junho 02, 2020

POÇOS INSTALADOS PELA CODEVASF GARANTEM ÁGUA PARA FAMÍLIAS DE 19 MUNICÍPIOS EM PE


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo mais de R$ 30 milhões na perfuração e instalação de poços cristalinos e sedimentares em sua área de atuação no estado de Pernambuco. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União destinados à empresa por meio de emendas parlamentares. A ação garantirá a dessedentação animal e, a depender da vazão do poço, a manutenção de pequenas hortas.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a perspectiva é que, até o final do primeiro semestre de 2021, ocorra a perfuração de 850 poços cristalinos e 25 sedimentares, além de montagem e instalação de mais de 1 mil unidades. “Todos esses poços que estamos instalando serão movidos a energia solar. Já fizemos a experiência em 2019 e comprovamos que ele tem um custo semelhante ao do cata-vento, mas, além de ser uma energia limpa, tem menor custo de manutenção”, explica.

A Companhia iniciou as obras no início de fevereiro deste ano. Até o momento, já foram perfurados cerca de 50 poços ao longo de 19 municípios pernambucanos. Quase 200 poços já possuem os estudos para que a obra se inicie. “Antes de perfurarmos os poços, nós fazemos levantamentos para saber a viabilidade. O estudo dos 200 primeiros nos mostrou que eles beneficiarão cerca de 25 mil pessoas. Se levarmos em conta que a ideia é perfurar no mínimo quatro vezes mais poços que isso, podemos alcançar a impressionante marca de quase 100 mil pessoas beneficiadas até meados de 2021”, projeta Aurivalter.

Francisco Arduino, morador do sítio Garrote, no município de Ouricuri, é um dos beneficiários dessa ação executada pela Codevasf. Ele conta que a dificuldade era muito grande por conta da seca. “A gente sofria aqui. Faltava água até pra aguar uma planta. Hoje, a gente vê esse poço jorrando água e sabe que vai poder cuidar das nossas plantas e também de todo o povo da vizinhança. Agradecemos demais”, afirma.

Os moradores do sítio Felipe, também beneficiados com a perfuração de poço realizada pela Codevasf, relatam que algumas vezes se viam completamente sem água, e a alternativa era gastar o pouco dinheiro que tinham pagando um carro-pipa. “Isso aqui é uma bênção, ver essa água assim. Vai melhorar muito pra todo mundo”, comemora o morador José Francisco dos Santos. Via Blog do Roberto Gonçalves