agosto 17, 2019

POLICIAIS DA 9ª CIPM DE ARARIPINA APRENDEM S10 ROUBADA EM CARPINA-PE

Policiais militares da 9ª Companhia Independente de polícia Militar de Araripina, no Sertão de Pernambuco, apreenderam na madrugada deste sábado (17), um veículo da marca Chevrolet S10 de cor vermelha. De acordo com a corporação, o carro seria produto de roubo na cidade de Carpina-PE.
De acordo com a PM, a apreensão aconteceu por volta das 03h, quando viaturas foram solicitadas pelo Subcomandante da Unidade, informando que o suposto veículo produto de roubo na cidade de Carpina-PE, estaria chegando à Araripina. De imediato a GE ROCAM e GTI 9.011 se deslocaram à BR-316 para realizar um bloqueio no intuito de interceptar o veículo, mais precisamente em frente ao Parque Três Vaqueiros.

POLICIAIS MILITARES DO GATI DA 7ª CIPM PRENDEM QUADRILHA QUE ATUAVA NA REGIÃO E MAIS 03 ARMAS DE FOGO


Nesta sexta-feira (16/08), por volta das 20:30hs, a equipe do GATI recebeu a informação que o Posto Fronteira no Assentamento Vitória 01, zona rural de Santa Maria da Boa Vista-PE, havia sido arrombado e que os elementos teriam efetuado vários disparos de arma de fogo.
Prontamente a equipe se deslocou ao local onde foi colhida algumas informações com o proprietário do referido posto, que já havia recolhido 17 cápsulas de munição de pistola calibre 380 deflagradas. A equipe prosseguiu com as diligências até então sem êxito, mas por volta das 00:30hs, próximo ao Assentamento Catalunha da Pista, zona rural de Lagoa Grande-PE, foi abordado um veículo Voyage de cor branco de placa ORI-5779, com quatro elementos dentro: Iran Silva Dias, Cleber Ribeiro Oliveira, 26 anos, Tiago da Silva Dias, 26 anos e José Wilson Silva dos Santos, 21 anos, que de acordo com eles vieram de Jerimoabo-BA. 
Após revista minuciosa no veículo foram encontradas 03 (três) armas de fogo em um compartimento secreto na caixa de som: duas pistolas Taurus calibre .380, uma com 15 munições e 10 munições, ainda foi localizado um revolver .38 taurus com numeração raspada. Além das armas tinha também: uma caixa de moedas do posto arrombado, um coldre de perna para pistola, um coldre de perna em polímero, um carregador de pistola .380 vazio, mais treze munições de revólver de calibre 38 intactas, um pé de cabra (ferramenta usada para arrombamento), 02 canivetes, 01 faca, 02 relógios de pulso, 02 correntes douradas, 03 papelotes de cocaína, 01 balaclava camuflada, 04 celulares, 01 carteira com 01 cartão do banco bradesco e R$ 1000,45 (hum mil reais e quarenta e cinco centavos em espécie). O material e imputados foram conduzidos à Delegacia de Plantão onde foram autuados em flagrante delito por Formação de Quadrilha e Porte Ilegal de armas de fogo.

TEN CEL QOPM COSTA*
Comandante da 7ª CIPM
MAJ QOPM ALEXANDRE QUEIROZ*
Subcomandante da 7ª CIPM

POLÍCIA APREENDE 15 KG DE MACONHA EM FAZENDA DE PARNAMIRIM NO SERTÃO



Cerca de 15 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Militar na tarde dessa sexta-feira (16), em Parnamirim, no Sertão do Estado, a cerca de 570 quilômetros do Recife. A droga foi encontrada após os policiais receberem informações sobre o tráfico de entorpecentes na Fazenda Boqueirão, localizada no povoado de Pedreiro. 

Ao chegar no local o efetivo se deparou com um suspeito regando uma plantação de cerca de 6 mil pés da erva. O suspeito tentou fugir, mas foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro, também no Sertão. Todo o plantio da droga foi erradicado e incinerado. Folha PE

GOVERNO ESTUDA LANÇAR 5 MIL BOLSAS PARA ATLETAS DE BASE, DIZ MINISTRO


O governo federal discute a ampliação do programa Bolsa Atleta para mais 5 mil estudantes com foco na atuação em olimpíadas municipais e regionais. A informação foi divulgada pelo ministro da Cidadania, Osma Terra, em cerimônia em que o presidente Jair Bolsonaro recebeu atletas que competiram e obtiveram medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, encerrados neste mês.
“Sabemos que há milhões de talentos esperando uma oportunidade, um estímulo. O Bolsa Atleta mostrou que é estímulo muito forte. Queremos um Bolsa Atleta para a base, para estimular em torno de 5 mil novos atletas para olimpíadas municipais, regionais para despertar estes talentos”, disse Terra.
Outra medida adiantada pelo titular do Ministério da Cidadania - onde está sediada a Secretaria Especial de Esporte - é um acordo com universidades privadas para que atletas possam ter condições de acessar um curso superior.

MORO INDICARÁ VETOS À PROJETO DE LEI SOBRE ABUSO DE AUTORIDADE



O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve receber, na próxima semana, a indicação de veto de pelo menos oito artigos da lei de abuso de autoridade aprovada na quarta-feira (14) pela Câmara. O ministro da Justiça, Sergio Moro, deve pedir a exclusão dos artigos que proíbem prisões em "desconformidade com a lei", o flagrante preparado e o uso de algemas quando o preso não oferece resistência à ação policial.

Na avaliação do Ministério da Justiça, "é possível identificar diversos elementos que podem, mesmo sem intenção, inviabilizar tanto a atividade jurisdicional, do Ministério Público (MP) e da polícia, quanto as investigações que lhe precedem". 

Segundo O Globo, Moro apontou que Bolsonaro deveria também excluir do texto aprovado pelo Congresso o artigo 9º, que prevê detenção de 1 a 4 anos para o juiz que decretar prisão "em manifesta desconformidade com as hipóteses legais".

"O artigo em questão elimina a discricionariedade do magistrado na exegese normativa. A limitação ao exercício da função jurisdicional é acentuada em razão de o dispositivo não trazer balizas para o que se poderá considerar desconformidade com as hipóteses legais”, revela um trecho da análise preliminar da lei realizada pelo ministro com assessores. "As restrições à prisão estão na contramão da evolução dos costumes e do direito", diz outra parte. (Via: Agência Brasil)

agosto 16, 2019

CISAPE REÚNE PREFEITOS E ELABORA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PARA PAULO CÂMARA


O Consorcio Intermunicipal do Sertão Araripe Pernambucano (CISAPE), reuniu na tarde da ultima quinta-feira (15), alguns prefeitos de municípios consorciados para discutir em conjunto  as demandas da região para serem entregues ao governador Paulo Câmara no próximo dia 22 de Agosto, onde  toda  comitiva do governo do estado visita Araripina com o seminário “Todos por Pernambuco”.
Durante a reunião na sede do consorcio em Ouricuri, cada prefeito apresentou ao presidente Cleomatson Vasconcelos,  as principais ações emergenciais dos seus municípios , as reivindicações  foram anexadas a uma pauta conjunta que será entregue pelo consorcio ao executivo estadual.
O Presidente do CISAPE Cleomatson afirmou que esse é o momento certo de cobrar as ações do governo do estado “nos reunimos e ouvimos atentamente cada prefeito com as demandas de seus municípios e vamos levar ao governador, esse é o momento certo, vamos receber toda a equipe do governo do estado e apresentar essas cobranças também a cada secretario, esse é momento oportuno e o CISAPE está junto para apoiar os prefeitos dos nossos municípios” disse Cleomatson

MORADOR RECLAMA DA DEMORA DA COMPESA EM LIGAR SUA ÁGUA


Um morador da rua Hercílio Araújo em Santa Cruz reclama da compesa, a onde a mais de 30 dias solicitou a ligação de sua água e até agora nada.
Informações dão conta que até carro já caiu no buraco, se tornando assim um perigo para a população.

VÍDEO: “MONTA LOGO VAI” NOVO SUCESSO DE MANO WALTER

PIS/PASEP: BENEFÍCIO PARA OS NASCIDOS EM AGOSTO JÁ ESTÁ LIBERADO


O abono salarial do calendário 2019/2020 do Programa de Integração Social (PIS ) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para os beneficiários nascidos em agosto, já está liberado desde essa quinta-feira (15).
Os trabalhadores com inscrição no PIS recebem na Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, o valor total disponibilizado para os nascidos em agosto é de R$ 1,4 bilhão destinado a 1,6 milhão de beneficiários. O trabalhador com inscrição no Pasep recebe o pagamento no Banco do Brasil.
O dinheiro do benefício pode ser sacado até 30 de junho de 2020 e pode ser consultado, no caso do PIS, pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo telefone 0800 726 0207.
Os titulares de conta individual na Caixa, com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito de forma automática.
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
É necessário ainda que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018.


agosto 15, 2019

GOVERNO LANÇA CARTILHA DA POLÍTICA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO


O Ministério da Educação lançou hoje (15) uma cartilha que tem, por objetivo, apresentar detalhes, princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Alfabetização (PNA) anunciada em abril. Além de conceitos e contextualizações, o documento apresenta também formas de implementação, avaliação e monitoramento dessa política, bem como agentes e público-alvo envolvidos.
A PNA estabelece as diretrizes para ações e programas governamentais visando a redução do analfabetismo no país, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da educação básica. A intenção é que as escolas passem a alfabetizar as crianças no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 6 anos de idade.
“Estamos trazendo uma abordagem científica para a educação no Brasil, com base em evidências científicas”, discursou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante a cerimônia de lançamento do Caderno da Política Nacional de Alfabetização.

Cursos para ACS acontecerá neste fim de semana em Santa Cruz

Curso de Formação Inicial será oferecido pelo Fundo Municipal de Saúde de Santa Cruz/PE, sem custos para os candidatos; CONSIDERANDO que o Concurso Público se destina também à formação de cadastro de reserva; 

CONSIDERANDO, assim, que se mostra razoável e econômico a convocação para realização do curso dos candidatos classificados além do número de vagas inicialmente previsto, dada a possibilidade de, no decorrer do prazo de validade do concurso, virem a ingressar no cargo em decorrência do surgimento dessas vagas; 

Esse curso de é de grande importância não só para os ACS, mas também para a população que ganha bastante, pois, os profissionais, ao obterem esta capacitação poderão atender melhor seus pacientes, os ACS são os olhos da Saúde no município, porque conseguem detectar rapidamente as necessidades dos pacientes, por conta do atendimento domiciliar personalizado. Também proporcionam mais comodidade e melhor qualidade de vida à população. Afirmou a Prefeita Eliane Soares

Dias e horários

Sexta e Sábado : Manhã tarde e noite, inicio ás 8:00h

Domingo: Manhã e tarde, inicio às 8:00h

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

PADRE FÁBIO DE MELO NÃO FARÁ MAIS SHOWS


Não teremos mais shows do Padre Fábio de Melo. Após deixar o Twitter, o religioso também deixará de se apresentar. Segundo sua assessoria, o motivo do abandono dos palcos é o desgaste das viagens. “Ele está muito cansado de estradas, as viagens são muitos desgastantes. O padre está cuidando mais de sua saúde”, informou. Ainda assim, Padre Fábio de Melo deve seguir com sua carreira musical.
Apesar de não marcar mais apresentações, o Padre Fábio de Melo cumprirá a agenda que ainda tem. Seu último show será em Belo Horizonte, no dia 14 de dezembro. Ele também manterá as atividades que ainda exerce como sacerdote católico, escritor, professor e apresentador.
Via Blog da Roberta Jungmann

LAIRTON É A ATRAÇÃO PRINCIPAL DA TRADICIONAL FESTEJOS DE VARZINHA NO INTERIOR DE SANTA CRUZ



Acontece neste sábado 17 de agosto a tradicional festa do Padroeiro do Povoado de Varzinha.  
Atrações:
Lairton dos Teclados
Brayz Souza
Vaqueiro Estranho
Renan Vaqueiro

HOSPITAIS PERNAMBUCANOS RECEBEM DA CELPE MAIS DE 11 MIL LÂMPADAS LED EM 2019

Cerca de 12 mil lâmpadas LED foram instaladas, apenas em 2019, em sete hospitais pernambucanos e outros 11 centros do sistema de saúde do Estado. A iniciativa faz parte das ações de eficientização do Projeto Energia com Cidadania da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da concessionária e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto realiza a substituição de lâmpadas ineficientes por novas, em LED.
Além de promover melhor iluminação, as novas lâmpadas colaboram com a redução na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Mais eficientes, as luminárias devem reduzir o consumo de energia em 769 MWh/ano, o que representa uma diminuição nas emissões superior a 56 toneladas de CO2 Equivalente (TCO2e). A economia de recursos públicos também é outro fator importante, pois as novas lâmpadas chegam a durar até cinco vezes mais, economizando até 40% de energia, quando comparada às fluorescentes.

Motoristas de vans da região do Araripe realizarão protesto em Ouricuri contra Lei Federal

Um grupo de representantes do transporte alternativo, motoristas de vans da região do Araripe se organizam para uma grande manifestação pacifica em Ouricuri na próxima sexta-feira (16), os representantes dos transportes alternativos de passageiros convocaram para o manifesto Prefeitos, Vereadores, deputados entre outras autoridades politicas da região que possam fortalecer a luta. A categoria mostra-se insatisfeita contra mudanças no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) por meio da Lei 13.855/19, sancionada no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Pela lei, as vans que realizam transporte remunerado de passageiros só vão continuar na atividade se tiverem autorizadas. Caso contrário, a partir do próximo dia 9 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá multar todos os veículos fora desse critério. A fiscalização será severa e a multa gravíssima, inclusive com a remoção do veiculo que não estiver autorizado. Dessa forma os profissionais do volante afirmam que será impossível trabalhar com tantas exigências e vão lutar por mudanças na lei que pode deixar muitos desempregados na região 

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federais

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares fixos, móveis e portáteis até que o Ministério da Infraestrutura “conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas”.

De acordo com o documento, a medida tem por objetivo “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”.

O despacho do presidente pede também que o ministério “proceda à revisão dos atos normativos internos que dispõem sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais pela Polícia Rodoviária Federal. Agência Brasil

Ministério distribui mais de 16 milhões de doses da tríplice viral

Mais de 16 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, foram enviadas pelo Ministério da Saúde para todo o país. Desse total, 6,5 milhões foram destinadas aos municípios paulistas, pois o estado concentra quase 100% dos casos de sarampo registrados nos últimos 90 dias, segundo dados do órgão. Foram 1.220 ocorrências em São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, uma na Bahia e uma no Paraná. O coeficiente de incidência da doença foi de 0,58 por 100 mil habitantes.

As vacinas enviadas atendem à imunização de rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação e às situações de surto de sarampo. Rio Janeiro, Bahia e Paraná receberam, juntos, 8,2 milhões de doses. 

O ministério destaca que a vacina é o principal meio de prevenção de sarampo, caxumba e rubéola. O Brasil não registrava casos autóctones (adquiridos no país) de sarampo desde o ano 2000. Entre 2013 e 2015, ocorreram dois surtos da doença a partir de casos importados, nos estados do Ceará e Pernambuco, com 1.310 casos. Os surtos foram controlados com medidas de bloqueio vacinal.

agosto 14, 2019

MIGUEL COELHO SE REÚNE COM BOLSONARO PARA VIABILIZAR OBRAS


Em passagem por Brasília nesta quarta-feira (14), o prefeito Miguel Coelho (sem partido) se encontrou com o presidente da República, Jair Bolsonaro. A reunião foi articulada pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e teve como pautas a liberação de recursos para obras de mobilidade e a autorização do Ministério da Saúde para o funcionamento de uma casa de partos municipal.

Segundo o prefeito, a conversa com o presidente sinalizou para o atendimento das duas demandas. A principal delas é a autorização do Governo Federal para o município operar uma casa de partos que já está em construção para desafogar a superlotação do Hospital Dom Malan. Sobre as obras de mobilidade, Miguel afirmou que o presidente concordou com a liberação de novos investimentos pelo programa Avançar. "Foi um bate papo descontraído e muito positivo para Petrolina. O presidente nos deu o indicativo de que teremos R$ 17 milhões para obras em 11 avenidas. Além disso, foi muito importante contar com o empenho do presidente para autorizar a nossa casa de partos, tendo em vista que o hospital Dom Malan passa por um problema grave de superlotação e isso tem deixado as mães de Petrolina muito preocupadas", explicou o prefeito após o encontro presidencial.
Antes da visita a Bolsonaro, Miguel também se reuniu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra. Na oportunidade, o prefeito garantiu a liberação de recursos federais para a construção e reforma de 13 praças públicas de Petrolina. Folha PE

CERCA DE MIL PÉS DE MACONHA SÃO ERRADICADOS NA ZONA RURAL DE OROCÓ, PE


Durante a operação Saturação, policiais militares erradicaram nesta quarta-feira (14) uma plantação de maconha na Zona Rural de Orocó, no Sertão de Pernambuco. Segundo a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), o plantio foi localizado em uma ilhota do Rio Brígida. Na área, estavam aproximadamente 200 covas, totalizando mil pés e aproximadamente 5,900 kg da erva pronta para o consumo.
Pessoas que estavam irrigando a plantação perceberam a presença dos policiais e fugiram pela caatinga, após atravessar o Rio Brígida. Foram realizadas incursões, mas ninguém foi preso.
Todo plantio foi erradicado e incinerado no local, sendo uma amostra dos pés encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Orocó para adoção das providências legais.
G1 Petrolina

SPRAY DE PIMENTA E ARMA DE CHOQUE PARA USO DE MULHERES SERÁ APRECIADO HOJE (14)


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados analisará, nesta quarta-feira (14), projeto de lei de autoria do deputado Eduardo da Fonte (PP) que permite o uso de spray de pimenta e armas de eletrochoque por mulheres (PL 632/2019). O relator da proposta é o deputado Amaro Neto (PRB-ES).
Segundo o projeto, “fica autorizada, somente para mulheres, acima de 18 anos, a posse do spray de pimenta e de armas de incapacidade neuromuscular (armas de eletrochoque), destinada à proteção pessoal das mulheres”.
O autor da proposta argumenta que o número de estupros e agressão a mulheres aumentou nos últimos anos. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018 revelam que, em 2017, foram registrados mais de 60 mil estupros, um aumento de 8,4% em comparação a 2016. Feminicídios e homicídios com vítimas mulheres foram de 1.133 e 4.539, respectivamente. Em 2017, mais de 220 mil mulheres foram agredidas em seus lares cada dia durante o ano de 2017.
A reunião da Comissão está prevista para começar às 10h desta quarta-feira. Caso o projeto seja aprovado, ele terá que ser submetido à votação do plenário da Câmara. (Folha PE).

HOMEM AGRIDE O PAI A PAULADAS EM TRINDADE, NO SERTÃO DO ARARIPE


Um homem identificado como José do Nascimento de Lima, residente no Loteamento Otacílio Leal Cárdio, em Trindade, no Sertão do Araripe, está sendo acusado de agredir o seu próprio pai, de 79 anos. O caso aconteceu na segunda-feira (12).
De acordo com a 9ª CIPM, uma guarnição foi acionada por populares que informando que  a vítima se encontrava na UPU 24 h de Trindade e iria ser transferida para Ouricuri.
Ainda segundo a PM, foram feitas diligências, porém o suspeito fugiu do policiamento. Foi encontrado na casa de José Nascimento uma arma artesanal, tipo espingarda soca-soca. A arma foi encaminhada a DPC de Trindade.
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

agosto 13, 2019

POLÍCIA APREENDE 530 MIL CIGARROS CONTRABANDEADOS EM CARUARU


Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de 530 mil cigarros contrabandeados que estavam armazenados em um galpão localizado no parque 18 de Maio, em Caruaru, agreste pernambucano. As apreensões ocorreram na última quinta-feira (8) quando, depois de uma investigação, policiais flagraram a ação de dois suspeitos, que transportavam os cigarros para o depósito.

De acordo com a PF, foram apreendidas 53 caixas de cigarros estrangeiros, o correspondente a 530 mil cigarros. Os suspeitos foram detidos e confessaram que comercializavam a mercadoria entre Caruaru e Cupira, também no agreste. Com eles, a polícia encontrou a quantia de R$ 6.108 em dinheiro, que os suspeitos confessaram ser advindos da comercialização de cigarros.


Os suspeitos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Caruaru. Depois de realizarem o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), cada homem pagou uma quantia de 10 mil reais, correspondente à fiança, e responderão ao processo em liberdade.

Segundo a Polícia Federal, há uma rede organizada por trás do contrabando que mobiliza fabricantes, depósitos, rede de distribuição e vendedores; além disso, esse tipo de crime costuma estar ligado à práticas como sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos. 
Por: Portal FolhaPE

EM SANTA CRUZ, CARAVANA DO GOVERNO DE PERNAMBUCO ESCLARECE DUVIDA DO PROGRAMA DO 13º SALÁRIO DO BOLSA FAMILIA



Na manhã desta terça feira 13/08 a caravana do governo de Pernambuco estiveram em Santa Cruz para esclarecer aos beneficiários do programa Bolsa Família como será realizado o pagamento do 13º salario.

MPPE requer na Justiça afastamento do prefeito de Trindade e do diretor do Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa com pedido liminar pelo afastamento dos cargos do prefeito de Trindade, Antônio Éverton Soares Costa, e do gerente do Fundo Municipal de Aposentadorias e Pensões (Fumap), Antônio Marcos Delmonde Leite. O MPPE também requereu o bloqueio judicial dos bens dos dois, junto com os bens das gestoras dos Fundos Municipais de Saúde, Suênia Santos, e de Assistência Social, Rosilene de Lucena, a fim de garantir o ressarcimento de um débito de R$ 3,2 milhões causado pelos réus ao instituto previdenciário municipal.
A Promotoria de Justiça de Trindade também requereu, em caráter definitivo, que os réus sejam condenados pelas práticas de atos de improbidade administrativa que geram danos ao erário público e atentam contra os princípios da administração pública. Caso venham a ser condenados, os agentes públicos estão sujeitas a penas como perda da função pública, ressarcimento dos valores aos cofres públicos, suspensão dos direitos políticos por até oito anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o poder público.
Entenda o caso — as irregularidades foram identificadas pelo Tribunal de Contas do Estado, que fiscalizou os repasses de recurso ao Fumap no ano de 2016. As contribuições patronais devidas pela Prefeitura e pelos Fundos Municipais de Saúde e de Assistência Social, que deveriam ter sido pagas para garantir a saúde financeira do instituto previdenciário, foram repassadas a menor. O Tribunal de Contas também apontou que houve descontos dos salários dos próprios servidores que também não chegaram ao Fumap.
O gerente do fundo previdenciário, por sua vez, foi omisso, no entendimento do MPPE, ao não cobrar dos responsáveis pelo repasse o envio da totalidade das verbas previdenciárias arrecadadas; e ainda teria contratado uma empresa fornecedora de sistema contábil e folha de pagamento sem licitação.
“O débito previdenciário causou inegável prejuízo ao erário municipal, uma vez que Trindade deverá arcar com o pagamento de juros e multas decorrentes da inadimplência da dívida durante a gestão do prefeito e do gerente. Os requeridos também violaram a Lei de Responsabilidade Fiscal ao transferir dívida para gestões subsequentes, comprometendo o equilíbrio financeiro da administração seguinte”, resumiu a promotora de Justiça Luciana Castelo Branco, no texto da ação.


agosto 12, 2019

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA AÇÃO EM AFRÂNIO E DORMENTES


A Polícia Civil deflagrou no sábado (10) a 1° ação de intervenção tática em Afrânio e Dormentes, no Sertão de Pernambuco. O objetivo foi reprimir condutas ilícitas nos municípios. Foram cumpridos um mandado de prisão e cinco mandados de busca domiciliar.
Durante a ação, houve o cumprimento do mandado de prisão de Raimundo Rodrigues de Souza, que encontrava-se foragido desde dezembro de 2018. Houve ainda a prisão de Laércio Santana Rodrigues por crime de tráfico de drogas. Com ele, foi encontrado 48 pedras de crack. A droga era vendida em e Afrânio pelo valor de R$ 10 cada.
No cumprimento de mandado de busca domiciliar, Cleciano Batista Pereira foi preso por portaria de agiotagem e posse de arma de fogo. Em sua casa foi localizado um caderno com anotações de empréstimos realizados, além de uma quantia em dinheiro. Ele foi conduzido a depol, onde confessou ter recebido uma arma de fogo como garantia de empréstimo.
Também foi preso em flagrante delito José Renato de Souza por crime de corrupção ativa. Ele ofereceu a quantia de R$ 500 a um policial civil para liberar motocicleta que teria acabado de ser apreendida. (Por G1 Petrolina)


CONTA DE ÁGUA MAIS CARA A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA EM PERNAMBUCO


A partir desta segunda-feira, a tarifa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sofrerá um reajuste de 6,72%. O valor vai incidir sobre os serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos sanitários prestados pela Companhia. O reajuste foi definido pela Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) no mês de julho e publicado no Diário Oficial do dia 13. 

Para o consumidor que faz uso da tarifa mínima convencional, o reajuste representa um acréscimo de R$ 2,77 na conta de água. Já para os usuários que apresentam um consumo mensal de dez mil litros de água (10m3) por mês, a tarifa passará de R$ 41,30 para R$ 44,08. 

GAROTO DE 14 ANOS MORRE AFOGADO EM AÇUDE NO MUNICÍPIO DE DORMENTES


Um adolescente de 14 anos de idade morreu afogado na tarde de domingo (11), num açude localizado no município de Dormentes, Sertão Pernambucano.
De acordo com testemunhas, Carlos Henrique Reges Silva  teria ido ao local para pescar quando a tragédia aconteceu.
A equipe do Corpo de Bombeiros e o Instituto Médico Legal foram acionados e estiveram na estiveram na localidade para realizar as buscas e recolher o corpo. Via Edenevaldo Alves

agosto 11, 2019

MENSAGEM DO DIA DOS PAIS DA PREFEITA ELIANE SOARES


ALEPE PERCORRERÁ OS 184 MUNICÍPIOS DO ESTADO


Com o objetivo de se aproximar da sociedade, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inicia, dia 20 deste mês, o projeto Alepe nos Municípios, que vai percorrer as 184 cidades pernambucanas promovendo palestras, consultorias e ações educativas para divulgar o trabalho que é realizado na Casa Joaquim Nabuco.
“Entendemos que é importante a Assembleia estar de portas abertas para a população, mas chegamos à conclusão de que é pouco. Por isso, estamos indo ao encontro da população, para levar esclarecimento sobre as leis que aprovamos, para que o cidadão tenha verdadeira compreensão das nossas competências e possa nos cobrar com mais propriedade”, afirmou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.
Ele também disse que é necessário levar qualificação aos servidores de câmaras municipais e de prefeituras: “Temos um corpo técnico capacitado que, através de parcerias, chegará aos 184 municípios levando a nossa mensagem de promoção do bem-estar das pessoas, da cidadania plena”, destacou o deputado. (Alepe)