maio 04, 2019

ACIDENTE COM ÔNIBUS DO SUB-15 DO BAHIA DEIXA DOIS MORTOS


Um acidente com o ônibus que transportava a equipe sub-15 de futebol do Esporte Clube Bahia na manhã deste sábado (4) deixou ao menos dois mortos.

O ônibus colidiu com um caminhão na rodovia BR-251, na altura do município Santa Cruz de Salinas, em Minas Gerais. A equipe havia saído de Salvador para São Paulo, onde disputaria o torneio Nike Cup.

Morreram no acidente o motorista do caminhão e o motorista do ônibus, que havia sido alugado para levar a equipe para para São Paulo.

O Esporte Clube Bahia, em nota, informou que os atletas da equipe estão bem, mas membros da comissão técnica tiveram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.

Na nota, o Bahia também lamentou o acidente e informou que está em contato com prefeitura de Salinas, com a Santa Casa de Montes Claros e com os diretores dos hospitais que estão prestando socorro aos profissionais do time. Um dirigente do time está a caminho do local do acidente. FolhaPress

maio 03, 2019

BOLSONARO: DINHEIRO RETIRADO DE UNIVERSIDADES SERÁ INVESTIDO NA BASE


O presidente Jair Bolsonaro disse nessa quinta (2) que o dinheiro retirado das universidades federais será investido na educação básica. Ele disse que a educação no Brasil é como uma casa com um “excelente telhado e paredes podres”. Na última terça-feira (30), o Ministério da Educação (MEC) anunciou um corte de 30% do orçamento das universidades federais.

“A gente não vai cortar recurso por cortar. A ideia é investir na educação básica. Ouso dizer até que um número considerável não sabe sequer a tabuada. Sete vezes oito? Não vai sabe responder. Então pretendemos investir na base. Não adianta ter um excelente telhado na casa se as paredes estão podres. É o que acontece atualmente”, disse Bolsonaro em entrevista ao SBT.

A informação do corte orçamentário foi dada à TV Globo pelo Secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. O corte, inicialmente, seria restrito a três universidades, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em seguida, foi ampliado a todas as instituições federais do país.

A informação sobre o corte na verba das universidades federais surge ao mesmo tempo em que abre o período para as instituições públicas de ensino superior aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação pelo qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

BANDIDOS ROUBAM PNEUS DE CARRETA EM SALGUEIRO (PE); VEJA O VÍDEO


Vídeo: Blog do Edenevaldo Alves

COMEÇA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA EM PERNAMBUCO


A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começou na quarta-feira (1º) e segue até o dia 31 de maio. Todos os bovinos e bubalinos devem ser imunizados neste período. Hoje o rebanho do Estado é de 1.864.562 bovinos e bubalinos.
A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) espera imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação. Nesta etapa houve alteração na composição da vacina. A fórmula da vacina sofreu alterações com a redução na dosagem de aplicação de 5 para 2 ml, o que deve diminuir os problemas de reação à vacina, explicou o Presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

DIA D CONVOCA 2 MILHÕES PARA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


Dia D da Campanha Nacional de Vacinação ocorre neste sábado (4). A ação convoca os 2 milhões de pernambucanos dos grupos prioritários para receber a dose contra a influenza. Em Pernambuco, até esta quinta-feira (2), apenas 22% do público-alvo, um total de 582.859 pessoas, foi vacinado. A meta da campanha é imunizar, no mínimo, 90% de 2,6 milhões de pernambucanos inclusos na imunização até o dia 31 de maio. Os dados são de balanço da Secretaria Estadual de Saúde.

Dos grupos prioritários, gestantes, indígenas e puérperas (mulheres com até 45 dias de parto) já ultrapassam 40% do público vacinado. Já professores e idosos estão abaixo dos 15%. Os postos de saúde ficarão abertos no sábado do Dia D para melhorar os índices de vacinação. 
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo, quanto antes for aplicada a dose, mais rápido a pessoa ficará protegida contra os três vírus da influenza inclusos na vacina. Por isso, é importante a ida a alguma unidade de saúde para tomar a vacina.

maio 02, 2019

OPERAÇÃO DA PF DESTRÓI PLANTAÇÕES DE MACONHA QUE RENDERIAM 90 TONELADAS NO SERTÃO DE PE



A Operação ‘Facheiro II’, da Polícia Federal (PF), realizada entre os dias 19 e 30 de abril, resultou na erradicação de 271 mil pés de maconha no Sertão pernambucano. Além disso, 104 plantios e 350 mil mudas da erva foram destruídos. De acordo com a PF, a quantidade de entorpecente destruída renderia 90 toneladas da droga.
Os plantios foram localizados em ilhas do Rio São Francisco nas regiões de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Santa Maria da Boa Vista, bem como em áreas de caatinga em Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, distrito de Ibó e Floresta.
Duas prisões foram realizadas durante a operação, ambas em Serra Talhada. A Operação Facheiro II contou com um efetivo de mais de 40 policiais, entre federais, civis e militares e também policiais do Paraguai da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). Carlos Britto

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA XIV CAPRISHOW EM DORMENTES - PE


maio 01, 2019

VÍDEO: DESFILE DOS VAQUEIROS NA XXIII FESTA DO VAQUEIRO E TROPEIRO EM SANTA CRUZ - PE

MISSA DO VAQUEIRO ABRE OFICIALMENTE A XXIII FESTA DO VAQUEIRO EM SANTA CRUZ


A já tradicional missa do vaqueiro e tropeiro realizada todos os anos, no dia 01 de maio, abriu oficialmente a XXIII festa do vaqueiro e tropeiro em Santa Cruz no sertão do Araripe. A missa reúne os vaqueiros de toda região e é o ponto de fé da festa. A missa foi realizada no parque Gabriel Carlos Soares e foi celebrada pelo reitor do santuário o Padre José Porfirio.
Figura frequente na festa do vaqueiro e tropeiro o deputado estadual  Lucas Ramos (PSB) marcou presença na tradicional missa do vaqueiro ao lado do vice-prefeito Dhow.





JOSIMARA CAVALCANTI RECEBE PRESIDENTE DO TRE-PE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM DORMENTES


Dormentes conta atualmente com cerca de 15.500 eleitores, segundo a Base de Dados do Estado (BDE-PE), e para proporcionar mais segurança nas próximas eleições o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou no mês de março o recadastramento biométrico. Um tema que ainda causa muita curiosidade ao eleitor dormentense, por isso a prefeitura em parceria com o TRE realizou uma audiência pública na cidade.
Durante o evento, realizado na Câmara de Vereadores, a prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti recepcionou o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, o vice-presidente e corregedor, desembargador Itamar Pereira da Silva Júnior, além do coordenador da biometria, Eduardo Lucas, e o assessor-chefe da Corregedoria, Orson Lemos. Autoridades políticas da cidade e a população também estiveram presentes.
Na audiência, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, explicou sobre o processo do recadastramento em Dormentes. “Temos até dezembro para cadastrar todos os eleitores aqui da cidade. O comparecimento é importante por três motivos: para que todos já votem em 2020 com a biometria; para ficar na base de dados para a criação do documento único e também para evitar fila mais pra frente. Quanto antes o eleitor comparecer, mais ele evita transtornos e o cancelamento do título”, salientou o presidentes do TRE-PE.

abril 30, 2019

ISOLADO NA OPOSIÇÃO, PADRE PAULO SERGIO PODERÁ APOIAR REELEIÇÃO DA PREFEITA ELIANE SOARES FORTALECENDO SEU PROJETO POLÍTICO NA REGIÃO


Uma das maiores lideranças da oposição de Santa Cruz da Venerada no sertão do estado, o Padre Paulo Sergio (MDB) que concorreu à prefeitura do município em 2016, como protagonista, está completamente isolado, por alguns membros, das discussões sobre o processo eleitoral de 2020. Segundo os bastidores da política da cidade, o religioso já estaria se aproximando do projeto de reeleição da prefeita Eliane Soares (PR), que está concorrendo ao seu 4º mandato, e que já teria sinalizado positivamente para a chegada do novo aliado.
Na eleição de 2016, a oposição prometia levar o Padre, que teve 3300 votos, e lhe foi assegurado a “Terra Prometida”; além disso, era ele quem preenchia todas as condições e tinha competitividade para vencer o pleito naquela ocasião. O blog também apurou que se o religioso confirmar a ida para o palanque de Eliane, a oposição terá uma verdadeira rebanhada de aliados acompanhando os passos de Paulo Sergio.
Como em política tudo pode acontecer, inclusive nada, o blog se coloca à disposição para dirimir dúvidas sobre essa forte aliança que se avizinha.
Via Blog do Banana

PLANTÃO DE POLÍCIA DA REGIÃO DO ARARIPE – TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL, 2019


EM PARNAMIRIM HOMEM É ACUSADO DE AGREDIR A COMPANHEIRA
Policiais Militares do 8°BPM durante Operação Força no Foco, foram acionados pela permanência informando que no Povoado São Domingos em Parnamirim, encontrava-se uma pessoa vítima de violência doméstica.
Chegando ao local, a vítima M.M.L 54 anos, relatou que o indivíduo, PAULO SEVERINO PEIXOTO, 48 anos, seu ex companheiro, destelhou sua residência e mandou que ela saísse que ele iria quebrar a cara dela com pedradas. Diante o exposto as partes foram conduzidas à DPC, onde o indivíduo foi autuado em FLAGRANTE, de acordo com o BO M10465790/2019.

HOMEM É DETIDO POR EMBRIAGUES E DESORDEM NA ZONA RURAL DE ARARIPINA

Às 0 hora e 10 minutos dessa segunda-feira, 29 de abril, a CGTI 9.550 da 9ª CIPM, ao realizar rondas, avistou um indivíduo embriagado provocando algazarra e tumulto no sitio Santa Verônica em Araripina, foi procedido a abordagem e logo em seguida o acusado JOSE DAMIÃO ALENCAR MACEDO, 28 anos, solteiro, agricultor, residente no sitio Cavaco em Araripina foi detido e conduzido a DPC de Araripina, sendo contra ele lavrado um TCO mediante BOs 0768/2019  M – 10461345.

HOMEM AMEAÇA E TENTA INVADIR CASA DA EX MULHER E NA DP VÍTIMA RETIRA ACUSAÇÃO

Às  03 horas e 15 minutos dessa segunda-feira, 29 de abril, a GTI 9.031 da 9ª CIPM do tentava quebrar a porta da  residência da vítima C.C.P 33 anos, no intuito de invadir a residência.
A vitima relatou que o seu ex companheiro CARLOS DANIEL GOMES RAPOSA, 30 anos, a ameaçou, ao chegarem ao local na rua da Invasão na Cohab 1 em Trindade e conduziram as partes à DP de Trindade, porém vitima renunciou a queixa, de acordo com os BOs 0769/2019  M – 10462227.

HOMEM É DETIDO PERTURBAÇÃO DE SOSSEGO EM TRINDADE

POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO DIVULGA FOTOS DOS FORAGIDOS DA TENTATIVA DE ASSALTO A AVIÃO NO AEROPORTO EM SALGUEIRO, NO SERTÃO DE PE


Na tarde desta segunda-feira dia (29), a Polícia Civil de Pernambuco divulgou as fotos dos foragidos da justiça da tentativa de assalto ao avião no Aeroporto em Salgueiro, no Sertão pernambucano, ao Blog o Povo com a Notícia.

Na ocasião, o Novo Gangaço tentou assaltar o avião que transportava valores da região aonde foram interceptados por policiais da Policia Federal - DPF de Juazeiro-BA, Policiais Federais COT e GPi , da  CIPE Caatinga PMBA, 8° BPM de Salgueiro-PE, 2° BIESP PMPE, CIOSAC, NIS PMPE.

HOMEM PRESO EM OURICURI POR MATAR CACHORRO SE JUSTIFICA ATRAVÉS DE VÍDEO

PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO DE PETROLINA 2019


abril 29, 2019

FESTA DE FREI DAMIÃO DE 02 A 05 DE MAIO EM OURICURI


Acontece dos dias 02 a 05 de maio de 2019, mais uma festa de Frei Damião em Ouricuri, que esse ano o evento contará com a apresentações artísticas de Flavio Leandro, Padre João Carlos e Ébano Nunes.

OURICURI: POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE APARECE EM VÍDEO MATANDO CÃO A PAULADAS


Um homem que aparece em um vídeo matando um cão a pauladas no bairro do Aeroporto, em Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, foi preso pela polícia. O vídeo (que é muito forte e não vamos publicar) foi divulgado na manhã de ontem (28), após o ocorrido, e o suspeito foi preso momentos depois e encaminhado à delegacia.
O caso viralizou nas redes sociais e muita gente se revoltou, pois o suspeito foi liberado após a assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O Blog entrou em contato com a delegacia de Ouricuri, na tarde de hoje (29), e foi informado que o homem responderá por crime de maus-tratos a animais. Carlos Britto

SEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA, PERNAMBUCO QUEBRARÁ ATÉ 2022


1.           O Governo de Pernambuco retirou R$ 2,7 bilhões do caixa do tesouro estadual em 2018 para pagar a folha dos seus aposentados e pensionistas.
2.           O Estado tem cerca de 90 mil servidores inativos, com os quais foram gastos os valores acima para cobrir o déficit entre receita e despesa.
3.           Isso deveria preocupar o governador Paulo Câmara, que já tendo sido secretário da Administração e da Fazenda tem conhecimento desses números.
4.           Mesmo assim, num gesto de responsabilidade duvidosa, a direção nacional do PSB decidiu nesta quinta-feira (25) fechar questão contra a proposta de reforma apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro.
5.           Até parece que o partido não tem conhecimento desses números e que os Estados de Pernambuco, Paraíba e Espírito Santo, governados por ele, estão nadando em dinheiro.
6.           Estranho o silêncio dos governadores Paulo Câmara, João Azevedo e Renato Casagrande porque essa reforma interessa muito mais aos Estados que à União.
7.           Se por acaso a reforma não passar no Congresso (hipótese remotíssima), o governo federal tem a Casa da Moeda para imprimir dinheiro, ainda que o custo disso seja inflação. Mas os Estados têm o quê? Nada. Teriam que se cozer com suas próprias linhas, como aliás já vêm se cozendo.
8.           Pernambuco está com sua capacidade de investimento totalmente estrangulada porque tem uma economia frágil, não consegue recursos do governo federal e não obteve autorização para contrair empréstimo externo. Por isso deve mais de R$ 1 bilhão a fornecedores e a prestadores de serviço.
9.           Deveria, portanto, encabeçar o cordão em favor da reforma, que é absolutamente indispensável ao país. Até porque o governo já concordou com a manutenção das regras da aposentadoria rural e do Benefício de Prestação Continuada para proteger o “andar de baixo” como diria o jornalista Elio Gaspari.
10.       Fechar questão contra a reforma é uma forma demagógica e populista de “marcar posição política” e também um gesto de profunda irresponsabilidade para com os destinos do país.
11.       Até porque, depois que o projeto foi enviado ao Congresso, centenas de servidores da alta burocracia estadual começaram a requerer suas aposentadorias e lá vem mais despesas para o Funape.
12.       É correto, diante desse quadro assustador, fechar questão contra uma reforma que o PSB sabe que é inadiável? Decididamente, não!
É isso aí.
Coluna Fogo Cruzado – 26 de abril de 2019/Inaldo Sampaio

HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DA CABINE DE UM CAMINHÃO, EM SALGUEIRO


Um homem foi encontrado morto neste sábado (27), dentro da cabine de uma carreta que estava estacionada no pátio de um posto de combustíveis, na BR 232, em Salgueiro, Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, o caminhoneiro foi identificado como Anderson da Cruz dos Santos, de 32 anos.
A placa do veículo onde Anderson da Cruz estava é do Paraná. O corpo foi encontrado por outro caminhoneiro, que acionou a polícia. Segundo a Polícia Civil, não havia nenhum sinal de violência. Ainda não se sabe o que teria ocasionado a morte. O caso será investigado. Via G1 Petrolina

XXIII EDIÇÃO DA FESTA DO VAQUEIRO E TROPEIRO DE SANTA CRUZ ACONTECE DIAS 01 E 02 DE MAIO


Santa Cruz no sertão do Araripe se prepara para vivenciar a XXIII edição da festa do vaqueiro e tropeiro. A festa é uma das mais tradicionais do Araripe e esse ano conta com as seguintes atrações musicais: dia 01/05, Gabriel Diniz, Flávio Leandro, Alan Cleber e Renan Vaqueiro, já no dia 02/02, Vitor Fernandes, Anderson e Vei da Pisadinha, Thallys Carvalho e Heron Santos.
A festa também conta com a tradicional missa do vaqueiro, desfile dos vaqueiros pelas principais ruas da cidade e as corridas nos pardos que estão dividas nas categorias: Jumento, cavalo pé duro, cavalo mestiço pequeno, cavalo mestiço e cavalo raçado com premiações de R$ 800,00 a R$ 1.500,00.

GOVERNO PODE ECONOMIZAR R$ 18 MILHÕES COM CORTE DE JORNAIS E REVISTAS


O Ministério da Economia espera reduzir despesas em R$ 18 milhões por ano com a suspensão de contratação do serviço de ascensoristas e assinatura de jornais e revistas.

A suspensão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União, no último dia 23.
A Portaria 179 também suspendeu a compra e o aluguel de imóveis e veículos. Segundo o ministério, nesse caso não há previsão de economia porque essa suspensão já era prevista e adotada em anos anteriores.
De acordo com a pasta, a exceção é para imóveis destinados à reforma agrária e para os administrados pelo Ministério da Defesa ou pelos comandos da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, e também para a compra de carros de representação para uso exclusivo do presidente e do vice-presidente da República; a prorrogação contratual e as despesas relacionadas a censo demográfico ou agropecuário e a ações de defesa civil.
Segundo a portaria, em caso de “relevância e urgência, excepcionalidades pontuais”, poderão ser autorizadas por ato fundamentado da autoridade máxima do órgão.
“As solicitações deverão ser encaminhadas pela Secretaria Executiva do respectivo ministério interessado à Secretaria Executiva do Ministério da Economia para análise, acompanhadas de justificativas fundamentadas quanto à projeção de gasto até o término do exercício e dos aspectos de economicidade, relevância e urgência, até o dia 30 de novembro de cada ano”, diz a portaria. Agência Brasil


abril 28, 2019

APAC PREVÊ CHUVAS MODERADAS PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA EM PERNAMBUCO


A segunda-feira (29) começa com chuvas moderadas em meio a um tempo majoritariamente nublado. A máxima para o dia é de 34° Celsius no Agreste e no Sertão de Pernambuco; a mínima deve marcar 20º no Agreste. 

Confira a previsão completa:

Sertão de Pernambuco
Parcialmente nublado com pancadas de chuvas moderadas a noite.
Temperatura(ºC): Estável 
Máxima: 34º Mínima: 22º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar(%): 35 a 96  

Sertão de São Francisco

Parcialmente nublado com pancadas de chuvas moderadas a noite.
Temperatura(ºC): Estável 
Máxima: 34º Mínima: 21º
Vento(m/s): Leste-Sudeste, Fracos a moderados
Umidade Relativa do Ar(%): 30 a 94

POLICIAIS MILITARES DA 2ª CIPM (GATI) EM CONJUNTO COM A POLÍCIA FEDERAL ERRADICAM PLANTAÇÕES DE MACONHA NA OPERAÇÃO FACHEIRO II


Neste sábado dia 27 de abril de 2019, equipes do GATI (GGI 2011 e 2021) da 2ª CIPM em conjunto com a POLÍCIA FEDERAL, realizaram a OPERAÇÃO FACHEIRO II para localizar e erradicar plantações de Maconha na cidade de Orocó-PE e Ilhas circunvizinhas. Na operação foram encontrados 100kg de Maconha pronta para o consumo, 3.500 covas e erradicados 7.810 pés de Maconha.
Os materiais encontrados foram incinerados no local e as amostras foram entregues na Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro, para providências cabíveis, conforme registrado no                    M 10459798.