setembro 28, 2019

CARAVANA DO BOLSA FAMÍLIA CHEGARÁ A 19 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA


A Caravana do Bolsa Família volta a circular pelos municípios pernambucanos na próxima semana. A partir da próxima segunda-feira (30), as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude estarão presentes em municípios do Sertão do São Francisco, Itaparica, Central, Moxotó, além da Zona da Mata Norte e Mata Sul. O próximo ciclo de encontros visitará 19 cidades até o dia 4 de outubro.

A primeira cidade a receber a caravana é Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de São Francisco, na segunda-feira, às 9h, na Quadra da Escola Municipal Prefeito Barrinho. No mesmo dia, às 15h, o município de Orocó também recebe informações do programa estadual. O encontro será no Centro de Atividades.

ALUNOS DA ESCOLINHA GOL DE PLACA PARTICIPA DE PALESTRA MOTIVACIONAL EM SANTA CRUZ



Estiveram em Santa Cruz na manhã deste sábado 28/09, Lucinha Mota (mãe da menina Beatriz), José Coelho (ex jogador da seleção de Portugal) e a bióloga Andréia Melo, a onde fizeram uma palestra com os alunos da escolinha Gol de Placa.

Os três vieram através de um pedido de Cassio e César fundadores da escolinha e teve como objetivo motivar ainda mais seus alunos a correrem atrás de seus sonhos, primeiro Andreia Melo destacou sua história de vida a onde mostrou o caminho percorrido para alcançar o sucesso, logo depois o Jogador José Coelho falou de toda sua experiência no mundo do futebol, principalmente atuando pela seleção de Portugal, também parabenizou Cassio e César pelo trabalho que vem fazendo a frente da escolinha gol de placa.
Lucinha Mota também parabenizou os fundadores da escolinha gol de placa, contou um pouco sua história de luta nos últimos anos e incentivou os alunos a buscarem seus sonhos.
Por fim Cassio agradeceu a todos pela presença e que a escolinha é um grande sonho seu e que apesar de muito trabalhoso e cansativos se torna prazeroso quando vê os sorrisos das crianças, disse ainda que mesmo que não forme grandes jogadores o projeto pode formar grandes cidadãos.

BANDEIRA TARIFÁRIA DE OUTUBRO SERÁ AMARELA, DIZ ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na tarde de hoje (27) que a bandeira tarifária de outubro será amarela. Dessa forma, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. A medida representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando a agência adotou a bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, com acréscimo de R$ 4 para cada 100 kWh consumidos. 

Segundo a agência, a mudança da bandeira vermelha para amarela ocorre pela previsão do aumento das chuvas em outubro. “A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico”, disse a Aneel, em nota.

setembro 27, 2019

NESTE SÁBADO TEM EXAMES DE VISTA NA ÓPTICA CAMILO SANTA CRUZ


VEM AÍ A I CAMINHADA: SANTA CRUZ ACREDITA NA VIDA, VAMOS PARTICIPAR!!!

A Prefeitura de Santa Cruz/PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida toda a população para participar da "I Caminhada: Santa Cruz Acredita na Vida", visando a Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, encerrando o Setembro Amarelo. O evento acontecerá nesta segunda-feira (30), com saída às 15h30min da Escola Municipal Anselmo Cordeiro Guimarães. Após a caminha, haverá um roda de conversa com profissionais da Saúde abordando a temática, na academia da saúde.

PREFEITURA DE SANTA CRUZ MAIS UMA VEZ ANTECIPA O PAGAMENTO DOS SERVIDORES RELATIVO AO MÊS DE SETEMBRO/2019

Mantendo a marca da pontualidade no cumprimento das obrigações financeiras da gestão municipal, a Prefeita Eliane Soares informa que, como sempre vem ocorrendo desde o início da sua gestão, realizará o pagamento do funcionalismo público dentro do mês em curso. 
Desde ontem (26), foi creditado na conta bancária dos servidores efetivos, e no dia de hoje (27) será realizado o pagamento dos servidores comissionados e contratados temporariamente. 
A gestora não esconde a satisfação por, em meio a tantas dificuldades, manter as finanças do município em dia: _“Todos sabem que é um direito do servidor receber o seu salário em dia, mas a gente tem notícia de vários municípios e até estados que atrasam salários, parcelam salários atrasados, e não existem uma data certa para recebimento”._ Destaca ainda Eliane Soares que _“além de pagar rigorosamente em dia os nossos servidores, estamos quitando regularmente as obrigações patronais perante o INSS e o Fundo Próprio de Previdência, estamos fazendo com que os serviços públicos funcionem, e a população possa usufruir de uma saúde de qualidade, uma educação eficiente, e ainda consigamos apoiar a população da zona rural, onde se concentra a maior parte da nossa população local”_ 
A organização administrativa e financeira da gestão é fundamental para manter os serviços públicos funcionando e se realizar obras, e Prefeitura de Santa Cruz, inclusive, entregará a população no próximo dia 05/10 mais uma obra custeada com recursos próprios, que será a reforma do Portal da Cidade, às margens da PE-604.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ


TAXA DE DESEMPREGO RECUA PARA 11,8% EM AGOSTO


A taxa de desemprego no país recuou para 11,8% no trimestre encerrado em agosto deste ano. O índice é inferior aos 12,1% do mesmo período do ano passado e aos 12,3% do trimestre em maio deste ano.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O total de desempregados chegou a 12,6 milhões em agosto, 3,2% a menos (ou 419 mil) do que em maio deste ano (13 milhões), mas estável em relação a agosto do ano passado.

LUCINHA MOTA, ANDREIA MELO E ZÉ COELHO REALIZARÃO PALESTRA EM SANTA CRUZ - PE, DIA 28 DE SETEMBRO


No dia 28 de setembro a partir das 09:00Hs, haverá uma palestra, palestra com Zé Coelho ex-Jogador da seleção portuguesa de futebol, Lucinha Mota mãe da menina Beatriz e participação da bióloga, mestre em Meio Ambiente Andreia Melo, em Santa Cruz.

A palestra será realizada na Casa José Coriolano Sobrinho (Câmara de Vereadores).

A palestra é uma solicitação e de Cesar Cacau e Cassio fundadores da Escolinha Gol de placa e ainda conta com o apoio de Francisco Luiz (Xoxa).

Todos estão convidados a participarem.

TIO MATA SOBRINHA DE OITO MESES DEGOLADA NO MUNICÍPIO DE ALTINHO


No município de Altinho, Agreste do Estado de Pernambuco, um crime violento mobilizou os moradores. Uma bebê de oito meses foi morta pelo tio na manhã desta quinta-feira (26), por volta das 7h40. A criança foi degolada e tinha cortes pelo corpo.

Segundo os familiares, o tio chegou em casa por volta das 2h com o estado muito agressivo e quebrando os móveis do local. Os pais da vítima, então, saíram de casa com medo das atitudes e deixaram a menina dentro de casa. Foi quando o homem se aproveitou da situação e ficou trancado com a criança no banheiro da residência.

Logo após, o 4° Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi acionado para a solução do caso. A equipe de Caça Homicida também foi entrou em ação e fez a primeira intervenção.

setembro 26, 2019

VÍDEO; VEJA COMO FICARÁ O NOVO PORTAL DE ENTRADA DE SANTA CRUZ

Secretaria Municipal de Assistência Social apresenta avanços do BPC no município de Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Grupo gestor do Programa BPC, participou ontem (24) da reunião descentralizada do Programa do Benefício da Prestação Continuada (BPC) na cidade de Araripina-PE. Realizada pela Secretaria Executiva de Assistência Social, por meio da Gerência de Proteção Social Básica. O encontro teve como público-alvo os representantes do grupo gestor municipal das Políticas de Assistência Social, Saúde, e Educação, além de técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social. 

A ação faz parte das estratégias de atuação do Grupo Gestor Estadual, que vem desenvolvendo atividades continuadas para instrumentalizar a gestão municipal para execução do Programa BPC na Escola. O objetivo é acompanhar as ações planejadas e executadas para o enfrentamento das principais barreiras, que dificultam o acesso e a permanência dos beneficiários do na rede pública de ensino.

O BPC na Escola é um programa de acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC. As ações intersetoriais são desenvolvidas através dos grupos gestores, constituídos por representantes das políticas de Assistência Social, Saúde, nas três esferas do governo. Santa Cruz, segue avançando, e  foi um dos Municípios destaques na apresentação das estratégias de atuação para execução do Programa a nível de Araripe, sendo um dos municípios atuantes no Araripe.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

CISAPE, ADAGRO e SEBRAE discutem implantação do Serviço de Inspeção Municipal no Sertão do Araripe

Secretários de agricultura entre outros representantes dos municípios do Cisape estiveram reunidos na tarde dessa quarta-feira (25) na sede do consórcio em Ouricuri, discutindo ações para a criação do SIM (Serviço de inspeção Municipal). A diretoria de inspeção da Adagro abriu o encontro tirando dúvidas e fazendo esclarecimentos sobre documentação e decretos para a criação do Serviço de inspeção municipal em produtos de origem animal para a região e posteriormente adequar o Cisape para implementar o serviço.

FILHO DE SANTA CRUZ, PROCURA O PAI A 15 ANOS EM PETROLINA

Conheças a seguir a história contada por Julia Delmondes e Mayck, foto a cima, sobre a separação de pai e filho:

– Então, estamos há 15 anos em busca de um homem chamado Marcos Antônio dos Santos, hoje tem em média entre 49 a 50 anos de idade. O seu Pai se chama Antônio e a sua Mãe Terezinha. Sabemos até então que ele é membro da Assembleia de Deus (não sabemos qual das Assembleias devido ter muitas).  Já morou no João de Deus, José e Maria. Buscamos informações dele nas antigas residências na qual ele residiu, mas os vizinhos só informam que eles se mudaram mais não sabem para qual o local.onde. Últimas informações que temos sobre o mesmo é que reside ainda em Petrolina. Na época segundo ele, a sua família é da cidade de Trindade PE e o mesmo é natural da mesma. Por volta do ano de 1996 (Calculando de acordo com a idade do filho que o procura hoje) o senhor MARCOS ANTONIO conheceu Silvana Santos Torres, na época trabalhavam vizinho ao  Vermelho, município de Santa Maria da Boa Vista, numa empresa por nome Agroisa.

setembro 25, 2019

PREFEITA ELIANE SOARES INAUGURARÁ O PORTAL DA CIDADE E ENTREGARÁ AMBULÂNCIA A POPULAÇÃO, NO PRÓXIMO DIA 05 DE OUTUBRO


Neste dia 05 de outubro a partir das 20:00 hs, a prefeita Eliane Soares convida a todos os munícipes e regiões circunvizinhas para grande inauguração do Portal da cidade, entrega de mais uma ambulância Ducato, assinatura da ordem de serviço da passagem molhada que dá aceso ao bairro Antônio Tavares, pavimentação do parque de eventos Gabriel Carlos Soares e outras obras lançada para o município e em seguida festa na praça Claudemiro Guimarães com Jorge do Acordeom e a Banda Nação Forrozeira.

BRASIL TEM QUINTO MÊS CONSECUTIVO COM SALDO POSITIVO DE EMPREGO

Pelo quinto mês consecutivo, o Brasil teve um saldo positivo na geração de emprego formal. Em agosto, o número de vagas adicionais no mercado de trabalho foi 121.387, que é o saldo positivo decorrente 1.382.407 admissões e de 1.261.020 desligamentos. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

IBGE LANÇA SELEÇÃO PARA 2,6 MIL VAGAS COM SALÁRIOS DE ATÉ R$ 3,1 MIL; CONFIRA O EDITAL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (25) edital para preenchimento de 2.658 vagas temporárias do Censo Demográfico 2020. As oportunidades são para Coordenador Censitário de Subárea - com salário de R$ 3,1 mil - e Agente Censitário Operacional - cuja remuneração é de R$ 1,7 mil. [Confira o edital na íntegra abaixo]

As inscrições começaram nesta quarta e seguem até as 16h de 15 de outubro, exclusivamente no 
site da Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa inscrição custa R$ 58 para coordenador censitário e R$ 42,50 para agente censitário. Segundo o edital, são 1.343 vagas para coordenador e 1.315 para agente.

Para coordenador, é exigido ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de categoria B, no mínimo. Já para as vagas de agente censitário, os candidatos devem ter ensino médio completo. A previsão de duração do contrato é de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação em caso de necessidade do IBGE. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. Folha PE

EM PERNAMBUCO, MOTORISTAS FARÃO VALIDAÇÃO FACIAL PARA RENOVAR CNH


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), implantou nessa segunda-feira (23) o sistema de validação facial para condutores no Estado. A ferramenta será utilizada para garantir uma maior segurança nas operações de renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudanças ou adições de categoria. O sistema é pioneiro no Nordeste e ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Operações do órgão.

O sistema necessita de uma confirmação de 90% de similaridade da leitura facial com a imagem registrada no banco de dados. “A imagem coletada sobe para o banco de imagens do sistema nacional de condutores e vai ser comparada com as fotos anteriores do usuário”, disse o gestor de habilitação de condutores do Detran-PE, Nivaldo Carneiro.

setembro 24, 2019

VÍDEO RECORDAÇÃO: LUSMAR DE AMARAL E LÍDER NO PROGRAMA DA ELIANE

ALUNO DE SANTA CRUZ PARTICIPA DA 2ª FASE DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


O Aluno Wanderson Marinho Lima, natural de Santa Cruz –PE, no sertão do Araripe, esteve neste último final de semana na cidade de Campos de Goytacazes no estado do Rio de Janeiro, participando da prova da segunda fase OMIF (Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais).

O Wanderson estuda no IF Sertão Campus Ouricuri e é filho do radialista e professor Maciel Souza e Eliana Morais, que ficaram muito orgulhosos com seu filho já que ele sempre estudou em escolas públicas.

Estiveram também participando o aluno Rômulo de Santa Maria da Boa Vista e Leilane de Serra Talhada juntamente com o professor Marzinho do IF.



EM SANTA CRUZ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INICIA ATENDIMENTO COM PEDIATRA

Prefeitura Municipal de Santa Cruz/PE, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (24) a ofertar atendimento com médico especialista em pediatria para crianças e adolescentes da cidade. Essa é a primeira vez na história que esse tipo de serviço é oferecido gratuitamente para a população Santa Cruz/PE. 
Os pais e/ou responsáveis que desejem que os filhos sejam atendidos, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde com os encaminhamento e documentos para o agendamento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ


A PREFEITURA DE SANTA CRUZ/PE, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, REALIZARÁ O I MUTIRÃO DE ENDOSCOPIAS


A endoscopia é feita por meio de um tubo flexível, que coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago. O exame permite diagnosticar doenças, como refluxo, gastrite, úlcera e câncer. A identificação precoce possibilita o tratamento adequado e amplia significativamente as chances de cura.
As consultas devem ser agendadas na Secretaria Municipal de Saúde.

CONVITE: VEM AI 1º ARBITRAL PARA O 3º CAMPEONATO DE VETERANOS +40 ARESC


PERNAMBUCO: PELA PRIMEIRA VEZ NO NORDESTE, IMIP REALIZA UMA CIRURGIA CARDÍACA EM UM FETO


O IMIP, em Recife, realizou, pela primeira vez na região Nordeste uma cirurgia cardíaca em um feto, ou seja, ainda no útero da mãe. A equipe do Instituto realizou na segunda-feira passada (16), mas somente hoje a notícia foi divulgada oficialmente.
O procedimento foi uma valvoplastia aórtica no feto, ou seja, a dilatação de uma válvula cardíaca que estava estreitada.
 “Esse procedimento se faz em fetos com estenose aórtica crítica (estreitamento da valva), quando há risco de óbito fetal ou de evolução para uma cardiopatia bastante complexa chamada síndrome de hipoplasia do coração esquerdo”, explicou a médica Karina Lopes, cardiologista fetal do IMIP.

OPERAÇÃO CONJUNTA ERRADICA PLANTAÇÕES COM MAIS DE 6 MIL PÉS DE MACONHA EM OROCÓ

Uma operação conjunta entre as polícias Militar (PM) e Federal (PF) erradicou vários plantações de maconha em ilhas na cidade Orocó (PE), no Sertão do São Francisco, dando continuidade à Operação ‘Facheiro IV’, ontem (23).

De acordo com a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foram erradicados e incinerados 6.324 da droga, além da apreensão de 100 gramas de sementes da erva. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia da PF em Salgueiro (PE), no Sertão Central. Ninguém foi preso.
 Carlos Britto

TERCEIRA EDIÇÃO DA SEMANA DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO CAMPUS OURICURI TEVE INÍCIO NESTA SEGUNDA – FEIRA (23)

Começou, nesta segunda-feira (23), a terceira edição da Semana do Técnico em Edificações do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, que tem como tema “Desenvolvimento da Construção Civil no Sertão do Araripe”. A abertura do evento ocorreu no Centro de Esportes Unificados com um momento de boas-vindas promovido pelos professores Santiago Lacerda e Washington Coriolano.

Logo após ocorreu a palestra “A Importância do Paisagismo na Construção Civil”, proferida pelo consultor técnico e  engenheiro agrônomo e em segurança no trabalho, William Fernandes, que abordou sobre o paisagismo nas edificações com foco nos modelos da Holanda e de Dubai, entre outros locais. Ele avaliou a palestra. “Foi muito importante disseminar o conhecimento com os alunos para que isso venha a ter uma proporção maior. Isso é muito bom para que possamos crescer o paisagismo na nossa região e para que as pessoas cuidem das plantas e mantenham as praças mais arborizadas”, disse.

setembro 23, 2019

COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE SEU OLÍMPIO GOMES GUIMARÃES


Faleceu na madrugada desta segunda feira 22/09 o senhor Olímpio Gomes Guimarães aos 95 anos, seu Olímpio de Cacimba Nova como era conhecido estava na UTI há 15 dias no hospital Neurocardio na cidade de Petrolina.

Seu velório está acontecendo na casa de sua filha Neuza na rua Manoel Siqueira Campo, centro de Santa Cruz/PE e seu sepultamento acontecerá às 08:00hs da manhã desta terça feira (24).



Polícia detém acusado de efetuar disparos em via pública zona rural de Parnamirim

No decorrer de rondas da Operação Combate ao CVLI nesse domingo, 22, policiais militares efetuaram a detenção de um homem natural do Ceará, acusado de fazer disparos em via pública, na zona rural de Parnamirim-PE.

Segundo a polícia, moradores do povoado do Barros denunciaram que Matteus Peixoto de Alencar estava atirando na localidade, causando transtornos. Policiais fizeram uma varredura no local onde o suspeito estava e encontraram uma arma com cinco munições, mais uma cartucheira com 14 munições intactas.

O acusado foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim e acabou autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo. Via Blog do Roberto Gonçalves

A MENOS DE 15 DIAS DA ELEIÇÃO, JÁ ESCOLHEU SEUS CANDIDATOS A CONSELHEIROS TUTELARES


Polícia destrói plantações com mais de 7 mil pés de maconha em Cabrobó; dois são presos

Policiais da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) destruíram plantios de maconha na Ilha de Assunção, em Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, durante duas ações realizadas no último final de semana.

Além da destruição de 7.326 pés da erva, dois homens que cuidavam de um dos plantios foram presos. Ainda nos locais, os PMs apreenderam 7,050 kg de maconha separados em sacos, 700 gramas de sementes e duas sementeiras com 1.400 mudas. O material apreendido e os presos foram encaminhados à delegacia. Carlos Britto

setembro 22, 2019

VEÍCULO COM QUATRO MULHERES CAPOTA PRÓXIMO A DISTRITO DE LAGOA GRANDE

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã deste sábado (21), depois do Povoado de Jutaí Distrito de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco.
As informações deram conta do capotamento de um veículo com quatro mulheres a bordo, a condutora ao tentar desviar de um buraco na pista acabou por perder o controle da direção.
Uma delas caiu fora do veículo e bateu a cabeça em uma pedra, outra veio a quebrar um braço, e duas delas não tiveram ferimentos graves, ambas foram socorridas ao Hospital local.

MEGA-SENA ACUMULA E PRÓXIMO CONCURSO DEVE PAGAR R$ 44 MILHÕES

As seis dezenas do Concurso 2.190 da Mega-Sena, sorteadas ontem (21), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, não teve vencedores. O prêmio para o próximo concurso, que será sorteado na quarta-feira (25), está estimado em R$ 44 milhões.
Os números sorteados foram 05 - 09 - 20 - 25- 35- 53
A quina teve 94 ganhadores que vão receber, cada um, R$ 29.098,66. Acertaram quatro números 6.835 apostadores, que receberão o prêmio individual de R$ 571,69.
As apostas para o próximo concurso da Mega-Sena podem ser feitas até às 19h da próxima quarta-feira (25). A aposta mínima, de seis números, custa R$ 3,50.


ATENÇÃO, ELEITOR DE DORMENTES


Apesar da boa taxa de recadastramento, cerca de 5 mil eleitores ainda precisam ser biometrizados até o dia 13 de dezembro. Para evitar filas e outros transtornos, procure o Posto de Atendimento mais próximo.
Entre os 45 municípios que integram o atual ciclo obrigatório da biometria, Dormentes é um dos que tem avançado de maneira significativa no número de cadastrados. O município, que possui 15.896 eleitores, até agora tem 70,14% que já foram biometrizados.
Apesar da boa taxa de recadastramento, o eleitor de Dormente precisa estar atento ao prazo de conclusão dos trabalhos biométricos no município, fixado para o dia 13 de dezembro deste ano. Restam, portanto, 60 dias úteis para que cerca de 5 mil eleitores fiquem com a biometria em dia.