crime ocorrido na noite de ontem (6) surpreendeu a população de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco. A vítima, Almir Mirandiba, era ex-vereador da cidade e empresário do ramo alimentício.
Informações dão conta de que três homens num Toyota Corolla o abordaram próximo a um dos seus estabelecimentos comerciais. Ao descerem do veículo, os assassinos dispararam vários tiros na cabeça da vítima, que morreu no local.
Almir também tinha uma linha de van e era coordenador da Guarda Patrimonial no Governo Cappellaro. A Polícia Civil (PC) já está no caso para elucidar o crime. (Blog do Carlos Britto)

maio 06, 2020

URGENTE: PACIENTE DE SANTA CRUZ INTERNADA NA CIDADE DE RECIFE TESTA POSITIVO PARA COVID-19

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz/PE, tomou ciência nesta quarta-feira às *19h* que a paciente internada no Hospital Getúlio Vargas – Recife, testou POSITIVO para COVID-19. Assim, o município de Santa Cruz/PE registra o seu primeiro caso do COVID-19.

maio 05, 2020

Prefeitura de Santa Cruz publica edital de seleção do Programa Bolsa Universitária Municipal*



Foi publicado nesta manhã o Edital de Seleção nº 01/2020, das Secretarias de Educação e Assistência Social, dispondo sobre as normas e procedimentos para inscrição no Programa Bolsa Universitária Municipal, edição 2020.

O referido programa foi criado por Lei Municipal no ano de 2017, estando em execução atendendo atualmente 22 (vinte e dois) estudantes do Município de Santa Cruz que cursam o Ensino Superior em universidades públicas ou instituições particulares, na condição de bolsista integral.

O valor da Bolsa permanece em R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais.

Devido à pandemia da COVID-19, todo o processo de seleção se dará de forma não presencial, devendo os interessados realizar as inscrições e enviar os documentos comprobatórios pelo e-mail indicado no edital (seducsantacruzpe@gmail.com, no período de 05/05/2020 até o dia 10/05/2020).

Barragem de Sobradinho atinge marca histórica e ultrapassa 90% de sua capacidade

Reservatório de Sobradinho atingiu, no último domingo (3), a marca de 91,77% de seu volume útil, nível alcançado pela primeira desde 2009, quando a barragem chegou a 100% de sua capacidade. A vazão defluente de Sobradinho estava em 1.600 m³/s e foi reduzida para 1.400 m³/s, no dia 1° de maio. Já a vazão de Xingó continua em 1.300 m³/s.

Morre Dr. Cacio de Alencar Castro; ex-presidente do SIMEPE do Sertão do Araripe

Morreu na manhã desta terça-feira (05), o médico anestesista Dr. Cacio de Alencar Castro, de 55 anos. Ele foi encontrado pela esposa no quarto de sua residência já sem vida na cidade de Juazeiro do Norte-CE, ele teve morte súbita.

Recentemente, a cerca de um mês o médico Cacio foi submetido a um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor.

Fernando Monteiro e prefeita Josimara falam sobre o combate ao coronavírus no Sertão


Em conversa transmitida pelas redes sociais na noite desta segunda-feira (04), o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) conversou com a prefeita Josimara Cavalcanti, de Dormentes, no Sertão do São Francisco, sobre as ações de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus no município sertanejo. A cidade, que não tem casos registrados da Covid-19, implementou uma série de ações preventivas. No bate-papo online, a prefeita Josimara destacou a aquisição de quatro ambulâncias do Samu e os investimentos possíveis por conta da liberação dos recursos via emendas do deputado.

maio 04, 2020

Santa Maria da Boa Vista tem segundo caso confirmado do novo coronavírus

O município de Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, teve confirmado nesta segunda-feira (4) seu segundo caso do novo coronavírus (Covid-19). Segundo informações da prefeitura, Trata-se de paciente do sexo feminino, que teve contato com o primeiro caso registrado no mês passado.

A Vigilância Epidemiológica de Santa Maria ressaltou que a mulher apresenta sinais leves da doença, está em isolamento domiciliar e sendo monitorada pelo serviço de saúde. Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente também estão isoladas nos seus domicílios. Carlos Britto

Bombeiros impedem caminhoneiro de se jogar de telhado em Parnamirim

Na manhã do último sábado (02), um caminhoneiro identificado como Laurismar, tentou suicídio na cidade de Parnamirim, no Sertão Central de Pernambuco. Tudo começou quando ele fugiu da delegacia local após ser conduzido por policiais por estar em atitude suspeita dentro de um matagal próximo a um posto de combustíveis.

De acordo com Felisberto Ferreira, do Sistema Beto Som, após fugir da delegacia, o caminhoneiro subiu no telhado de uma residência localizado na Rua Doutor Dirceu Possuído, e ameaçou se jogar.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu impedir que o homem se jogasse. Em seguida encaminharam para o hospital local, para o tratamento necessária.

Laurismar reside na cidade de Pombos-PE. Ele teve um surto, gritava que outras pessoas estavam lhe perseguindo para matar e receber uma recompensa de R$ 1 milhão.

Por Roberto Gonçalves

CERCA DE 12,4 MILHÕES DEVEM REFAZER CADASTRO NO AUXÍLIO EMERGENCIAL


Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br, disse hoje (4) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Segundo ele, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev, estatal de tecnologia que processa os pedidos.
De acordo com o presidente da Caixa, os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Guimarães enfatizou que apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro. Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados.

DORMENTES: MULHERES NA POLITICA


Em Dormentes (PE), cidade conhecida por ter uma população que praticamente respira política, a disputa eleitoral está praticamente definida. Será uma luta entre duas lideranças femininas: A prefeita Josimara Cavalcanti está mais que confirmada na disputa pela reeleição. Liderando a oposição, sob as bênçãos do senador Fernando Bezerra Coelho está a atual vereadora Rosarinha Coelho.
O ex-prefeito Roniere Reis até que anunciou sua pré-candidatura, mas não tem avançado nas pesquisas. Além disso, duas candidaturas na oposição parece um quadro improvável. Sendo assim, Rosarinha segue com o seu posicionamento consolidado, desde junho de 2019, quando anunciou rompimento com a atual gestão.
O grupo do senador Fernando Bezerra é o principal fiador da candidatura da vereadora e, para isso, vem investindo alto, a exemplo da construção, pela Codevasf, do abatedouro e frigorífico da cidade, viabilizado através das emendas parlamentares (entre outros investimentos que devem chegar).
Enquanto isso Josimara espera a hora do embate. Tem a seu lado a esposa do ex-prefeito Geomarco Coelho, Corrinha, e dirá que é ela é a sucessora política do ex-prefeito. Rosarinha também disputa esse título, colocando sua história política como testemunha.
Quanto ao ex-prefeito Roniere, que também está no campo das oposições, o caminho mais natural será um apoio a Rosarinha. Poderá, inclusive, aparecer na chapa como vice-prefeito. Será? Carlos Britto

VEJA QUANTO CADA MUNICÍPIO DO ARARIPE RECEBERÁ PARA O COMBATE AO COVID- 19


Com uma população de 85 mil habitantes, segundo o último censo, Araripina, principal cidade do Sertão do Araripe pernambucano, receberá uma boa ajuda financeira do governo federal nas ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). A verba compensatória é de 8.057.228,68.

Confira quanto receberá cada cidade do Araripe:

Bodocó – R$ 3.640.823,58
Exu – R$ 3.037.519,28
Granito – R$ 714.497,07
Ipubi – R$ 2.944.842,73
Moreilândia – R$ 1.075.658,83
Ouricuri – R$ 6.629.475,31
Santa Cruz – R$ 1.469.653,48
Santa Filomena – R$ 1.381.749,15
Trindade – R$ 2.913.059,73
Roberto Gonçalves / Foto: reprodução