maio 18, 2019

ENEM 2019 TEM 6,3 MILHÕES DE INSCRITOS


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 6.384.957 inscritos para a edição de 2019. As inscrições terminaram nessa sexta-feira (17).
Os estudantes têm até o dia 23 de maio para pagar a taxa, no valor de R$ 85. O total de participantes confirmados será divulgado no dia 28 deste mês.

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo tem participação garantida. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro, com quatro provas objetivas e 180 questões, além da redação.

O Enem é realizado anualmente Inep, vinculado ao Ministério da Educação. Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições.

O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas.


CAMINHONEIRO DE SANTA CRUZ TEM CAMINHÃO ROUBADO NA BAHIA


Foi roubado nesta madruga de sábado 18/05 um caminhão 16/20 de cor vermelha, placa KHS 1157, o caminhão estava carregado de limão. O caminhão foi tomado faltando 25 km para chegar em Divisa Alegre/BA, chegando na BR 116, entre o restaurante Poliana e o Posto Santa Cruz. O caminhão pertence a Agnaildo (Baildo) também conhecido na estrada como Marinheiro ele é de Santa Cruz da venerada no sertão de Pernambuco e é filho de Rita Amaral.

Qualquer informação a respeito do paradeiro do caminhão ligar no 87 99911 3644 ou 87 996123833.
compartilhe pessoal


maio 17, 2019

CISAPE REALIZA ATENDIMENTOS DE SAÚDE ATRAVÉS DA JUNTA MÉDICA EM PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS


 O Consórcio Intermunicipal do Sertão Araripe Pernambucano (CISAPE), intensifica suas ações de apoio aos municípios consorciados, buscando sempre parcerias com as Prefeituras da região.

Um dos serviços oferecidos pelo consorcio é o atendimento de saúde através da junta médica que atende quinzenalmente na sede do Cisape, na Avenida Fernando Bezerra em Ouricuri. O presidente do órgão Cleomatson Vasconcelos, afirma que todos os meses uns grandes números de pessoas são atendidos.
“Dispomos aqui no Cisape de três médicos que atendem em média 120 pessoas todos os meses. Esses atendimentos são disponibilizados aos servidores, ou seja, pessoas que trabalham nas Prefeituras e são encaminhadas pelos seus municípios para resolver situações de atestados, encaminhamentos e outras orientações medicas relativas ao trabalho”. Afirmou o Cleomatson.

Nessa quinta-feira (16/05), vários servidores foram encaminhados até a sede do Cisape e atendidos pela junta médica. É o caso do seu João de Souza, morador e servidor de Santa Cruz da Venerada, encaminhado para solicitar uma autorização médica para o recebimento do seu benefício. Via Blog do Roberto Gonçalves

SALGUEIRO: EX-VEREADOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRO


Em Salgueiro (PE), no Sertão Central, a polícia prendeu um ex-vereador na quinta-feira (16). Segundo a Polícia Militar, Raimundo Nonato Correia Bernardo, conhecido como “Jovem”, foi preso na Rua José Barros, no bairro Divino Espírito Santo, em Salgueiro, por força de mandado de prisão preventiva.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Vara Criminal da Comarca de Salgueiro, analisa uma acusação de estupro de vulnerável feita contra o ex-vereador e expediu a preventiva para prosseguir com o processo. ´
Além de ser conhecido por ter conseguido uma vaga na Casa Epitácio Alencar na eleição municipal de 2000, Raimundo Nonato é um exímio mergulhador e ajudou a encontrar vários corpos de pessoas que se afogaram no Açude Velho, em Salgueiro. (Com informações de Alvinho Patriota)

maio 16, 2019

BISPO DOM MAGNUN CELEBRA MISSA EM POÇO DANTAS EM HOMENAGEM AS MÃES E CONHECE O MEMORIAL SERTANEJO (MUSEU)


Foi realizado nesta quarta-feira dia 15/05 na comunidade de Poço Dantas no interior de Santa Cruz, uma missa em homenagem ao dia das mães. A missa contou com a presença de Padre Gilson, Padre Malan e o Bispo de Salgueiro Dom Magnus, que também aproveitaram para visitar o museu memorial Sertanejo.
Luzia Barboza idealizadora do projeto memorial sertanejo se disse muito feliz com a visita e também destacou que é uma injeção de ânimo quando recebe visita desse porte, pois mostra a importância da importância deste trabalho para a cultura local e regional.






ASSALTANTE MORRE EM CONFRONTO COM A PM NO TREVO DO IBÓ, NO SERTÃO DE PE


Na noite de ontem dia (15), por volta das 23:50, um caminhoneiro foi vítima de um assalto no Trevo do Ibó, no Sertão pernambucano, e segundo informações da polícia, três elementos praticaram um roubo. 

Eles mandaram o caminhoneiro seguir com o caminhão em direção a Belém do São Francisco, e no caminho, eles mandaram o caminhoneiro parar o caminhão no meio da pista, com a finalidade de praticar outros assaltos, porém, no momento em que pararam o caminhão, foram surpreendidos com a chegada da viatura da PM e atiraram contra os policiais, os quais reagiram e alvejaram um dos elementos, tendo os outros dois fugido pela caatinga. 

O elemento alvejado, ainda estava com vida e foi socorrido para o hospital de Belém, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no hospital. 

Com o elemento morto foi encontrado um revólver calibre 38, municiado com 5 munições intactas e uma deflagrada. Foram feitas buscas na caatinga porém os outros elementos não foram localizados.

Blog: O Povo com a Notícia

POLICIAIS EFETUAM APREENSÃO DE 8,116 KG DE MACONHA E PRISÃO DE TRAFICANTE NO SERTÃO


Na manhã de hoje dia (16), por volta das 05:30, durante Operação Saturação contra o Tráfico de Drogas, a Guarnição do GATI, recebeu por parte da equipe Malhas da Lei, informações de que um indivíduo iria embarcar em uma Van saindo de Orocó com destino a Petrolina, transportando Cannabis Sativa Linneu (Maconha). 

De posse das informações, as equipes do GATI juntamente com o NIS/3ROCAM e Malhas da Lei, todos da 2ª CIPM, fizeram um bloqueio policial e monitoramento, onde abordaram a Van, de placa PEI-6696, localizando (03) três bolsas contendo 08 (oito) invólucros com aproximadamente 8,116 Kg de Maconha pronta para consumo, ambos pertencentes a Francisco Edinaldo Rodrigues

Diante dos fatos, o mesmo foi conduzido à DPC de Cabrobó e autuado em Flagrante Delito por Tráfico de Drogas.

Blog: O Povo com a Notícia

maio 15, 2019

PREFEITURA DE SANTA CRUZ INICIA PROGRAMA DE SILAGEM



Para estimular e promover o fortalecimento da agricultura a Prefeitura impulsionou mais uma vez a produção de silagem no município durante esse início de semana, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou a colheita da silagem, safra 2018/2019. A estimativa do Governo Municipal é de que nesta primeira etapa sejam beneficiados aproximadamente 400 agricultores santa-cruzenses, com 1.500horas /máquina.
Estamos empenhados buscando atender a cada produtor da melhor maneira possível. Temos a disposição máquinas e equipamentos, além de tratores para atender os nossos produtores, nesta temporada de colheita. Devido a demanda foi feita a aquisição de uma ensiladeira e manutenção de mais duas, para que estivessem em bom estado e melhor atender os agricultores que serão beneficiados.
Os programas de incentivo e os serviços que o Governo proporciona aos agricultores são fundamentais para garantir o aumento da produtividade e da renda das nossas famílias. Destacou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Fabrício Marques.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

POLÍCIA MILITAR APREENDE “SANDUÍCHE DE CELULAR” NA CADEIA DE SERRA TALHADA


Nesta terça-feira (14), um mototaxista foi preso após tentar entrar com um celular dentro de um pão na cadeia de Serra Talhada, Sertão do Pajeú.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito entrou na prisão com uma bolsa de pães que seria entregue a um dos detentos, mas durante a revista, o aparelho foi encontrado dentro do alimento e apreendido.

O mototaxista e o presidiário, que iria receber o pacote, foram levados à Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis. (Via: Portal Nayn Neto)

MPF EXPEDE RECOMENDAÇÕES A NOVE PREFEITURAS DA REGIÃO DO ARARIPE PARA GARANTIR USO CORRETO DE VERBA DO ANTIGO FUNDEF


O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro/Ouricuri (PE) expediu recomendações a nove municípios pernambucanos para que as verbas recebidas em complementação aos recursos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) sejam destinadas exclusivamente ao desenvolvimento do ensino e à valorização do magistério. Os documentos são de autoria do procurador da República Marcos de Jesus.
O objetivo é impedir que os recursos vinculados por lei à área de educação tenham a destinação desviada, incluindo o pagamento de advogados que representaram municípios em ações contra a União para receber parcelas atrasadas do Fundef. As prefeituras de Santa Cruz, Ipubi, Ouricuri, Santa Filomena, Exu, Araripina, Bodocó, Granito e Trindade têm até 15 dias, a contar do recebimento das recomendações, para informar se vão acatá-las ou não. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar medidas de responsabilização cível e criminal.
Na recomendação, o procurador da República argumenta que o fato de se tratar de pagamento de prestações passadas não faz com que a verba possa ser gasta livremente pelas prefeituras. Para o MPF, os recursos legalmente vinculados a uma finalidade específica deverão ser utilizados exclusivamente naquela finalidade, ainda que usados em ano posterior, conforme determina a legislação.
O MPF considerou também decisões do Tribunal de Contas de Pernambuco e do Tribunal de Contas da União relativas à recomposição dos valores do Fundef. Segundo essas decisões, a verba proveniente do fundo deve ser exclusivamente destinada à manutenção e desenvolvimento do ensino, bem como à valorização do magistério. O uso irregular do recurso pode configurar crime e ato de improbidade administrativa.
Na recomendação, o MPF requer ainda que sejam criadas pelas prefeituras contas bancárias específicas para movimentação dos valores do Fundef. Os saques nessas contas não devem ser feitos em espécie ou mediante transferências para outras contas bancárias de titularidade do município. As movimentações deverão ser feitas a prestadores de serviço ou a fornecedores devidamente identificados.
Inquérito Civil nº 1.26.004.000057/2-17-63

BOLSONARO SANCIONA LEI QUE PERMITE A POLICIAL AFASTAR AGRESSOR DA MULHER SEM AVAL DA JUSTIÇA


O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei aprovada pelo Congresso que permite à polícia tirar o agressor do convívio da mulher agredida sem necessidade de aguardar uma decisão da Justiça quando a cidade não for sede de comarca judicial. Atualmente, 83% da população vive em municípios que são sede de comarca judicial, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O texto publicado nesta terça-feira (14), no "Diário Oficial da União", permite que, nesses casos, o delegado ou, na ausência dele, outro policial estabeleça o imediato afastamento do agressor. A medida deve ser comunicada à Justiça em 24 horas, que decidirá pela manutenção ou revogação dela. O Ministério Público deverá ser comunicado.

Conforme a lei atualmente em vigor, a mulher vítima de violência pede proteção à Justiça e, somente após a análise de um juiz, é que as medidas podem ser aplicadas, o que leva em média 48 horas.

O texto, que modifica a lei Maria da Penha, passou pela Câmara dos Deputados em agosto do ano passado e foi aprovado no Senado em abril deste ano.

Nova redação

De acordo com o novo texto, "verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida":

- pela autoridade judicial;
- pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca; ou
- pelo policial, quando o Município não for sede de comarca e não houver delegado  disponível no momento da denúncia.

Em 2017, o então presidente Michel Temer vetou uma iniciativa semelhante. Um dos argumentos foi o de que o item poderia ser futuramente questionado no Supremo Tribunal Federal (STF) e enfraquecer a Lei Maria da Penha, pois permitiria a policiais invadir a competência da Justiça.

Entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública e o Ministério Público haviam se manifestado contra o texto que acabou vetado por Temer. Eles temiam que a medida fosse questionada no STF e levasse ao enfraquecimento da Maria da Penha. (Via: G1)