agosto 19, 2017

SEGUNDO ASSALTANTE DE CARRO-FORTE EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA, ELE ERA DE CABROBÓ

Na madrugada deste sábado dia (19), por volta das 03:00, mais um integrante da quadrilha que explodiu o Carro-Forte na PE-365, no distrito de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú, morreu em confronto com a polícia.
Segundo informações, após levantamento realizado pelo Serviço de Inteligência, foi localizado a chácara onde os bandidos estavam escondidos. Os policiais realizaram o cerco e no local só se encontrava um dos elementos identificado como Joelson Gomes dos Santos, vulgo "Azulão", natural de Cabrobó. Ele reagiu contra o policiamento que revidou.

"Azulão" foi encaminhado para o hospital de Serra Talhada mas devido a gravidade dos ferimentos veio a óbito.

Fonte: O Povo com a Notícia

DORMENTES REGISTRA MAIS UM HOMICÍDIO NO MÊS DE AGOSTO

A cidade de Dormentes no Sertão do São Francisco, registrou mais um homicídio no início da noite desta sexta-feira 18/08. A vítima conhecida como “Ivan” foi executada a tiros. O crime aconteceu no Bairro Francisca Irene nas proximidades da Rodovia que liga a cidade de Dormentes ao Distrito de Lagoas. 


As Informações são do Blog Dormentes em Rede

agosto 18, 2017

TIA DO JOGADOR DANIEL ALVES MORRE AFOGADA EM RIO NA BAHIA

Marlúcia era tia materna do jogador do PSG Daniel Alves
Uma tia do jogador baiano Daniel Alves, que atua no clube francês PSG, morreu afogada no rio Salitre, afluente do rio São Francisco, em Juazeiro, norte da Bahia, nesta sexta-feira (18). A informação foi confirmada pela Polícia Civil e por familiares do jogador.

Conforme familiares, a mãe de Daniel Alves é irmã da vítima e passou mal ao receber a notícia. Ela recebeu atendimento médico em um hospital de Juazeiro.
Segundo a polícia, o caso aconteceu na manhã desta sexta, após a vítima, Marlúcia Capistania, 46 anos, sair para cuidar de umas mudas de banana na fazenda Mulungu, no povoado de Salitre, onde morava. De acordo com a polícia, a família estranhou a demora dela e foi procurá-la. O corpo foi encontrado no dreno do rio, perto da fazenda, e retirado da água por familiares.


O corpo de Marlúcia foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro. A delegada Lígia Nunes, titular da 17ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/ Juazeiro), informou que, conforme o relato de familiares, Marlúcia teve um AVC há dois anos e também estava abalada com a morte de um primo, ocorrida na noite de quinta-feira (17), também no povoado de Salitre. O rapaz, que tinha 42 anos, foi morto a tiros. O crime é investigado. Ninguém foi preso. Por G1 BA

NA MANHÃ DESTA SEXTA FEIRA OUTRO CARRO FORTE FOI ASSALTADO EM PERNAMBUCO, MAIS DESSA VEZ BANDIDO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA E RECUPERARAM PARTE DO DINHEIRO

Na manhã desta sexta-feira (18), bandidos armados explodiram um carro forte da empresa Preserve que seguia pela PE-365, entre o estabelecimento conhecido como ‘Bar do Grilo’ e a Vila Jatiúca, distrito de Santa Cruz da Baixa Verde, a cerca de 15 km de Serra Talhada. O crime teria acontecido por volta das 11h e deixou pelo menos uma vítima fatal.
Policiais militares do 14º Batalhão da Polícia Militar de Serra Talhada e Triunfo se deslocaram até o local. Segundo as primeiras informações, a quadrilha era composta por cerca de 12 homens que atacaram o carro forte em duas caminhonetes.
Ja tarde desta sexta-feira (18), o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) confirmou a segunda morte após a explosão de um carro forte da empresa Preserve, nas imediações da Vila Jatiúca, distrito de Santa Cruz da Baixa Verde, e Serra Talhada (leia mais).
Segundo informações do Major Fabrizio Ferraz, do 14º BPM. em contato com o FAROL DE NOTÍCIAS, o homem identificado como Leandro Jonathan de Oliveira Silva, 24 anos, é um dos 12 homens que participaram do assalto ao carro forte.
De acordo com o Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), Leandro Silva já chegou em óbito, por volta das 15h15 desta sexta, repleto de perfurações de arma de fogo no tórax, abdômen e em uma das pernas.
CONFRONTO
De acordo com a Polícia Militar, parte do dinheiro e explosivos também foram recuperados e Leandro Jonathan foi atingido durante uma troca de tiros com agentes do CECOP, Graduado de Operações de Santa Cruz e Calumbi, com apoio do BEPI, Operação Malhas da lei e NIS-2, além de efetivo de PMs de folga que estão dentro da caatinga no encalço dos criminosos.
O confronto ocorreu nas proximidades da comunidade Bom Sucesso, distrito de Calumbi e toda a área está cercada pela Polícia Militar.
Policiais militares de todos os grupos da corporação, inclusive os que estavam de folga, estão se apresentando de forma voluntária no 14º BPM para ajudar nas buscas e apreensões dos bandidos e materiais roubados.

A reportagem do FAROL também entrou em contato com a Polícia Civil de Serra Talhada, que confirmou a informação e esclareceu que Leandro Jonathan de Oliveira Silva é natural de Cabrobó, porém, já foi detento do presídio de Salgueiro.
Fonte Farol de Noticias.com

ANAC CONFIRMA CERTIFICAÇÃO DO AEROPORTO DE PETROLINA

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitirá a certificação do Aeroporto Nilo Coelho de Petrolina (PE) na próxima semana, entre os dias 22 e 25. A informação foi confirmada ao senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), no início desta tarde, pela Assessoria Parlamentar da Anac, ligada ao Ministério dos Transportes.
A certificação autorizará a movimentação de aviões mais robustos no aeroporto, ampliando a exportação de frutas e outros produtos agrícolas da região. A medida foi antecipada, semana passada, pelo ministro Maurício Quintella (Transportes), que compareceu à audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. Na ocasião, Fernando Bezerra destacou que a certificação do Aeroporto de Petrolina resultará no aquecimento da economia no Submédio do São Francisco em Pernambuco e também na Bahia.
“Uma medida muito importante para a fruticultura irrigada desta região, que movimenta volume superior a seis mil toneladas de frutas por via aérea”, ressaltou o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado. E completou: “Só de setembro a março, mais de 600 voos vão passar pelo Aeroporto Nilo Coelho; grande parte deles, carregados de frutas para exportação”.

ALARGAMENTO DA BR 407 – Durante a audiência pública na CI do Senado, no último dia 8, o ministro Maurício Quintella também sinalizou, para o próximo mês de setembro, a assinatura da ordem de serviço para o alargamento da BR 407, no perímetro urbano de Petrolina. “É uma obra necessária para melhorar a mobilidade urbana municipal”, ressalta Fernando Bezerra Coelho.
Magno Martins

NO DOMINGO 20/08 DOIS JOGOS ABREM A 3ª COPA DO INTERIOR EM SANTA CRUZ

Depois de dois anos sem campeonato, os atletas de Santa Cruz voltarão a disputar um torneio municipal de futebol neste domingo 20/08 a onde inicia – se a 3ª Copa do Interior, serão 19 equipes participantes, com atletas e times de todas as regiões  do município.
No domingo dois jogos marcarão a abertura do campeonato, as 14:00 hs tem jogo entre Varzinha x Serrote e as 16:00 hs tem Caboclo x Vila São Francisco.

AFRÂNIO PE - CARRETA TOMBA EM TRECHO DA BR 407 ENTRE AFRÂNIO E ACAUÃ-PI


Nas primeiras horas desta quinta-feira(17), um acidente envolvendo uma carreta de placa NQT- 9835 Baturité-CE, vinda do Ceasa de Juazeiro da Bahia carregada de frutas, tombou às margens da BR 407 no trecho entre cidades de Afrânio e Acauã PI, mais precisamente na chegada do posto fiscal do povoado de Pipocas, município de Queimada Nova PI.

A Carreta que era conduzida pelo motorista ainda não identificado, continua no local do acidente usando  meia pista, onde é exigido bastante atenção por parte de quem passa pelo na Rodovia.
Segundo informações o motorista contou que foi fechado por outro veículo e não houve como evitar o acidente.


Nada grave aconteceu ao condutor, mas com relação a carga, diversas pessoas estavam fazendo uma verdadeira limpa nas frutas e verduras.

Coronel e as noticias policiais

BANDIDOS LEVARAM MAIS DE R$ 1 MILHÃO EM ROUBO A CARRO-FORTE NA BR-428

O assalto a um carro-forte da Empresa Preserve na BR-428, entre as cidades de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista (PE), na tarde de ontem (17), resultou em mais de R$ 1 milhão levados pelos criminosos. A informação foi repassada a este Blog pela 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
Seguranças da empresa, que estavam no veículo, relataram à polícia que foram surpreendidos por vários indivíduos numa Toyota Hilux SW4 branca, que dispararam contra eles.

Atônitos, os funcionários da empresa pararam o carro-forte e fugiram para a caatinga. Logo depois os bandidos explodiram o veículo, arrombando os quatro cofres, onde estava a quantia. De acordo com os seguranças, os assaltantes retornaram no sentido Santa Maria da Boa Vista. Os funcionários permaneceram no local aguardando o gestor da empresa. Ninguém foi ferido. A Polícia Civil encontrou alguns cartuchos deflagrados de calibre 7.62. Até o momento não há pistas sobre os criminosos. 
 Carlos Britto

AGÊNCIA DO BRADESCO VOLTARÁ COM SUAS ATIVIDADES EM 20 DIAS EM SANTA CRUZ, AFIRMA GERENTE

Na última quarta-feira 16/08, se reuniram na escola Elvira Granja de Souza, aposentados, comerciantes, representantes do sindicato, casa lotérica, secretário de governo (Ubiratan Guimarães) e o assessor da prefeitura (Gilvan Alves) o gerente do banco do Bradesco em Santa Cruz (Glauber) o diretor departamental do Bradesco (Nésio), para discutir a situação da agência do Bradesco em Santa Cruz.

Segundo o Diretor departamental do banco, o senhor Nésio, a agência do Bradesco em Santa Cruz tem cerca de 2.500 clientes sendo deste 2.100 aposentados, o que injeta quase 2 milhões de reais por mês no município e por isso a agência vai ser reaberta em 20 dias, mais sem o caixa eletrônico.

O gerente Glauber disse que abertura da agência será apenas para alguns serviços, como aberturas de contas, cadastramento de senhas, extratos entre outros, e ainda destacou que a falta do caixa eletrônico pode ser suprida se os comerciantes colocassem a máquina expresso do Bradesco para ser utilizada com seus clientes, como alguns já fazem, lembrou ainda que o comerciante que optar pela a máquina não precisará se identificar em seu ponto comercial.

LUCIANO NUNES REBATE VEREADOR DE OPOSIÇÃO QUE DISSE QUE AINDA NÃO TINHA VISTO UMA OBRA DE ELIANE SOARES

Em sessão ordinária realizada na última quarta-feira 16/08, o vereador Luciano Nunes (PSB) rebateu o colega Naldo Amaral (PMDB) quando ele afirmou que até agora não tinha visto nenhuma obra na gestão de Eliane Soares (PR).

Segundo o vereador Luciano Nunes, o vereador Naldo Amaral está completamente equivocado e disse que está à disposição do vereador para mostrar várias obras realizadas pela prefeita Eliane Soares e destacou 80% das estradas recuperadas, construção de duas salas de aula na escola de referência, reforma da delegacia de polícia, reformas de postos de saúde, reforma da escola Anselmo Cordeiro, abertura de 228 cacimbas, iluminação do povoado de Varzinha e muitas outras ações.


Luciano Nunes enfatizou que as obras realizadas pela prefeita, são obras que já estão no plano de governo e não é por que o vereador Naldo cobrou, ela está fazendo a ações que o povo cobra e disse ainda que tem que ensinar ao vereador o que é uma obra.

BOLSONARO NÃO FICA INELEGÍVEL APÓS STJ MANTER CONDENAÇÃO POR OFENSAS A PETISTA

A condenação de Bolsonaro foi em uma ação de indenização por danos morais movida contra ele por Maria do Rosário. Em 2015, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) condenou Bolsonaro a pagar uma indenização de R$ 10 mil à deputada por danos morais. Ele recorreu. O STJ, no entanto, confirmou a condenação imposta pelo TJ-DF.
A Lei da Ficha Limpa diz que ficam inelegíveis políticos condenados criminalmente em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado. No entanto, a acusação que pesa contra Bolsonaro não se enquadra na lei.

Um dos autores da Lei da Ficha Limpa, o advogado Marlon Reis explica que Bolsonaro fica fora do alcance da lei porque a condenação foi com base em uma ação cível.
G1

agosto 17, 2017

BANDIDOS EXPLODEM CARRO-FORTE NA BR-428, ENTRE LAGOA GRANDE E SANTA MARIA



Menos de 24 horas após explodirem, na madrugada de hoje (17), um posto do Bradesco no município de Jatobá (PE), Sertão de Itaparica, mais uma ação ousada dos criminosos assustou a população na tarde desta quinta-feira, desta vez no Sertão do São Francisco.
Assaltantes fortemente armados abordaram e explodiram um carro-forte na BR-428, que liga os municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.
Ainda não há detalhes se o bando conseguiu roubar o dinheiro do carro-forte, nem se houve alguma vítima. Após o assalto, a polícia teve de organizar o trânsito na rodovia, que ficou engarrafada por algum tempo. (Com informações da Rádio Jornal)

PREFEITA ELIANE SOARES RECEPCIONA O SENADOR FERNANDO BEZERRA EM SANTA CRUZ


A prefeita Eliane Soares recebeu na tarde desta quinta-feira 17/08 a visita do senador Fernando Bezerra (PSB-PE), o senador vem visitando várias cidades do sertão pernambucano e Santa Cruz foi a 11ª no roteiro do senador. Além da prefeita, vereadores, secretários e a população também esteve acompanhando de perto a visita do senador.

Em suas palavras o senador deixou bem claro que tudo indica que pode sim concorrer ao governo de Pernambuco nas eleições de 2018, enfatizando que não tem medo de desafios maiores, também lembrou que o seu primeiro discurso aconteceu em Santa Cruz quando ainda pertencia a Ouricuri.

De novidades para a população de Santa Cruz o senador deixou uma emenda de 200 mil reais para perfuração de poços e recebeu algumas cobranças da prefeita Eliane Soares, entre elas a pavimentação do morro da cruz, inclusão do município no PPA do bode (programa de aquisição de Alimentos) que consiste na compra de ovinos e caprinos pelo governo e implantação do leito de retaguarda no hospital municipal.

O senador ainda recebeu reivindicações dos secretários e de representantes de associações do município.

Santa cruz em destaque
mais imagens:











DEPOIS DE MUITA EXPECTATIVA, LULA FARÁ ATO EM OURICURI NO DIA 31

Entre indas e vindas, Lula fará um grande ato público em Ouricuri, sertão do Araripe, no próximo dia 31 de agosto. O evento  que já tinha sido confirmado em Ouricuri, e que  teria  sido transferido para  Granito, governada pelo petista João Bosco Lacerda.
Depois de entendimento com o prefeito e com os movimentos sociais, foi decidido manter o ato em Ouricuri por questões estratégicas.

Queremos deixar claro para os nossos leitores que essa informação da nova agenda de Lula no Araripe é do senador Humberto Costa, do PT, e que a mesma poderá sofrer alteração.

Blog do Banana

PROGRAMA ABRE INSCRIÇÃO PARA ALUNO DA REDE PÚBLICA DE PE TIRAR CARTEIRA DE MOTORISTA DE GRAÇA


Jovens poderão tirar carteiras de motorista de graça (Foto: G1 )Estão abertas, a partir desta quinta-feira (17), as inscrições para o programa que concede de forma gratuita carteiras de motorista para estudantes e ex-alunos de escolas públicas de Pernambuco. O CNH Popular-Enem oferece 265 vagas. O cadastramento deve ser feito pela internet e segue até quinta-feira (31).
O programa é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran). Podem participar estudantes da Rede Estadual de Ensino. Eles precisam comprovar matrícula nos Ensinos Fundamental e Médio.
Também estão aptos a se inscrever estudantes matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA Fundamental e Médio) e nos Projetos de Correção de Fluxo. A iniciativa é válida para os 184 municípios do estado, bem como Fernando de Noronha.
Os jovens devem ter, no mínimo, 18 anos de idade. Os ex-alunos precisam comprovar a conclusão do Ensino Médio no intervalo de um ano. O governo exige, ainda, documentos sobre a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), em 2016.
Ao preencher o formulário de pré-inscrição, o candidato deverá anexar os seguintes documentos: cópia digitalizada da identidade, cópia digitalizada do CPF e comprovante digitalizado de residência, além do resultado do Enem 2016.
Para obter o resultado do exame nacional, o candidato deverá entrar no site do Institutop Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Em seguida, precisa imprimir a sua nota.

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DE LAGOA GRANDE VIAJA Á BRASÍLIA PARA DESTRAVAR PROJETOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL.


O secretário da Educação de Lagoa Grande, William César, está na capital federal, Brasília, a pedido do Prefeito Vilmar Cappellaro. A viagem do gestor foi para destravar alguns projetos para a educação municipal. Vale destacar que a educação é uma das áreas mais essenciais para o desenvolvimento de uma pessoa e de toda uma cidade.

A Constituição afirma que o Estado, tem a obrigação de oferecer educação formal para todas as crianças e adolescentes só que na prática, isso não acontece. Quase sempre o governo federal oferece o recurso para o prédio, mas a maior parte dos recursos para fazer a manutenção, pagamento de professores e pessoal de apoio, a merenda, os recursos audiovisuais acabam ficando nas costas do município. Os repasses Constitucionais são ineficientes para atender toda a demanda.


A busca, tanto do Prefeito quanto do secretário, por mais recursos precisa ser constante “Já estivemos ontem, 15, com o secretário executivo do MEC que nos garantiu uma nova escola com 12 salas para a oferta do Ensino Fundamental II. Fomos recebidos pelo Senador Armando Monteiro e pelo deputado federal, Fernando Monteiro, que garantiram emendas para reformas de escolas e, apresentamos um novo projeto na Fundação Banco do Brasil para capacitação profissional. Estamos saindo daqui muito satisfeitos, com boas expectativas de nossos pleitos serem atendidos” declarou William César. (Ascom)

MAIS UMA: BANDIDOS EXPLODEM AGÊNCIA DO BRADESCO EM JATOBÁ, NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

O caixa eletrônico do posto de atendimento do Banco Bradesco foi explodido na madrugada desta quinta-feira (17) no centro de Jatobá, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações de populares eram vários homens todos encapuzados e fortemente armados.

Ainda de acordo com informações foram 03 explosões que deixou o posto de atendimento totalmente destruído e parte do engradamento da praça que fica ao lado do prédio da agência.

Na ação os bandidos levaram o único caixa da agência. A polícia militar esteve no local e no momento fazem incursões na tentativa do paradeiro dos bandidos.

Com mais esta investida de criminosos, a população Jatobaense passará a sofrer mais ainda, visto que na cidade a Agência do Banco do Brasil e Agência dos Correios estão fechadas devido a atos criminosos a mais de um ano.

Portal Jatobá

HOMEM É EXECUTADO DENTRO DO HOSPITAL REGIONAL DE SALGUEIRO, NO SERTÃO DE PE

Na madrugada desta quinta-feira dia (17), um homem foi executado dentro do Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações da polícia, Álvaro Raoni Xavier da Luz, de 24 anos, estava internado desde a última terça-feira (15) quando foi baleado em Terra Nova, também no Sertão.

Por volta das 02:00 desta quinta, dois homens encapuzados entraram no hospital, encontraram a vítima e efetuaram vários disparos contra ele, que morreu na hora. Os suspeitos fugiram após o homicídio. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: O Povo com a Notícia

OURICURI RECEBE A JORNADA LITERÁRIA CHAPADA DO ARARIPE

Até sexta-feira a cidade vai receber diversas atividades do projeto realizado pelo Sesc
Ouricuri é a terceira parada da Jornada Literária Chapada do Araripe em 2017. Depois de passar por Araripina e Ipubi, o projeto chega nesta quinta-feira (17/8) a cidade. Com o tema “Arte do Chão – Da minha terra semeio o mundo”, este ano a Jornada realizada pelo Sesc Pernambuco homenageia o jornalista e escritor bodocoense Cícero Belmar, estimulando a leitura e a escrita por meio de um intercâmbio Cultural.

Durante toda a manhã serão realizadas diversas atividades em algumas escolas da cidade. Às 14h a Escola Dom Idílio Soares recebe “O menino e o poeta”,  com Virgílio Siqueira (Ouricuri) e Davi Siqueira (Petrolina). No mesmo horário acontece um roda de conversa e récita “Onde a poesia e a música se encontram”, com José Maria Almeida Marques (Buíque), Junior Baladeira (Ouricuri) e Neudo Oliveira (Ouricuri), no pátio da Escola Municipal São Vicente de Paula.

Das 14h às 17h, no EREM Fernando Bezerra, a escritora Susana Morais (Recife) e Diego Gibran (Recife) ministram a oficina “A Rima Desenhada”. Às 17h, na Praça Padre Francisco Pedro da Silva, Praça da Igreja, a Tropa do Balaco Baco (Arcoverde), apresenta o teatro de bonecos “RE TE TEI”.

agosto 16, 2017

Lula começa nesta quinta caravana de 20 dias por 25 cidades do NE


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quinta-feira (17) em Salvador, uma caravana de 20 dias por 25 cidades e nove Estados do Nordeste. Apelidada de "Lula pelo Brasil", a maratona para reforçar a popularidade do petista começa em Salvador (BA), onde ele participa de um ato às 17h, e será encerrada em São Luís do Maranhão (MA).

Nesse período, o ex-presidente participará de uma variedade de eventos, desde atos em defesa de políticas públicas da era petista até uma cerimônia de colação de grau, passando por cafés da manhã com prefeitos e políticos locais e reuniões com sindicatos e movimentos sociais da região.

Lula também receberá ao menos três títulos de doutor honoris causa, concedidos pela Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Condenado na Lava Jato a 9 anos e 6 meses de prisão em julho, o petista reedita a estratégia das caravanas, usada pela primeira vez em 1993 e repetida em 2001, para fazer sua defesa e também para amarrar alianças, promover realizações de seus governos e apresentar propostas para a campanha de 2018.

Dormentes: Secretaria de Educação de PE está com inscrições abertas para processo seletivo de cursos gratuitos


Em Dormentes, no Sertão do São Francisco, a Secretaria de Educação de Pernambuco está com inscrições abertas para o processo seletivo do órgão estadual, que irá oferecer 90 vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade à distância. As inscrições podem ser feitas através do site até o dia 24 de agosto.
Os cursos técnicos ofertados para o município são Biblioteca, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar, Logística, Recursos Humanos, Administração, Informática, Design de Interiores e Segurança do Trabalho.
Podem se inscrever estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou aqueles que já tenham concluído. As provas serão realizadas entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, totalmente online.
Os cursos serão ministrados no turno da noite, das 18h30 às 21h30, com duração de 18 meses. O aluno deverá comparecer, uma vez por semana, à escola Senador Nilo Coelho – sede do curso técnico – para realizar atividades presenciais. 


Carlos Britto

DISTRITO DO MORAIS - MAIS UM TAXISTA TEM CARRO TOMADO DE ASSALTO EM ARARIPINA

No final da noite desta terça-feira (15), o taxista Francisco Fernandes, (Chico do Bar), que faz ponto na praça da rodoviária no bairro Aplausos, área central de Araripina, foi alvo da ação de um marginal que se passou por cliente.
A vítima informou, que já era por volta das 23:30 h e estava em sua residência, quando o elemento ligou, dizendo que estava na rodoviária e pedindo para fazer uma corrida até o distrito de Moraes, na Zona Rural do município, onde segundo ele, a sua esposa que estava em trabalho de parto.
Ao chegar em Moraes, o assaltante disse que era logo mais adiante, e que teriam que entrar em uma estrada carroçável, local onde anunciou o assalto. O bandido apontou uma de fogo em direção ao taxista, tomando-lhe o veículo e saindo em disparada.
Chico do Bar pede a colaboração da população, para que em caso de alguma pista sobre o paradeiro do veículo, um Fiat Grand Siena, placas PSG 6096, ligar imediatamente para o 190 da Polícia Militar.
Fonte - Blog do Roberto Gonçalves

Caminhão baú e veraneio colidem na BR-232 em Serra Talhada


Na manhã desta quarta-feira (16) mais um grave acidente provocou lentidão no tráfego da BR-232, nas proximidades da entrada ao distrito Bernardo Vieira, em Serra Talhada.


Uma caminhonete modelo D-20 se chocou frontalmente com um caminhão baú da empresa Camponesa, no km 440 da rodovia, por volta das 9h. Em conversa com o FAROL, o Corpo de Bombeiros informou que pelo menos cinco vítimas estão envolvidas no acidente.
O condutor da caminhonete e mais dois passageiros foram encaminhados para o Hospam. Enquanto o motorista do caminhão e outro passageiro foram atendidos pelos bombeiros no local da colisão.

Nenhuma das vítimas apresentou ferimentos graves. Segundo o Hospam, os três pacientes que deram entrada na unidade médica foram examinados, medicados e já tiveram alta.
A reportagem do Farol também conversou com o motorista do caminhão baú no local do acidente. De acordo com o condutor, que se identificou apenas como Ricardo, o acidente aconteceu porque a veraneio teve um pneu furado.
“Eu estava indo sentido Salgueiro e essa D-20 estava vindo sentido Serra Talhada. Parece que ele estourou um pneu, perdeu o controle e bateu do lado do caminhão. Eu ainda tentei tirar da frente do carro e o resto foi Deus que guiou. As árvores ao invés de atrapalhar me protegeram”, disse o motorista, aliviado.

Farol de notícia

Tarifas de ônibus intermunicipais ficam 3,6% mais caras em Pernambuco

 As passagens dos ônibus intermunicipais estão mais caras desde ontem (15) em Pernambuco. A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Arpe) homologou um reajuste de 3,6%. O aumento foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O objetivo do reajuste é garantir “o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços prestados pelo Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros do Estado de Pernambuco“. O órgão levou em conta o índice de inflação do período compreendido entre 1º de junho de 2016 e 31 de julho de 2017, medido pelo Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os valores das tarifas levam em conta a quantidade de quilômetros rodados, as condições das estradas e a qualidade do serviço prestado. A assessoria de imprensa do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) informou que o valor do reajuste vai variar de empresa para empresa, já que muitas optam pelo valor promocional.
Limite
O limite do reajuste, no entanto, ficou estabelecido em 3,6%, garantiu o TIP. Se uma pessoa quiser ir para Petrolina, por exemplo, ela, que pagava R$ 165, vai passar a pagar, a partir desta terça, R$ 170,94. O valor foi uma simulação do Recife para Petrolina, na modalidade convencional, pela empresa Progresso.

O sistema de transporte intermunicipal de Pernambuco tem 12 companhias que operam 129 linhas. O último aumento foi no dia 30 de junho de 2016. Na época, o reajuste ficou de 16,50%. (fonte: FolhaPE)

MENOR É APREENDIDO COM VEÍCULO ROUBADO EM SANTA CRUZ



Policiais Militares do 7º BPM realizavam rondas com abordagens na cidade de Santa Cruz da Venerada – PE, quando nas proximidades do Santuário de Frei Damião se depararam com uma pessoa que trafegava de motocicleta em atitude suspeita.

De acordo com a polícia, ao ser procedida abordagem ao suspeito o policiamento constatou que se tratava de um adolescente de 15 anos, residente  em Santa Cruz da Venerada – PE que trafegava conduzindo a motocicleta Honda FAN CG-150, preta, placa PGK-4012/PE.

Os PPMM também constataram que a referida motocicleta havia sido roubada no dia 03 de Agosto de 2017, no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho N-04 na cidade de Petrolina – PE e, na ocasião o menor confessou que teria trazido a citado veículo com um amigo da cidade de Petrolina – PE.

O caso foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Plantão da 201ª Circunscrição na cidade de Ouricuri – PE para adoção dos procedimentos legais. Sendo o menor infrator submetido a um BOC (Boletim de Ocorrência Circunstanciado) e, seguida liberado. (Reportagem Blog do Nilson Macedo).

Ministro da Saúde desiste de tirar Hemobrás de Pernambuco

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), anunciou ontem que desistiu do plano de retirar a Hemobrás de Pernambuco. O paranaense foi pressionado pela bancada pernambucana no Congresso para não transferir a unidade de hemoderivados e recombinantes da Hemobrás ao Estado do Paraná.
Ricardo recuou da decisão de transferir a fábrica após reunião com o presidente Michel Temer e ministros pernambucanos. O ministro ainda anunciou que fará reuniões com os investidores para construir a fábrica de Fator recombinante VIII no complexo da Hemobrás em Goiana, na Zona da Mata Norte. O encontro contou com a participação de Mendonça Filho (Educação), Fernando Filho (Minas e Energia), Raul Jungman (Defesa) e Bruno Araújo (Cidades).  
Nessa terça-feira (15), o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) também expediu três recomendações para impedir a transferência da Hemobrás sem embasamentos científico, técnico e legal. A fábrica estatal fica localizada no
Blog Alvinho Patriota

PREVISÃO DO SALÁRIO MÍNIMO CAI PARA 969 EM 2018

A revisão das projeções econômicas para 2018 levaram o governo a reduzir o salário mínimo para o próximo ano. O valor de R$ 979 que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) passará para R$ 969 durante a elaboração do Orçamento.
A redução ocorreu por causa da diminuição da projeção de inflação, que caiu de 4,5% para 4,2% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por lei, até 2019, o salário mínimo é definido com base no crescimento da economia de dois anos antes mais a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), índice próximo ao IPCA. Como o PIB recuou 3,6% em 2016, a variação negativa não se refletirá no salário mínimo de 2018.
Somente em janeiro
De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o valor do salário mínimo pode mudar até o início do próximo ano. Segundo ele, o Orçamento trabalha apenas com estimativas. “O salário mínimo só será conhecido em janeiro. Até lá, várias coisas podem mudar”, declarou.
JC online

BANDIDOS EXPLODEM CARRO FORTE EM SÃO BENTO DO UNA, NO AGRESTE



Cerca de dez elementos fortemente armados, explodiram um carro forte da Preserve no fim da tarde desta terça-feira (15), em São Bento do Una, Agreste pernambucano. O assalto aconteceu na rodovia PE-180 que liga o município a Lajedo, e segundo o Blog Agreste Violento a ação foi rápida, eles efetuaram vários disparos contra o carro que capotou, usaram explosivos para abrir o cofre e levaram os malotes com dinheiro, armas e coletes dos vigilantes.

Três pessoas ficaram feridas sendo dois vigilantes e um morador da localidade, eles foram socorridos para o hospital local, dois vigilantes não sofreram ferimentos. Populares que residem nas proximidades onde aconteceu o assalto encontraram munições de fuzil, eles revelaram que foi intensa a troca de tiros.

Blog: O Povo com a Notícia

CONSELHEIRO RANILSON RAMOS É HOMENAGEADO PELO TJPE


O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Ranilson Ramos, foi um dos agraciados pelo TJPE com a Medalha do Mérito Judiciário Joaquim Nunes Machado, outorgada nesta segunda-feira (14) a diversas pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o aprimoramento da Justiça e a pacificação social no Estado.


A sessão para a entrega das comendas aconteceu no salão nobre do Palácio da Justiça, e foi antecedida por uma missa em ação de graças celebrada na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. O presidente do TCE-PE, conselheiro Carlos Porto, compôs a mesa dos trabalhos ao lado do presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo e de outras autoridades.

Além de Ranilson, também receberam a comenda, dentre outros, o procurador geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros; o vice-governador Raul Henry; a Associação Comunidade Obra de Maria; o desembargador Demócrito Ramos Reinaldo Filho; a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro; os advogados José Henrique Wanderley Filho e Márcio Alves de Souza; a secretária de Esportes da Prefeitura do Recife, Yane Marques; o padre Francisco Caetano Pereira e a Orquestra Criança Cidadã.

Também foram agraciados, mas não puderam comparecer à solenidade, o ministro Celso de Mello (STF) e o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba (PR). (Foto/divulgação) Carlos Britto

Quadrilha formada por policiais é desarticulada no Agreste de PE

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a operação "Hostes", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa formada por policiais militares (milícia privada). A quadrilha era especializada na prática de homicídios, concussão, porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de armas de fogo e munições e usurpação de função pública.


De acordo com a polícia, a organização criminosa atuava no Recife, em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Taquaritinga do Norte, no Agreste. Nesta manhã, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão domiciliar.

Na operação, estão sendo empregados 68 policiais civis, entre delegados, comissários, agentes e escrivães, com o apoio operacional de 105 policiais militares e 45 policiais da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social.

A operação "Hostes" é supervisionada pela chefia da Polícia Civil de Pernambuco e coordenada pela Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter 1).

NE 10 Interior 

agosto 15, 2017

PERNAMBUCO TEVE 447 HOMICÍDIOS EM JULHO DE 2017, DIZ SDS

Carro da Polícia MilitarO número de homicídios em Pernambuco aumentou no mês de julho em relação ao mês anterior: foram 447 crimes violentos letais intencionais (CVLI), ou média diária de 14,42 homicídios por dia, contra 12,67 em junho. No entanto, julho foi o segundo mês de 2017 com menos assassinatos, abaixo apenas de junho, quando foram 380 mortes.
Os casos de violência contra a mulher representam a maior redução nas estatísticas. O número de estupros caiu 40,54% em relação a junho - houve 5,1 estupros por dia em junho e 3,03/dia em julho. Também sofreram redução.

Houve ainda a queda de 11,26% nos registros de vítimas de violência doméstica e familiar: 74,52 casos/dia em julho contra 83,97 no mês anterior.
O secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, reforça que mais suspeitos foram presos em flagrante delito - foram 1.964 em julho contra 1.947 em junho. Na totalização do ano, foram 13 mil presos em flagrante, 1.355 deles, por homicídio.

PETROBRAS ELEVA EM 7,2% PREÇO DO GÁS INDUSTRIAL A PARTIR DESTA QUARTA

A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (15), que aumentará em 7,2% os preços de comercialização às distribuidoras do gás liquefeito de petróleo (GLP) destinado aos usos industrial e comercial. O aumento começará a valer a partir desta quarta-feira (16).
De acordo com a companhia, o preço do GLP destinado ao uso residencial, comercializado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (kg), não foi reajustado.
A Petrobras justificou o aumento pela variação das cotações do produto nos mercados internacionais desde a última revisão de preços.
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) se pronunciou, por meio de nota, considerando como preocupante o aumento, que afastaria ainda mais o preço interno dos valores praticados no mercado internacional, “impactando justamente os setores que precisam reduzir custos”.
De acordo com cálculos do Sindigás, o valor do produto destinado a embalagens maiores que 13 kg ficará 39,9% acima da paridade de importação.

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil