abril 13, 2019

FERNANDO BEZERRA COELHO ACOMPANHA MINISTRA DA AGRICULTURA EM VISITA A PETROLINA NESTA SEGUNDA (15)


O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), acompanha a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em visita a Petrolina (PE) nesta segunda-feira (15) para reuniões com produtores de frutas e anúncio de investimentos para agricultura irrigada.
À tarde, a comitiva irá ao distrito de Maniçoba, em Juazeiro (BA), para conhecer uma estação de bombeamento e uma fazenda de produção de uva e manga. Em seguida, acompanhará apresentações da Codevasf sobre tecnologia e inovação em irrigação e do Banco do Nordeste sobre financiamento de energia fotovoltaica.
Ainda em Juazeiro, a ministra Tereza Cristina visitará o Centro de Excelência em Fruticultura, onde será assinada a liberação de financiamento do Banco Nordeste para expandir a produção de vinho na região do Vale do São Francisco.
De volta a Petrolina, a agenda prevê reunião com exportadores no auditório Nilo Coelho. Via Edenevaldo Alves

VÍDEO: DISCURSO DA PREFEITA ELIANE SOARES NO LANÇAMENTO DO PROGRAMA BOLSA UNIVERSITÁRIA

PREFEITA ELIANE SOARES LANÇA PROGRAMA BOLSA UNIVERSITÁRIA, 22 UNIVERSITÁRIOS SERÃO BENEFICIADOS INICIALMENTE


Em cerimônia realizada na manhã deste sábado 13/04, a prefeita Eliane Soares (PR), lançou oficialmente o programa Bolsa Universitária, que inicialmente irá beneficiar 22 universitários de Santa Cruz que estão fazendo curso superior em outros municípios. Cada universitário irá receber uma ajuda de custo de R$ 500,00 por mês durante um ano, com investimento de R$ 11.000,00 mensais e 132.000,00 anual. Mais a prefeita deixou claro que a intenção é prorrogar e ainda abrir mais algumas vagas para o programa.

Além da prefeita a cerimônia contou com a participação do vice-prefeito Dhow, da secretaria de educação Clemilda, da adjunta Daiane Tavares, de vereadores, dos demais secretários municipais, pais dos universitários e a população em geral.

A prefeita Eliane destacou que investir em educação sempre foi uma de suas marcas nos governos passados e não seria diferente no mandato atual.

Inf: Santa Cruz em Destaque












MULHER É MORTA DENTRO DE CASA PELO COMPANHEIRO, EM TERRA NOVA, NO SERTÃO


Uma mulher de 33 anos foi morta dentro de casa na sexta-feira (12), no Alto do Cruzeirão, no município de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima deu entrada no hospital local com uma perfuração na altura do peito, e foi levada para o Hospital Regional de Salgueiro, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, o responsável pelo crime é o companheiro da vítima.
Ainda de acordo com informações da polícia, o acusado foi localizado em casa, onde foram encontrados móveis revirados e pingos de sangue na sala e na calçada. O homem foi levado à delegacia e autuado em flagrante. A investigação aponta que o crime teria sido motivado por ciúmes.
Também foi constatado que o companheiro da vítima é ex-presidiário, com várias passagens na justiça, e que já havia sido denunciado pela mulher, pelo crime de violência doméstica.
Por G1 Petrolina — Foto: reprodução

VENDE - SE UM VEÍCULO GOL 2012/2013 COMPLETÍSSIMO







abril 12, 2019

APÓS TROCA DE TIROS, POLÍCIA ERRADICA 30 MIL PÉS DE MACONHA EM SERRA TALHADA (PE)


A Polícia Militar erradicou numa roça cerca de 30 mil pés de maconha na zona rural de Serra Talhada, nas proximidades da PE-390.
Durante a operação, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo e revidaram. Ninguém saiu ferido e os bandidos fugiram.
Segundo a PM, no local tinha um rancho com ferramentas, fertilizantes para melhoria da produção e ainda existia uma pequena fogueira, que servia como base de descanso dos bandidos.
Ainda segundo a polícia, todo o plantio foi incinerado e uma amostra da planta foi levada para delegacia. Edenevaldo Alves

GOVERNO AUTORIZA LIBERAÇÃO DE EMENDAS A PREFEITURAS COM DÍVIDAS



O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11), durante uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook(em inglês, live), que o governo federal vai liberar recursos de emendas parlamentares individuais para prefeituras que estavam impedidas de receber os repasses por causas de dívidas com a União. A medida só foi possível após um novo parecer da Advocacia Geral da União (AGU), aprovado pelo presidente da República, que mudou a interpretação de um dispositivo constitucional que trata do assunto.

"O nosso [líder do governo na Câmara] Major Vitor Hugo [PSL-GO] fez gestões junto ao ministro da Advocacia Geral da União, o André Mendonça, e conseguiu mudar a interpretação da advocacia no tocante a emendas individuais que, muitas vezes, dado a problemas de caixa das prefeituras, não podiam ser liberadas", afirmou Bolsonaro. 
Por: Agência Brasil

É HOJE GRANDE FESTA COM EDIVANDO NOGUEIRA NO BAR DAS COLEGUINHAS EM SANTA CRUZ


POLICIAIS MILITARES APREENDEM DUAS MENORES POR FURTO DE CELULARES E RECUPERAM OBJETOS DO FURTO EM SANTA CRUZ


A Guarnição Tática de Santa Cruz conduziu as menores M.G.S.S, 14 ANOS e M.A.S, 13 ANOS, a Delegacia por furtarem 02 celulares de marca Samsung J1  e J7 Neo da vítima IVAN DIAS DOS SANTOS, 46 anos, na cidade de Petrolina.
As menores infratoras foram localizadas na cidade de Santa Cruz, os objetos furtados foram recuperados e entregues na DP local, gerando dois BOCs contra as menores.
Emanoel Cordeiro 7º BPM OURICURI/9

PERNAMBUCO REGISTRA 7.649 ROUBOS EM MARÇO, DIZ GOVERNO


Pernambuco registrou 7.649 roubos em março deste ano, de acordo com a Secretaria de Defesa Social. Os números, divulgados nesta sexta-feira (12), apontam redução de 12,55% com relação ao mesmo mês de 2018, quando foram contabilizados 8.747 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que englobam roubos a pedestres, residências, estabelecimentos, ônibus e bancos.

Nos três primeiros meses do ano, o número chega a 20.886 ocorrências, uma redução de 4.995 casos, se comparado ao período entre janeiro e março de 2018. Essa diminuição equivale a 19,29%. Segundo o governo do estado, esse foi o 19º mês consecutivo de redução no número de roubos. Em fevereiro, houve redução de 22% nesse tipo de crime.

Ainda segundo o governo, houve redução no número de roubos contabilizado em todas as regiões do estado. O Agreste teve a maior diminuição, com 36,4% a menos, saindo de 1.854 CVPs em março de 2018 para 1.179 casos no mesmo mês, em 2019. A Zona da Mata teve diferença de 29,01%, baixando de 934 em março de 2018 para 663 no mesmo período deste ano.

No Sertão, a variação nos registros de CVP foi de queda de 21,43%, saindo de 560 para 440 ocorrências. No Grande Recife, sem contar a capital pernambucana, houve leve diminuição de 1,06%, com redução de 2.550 para 2.523. O Recife apresentou variação de 0,17%, com baixa de 2.849 para 2.844 nas queixas de roubo.

Ônibus, carros, celulares, cargas e bancos

Houve redução de 13,69% no número de roubos a ônibus, em março deste ano. O índice caiu de 73, no mesmo mês de 2018, para 63, neste ano. Com relação ao roubo de veículos, houve queda de 30,72%, saindo de 1.494 para 1.035.

De acordo com a SDS, os crimes contra bancos, caixas eletrônicos e carros-fortes saíram de nove para três, comparando os meses de março de 2018 e 2019, respectivamente. Neste ano, foram dois furtos a caixas automáticos e um roubo a agência bancária.

No mês passado, foram contabilizados 3.232 roubos de celulares no estado, o que equivale a 1,34% de diminuição, comparando-se ao mês de março de 2018, quando houve 3.276 casos.

Quando às cargas roubadas, em março deste ano houve 24 ocorrências, 56,3% a menos que em março de 2018, quando houve 55 ocorrências desse tipo.

O Povo com a Notícia


abril 11, 2019

OPERAÇÃO HEFESTO: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE BUSCA E PRISÃO EM CABROBÓ, SANTA MARIA DA BOA VISTA E PETROLINA


Cerca de cem policiais civis de Pernambuco realizaram a Operação Hefesto com investigações iniciadas nos meses de fevereiro, março e abril.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão nos municípios de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.
A operação teve o apoio da CORE com uma equipe tática e o canil e do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que apreenderam uma pistola calibre 380 com numeração suprimida, um rifle calibre 44 e uma espingarda calibre 20.
Os detalhes preliminares da operação serão divulgados, na manhã da sexta (12), na sede da 25ª Delegacia Seccional.
Via Edenevaldo Alves

NA PRESSÃO: ACUSADO DE FURTOS E ROUBOS EM SANTA FILOMENA SE ENTREGA À POLÍCIA


Os Policiais Civis da delegacia de Santa Filomena, seguindo as determinações da Delegada Seccional Katyanna Alencar Muniz Leite e do Delegado de Santa Filomena, CLEIDENI MORAIS DOS SANTOS , após diversas diligências no intuito de elucidar os diversos roubos, furtos e arrombamentos na região, conseguiram individualizar algumas das práticas confirmando a materialidade delitiva e tendo como autores o senhor Gildenor de Oliveira e Geano Lopes da Silva, foi representado pela prisão dos mesmos e logrando uma resposta positiva da 2ª Vara da Comarca de Ouricuri.
De pronto foram desencadeadas algumas diligências no intuito de localizar os envolvidos com apoio das equipes do Malhas da Lei e Pelotão da PM local. Tendo sido fechado o cerco contra os criminosos, nada data de hoje, dia 11/04/2019 o senhor GEANO LOPES DA SILVA, AGRICULTOR, endereço residencial: SITIO BAIXA GRANDE, SN, ZONA RURAL, SANTA FILOMENA-PE. resolveu se apresentar espontaneamente.
Os senhores acima relacionados são suspeitos de aproximadamente 15 furtos na região de Poço Comprido e Socorro. Também são acusados de coação a testemunhas. Após os procedimentos de praxe, o capturado foi encaminhado a Cadeia Pública de Ouricuri-PE.
Essa é mais uma ação de Captura da Polícia Civil na cidade de Santa Filomena-PE a indivíduos que se dedicam a atividades criminosas na região, seguindo as diretrizes do Pacto Pela Vida no combate à criminalidade. Fonte e Foto: Polícia Civil de Pernambuco

GOVERNO ANUCIA A CRIAÇÃO DO 13º DO BOLSA FAMILIA

O governo federal anunciou oficialmente nesta quinta-feira (11) que a partir deste ano pagará um 13º para os beneficiários do Bolsa Família. A proposta é uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro que foi incorporada às metas para os 100 dias de governo, celebrados pela manhã em cerimônia no Palácio do Planalto.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, informou que uma medida provisória ainda será publicada para viabilizar o pagamento, a ser realizado em dezembro. Ele não informou quando a MP será publicada.

Após a cerimônia dos 100 dias de governo, o ministro foi questionado por jornalistas sobre quando a medida será publicada:

Pergunta: Vai sair uma medida provisória sobre isso (pagamento do 13º)?
(responde com sinal de positivo)
Pergunta: Quando sai, o senhor sabe?
Resposta: A tempo de ser pago em dezembro.
Pergunta: [O Ministério da] Cidadania tinha dito outubro. É em outubro?
Resposta: Não sei, isso nós vamos ver. Pode ser um pouquinho antes, um pouquinho depois. Mas vai sair a tempo.
Uma medida provisória (MP) tem força de lei e entra em vigor assim que é publicada no "Diário Oficial". Mas vale por até 120 dias. Nesse período, para não perder a validade, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado e depois sancionada pelo presidente da República.

Se o governo editar a medida provisória perto de dezembro, mês previsto para o pagamento do 13º do Bolsa Família, não correrá o risco de, eventualmente, o Congresso não aprovar, e a MP perder a validade. Se editar em outubro, por exemplo, a MP terá vigência até fevereiro, quando o 13º já terá sido pago.

Custo de US$ 2,5 bilhões
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, responsável pela área social do governo, o 13º custará R$ 2,58 bilhões. Segundo o governo, o programa atende atualmente 14,1 milhões de famílias.

Onyx Lorenzoni informou que há recursos assegurados para o pagamento do 13º do Bolsa Família por meio de uma ação da junta orçamentária do governo federal.

“Uma ata da junta orçamentária já reservou os R$ 2,5 bilhões para pagar o Bolso Família”, disse o ministro.

Onyx Lorenzoni afirmou que o governo conseguiu reservar os R$ 2,5 bilhões devido ao combate às fraudes em benefícios previdenciários e ao esforço para cortar gastos na máquina pública, coordenado pelo Ministério da Economia.

“O presidente está garantindo que no mandato dele o 13º vai chegar na casa das pessoas todo santo dezembro”, declarou Onyx.

SENADO APROVA DESCONTO DE ATÉ 70% NA CONTA DE LUZ DE FAMÍLIAS CARENTES


O Senado aprovou nessa quarta-feira (10) o projeto de lei que aumenta os descontos nas tarifas da conta de luz para famílias carentes. As informações são da Agência Brasil. O PL prevê desconto de 70% para consumidores de baixa renda com consumo mensal de até 50 quilowatt-hora (kWh); 50% para consumo entre 51 e 150 kWh, e 20% para as residências com consumo entre 151 e 250 kWh. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

"Esse
é um projeto muito importante, que vai dar às famílias muito carentes condições de comprar mais algumas coisas para sua subsistência, invés de pagar a conta de luz", disse o senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Segundo o senador, que é o autor do projeto, a diferença será paga pela Contribuição de Desenvolvimento Energético (CDE). "Só para esse ano de 2019 [a CDE] tem orçamento estabelecido pela Aneel de quase R$ 21 bilhões". Folha Press


CONCURSO DA GUARDA CIVIL DE PETROLINA TEM MAIS DE 13 MIL ESCRITOS

Encerrado o prazo de inscrições, o concurso público da Guarda Civil de Petrolina contabiliza 13.369 candidatos para 80 vagas. A grande maioria, 12.222, pagou a taxa de inscrição no valor de R$ 125 e o restante, 1.147, conseguiu o benefício da isenção.
Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), o concurso oferece 40 vagas para contratação imediata e outras 40 para a formação de cadastro reserva. As provas serão realizadas no dia 5 de maio.
Serão duas etapas. A primeira terá cinco fases: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de exames médicos e investigação social. Na segunda, os classificados participam do Curso de Formação Profissional.
Presidente da Comissão Especial do Concurso Público, Cícero Dirceu afirma que o número de inscritos coloca a Guarda Civil de Petrolina em evidência. “Nossa Guarda Civil já era destaque no Nordeste por ser a primeira a ter porte de arma e agora ganha projeção nacional, não só pelo número de inscritos, pelo menos três vezes maior do que no último concurso da instituição, como também porque esses inscritos são de várias regiões do Brasil”, ressalta.

abril 10, 2019

POLICIAIS CIVIS DA 213ª DELEGACIA DE PETROLINA RECUPERAM UMA CARRETA ROUBADA COM 38 TONELADAS DE LEITE EM PÓ E LEITE CONDENSADO


Em uma excelente ação, durante tarde e noite desta última segunda-feira dia (08), Policiais Civis da 213ª Delegacia do Ouro Preto, em Petrolina, no Sertão pernambucano, recuperaram uma carreta, que havia sido roubada, com 38 toneladas de leite em pó e leite condensado, além de prenderem em flagrante pessoas que estavam transferindo a carga para um caminhão conduzido pelos criminosos.

De acordo com informações repassadas pelo nosso parceiro Nelson Fontes do Blog Divulga Petrolina, além do roubo da carreta, o motorista estava sendo mantido refém dos criminosos, sob mira de arma de fogo. A perigosa associação criminosa usava JAMMERS (bloqueadores de sinal) para evitar que o veículo e a carga roubada pudessem ser rastreados pelas seguradoras, sendo que 04 desses aparelhos foram apreendidos na operação.

PROCURA – SE PROPRIETÁRIO DE UMA MOTO HONDA/CG 150 TITAN KS ANO 2008


Atenção proprietário de uma moto HONDA/CG 150 TITAN KS ano 2008, cor vermelha, PLACA KJQ 4712 – Santa cruz – PE. O antigo dono dessa moto que foi vendida no ano de 2012, solicita que quem tiver com a moto, entre em contato com o mesmo por que já se passou 7 anos da venda e a moto ainda está em nome do proprietário antigo.

O telefone para contato é 87 99922-4325


A PREFEITA ELIANE SOARES (PR) PARTICIPA DA 22º MARCHA DOS PREFEITOS EM BRASÍLIA



A prefeita Eliane Soares (PR) se encontra em Brasília participando da 22º Marcha dos prefeitos. O evento começou ontem e vai até essa quinta feira 11/04.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, o gaúcho Glademir Aroldi, afirmou que a data escolhida teve um propósito: permitir um encontro de prefeitos, vereadores e gestores municipais com o novo governo federal e Congresso Nacional eleitos para o período. Por isso, explica Aroldi, ela foi agendada para coincidir com os 100 dias de vigência dessa nova gestão, “para permitir ao governo já ter tomado conhecimento de nossas pautas e se preparado para anunciar os rumos da administração de forma que possamos conectar as políticas públicas municipais com as novas diretrizes federais”.


LAVO JATO: SUÍÇA DEVOLVE AO BRASIL € 324 MI DESVIADOS PELA ODEBRECHT


A Suíça anunciou nesta terça-feira que devolveu ao Brasil 324 milhões de euros que haviam sido confiscados pela Justiça em relação ao caso de corrupção que envolve as empresas Petrobras e Odebrecht. Em 2014, a operação “Lava Jato”revelou um esquema de desvio de dinheiro público orquestrado entre políticos, empresários e funcionários da Petrobras que teve ramificações em outro países através da empreiteira.
Desde abril de 2014, o Ministério Público suíço investiga o caso, “em particular as suspeitas de lavagem de dinheiro com agravante e, em muitos casos, as suspeitas de corrupção de agentes públicos estrangeiros”, afirma um comunicado. De acordo com o Ministério Público da Confederação (MPC), existem 70 processos penais em curso.

VALIDADE DA CARTEIRA DE MOTORISTA PODE PASSAR PARA 10 ANOS


O governo federal vai apresentar um projeto de lei para ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco para 10 anos.

A proposta também deve alterar a pontuação máxima que cada condutor pode acumular ao longo de um ano por causa das infrações. Atualmente, o máximo é 19 pontos. A partir de 20 pontos na carteira, um processo de suspensão do direito de dirigir já pode ser instalado pelo órgão de trânsito.  
Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, os detalhes do projeto foram apresentados hoje (9) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Ele deve finalizar ainda nesta semana um projeto que será apresentado ao presidente da República para ser enviado ao Legislativo. A proposta de ampliar a pontuação máxima e o prazo de validade da CNH é uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Quando era deputado, ainda em 2011, Bolsonaro chegou a apresentar um projeto de lei com esse objetivo, mas a proposição não avançou no Congresso Nacional.   

EX-PREFEITO DE DORMENTES, RONIERE REIS SOFRE GRAVE ACIDENTE EM RODOVIA DE MINAS GERAIS


O ex-prefeito de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, Roniere Reis, ficou ferido após se envolver em um grave acidente de carro na tarde de hoje (9), numa rodovia de Minas Gerais. O Blog ainda não consegiu falar com ele, mas recebeu fotos do ex-prefeito recebendo atendimento médico.
A informação é de que Roniere estaria acompanhado de mais duas pessoas no veículo – um Chevrolet S10, de cor vermelha -, que ficou destruído. Não há informações sobre o que teria provocado o acidente.
Via Carlos britto

abril 09, 2019

ATRAÇÕES CONFIRMADAS DA XXIII FESTA DO VAQUEIRO E TROPEIRO DE SANTA CRUZ


GOVERNO QUER REDUZIR PELA METADE O PREÇO DO GÁS DE COZINHA, DIZ GUEDES


O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (9) que o governo pretende reduzir pela metade o preço do gás de cozinha no país em dois anos. De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição.
“Daqui a dois anos, o botijão de gás vai chegar na metade do preço na casa do trabalhador brasileiro. Vamos quebrar esses monopólios e vamos baixar o preço do gás e do petróleo com a competição”, disse Guedes.
Ao participar da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, Guedes disse que o monopólio da Petrobras no refino do gás torna o preço do produto mais caro no Brasil. O ministro afirmou ainda que a solução para a falta de recursos vem do petróleo, especificamente da exploração da camada do pré-sal.
Guedes defendeu junto aos prefeitos a aprovação da reforma da Previdência, ressaltando que a reforma vai liberar recursos para os entes municipais. "Todos já sabemos que a reforma da Previdência é importante também para municípios e estados", afirmou. 

BANDIDOS TOMAM CAMINHÃO DE ASSALTO E ROUBAM PARTE DA CARGA EM PARNAMIRIM-PE


Criminosos que estavam trafegando em um veículo de passeio interceptaram e tomaram de assalto um caminhão na noite dessa segunda-feira, 8, por volta das 20h30, na zona rural de Parnamirim-PE.
O caminhoneiro pediu ajuda a um motociclista, que indicou aos policiais militares sua localização. Depois de ouvir a vítima, policiais do 8 BPM encontraram o caminhão Mercedes Benz 815 com aproximadamente 30% da carga roubada.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim, que instaurou inquérito para investigar o assalto.
Alvinho Patriota

FORAGIDO DO PRESÍDIO DE PETROLINA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR EM OURICURI


Militares do GATI do 7 BPM realizaram uma operação conjunta com a equipe Malhas da Lei e NIS-4 para cumprir um mandado de prisão nessa segunda-feira, 8, na cidade de Ouricuri, no Sertão do Araripe.
O grupo efetuou a prisão de Cícero da Costa, conhecido como Cícero Paulo, de 43 anos. Ele estava foragido do Presídio Dr. Edvaldo Gomes, localizado em Petrolina. Depois de capturado, o fugitivo foi levado para a Cadeia de Ouricuri, ficando à disposição da Justiça.

Alvinho Patriota

NUPEA ABRE CICLO DE PALESTRAS NESTA QUARTA (10) NO CAMPUS OURICURI


O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do campus Ouricuri do IF Sertão-PE inicia, nesta quarta-feira (10), às 18h, um ciclo de palestras gratuitas e abertas à comunidade que serão ministradas quinzenalmente até o dia 31 de julho por professores coordenadores (as duas primeiras palestras) e por alunos membros do Núcleo. A palestra que abre o ciclo está intitulada “Varroa uma Realidade no Brasil” e será ministrada na sala 1 do campus pelo professor PhD, João Paulo de Holanda Neto. 
Estudantes, servidores e membros da comunidade externa interessados em participar da palestra podem comparecer ao evento sem necessidade de realizar inscrição prévia.

PREFEITA ELIANE SOARES ESTARÁ LANÇANDO O PROGRAMA UNIVERSITÁRIA NO PRÓXIMO SÁBADO


Promessa de campanha a prefeita Eliane Soares (PR) lançará neste sábado dia 13/04 o programa Bolsa universitário que beneficiará alunos do município que estão estudando.
o lançamento acontecera na Escola Anselmo Cordeiro Guimarães a partir das 09h30min.

AÇÃO DA PREFEITA ELIANE SOARES GARANTE SEGURANÇA HÍDRICA AO INTERIOR DE SANTA CRUZ COM A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS


A população da zona rural de Santa Cruz da Venerada, no sertão do estado, comemora  as ações  da gestão da prefeita Eliane Sores (PR). A gestora que tem fama de visionária, acreditou que  o ano de 2019, principalmente o mês de abril, seria um período de muitas chuvas  na região do semiárido   brasileiro. Diante dessa previsão, a mesma procurou no tempo da estiagem, buscar ações que garantissem a recuperação e construção de barragens e, consequentemente a segurança hídrica do município, promovendo também  a perfuração de poços  profundos.

A gestora que está em seu terceiro mandato, sempre teve a capacidade de buscar investimentos junto ao governo do estado e federal, em parceria com deputado federal Sebastião Oliveira (PR), para melhorar a infraestrutura do município o que garantiu a construção de 05 novas barragens, das quais duas estão sangrado (transbordando) depois das chuvas que caíram nesta sexta (05) na zona rural.

A cheia dessas barragens, vem garantindo  mais água para o consumo humano e produção por um bom período, nas comunidades beneficiadas.

Blog do Banana


ADAGRO VAI INTENSIFICAR FISCALIZAÇÕES NA FRONTEIRA COM O PIAUÍ PARA EVITAR PESTE SUÍNA EM PERNAMBUCO


Na última sexta-feira (5) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirmou um foco de peste suína clássica no município de Lagoa do Piauí, a 43 km da capital Teresina. A doença foi confirmada em uma propriedade que tinha 13 animais. Destes, sete morreram e os demais apresentavam sintomas da doença.
O foco no Piauí preocupa a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), pois já é o segundo Estado no Nordeste a apresentar a doença. O primeiro foi o Ceará, que teve 44 focos da doença. Todos os animais com suspeita da peste já foram sacrificados como medida preventiva para que a doença não se espalhe.
Pernambuco não tem registro da doença, mas fazemos divisa com o Ceará e o Piauí e é preciso ficar atento, principalmente ao comércio desses animais em feiras de gado e aos criatórios de fundo de quintal ou animais soltos na rua”, alertou o diretor de Defesa e Inspeção Animal, Fernando Góes. A proibição do trânsito com os dois Estados será mantida por tempo indeterminado.
A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza. Os produtores pernambucanos devem ficar atentos e qualquer suspeita precisa ser comunicada na Adagro mais próxima. O Estado tem mais de 730 mil suínos cadastrados. (via Carlos Britto)