junho 03, 2017

CONDUTOR PERDE O CONTROLE E CAPOTA CAMINHONETE NA PE - 625 PRÓXIMO A SANTA FILOMENA


Condutor perde controle e capota  veículo na PE – 625 na  tarde deste sábado 03/06, o acidente aconteceu próximo a cidade de Santa Filomena, o veículo era uma caminhonete Mitsubishi L – 200 e era conduzido por Neguinho do Lava Jato que não sofreu nada grave e o proprietário do veículo era seu Enoque.


Inf e foto/ Portal Charles Araújo

ELEMENTOS SÃO PRESOS EM POSSE DE MOTO ROUBADA DO MOTOTAXISTA QUE FOI ESFAQUEADO EM PETROLINA, NO SERTÃO DE PE

Nesta sexta-feira dia (02), dois elementos que estavam de posse da moto do mototaxista que foi esfaqueado e roubado na última quinta-feira dia (1º) foram pegos pela população na avenida do N-9 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, na Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações do Site Vale em Foco, o mototaxista tinha feito uma corrida na noite de quinta na orla da cidade para uma pessoa que estava no ponto esperando e pediu para ir até o bairro Antônio Cassimiro em Petrolina. Chegando no bairro citado o passageiro deu voz de assalto e seguiu sentido estrada das bananas próximo ao N-9, no local já tinha mais dois elementos aguardando o que vinha de passageiro. Ao pedirem o dinheiro, o mototaxista demorou a entregar, um dos elementos acabou desferindo umas facadas na vítima. Os elementos após esfaquear o mototaxista levaram sua moto. O mototaxista foi socorrido para o Hospital de Traumas e não corre risco de morte.
O povo com a notícia

ADOLESCENTE DE 16 ANOS É ATINGIDO POR TRÊS TIROS NA CABEÇA EM TRINDADE

alt
Um jovem de 16 anos foi atingido por tiros, neste sábado (3), em Trindade, no Sertão de Pernambuco. O rapaz foi socorrido para o hospital local e em seguida transferido para a unidade hospitalar de Ouricuri. Até o momento ninguém foi preso.
De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu na BR-316. Populares ouviram os disparos e acionaram a polícia. Quando a equipe chegou ao local encontrou o jovem no chão, com três perfurações na cabeça, provocadas por tiros. Devido à gravidade do quadro de saúde, o rapaz foi encaminhado para o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri.
Procurado pelo G1, a unidade hospitalar informou que o adolescente está na sala vermelha e que detalhes sobre o estado de saúde não podem ser repassados.

G1 Petrolina

ASSALTANTE MORRE EM PERSEGUIÇÃO POLICIAL NA BR-232, EM JABOATÃO; VEJA O VÍDEO

Um criminoso morreu e outros dois ficaram feridos em uma perseguição policial na tarde desta sexta-feira (2), por volta das 15h30, na BR-232. Um quarto homem conseguiu fugir. A busca pelos criminosos começou na rua Vitória, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife Segundo policiais militares do 25º Batalhão, os quatro homens estavam em um carro roubado e teriam assaltado um mercadinho em Bonança, distrito de Moreno, também na RMR. Os criminosos teriam atirado na viatura policial. 

Durante a perseguição, os assaltantes bateram com o veículo e roubaram outro carro. No entanto, os militares conseguiram interceptar o grupo nas proximidades da entrada de Santo Aleixo. Um dos homens morreu na hora. O outro foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Engenho Velho. 

O terceiro, que não sofreu lesões aparentes, foi levado para a Delegacia de Jaboatão dos Guararapes. O quarto homem ainda não foi localizado. Com os detidos, a polícia
apreendeu dois revólveres calibre 38, coletes a prova de bala e dois carros roubados. Nenhum policial ficou ferido. No entanto, algumas viaturas policiais foram danificadas pelos disparos. Folha PE

junho 02, 2017

OUTRA FORMA MAIS FÁCIL DE BAIXAR O APLICATIVO DO BLOG


BAIXE O APLICATIVO DO BLOG SANTA CRUZ EM DESTAQUE


ARARIPINA CONTINUA LIDERANDO O RANKING DA MORTE EM 2017 COM 21 HOMICÍDIOS, SEGUIDO POR BODOCÓ COM 09.


Durante o mês de maio, 16 pessoas foram assassinadas no Sertão do Araripe pernambucano. O último homicídio foi registrado nesta quarta-feira (31) na cidade de Moreilândia. A região é formada por dez municípios e tem cerca de 300 mil habitantes, e Granito, é o único município que até agora não registrou homicídio em 2017.
Segundo levantamento do Blog do Roberto Gonçalves, Araripina continua liderando o ranking da morte em 2017. No ano, já foram registrados 21 homicídios no município. Em seguida vem Bodocó com 09 Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs.

Por Roberto Gonçalves

FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRESO POR POLICIAIS CIVIS EM PETROLINA, NO SERTÃO DE PE


Policiais Civis da 213ª Delegacia de Petrolina, no Sertão pernambucano, sob coordenação do Delegado Magno Neves, prenderam na tarde desta quinta-feira dia (1º) no bairro Jardim Imperial, DAVID RIBEIRO DE SOUZA.

Contra o imputado, existia um mandado de prisão preventiva pelos crimes de Furto Qualificado e Receptação. Após ser preso, David foi encaminhado para a Delegacia do Ouro Preto e após os procedimentos cabíveis foi recolhido para a PDEG onde ficará a disposição da justiça.


Blog: O Povo com a Notícia

A PARTIR DO DIA 05 DE JUNHO A PREFEITURA DE SANTA CRUZ ESTARÁ ENTREGANDO O PRIMEIRO LOTE DAS CARTEIRAS DE IDENTIDADE


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz através de sua gestora Eliane Soares e Secretaria de Assistência Social e Cidadania vem comunicar aos munícipes de Santa Cruz, que está disponível o primeiro lote de carteiras de identidade (RG) para entrega a partir do dia 05 de Junho de 2017 na sede da Secretaria de Ação Social; o endereço fica localizado na Rua Antônio Floresta nº168, centro, Santa Cruz – PE.

POLICIAIS MILITARES DO 7° BPM FAZEM CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS PARA AS VÍTIMAS DAS CHUVAS EM PE

VEREADOR E IRMÃO SÃO PRESOS EM FLAGRANTE DURANTE A 'OPERAÇÃO BRÍGIDA' EM OROCÓ, NO SERTÃO DE PE

Revólveres são apreendidos na casa do vereador e na do irmão em Orocó (Foto: Divulgação/ PCPE)
O vereador Patrício do Projeto Brígida foi preso em flagrante nesta quinta-feira (1º) durante a Operação Brígida realizada em Orocó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, durante a madrugada, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão no Projeto Brígida, comunidade localizada na Zona Rural do município.
Durante a operação, que contou com a participação de 28 policiais civis e 28 militares, foram presos o vereador e seu irmão. Segundo o delegado de Polícia Civil, Glaukus Menk, a investigação corre sob sigilo. “A busca e apreensão foi realizada em oito endereços, três deles são endereços do vereador. A arma do vereador estava em um caminhão que estava na garagem da casa dele escondida. Já a do irmão, foi encontrada em fundo falso atrás da descarga do vaso sanitário do banheiro da casa”, relata.
Foi estabelecida uma fiança de 10 salários mínimos, mas como não houve o pagamento, o vereador e o irmão foram recolhidos na Cadeia Pública de Santa Maria da Boa Vista. Eles aguardam uma audiência de custódia, em que o juiz vai decidir se eles podem responder o crime em liberdade.
Patrício do Projeto Brígida já responde por tráfico de drogas e seu irmão, que também foi apreendido, responde além de tráfico de drogas, por um homicídio.
Patrício do Projeto Bígida foi o vereador mais votado nas Eleições de 2016 em Orocó com 891 votos.

G1 Petrolina

POLICIAIS PRENDEM HOMEM COM MACONHA E ARMA DE FOGO NA BR-428 PRÓXIMO A CABROBÓ, NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Na noite desta quinta-feira dia (1º), por volta das 21:30, Policiais Militares da equipe do GATI juntamente com o Malhas da Lei e VT Comando ao realizarem um bloqueio na BR-428 nas proximidades do Parque de Vaquejada, abordaram uma Parati, de cor branca e placa HZS-7352, sendo conduzida por José Vinício Moraes do Nascimento, de 36 anos, e ao realizarem uma revista no veículo foi localizado dois sacos de  (maconha), pesando aproximadamente 4.100Kg como também um revolver Cal.32 de marca I.N.A com a numeração 35553 e 6 munições intactas. 

De imediato os policiais conduziram o imputado juntamente com o material apreendido para a Delegacia de Polícia Civil de Cabrobó para serem tomadas as medidas cabíveis.

Blog: O Povo com a Notícia


junho 01, 2017

Interligação das Bacias do Tocantins e São Francisco será pauta de reunião entre Gonzaga e ministro Helder Barbalho

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) terá uma reunião, na próxima terça-feira (5) em Brasília (DF) com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Na pauta, o percurso da interligação das bacias dos Rios Tocantins e São Francisco. O anúncio foi feito em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (1º).
“Em meu Projeto de Lei nº 6569/13 eu estabeleci um trajeto econômico, mas que pode se tornar oneroso no Estado de Tocantins, com a necessidade de construção de canais e elevatórias. Mas há outros cinco trajetos em discussão, que serão avaliados com a empresa responsável pela obra e com o ministro Helder Barbalho”, explicou o parlamentar.
Mais de R$ 600 milhões já estão garantidos no orçamento da união para iniciar a obra. Sobre o apoio da Bancada do Nordeste no Congresso ao projeto, Gonzaga diz ter o apoio inclusive dos políticos do Tocantins. “Todos são a favor, inclusive os líderes de todos os Estados que serão beneficiados, como Ceará e Rio Grande do Norte”, revelou o socialista9. As informações são da assessoria parlamentar. (Foto/divulgação)



Carreta que transportava pá eólica bate em caminhão baú, em Jaboatão

Caminhão baú foi atingidoUma carreta que transportava uma pá eólica bateu em um caminhão baú na manhã desta quarta-feira (31), na BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O acidente aconteceu no quilômetro 80, no sentido Recife.

Caminhão baú foi atingido
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista da carreta perdeu o controle do veículo enquanto passava por um buraco na rodovia. A pá eólica que era transportada acabou oscilando e batendo no caminhão baú, que ficou parcialmente destruído. 
O veículo atingido transportava uma carga de refrigerante, que não foi saqueada. O acidente, que não deixou feridos, aconteceu em frente à Carne e Queijo. Uma faixa da BR-101 foi bloqueada por conta do acidente.
Folha PE

Dois elementos assaltam caminhão da Coca-Cola e atiram no veiculo, no bairro Jardim Amazonas em Petrolina-PE

Nesta tarde de quinta-feira 01/06/2017, por volta de 14:20, mais um carro que abastece produtos da Coca-Cola foi assaltado em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações, dois elementos em uma moto FAN de placa não anotada, renderam os funcionários do veículo da revendedora de bebidas na rua 15 do bairro Jardim Amazonas e levaram o dinheiro. 

Na fuga os malfeitores atiraram no para-brisa do caminhão, a bala atravessou e se alojou na parede do estabelecimento comercial, onde estava havendo a entrega. Não foi revelado o valor levado pelos assaltantes. 

Os elementos fugiram sentido rua 14 do bairro. O tiro que se alojou na parede quase atinge um cliente que estava sentado.

Fonte/Fotos: Divulga Petrolina

Homens armados em veículo matam jovem de 26 anos dentro de casa na zona rural de Moreilândia

Depois de ligação de um morador do distrito de Cariri Mirim, zona rural de Moreilândia, por volta das 0 hora dessa quarta-feira, 31 de maio, a GT de Moreilandia deslocou-se até a rua Bela Vista no Distrito de Cariri Mirim, onde tomou conhecimento que indivíduos em um Siena provavelmente branco ou prata, usando armas de fogo chegaram na casa da vitima, Alexandro Tavares de Alencar, 26 anos, e dispararam varias vezes conta ele levando a vitima a óbito imediato. A Polícia ainda não informou a motivação ou apresentou autoria do crime. O boletim foi registrado na DPC local. O corpo foi removido para o IML Petrolina.

 Emanoel Cordeiro/PMPE

Ministro entrega ônibus escolares para 72 municípios pernambucanos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, fará nesta quinta-feira (01/06), às 15h, em Jaboatão dos Guararapes,  a entrega simbólica de 83 ônibus escolares para 72 municípios pernambucanos pelo  programa Caminho da Escola e libera R$ 4,6 milhões para aquisição de computadores e laboratórios de informática para as escolas técnicas estaduais de Pernambuco.

O MEC investiu R$ 18,1 milhões para aquisição desses ônibus no Estado. “O transporte escolar reduz evasão escolar, garantindo acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública”, afirmou Mendonça Filho, explicando que os veículos são adquiridos diretamente pelas prefeituras com recursos repassados pelo MEC por transferência direta.

A liberação dos recursos para computadores e a entrega simbólica dos ônibus serão feitas, às 15h, no Centro Cultural Miguel Arrais, em Jaboatão dos Guararapes.  Entre os municípios contemplados, Jaboatão dos Guararapes receberá 03 ônibus adquiridos no valor de R$ 690.630,00. O Governo do Estado receberá 03 ônibus, num valor total, R$ 729,6 mil transferidos pelo FNDE/MEC.

Os recursos liberados para o Governo do Estado são para equipar escolas técnicas com computadores e laboratórios de informática. “É mais um investimento em educação básica para ofertar aos nossos jovens, através da tecnologia, o acesso à educação de melhor qualidade”, afirmou Mendonça. O ministro lembrou que o MEC está investindo na melhoria do ensino médio com a política de indução de escolas em tempo integral e com a formação técnica dos jovens com programas como o MédioTec. O MEC já garantiu 32 novas escolas em tempo integral para Pernambuco.

Caminho da Escola – O programa Caminho da Escola tem como objetivo renovar e padronizar a frota de veículos escolares, visando garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública da educação básica da zona rural. No Brasil 4,6 milhões alunos da educação básica pública residem em área rural e para chegarem à escola dependem do transporte escolar ofertado pelos estados e municípios. Deste total, 2,1 milhões (47%) são do Nordeste.

Blog: O Povo com a Notícia

Corpo de mulher é encontrado preso em baronesas no Rio São Francisco em Petrolina

O corpo de uma mulher foi encontrado no final da tarde de ontem (31/05) às margens do Rio São Francisco, próximo à Marina do Iate Clube, em Petrolina. Segundo o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), não foi possível identificar a vítima devido ao estado de decomposição em que ela se encontrava.

Ainda segundo o 5º BPM, o cadáver estava boiando, preso às baronesas. O Instituto de Medicina Legal (IML) fez o recolhimento do corpo e o fato foi registrado na Delegacia de Polícia Civil (DPC), para o prosseguimento das investigações. A foto foi encaminhada ao WhatsApp do Blog. Carlos Britto

maio 31, 2017

PERNAMBUCO RECEBE 12 TONELADAS DE MEDICAMENTOS E INSUMOS

RemédioO Ministério da Saúde autorizou a entrega de 24 kits de medicamentos e insumos para Pernambuco, beneficiando em torno de 36 mil pessoas que foram afetadas pelas chuvas nos últimos dias. Ao todo, são 12 toneladas de produtos que devem chegar até a manhã desta quinta (1) ao Estado. 

Cada kit atende 1,5 mil pessoas por um mês e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos, como antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides, vermífugos, entre outros. Há, ainda, 18 insumos, como esparadrapos, seringas, luvas e hipoclorito de sódio. "Estamos com equipes trabalhando diuturnamente nos municípios afetados, fazendo o diagnóstico situacional e tratando diretamente com as prefeituras para atualizar a situação de cada um. Essa iniciativa se enquadra nos esforços estabelecidos pelo Governador Paulo Câmara, que instalou o Gabinete de Crise, unificando as ações do Governo do Estado para reestruturar as áreas afetadas", afirmou a secretária executiva de Coordenação Geral, Ana Callou. 
Já nesta quinta-feira (31), a SES inicia a distribuição dos kits do Ministério da Saúde para os municípios de Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. Folha PE

ASSASSINO CONFESSO DE BRUNA E TAIANE É CONDENADO A 30 ANOS DE PRISÃO; CRIME OCORRIDO EM 2016 CHOCOU PETROLINENSES

O juiz Elder Muniz de Carvalho Souza, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina, decidiu condenar o réu Lucas Conceição Santos a uma pena de 30 anos de reclusão, em regime fechado, pela morte brutal das adolescentes Bruna Souza Torres e Taiane de Souza Costa (ambas de 19 anos), ocorrida no dia 5 de setembro de 2016. Os corpos das garotas foram encontrados numa área do Distrito Industrial da cidade.
No dia do ocorrido, segundo denúncia do Ministério Público, os denunciados Lucas Conceição e Lindolfo Filho ameaçaram as vítimas com uma faca, roubando dois aparelhos celulares das mesmas. Em seguida, elas teriam sido levadas para um matagal, onde foram despidas e mortas, sendo encontradas posteriormente após busca por familiares e populares.

GOVERNO LIBERA R$ 30 BILHÕES PARA FINANCIAR AGRICULTURA FAMILIAR EM 2017 E 2018

 (Foto: Arte/G1)
O governo informou nesta quarta-feira (31) que vai destinar R$ 30 bilhões para crédito a agricultores familiares dentro do Plano Safra 2017/2018. O valor é o mesmo liberado no ano passado, ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Os recursos estarão disponíveis para empréstimos a partir de julho, quando começa a safra 2017/2018, informou a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.
A manutenção do valor interrompe um movimento de aumento dos recursos disponibilizados para a agricultura família. Em 2013 foram disponibilizados R$ 21 bilhões; em 2014, R$ 24,1 bilhões; em 2015, R$ 28,9 bilhões.
Entretanto, apesar de terem sido liberados R$ 30 bilhões para a safra 2016/2017, esses recursos não devem ser totalmente usados. Segundo a secretaria, os empréstimos devem somar R$ 24 bilhões.
Em cerimônia de lançamento do Plano Safra, no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer afirmou que o país enfrentou a crise econômica sem reduzir o crédito ou aumentar os juros do financiamento da agricultura familiar.
"Quando assumimos, alguns diziam erroneamente: 'o governo vai cortar dinheiro do crédito rural, vai aumentar os juros.' Nada disso aconteceu", disse Temer. De acordo com ele, parte da queda na inflação verificada no último ano deu-se por causa da agricultura familiar.
O presidente pediu ainda rapidez na aprovação, no Senado, da Medida Provisória 759, que trata de regras para a regularização fundiária nas áreas urbanas e rural. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, prometeu coloca-la em votação nesta quinta (1º), data em que a MP perde a validade.

DELEGADO QUE INVESTIGAVA MORTE DE TEORI ZAVASCKI É MORTO EM FLORIANÓPOLIS

O delegado chefe da Polícia Federal Adriano Antônio Soares foi morto em uma casa noturna em Florianópolis (SC), na madrugada desta quarta-feira (31). Ele era responsável pela investigação do acidente aéreo que causou a morte do ministro e relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, que ocorreu em janeiro deste ano, quando viajava para o litoral sul do Rio de Janeiro.


O delegado estava acompanhado de outro policial, identificado como Elias Escobar, e de uma terceira pessoa que ficou ferida após um desentendimento na boate, segundo informações da PF. O tiroteio ocorreu por volta das 2h. (Via:Blog do Jamildo)

OURICURI-PE: DUPLA EM MOTO FAZ ARRASTÃO TOMANDO DE ASSALTO VEÍCULOS E CELULARES NO DISTRITO DA BARRA DE SÃO PEDRO

Dois indivíduos armados em uma motocicleta de características não informadas realizaram um verdadeiro arrastão na noite desse sábado (27), no Distrito da Barra de São Pedro no município de Ouricuri – PE. Dois veículos e vários aparelhos celulares foram levados pelos criminosos.

Segundo relato de algumas vítimas, a dupla estava armada de revólver, rendiam transeuntes e subtraiam seus pertences, principalmente aparelhos celulares. Os gaturnos eram rápidos e agiram em vários pontos da comunidade.

Na Travessa da Matriz, os criminosos abordaram a vítima, um balconista de 19 anos, residente no Distrito de Nascente em Araripina – PE e levaram de assalto suamotocicleta de características não informada e, um aparelho celular de marca Samsung.

Momentos depois, a dupla se dirigiu até o Sítio Algarobas a poucos metros do povoado e abordou a vítima Edvan de Souza, 23 anos, subtraindo de assalto o seu veículo motocicleta Honda CG-150 de cor vermelha de placa KGY-0366/PE, inscrição de Ouricuri – PE e dois aparelhos celulares


A vítima prestou queixa na Delegacia de polícia Civil da 201ª Circunscrição na cidade de Ouricuri – PE, onde foi aberto IP (Inquérito Policial), para investigação caso. (Reportagem: Blog do Nilson Macedo)

CONVITE: ARRRAIÁ MUNICIPÁ DE SANTA CRUZ

JOGOS ESCOLARES MUNICIPAL EM SANTA CRUZ TERÁ ABERTURA DIA 12 DE JUNHO


A prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude, convida a comunidade em geral para a cerimônia de abertura oficial da X edição dos Jogos Escolares Municipal, que será realizado dia 12 de junho.

Programação:
14h. Concentração das delegações na academia das cidades;
17h. Desfile Cívico; 
19h Solenidade de Abertura na quadra poliesportiva José Vandinho.

Inf. Blog Santa Cruz 24h

SOBE PARA 55,1 MIL O NÚMERO DE DESABRIGADOS E DESALOJADOS POR CAUSA DAS CHUVAS EM PE

Enchente em Barreiros (PE) (Foto: Reprodução/TV Globo)Por G1 PE
O governo de Pernambuco informou, na noite de terça-feira (30), que subiu para 55.176 o número de pessoas obrigadas a deixar as casas por causas das chuvas e das enchentes. Agora, são 3.081 desabrigados, que perderam as residências, e 52.095 desalojados, que estão em abrigos ou moradia de parentes, temporariamente. Até a terça-feira (30), eram 4,8 mil moradores do estado prejudicados.
Segundo o estado, ao todo, 29 cidades registraram chuvas. Desse total, 24 municípios estão em emergência, que foi decretada na terça-feira pelo governo pernambucano. Nesta quarta, o governo federal editou uma portaria no Diário oficial da União e reconheceu a situação.
Além das cidades em emergência, há problemas em São José da Coroa Grande e Escada, na Mata Sul, bem como Cupira, Bonito e Gravatá, no Agreste. Desde o início das chuvas, na semana passada, três pessoas morreram. Duas em Lagoa dos Gatos, e um em Caruaru, no Agreste.

Donativos
O governo de Pernambuco também informou que enviou uma remessa de donativos para os 24 municípios do interior do estado atingidos pelas chuvas e enchentes. O Gabinete de Crise instalado no palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual, revelou que foram encaminhados 24 toneladas de alimentos, além de 18 mil litros de água e 9 toneladas de itens de higiene e limpeza.
De acordo com a portaria, o governo federal reconheceu a situação de emergência nos seguintes municípios:
·                   Amaraji
·                   Água Preta
·                   Barra de Guabiraba
·                   Barreiros
·                   Belém de Maria
·                   Caruaru
·                   Catende
·                   Cortês
·                   Gameleira
·                   Ipojuca
·                   Jaqueira
·                   Joaquim Nabuco
·                   Jurema
·                   Lagoa dos Gatos
·                   Maraial
·                   Palmares
·                   Primavera
·                   Quipapá
·                   Ribeirão
·                   Rio Formoso
·                   São Benedito do Sul
·                   Sirinhaém
·                   Tamandaré

·                   Xexéu




CRIAÇÃO DO BOPE É APROVADA PELA ALEPE

O projeto do governador Paulo Câmara (PSB) que cria o Batalhão de Operações Especiais (Bope) em Pernambuco e muda o programa de jornada extra de segurança (Pjes) foi aprovado nesta terça-feira (30) pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Sem grandes resistências, a proposta teve apenas uma abstenção.

Na hora da votação, o líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), anunciou que, apesar de ressalvas, a bancada votaria a favor da proposta. Em seguida, o vice-líder da oposição, Joel da Harpa (PTN), anunciou que ia se abster. "A oposição precisa se entender", brincou Vinícius Labanca (PSB), que presidia a reunião. Os principais questionamentos da oposição são em relação a gratificação para 4,5 mil policiais, o que seria visto como uma medida que não atende toda a corporação da Polícia Militar.

O QUE MUDA NO PJES?

Criado nos anos 1990 como incentivo para PMs atuarem nas ruas além da carga horária ordinária, o Pjes terá a maior parte da sua verba destinada para um novo modelo de gratificação de desempenho dirigido a 4.555 PMs. Caso atinjam as metas, eles recebem um acréscimo de R$ 800 no soldo. As metas seriam estipuladas pelos comando da Secretaria de Defesa Social.

Na prática, o governo espera mudar lógica do policiamento: ao invés de receber para passar mais tempo nas ruas, os policiais vão ganhar se apresentarem mais resultados segundo metas estipuladas.

O Pjes tinha papel central no modelo de segurança por fazer com que os policiais continuem nas ruas no período das folgas, aumentando a presença deles no policiamento ostensivo. Para o governo, porém, o policiamento será mantido com a entrada de novos homens.

BOPE

O efetivo do Bope, a tropa especializada da PM, ficará entre 120 e 150 homens. Criado a partir do Cioe, o batalhão de elite será composto por três outras companhias independentes, com atuação na Região Metropolitana e no interior. Segundo a Secretaria de Defesa Social, o Bope seguirá o modelo do que atua no Rio de Janeiro, Estado do secretário Ângelo Gioia.

A unidade será formada por policiais de alta qualificação para o combate e incidentes críticos, como negociações com reféns e sequestros. Também será especializada no combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e em operações especiais no meio urbano. "Poderão ocupar um território, se necessário", diz a SDS, por nota.

Esses policiais também terão uma gratificação específica de R$ 2.525 para praças e oficiais e de R$ 3.620 para o comandante. Investimentos já anunciados pelo Estado, como munição de grosso calibre e os novos helicópteros com visão noturna, serão direcionados para o Bope.

TRAMITAÇÃO


O texto do Bope deve passar por uma segunda votação nesta quarta-feira (31) e ter sua redação final definida no dia 1º de junho. Depois, ele seguirá para a sanção do governador Paulo Câmara (PSB). (Via: JC Online)