abril 27, 2019

POLÍCIA APREENDE 570 GRAMAS DE COCAÍNA EM OURICURI E BODOCÓ

Uma ação da Polícia Civil de Pernambuco apreendeu drogas, armas e veículos nesta sexta-feira (26), nos municípios de Ouricuri e Bodocó no Sertão do Araripe. Os agentes da equipe da 11º DPRN/DENARC, sob coordenação do Delegado Samuel Basílio, juntamente com policiais do GATI 7BPM após investigações e realizado o monitoramento, no distrito de Santa Rita, em Ouricuri, realizaram abordagem na chacará do ex-presidiário oriundo da ORQ: Stop Car, JOSE CARLOS DOS SANTOS “CARLINHO DE BIRA”.
De acordo com a delegada Regional Katyanna Muniz, durante a abordagem foi localizado pela equipe policial grande quantidade de entorpecente análogo a cocaína escondido em uma moita no mato.
Seguindo com a ocorrência a equipe foi na segunda chacará de propriedade do “CARLINHO DE BIRA” na zona rural de Bodocó, lugar este em que o alvo se encontrava juntamente com sua esposa, filha e caseiros.
Durante a abordagem o mesmo abriu fuga para dentro da mata, sua esposa afirmou que na sua residência havia uma arma de fogo e maia droga. Assim sendo, a equipe diligenciou até a residência, localizando a arma e mais cocaína.
Foram apreendidos:
570 gramas de substância análoga a Cocaina;
01 revolver calibre .38
01 moto yamaha lander 250cc;
01 moto honda biz 125
01 carro honda civic lxs branco
01 carabina de pressão 6mm
01 TV digital 52″ Philips
01 central multimedia
01 caixa de som automotivo
Autuados:
MAURISGLEI JOSE DE SOUZA
CICERO SELVANIO PEREIRA DA SILVA
ADRIELY ALVES DOS SANTOS

Os conduzidos foram autuados pelo crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico, os autuados serão encaminhados para Audiência de Custódia em Ouricuri.
Via Blog do Roberto Gonçalves

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO TEM INÍCIO EM SANTA CRUZ COM ENCONTRO DE FORMAÇÃO

A secretaria de educação, em parceira com prefeitura municipal Santa Cruz, promoveu nessa quinta-feira, dia 25 de abril o segundo momento com os atores do Programa Novo Mais Educação,  na Escola de Referência Semi Integral, o encontro veio com o propósito de orientar, definir estratégias e planejar as ações necessárias para iniciar o programa.

O Programa tem como principal objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional, o coordenador do Programa Rogerio Guimarães, aproveitou para mostrar a importância do comprometimento de todos para que a iniciativa tenha sucesso.

Com uma equipe de 34 mediadores e facilitadores, que irá atender a mais de 770 alunos em oito escolas do município o Programa oferece ainda aulas de futebol, voleibol, futsal, artesanato, dança, teatro, cineclube, música, educação ambiental e leitura. O intuito é que cada escola desenvolva projetos atrativos e lúdicos para as oficinas de acompanhamento pedagógico, de modo que os alunos não entendam a proposta como somente uma continuação da sala de aula.

A Secretária Clemilda Souza, disse que esse momento de formação, para  os articuladores e monitores, visa assegurar uma ação didática  efetiva que promova aprendizagem significativa para os nossos alunos. No encontro ela comentou sobre o tratamento afetuoso e de acolhida que todos devem ter com os alunos da rede municipal de ensino.


SEDUC

abril 26, 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ ANTECIPA PAGAMENTO DOS SERVIDORES

Desde a tarde de sexta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Santa Cruz deu início ao pagamento dos salários dos servidores municipais, relativos ao mês de Abril/2019.
Com a medida, foi injetado na economia local valor que ultrapassa R$1.400,000 (um milhão e quatrocentos mil reais) havendo sido pago tanto os salários dos servidores da ativa (efetivos, comissionados, contratados, e transporte escolar).

Para a Prefeita Eliane Soares, é motivo de muita alegria estar conseguindo cumprir o prometido de pagar em dia a folha de pagamento, uma vez que, mesmo sendo um direito do servidor receber na data correta, diversos municípios não tem conseguido cumprir tal obrigação, devido à crise que acarreta diminuição dos repasses para a prefeitura.

GUEDES PROMETE REDUZIR O PREÇO DO GÁS PELA METADE ‘EM BENEFÍCIO DOS MAIS POBRES’

O ministro da EconomiaPaulo Guedes, estima que em no máximo 60 dias serão tomadas medidas para reduzir o preço do gás natural pela metade. 
Ao lado do economista Carlos Langoni, após mais uma reunião sobre o assunto no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 26, Guedes garantiu que vai vencer a resistência da Petrobrás, com o apoio do presidente da estatal, Roberto Castello Branco.
"A ideia é levar para as famílias brasileiras pela metade do preço. Reindustrializar o País com energia barata é muito atraente para nós", disse Guedes em entrevista em frente ao Ministério da Economia.
O titular da pasta afirmou que até mesmo um consultor que mandou para a Petrobrás durante a campanha eleitoral foi cooptado pela burocracia da empresa e apresentou um plano de quatro anos para reduzir o preço do gás.
"São medidas muito simples, de uma simplicidade franciscana", disse Langoni, afirmando que as medidas envolvem a ANP e o Cade.
Segundo Guedes, já na próxima segunda-feira, 29, fará reunião com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para acelerar o projeto.

Via Estadão

PERNAMBUCO TEM MAIOR SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA DO BRASIL, COM QUASE TRÊS PRESOS PARA CADA VAGA


Pernambuco tem a maior superlotação carcerária do Brasil. Isso significa que o estado possui o maior número de presos proporcionalmente ao número de vagas. Atualmente, são 11.767 lugares nas 23 unidades prisionais, onde estão 32.781 presos em regime fechado. Considerando todos os regimes, são 40.190 detentos.
Em média, com base nas vagas disponíveis e no número de presos no regime fechado, há 2,78 pessoas para cada lugar. A quantidade de detentos é 178,6% maior que a capacidade dos presídios e penitenciárias.
Os números fazem parte de um novo levantamento feito pelo Monitor da Violência. O trabalho é uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

PRESO NO MARANHÃO, HOMEM PROCURADO DESDE 2010 POR HOMICÍDIO EM SANTA CRUZ DA VENERADA


Após levantamento do NIS-4/7ºBPM-9ªCIPM e Equipe Malhas da Lei do 7°BPM, dentro da Operação Força no Foco e troca de informações com o PMMA e PCMA, foi encontrado evidencias de que um homem procurado pela Justiça Pernambucana poderia estar residindo naquele estado. Foi desencadeado uma operação conjunta entre as policias dos dois estados, e na Manhã desta Quinta-Feira dia 25/04/2019, o procurado foi encontrado pela equipe de Capturas da 7ª Delegacia Regional de Santa Inês – MA.
FRANCISCO DE ASSIS SOUZA PEREIRA, 29 anos, é acusada de Homicídio Qualificado, onde no dia 30 de março de 2010, ceifou a vida de Hildebrando Gonçalves Siqueira, com cinco disparos de arma de fogo, na cidade de Santa Cruz–PE, contra Francisco existia um mandado de Prisão expedido pela Vara Única da Comarca de Ouricuri-PE.
Após capturado foi dado voz de prisão em desfavor do mesmo, sendo conduzido a7ª Delegacia Regional de Santa Inês-MA, e após os procedimentos de praxes será encaminhado para o Sistema Penitenciário Estadual, onde ficará a disposição da justiça.
Via Blog do Roberto Gonçalves

PETROLINA (PE): SUSPEITO FICA FERIDO APÓS TENTATIVA DE LATROCÍNIO PERTO DO IF SERTÃO-PE


Na tarde desta quinta-feira (25) ocorreu uma tentativa de latrocínio nas intermediações do IF Sertão, no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho N-04 em Petrolina (PE).
Segundo informações, a vítima que trabalha como colaborador de mecânica, passava pela estrada em um carro do DINIC, quando foi abordada por dois elementos a pé, sendo que um deles, na posse de uma arma de fogo, disparou contra o veículo.
A vítima passa bem, já o suspeito chegou a ser atingido pelo carro e ficou ferido.
Edenevaldo Alves

abril 25, 2019

EM PERNAMBUCO IPVA EM ATRASO PODE SER NEGATIVADO NO SERASA


A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) vai reforçar a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) em atraso. Primeiro, a pasta vai dar uma chance para os devedores acertarem contas com o Fisco. Mas os contribuintes que forem alertados pela Sefaz-PE só terão 15 dias para pagar o tributo, ficando sujeitos a autuação após o prazo. Quem não regularizar sua situação nesse período será punido, então, com o nome inscrito na dívida ativa, ficando negativado no Serasa e sujeito a multa de 100% sobre o valor do débito.

Segundo a Fazenda, a medida vai atingir quem tem dívidas de IPVA de 2015 a 2018. Isto é, 167.807 veículos automotores, dos quais 30 mil já receberam a pré-notificação para o pagamento da dívida. O restante será notificado a partir do próximo mês. Ao receber a carta de aviso da Sefaz-PE, o contribuinte terá 15 dias para quitar o débito. Depois disso, caso não pague o IPV
A, será notificado e autuado. 

COLOMBIANOS SÃO PRESOS POR AGIOTAGEM E ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA EM PETROLINA


Três homens foram presos por agiotagem e associação criminosa nesta quarta-feira (24), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, todos os suspeitos são colombianos.

Com Wbeimar Guillermo Zuluga Castano, Leon Ospina e Jader Andres Montoya foram encontrados cerca de R$8 mil e $400, além de cartões de visitas de empréstimo, com juros de 20% ao dia. A polícia achou ainda um caderno, onde foram anotadas transações realizadas pela associação.

O grupo possuía mais de 600 clientes e atuava nas cidades de Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Remanso-BA, Casa Nova-BA e Sobradinho-BA. Os suspeitos passam por audiência de Custódia e ficam à disposição da Justiça. (Via: G1 Petrolina)

BODOCOENSE É MORTO A TIROS E O SEU PAI FICA BALEADO EM EXU – PE


Na manhã desta quarta-feira (24), por volta das 05h00min, dois homens armados invadiram uma residência na localidade denominada Badoci, próximo ao Sítio Pamonha e Distrito de Timorante em Exu, no Sertão do Araripe pernambucano, mataram um jovem de 23 anos e balearam seu pai de 60 anos.
De acordo com a polícia, a genitora e esposa das vítimas, relatou que dois homens armados usando capacetes, teriam invadido a sua residência e efetuado vários disparos de arma de fogo contra o seu filho Gledston Danilo Pereira do Nascimento, 23 anos e o seu marido José Francisco do Nascimento, 60 anos. 
A vítima, Gledston Danilo, que era natural de Bodocó – PE, foi atingida por vários disparos na cabeça, não resistiu e faleceu no local do crime, já a segunda vítima, José Francisco do Nascimento, foi baleada no ombro a braço direito, sendo a mesma socorrida para o Hospital Municipal de Exu – PE.
O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), em Petrolina – PE. O caso foi registrado pela 24ª Delegacia de Homicídios de Araripina – PE, onde foi aberto IP (Inquérito Policial), para investigação.(Blog do Nilson Macedo)


BOLSA FAMÍLIA FARÁ PAGAMENTO EXTRA POR JOVEM DE ATÉ 29 ANOS EM CURSO TÉCNICO, DIZ MINISTRO


O ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou nesta quarta-feira, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que o Bolsa Família fará pagamento extra a famílias com jovens de 18 a 29 anos que estejam fazendo curso técnico ou tocando empreendimentos. Segundo ele, o o objetivo é incentivar os chamados “nem-nem”, que não estudam nem trabalham, a saírem dessa condição.
O valor a mais que será repassado é de R$ 48. Questionado pelo GLOBO ao fim da audiência, Terra afirmou que o pagamento do repasse extra poderá ser iniciado ainda neste semestre, quando o governo fechar parcerias para ofertar qualificação aos beneficiados. Ele não especificou o impacto orçamentário nem quantas famílias deverão ser atendidas com a medida.
— Nós vamos repassar para as famílias do Bolsa Família R$ 48 por mês a mais se o jovem entre 18 e 29 anos estiver fazendo um curso técnico ou estiver tendo algum tipo de empreendimento através de microcrédito — afirmou Terra, ao falar aos deputados.

abril 24, 2019

TABELA DO FRETE É REAJUSTADA EM 4,13%


A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) publicou hoje (24), noDiário Oficial da União (DOU), a resolução que atualiza os valores da tabela do piso mínimo do frete para o transporte rodoviário de cargas, com um reajuste médio de 4,13%. A revisão dos valores foi um ponto do acordo firmado entre o governo e os caminhoneiros na última segunda-feira (22). De acordo com a ANTT, a variação do diesel em relação aos valores da última tabela, publicada em janeiro, foi de 10,69%.

No dia 17, a Petrobras anunciou um aumento de 4,8% no preço do diesel nas refinarias. Os caminhoneiros reivindicavam a aplicação do dispositivo previsto na Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, instituída pela Lei 13.703 de 2018, que determina a revisão dos valores da tabela sempre que houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel no mercado nacional.

CAIXA ELETRÔNICO DO BANCO SANTANDER FOI ARROMBADO EM CABROBÓ, SERTÃO DE PERNAMBUCO



O equipamento fica dentro da sede da prefeitura do município; O banco não informou a quantia levada pelos assaltantes.
Um caixa eletrônico foi arrombado na tarde de ontem, terça-feira (23) dentro do Posto de Serviço do banco Santander em Cabrobó, município do sertão do São Francisco do Estado de Pernambuco. O Posto de Serviço do banco funciona no prédio da Prefeitura Municipal da Cidade. O valor levado pelos criminosos não foi revelado.
Segundo as primeiras informações e de acordo com o Boletim de Ocorrência, o crime aconteceu no final da tarde desta terça-feira (23). No entanto, a ação dos criminosos só foi percebida na manhã de hoje. A Policia Civil está investigando o caso, nenhum suspeito foi localizado e nenhuma informação a mais foi repassada para não atrapalhar as investigações.
Pessoal do IC e Policiais Civis da Delegacia de Cabrobó estão no local colhendo material para análise, provavelmente os criminosos utilizaram equipamentos tipo furadeira para facilitar a ação. As investigações estão sob a responsabilidade do Delegado de Polícia Civil, Dr. Elioenai Dias Filho.
Via Didi Galvão

VEREADOR LUCIANO NUNES É O PRIMEIRO POLÍTICO A FAZER O CADASTRAMENTO BIOMETRIA EM SANTA CRUZ


Teve início nesta quarta-feira 24/04 o cadastramento biométrico dos eleitores de Santa Cruz e o vereador Luciano Nunes (PSB) não perdeu tempo e foi o primeiro político da cidade a fazer seu cadastramento.

O vereador enfatizou que preferiu fazer seu cadastramento no primeiro dia, para dar exemplo e também demostrar a importância de se fazer o cadastramento, já que quem não realizar esse procedimento ficará impedido de votar nas próximas eleições.

Lembramos que para fazer o cadastramento biométrico você pode agendar no site:  http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento, que se torna bem mais prático ou comparecer na Av. 03 de Maio, número 256 e pegar sua ficha.

POLÍCIA CIVIL E CRO-PE CONSTATAM EXERCÍCIO ILEGAL DA ODONTOLOGIA EM ARARIPINA

Na terça-feira, 23 de abril, a fiscalização do CRO-PE esteve em ação realizada em Araripina onde, após verificar denúncia recebida contendo fortes indícios do exercício ilegal da profissão no Distrito de Nascente, constatou a veracidade das informações, o que resultou na autuação do falso dentista junto às autoridades policiais.
Os fiscais do CRO-PE estiveram no endereço da denúncia em fiscalização conjunta com a Polícia Civil. Ao chegarem no local, encontraram o suspeito de exercício ilegal da Odontologia que, a princípio, tentou esconder a situação. No entanto, revelou o estabelecimento. “No local, foram constatadas condições insalubres e inseguras para a prática da Odontologia. Além de serem encontrados equipamentos e materiais de consumo exclusivos de uso do profissional Cirurgião-Dentista, como estufa odontológica, cadeira odontológica, anestésico, fórceps e materiais para extrações dentárias”, explicou o fiscal.
Após a constatação, o suspeito de exercício ilegal da Odontologia confessou a atuação e foi conduzido para a delegacia de polícia municipal. O acusado responderá por Exercício Ilegal da Odontologia, Artigo 282 do Código Penal Brasileiro. A polícia apreendeu os equipamentos de uso odontológico, levando os mesmos para a Delegacia também.
Uma das prioridades de ações do biênio da atual gestão, a fiscalização do CRO-PE vem atuando constantemente, junto às autoridades competentes, na apuração das denúncias recebidas acerca de exercício ilegal da profissão no sentido de coibir a prática e zelar pela saúde da população, bem como pelo perfeito desempenho ético da Odontologia. (CRO-PE)


DEPUTADOS COMEMORAM RECONHECIMENTO DA ADAGRO PELO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incluiu, na semana passada, o selo da Adagro no cadastro geral do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Para o deputado Antonio Fernando, do PSC, a medida vai gerar oportunidades de negócios para os pequenos produtores.
“Vai também contribuir para o desenvolvimento de regiões como o Sertão do Araripe, segunda maior bacia leiteira de Pernambuco”, disse.
A medida foi comemorada pelo deputado Diogo Moraes, do PSB, na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nessa segunda. O parlamentar destacou que, a partir de agora, os produtores inspecionados pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco vão poder comercializar seus produtos em todo o País.
“A medida beneficia, inicialmente, a comercialização dos nossos queijos artesanais e agora, juntando-se também com os ovos pasteurizados, eles podem ser comercializados em qualquer parte da Nação. Na verdade, nós estamos parabenizando e festejando essa conquista porque quem vai, de fato, fazer essa economia movimentar é o pequeno produtor.” Foto: reprodução.
Via Blog do Roberto Gonçalves

COMBUSTÍVEIS: PERNAMBUCO TEM O 'MENOR PREÇO'


Petrobras modificou sua política de divulgação dos preços da gasolina e do diesel. Agora, cada um dos pontos de venda que a estatal mantém no território nacional tem seu preço disponível no site da empresa, que traz Pernambuco como o ponto de venda mais barato do Brasil. Com o aumento de 2% da gasolina, anunciado nessa terça-feira (23), por exemplo, o litro do combustível passou a ser vendido por R$ 1,87 em Ipojuca. O valor médio da gasolina no Brasil, porém, é de R$ 1,97. Já o diesel é comercializado em média por R$2,27 no País, enquanto em Pernambuco sai por R$2,14.

Esses preços, porém, não chegam ao consumidor final. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que, apesar de a refinaria pernambucana praticar o menor valor do diesel do País, as bombas de combustível do Estado cobram um dos dez maiores preços do País: R$ 3,675 em média. Já a gasolina estava saindo por R$ 4,281 no Estado antes do aumento de 2% anunciado ontem. O preço é menor que o de estados como Maranhão e Bahia, mas ainda é mais superior ao de estados como São Paulo, Paraíba e Paraná.

LEI QUE PREVÊ A RASTREABILIDADE DE OVOS EM PERNAMBUCO É ADIADA


A lei que prevê a rastreabilidade dos ovos produzidos em Pernambuco entraria em vigor neste mês, mas foi adiada por 90 dias. Com isso, só a partir de 19 de outubro, as granjas estaduais terão que imprimir um código de rastreabilidade na casca do alimento, com informações como a procedência e a validade do produto, além do registro da empresa produtora na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro).

Segundo a Adagro, a prorrogação foi solicitada pela Associação Avícola de Pernambuco (Avipe) para atender cerca de 950 granjas avícolas e unidades de beneficiamento de ovos que ainda precisam se regularizar. "Os produtores de ovos precisam de um prazo maior para se cadastrar e se organizar para fazer a compra dos equipamentos”, explicou o vice-presidente da Avipe, Edival Veras, contando que a máquina que faz a impressão da tinta nas cascas dos ovos custa cerca de R$ 20 mil. 

A medida de identificação individual dos ovos é pioneira no Brasil e visa dar mais segurança alimentar aos consumidores. Afinal, o ovo tem apenas até 21 dias para ser comercializado em temperatura ambiente e, no máximo 30 dias, se refrigerado.
Folha PE

abril 23, 2019

THE FEVERS É MAIS UMA ATRAÇÃO CONFIRMADA NA CAPRISHOW 2019


SAIU A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 23ª FESTA DO VAQUEIRO E TROPEIRO DE SANTA CRUZ


EM BELMONTE, DEPUTADO ROGÉRIO LEÃO SE REÚNE COM AMIGOS PARA TRATAR SOBRE ELEIÇÕES 2020


Na noite do último sábado, dia 20 de abril, o deputado estadual Rogério Leão se reuniu com alguns amigos, onde na ocasião foi tratado sobre as eleições do próximo ano, 2020.
A reunião aconteceu na chácara do deputado, no Distrito de Bom Nome e estiveram presentes os vereadores Zeca do Carmo, Zé Lucas, Chiquinho Baião e Evandro Gonçalves; os empresários Zé Mário, Júnior Bala e Wilde; o ex-vereador Mário do Jatobá; o suplente de vereador Paulinho Novaes; os pré-candidatos a vereador Tuchê, Alan e Nonon (amigão) e os policiais Zé de Pinguim e Silvano.
Dentre vários assuntos debatidos e numa reunião bastante produtiva, cada liderança presente expôs sua opinião e ideia, e na ocasião o vereador Zeca do Carmo colocou seu nome à disposição do grupo para a disputa ao Palácio da Pedra do Reino, nas eleições de 2020. "Sendo para melhorar a vida do povo da minha querida terra, estou colocando meu nome para que possa ser avaliado", cravou Zeca.
O nome de Zeca foi muito bem aceito por todos os presentes e o grupo de Rogério Leão está muito unido, determinado e convicto de que em 2020 a missão é cravar mais uma grande vitória para o bem de todos os belmontenses.
 (Blog Belmonte Verdade)

APÓS REUNIÃO COM GOVERNO, CAMINHONEIROS DESCARTAM PARALISAÇÃO



Os representantes dos caminhoneiros disseram hoje (22), após uma reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que não haverá paralisação da categoria na próxima segunda-feira (29). Durante a reunião, que durou quase cinco horas, o ministro prometeu reajustar a planilha da tabela do piso mínimo de frete, umas das principais reivindicações dos caminhoneiros. O ministro disse ainda que vai intensificar a fiscalização do cumprimento da tabela de frete mínimo, com a participação dos caminhoneiros, e atrelar o reajuste da tabela ao preço do diesel.
"Eu acho que nós conseguimos administrar essa condição de momento e não deve haver paralisação de caminhoneiros neste momento. A representação dos caminhoneiros está conseguindo conversar com o governo", disse o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno.

GOVERNO ANUNCIA NOVAS REGRAS PARA A LEI ROUANET

O Ministério da Cidadania anunciou hoje (22) as novas regras para o financiamento de projetos culturais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Rouanet. A medida já havia sido adiantada pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais na semana passada.
Segundo anúncio feito pelo ministro da pasta, Osmar Terra, o teto de valores financiados ficará em R$ 1 milhão. Até então, o limite é de R$ 60 milhões. Também foi reduzido o volume máximo de recursos que uma mesma empresa poderá receber para viabilizar projetos: de R$ 60 milhões para R$ 10 milhões. 
De acordo com o ministro a lei vai passar a se chamar simplesmente "Lei de Incentivo à Cultura". 
A nova regra não inclui projetos de patrimônio tombado (como restauração de construções), construção de teatro e cinemas em cidades pequenas e planos anuais de museus e orquestras. Terra acrescentou que eventos populares (como feiras de livros e festivais como o de Parintins) terão “tratamento especial”.
Pelas novas regras, os projetos financiados devem prever de 20% a 40% de ingressos gratuitos. Esses devem ser distribuídos preferencialmente a pessoas inscritas no cadastro único (o cadastro que reúne beneficiários de programas sociais federais, como o Bolsa Família). O valor dos ingressos populares, que era de R$ 75, vai cair para R$ 50.
Um dos objetivos é reduzir a concentração de recursos destinados aos estados Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, a previsão é que haja mecanismo de estímulo a projetos realizado integralmente nos demais estados. Além disso, deve haver a promoção de editais focados em cultura regional, a serem elaborados em parceria com empresas estatais que fizerem uso dos mecanismos de incentivo.
Foi incluída a obrigação para os promotores contemplados pelo incentivo de realizar ações educativas relacionadas ao projeto aprovado. O ministro afirmou que as prestações de contas anteriores estão sendo examinadas e que as novas serão realizadas pela Internet.

 

A X EDIÇÃO DA CAPRINOFILÓ ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA


abril 22, 2019

INSCRIÇÕES PARA AS ELEIÇÕES DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELAR DE SANTA CRUZ VAI ATÉ DIA 15 DE MAIO

Foi lançando nessa última sexta feira 05/04 o edital de convocação para o Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2024.
A escolha dos membros ocorrerá na data de 06 de Outubro de 2019, sendo que a posse dos eleitos e seus respectivos suplentes ocorrerá em data de 10 de janeiro de 2020.
Os candidatos deverão apresentar alguns requisitos básico a ser conferido no edital, os membros do Conselho Tutelar exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva, cumprindo o horário de 05 dias, 40 horas semanais para o funcionamento do órgão, sem prejuízo do atendimento em regime de plantão/sobreaviso.
As inscrições para candidatos serão efetuadas pessoalmente, no período de 15 de abril a 15 de maio de 2019, das 13:00hs às 17:00hs, na sede do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Cruz PE, situado à Avenida Antônio Floresta, nº 103, Santa Cruz - PE.

CLICK AQUI PRA VER O EDITAL
Inf: Santa Cruz em Destaque

PROCURA – SE MOTO HONDA/CG 150 TITAN KS ANO 2008, COR VERMELHA, PLACA KJQ 4712 – SANTA CRUZ – PE

Atenção proprietário de uma moto HONDA/CG 150 TITAN KS ano 2008, cor vermelha, PLACA KJQ 4712 – Santa cruz – PE. O antigo dono dessa moto que foi vendida no ano de 2012, solicita que quem tiver com a moto, entre em contato com o mesmo por que já se passou 7 anos da venda e a moto ainda está em nome do proprietário antigo.


O telefone para contato é 87 99922-4325

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO DOS ELEITORES DE SANTA CRUZ COMEÇA NESTA QUARTA FEIRA DIA 24

Começa nesta quarta feira dia 24/04 o cadastramento biométrico dos eleitores de Santa Cruz. É importante lembrar que para realizar o cadastramento biométrico o eleitor poderá agendar antes através do site: http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento, que já pode ser solicitado.

Também será oferecido o atendimento por senha para aqueles que não quiser agendar, bastando comparecer no local de atendimento, porém com agendamento o eleitor poderá escolher o horário de atendimento e ter mais comodidade e quem não agendar terá que esperar na fila.
O ponto de atendimento em Santa Cruz será na Av. 03 de Maio, 256, ao lado do santuário da venerada no horário das 08 às 14 horas.

AGROVALE PROMOVE LEILÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS USADOS NESTA QUARTA-FEIRA (24)


A Agrovale vai leiloar nesta quarta-feira (24) mais de 100 itens de máquinas e equipamentos usados. Serão 38 lotes com itens a exemplo de tratores de esteira e agrícolas, motoniveladoras, pás carregadeiras, guindaste, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de cana, distribuidores de calcário e adubo e rodas motriz de borracha p/trator.

Acesse o site: www.deseulance.com, verifique as máquinas e equipamentos disponíveis e faça o cadastro para se habilitar no leilão.

PE: BALANÇO DA SEMANA SANTA NÃO REGISTRA MORTES NAS RODOVIAS FEDERAIS


O feriadão da Semana Santa não registrou mortes nas rodovias federais de Pernambuco, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (22) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o boletim, entre a quinta-feira (18) e o domingo (21) foram contabilizados 52 acidentes, com 42 feridos. Durante a operação do mesmo período do ano passado, foram 61 acidentes, com 36 feridos e duas mortes. 

Em quatro dias, aponta o balanço, foram fiscalizados 2.775 pessoas e 2.713 veículos, sendo emitidas 1.492 autuações por diversas irregularidades, como 64 pelo não uso do cinto de segurança, 59 por ultrapassagens indevidas, 20 pela falta da cadeirinha e 12 pelo não uso de capacete (12). Além disso, foram registradas 982 imagens de radar por excesso de velocidade. A Operação Lei Seca realizou 1.100 testes com o bafômetro e emitiu 38 autuações. Foram presos dois motoristas que estavam sob efeito de álcool.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REABRE INSCRIÇÕES PARA PE NO CAMPUS 2019

Através da Secretaria de Educação e Esportes, o Governo de Pernambuco reabriu nesta segunda-feira (22) as inscrições para a edição 2019 do Programa de Acesso ao Ensino Superior - PE no Campus. Neste ano, a novidade é que o cadastro será realizado em etapa única, exclusivamente pelo site da secretaria. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro.

Nesta edição, o programa irá disponibilizar 525 bolsas, que devem ser solicitadas através do preenchimento do formulário eletrônico de requerimento. No processo, o estudante deve anexar os documentos comprobatórios no sistema de seleção. Os dados enviados serão analisados baseado nos requisitos exigidos para seleção.

Para concorrer ao PE no Campus, o candidato terá que ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual, tendo concluído em até, no máximo, cinco anos; ser atendido pelo Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a três salários mínimos; ter residência fixa com distância igual ou superior a 50km da universidade e ter sido admitido no curso de graduação numa instituição de ensino por meio do Enem ou SSA realizado em 2018, com previsão de ingresso para 2019. 

SÃO JOÃO DE PETROLINA SERÁ LANÇADO SEGUNDA FEIRA DIA 29

O lançamento oficial do São João de Petrolina 2019 acontecerá na próxima segunda-feira (29). O evento acontecerá na Beco da Cultura, que fica localizado na Avenida Guararapes, centro da cidade, às 19h.

O anúncio de toda a programação junina será realizado pelo prefeito Miguel Coelho, em evento para imprensa e convidados. O gestor irá divulgar as atrações do São João dos Bairros e do pátio principal. Também serão divulgadas das datas da Vaquejada, Jecana, Forró da Espora e Missa do Vaqueiro.

Segundo a Prefeitura, durante o evento ainda serão expostas as expectativas para movimentação econômica, geração de empregos e atração de turistas. Via Carlos Britto

PERNAMBUCANO MORRE DURANTE CURSO DE FORMAÇÃO DA PM NA BAHIA


Deve ser sepultado nesta segunda-feira (22) o corpo de um pernambucano morto ao ser atingido por um disparo acidental durante o curso de formação da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Leonardo de Sousa Silva, de 27 anos, estava nas dependências do 6°Batalhão na cidade de Senhor do Bonfim, onde funciona o 3° Núcleo de Formação de Soldados, quando foi baleado acidentalmente enquanto um colega manuseava uma arma. O caso ocorreu às 7h55 do domingo (21), enquanto ocorria a mudança de turno.

Tanto Leonardo quanto o colega apontado como o responsável pelo disparo não intencional, identificado como Daniel Rodrigues Bezerra Filho moram em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ambos haviam sido aprovados no concurso da polícia em 2017. O enterro está marcado para as 16h no Cemitério Campo da Paz, no bairro Henrique Leite, área central da cidade.

Em nota, o Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN) manifestou “imenso pesar” pela tragédia e garantiu que a equipe do Centro de Valorização do Policial Militar (Cevap) está prestando apoio aos familiares do militar. (Via: Portal OP9)