novembro 19, 2016

GONZAGA PATRIOTA CONSEGUE ELEVAR PARA CINCO ANOS VALIDADE DE PORTE DE POLICIAIS DA RESERVA

00-10-1024x576
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou de audiência, na tarde desta quinta-feira (17), com o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Na ocasião, Patriota apresentou a proposta de elevar para cinco anos a validade de porte de armas de policiais da reserva.
 Atualmente, os policiais da reserva para o manuseio de arma de fogo, devem ser submetidos à avaliação psicológica para esta finalidade, pelo prazo de 3 (três) anos. Com a proposta de Gonzaga Patriota, esse período se estende agora para 5 (cinco) anos.
 O socialista explicou que desde 2012 luta por esse pleito, ou seja, para revogar o decreto 5.123/04 que exige essa avaliação.
 “Os policiais de todas as esferas se aposentam jovens e são obrigados, por causa do decreto, a cada três anos se submeterem a avaliação psicológica para renovar a sua identidade policial. Essa minha luta é porque o policial, mesmo aposentado, não deixa de ser policial. Se ele encontrar qualquer infração, delito, ele vai agir. Então muitos deixam de portar uma arma por causa dessa exigência. E depois da nossa reunião, o ministro prontamente atendeu ao nosso pedido”, comemorou.
 Durante a audiência, o deputado estava acompanhado do delegado da Polícia Federal e primeiro suplente de deputado federal pelo GDF, Sandro Avelar; representantes de todas as confederações das polícias do Brasil, Flávio Werneck, da Polícia Federal; Renato Dias, substituto de Pedro Cavalcanti, da Polícia Rodoviária Federal; Jânio Gandra, da Polícia Civil; George Ribeiro Neves, dos Comissários de Polícia, dentre outros.
Ascom


novembro 18, 2016

OMS DECLARA QUE SURTO DA ZIKA NÃO É MAIS UMA EMERGÊNCIA INTERNACIONAL

Aedes aegypt, transmissor da chikungunya, dengue e zikaA OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou nesta sexta-feira (18) que a zika e complicações neurológicas relacionadas ao vírus não constituem mais uma emergência de saúde internacional. Afirmou, entretanto, que continuará a trabalhar contra o surto com um "programa robusto".
O Comitê de Emergência da OMS, que em fevereiro havia declarado a zika uma emergência de saúde internacional, ainda disse que "o vírus zika e consequências associadas continuam sendo um desafio duradouro de saúde pública exigindo ação intensa".
"Não estamos diminuindo a importância da zika ao colocá-la como um programa de trabalho mais longo, estamos enviando a mensagem de que a zika está aqui para ficar", disse Peter Salama, diretor-executivo do Programa de Emergências de Saúde da OMS, em entrevista coletiva, na sede da organização, em Genebra, na Suíça.

Apesar do anúncio da OMS, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, já havia dito mais cedo nesta sexta que a situação de emergência será mantida no Brasil por tempo indeterminado. Ele também anunciou novos critérios e exames que devem ser aplicados na rede de saúde para gestantes e bebês com suspeita de zika.

A partir de agora, bebês cujas mães tiveram zika devem ser acompanhados até os três anos, independente de terem ou não o quadro de microcefalia. O objetivo é identificar outros danos relacionados ao vírus, conforme a Folha divulgou em julho deste ano. 
Folhapress

VAN DE SANTA CRUZ QUE FAZ LINHA PARA OURICURI É ASSALTADA NESTA SEXTA FEIRA (18)

Os passageiros e o motorista de um transporte alternativo  de Santa Cruz que faz linha para a cidade de Ouricuri foram vítimas de um assalto em um dos trechos da PE-604, nesta sexta-feira, 18/11.
Segundo informações foram levados dinheiro e celulares das vitimas.

Esse e o segundo assalto, só essa semana envolvendo um Van de Santa Cruz, passageiros e motoristas estão extremamente assustados com essa onda de assalto.

MULHER É FERIDA COM GOLPES DE FACA EM SANTA CRUZ

Uma mulher de 20 anos foi atingida por golpes de faca, na manhã desta sexta-feira (18), em Santa Cruz, no Sertão de Pernambuco. O crime aconteceu no interior do município na localidade do bar lanche. O suspeito da agressão, ex companheiro da vítima, está foragido.
Segundo informações, a mulher foi atingida por 11 golpes de faca em várias partes do corpo. A vítima foi socorrida para o Hospital João Rodrigues de Souza (HJRS) em santa Cruz e logo após encaminhada para o Hospital Regional Fernando Bezerra na cidade de Ouricuri, a onde foi submetido a uma cirurgia. O quadro de saúde é considerado grave.

novembro 17, 2016

AGRICULTORES DE SANTA FILOMENA NO SERTÃO, ESTÃO DE FORA DA LISTA DE PAGAMENTO DO GARANTIA SAFRA.

Foi publicado ontem (16), no Diário Oficial da União, a lista dos municípios aptos a receberem o pagamento do garantia Safra 2015/2016, mas infelizmente os agricultores de Santa Filomena ficaram de fora.

Recentemente foi publicada a noticia de que os pagamentos dos parcelas referentes a contrapartida municipal para o programa garantia safra estava quitada e os agricultores estariam recebendo o beneficio que somado, ultrapassa 2.000.000,00 (dois milhões de reais), porém por razões ainda desconhecidas o município de Santa Filomena esta de fora da lista dos contemplados publicada no diário oficial da união (Acesse o link).

Não podemos dizer ainda se o caso trata-se de algum tipo de equivoco, ou realmente os agricultores de Santa Filomena terão esta triste noticia como presente de final de ano.


Esperemos que seja apenas um equivoco no sistema.


Fonte SertãoInfo 10

CUIDADO! LADRÕES AGORA ATACAM OS CAMINHONEIROS NA REGIÃO

Resultado de imagem para caminhoes roubadosNessa quarta-feira (16) por volta das 02:30, o plantão do complexo policial recebeu a queixa de um caminhoneiro que teve o seu caminhão tomado de assalto na BR-407, próximo ao Povoado de Massaroca, Juazeiro BA.
De acordo com informes, o condutor do caminhão foi abordado próximo ao Distrito de Massaroca, por vários homens em dois carros os acusados, conduziram o veículo roubado para uma via sem pavimentação asfáltica e roubaram todos os pneus.

Veículos utilizados no assalto: Hilux Prata e Ford Cargo Prata. Logo após, fugiram e tomaram destino ignorado. A PM ainda está realizando  incursões contínuas no intuito de identificar e prender os autores do delito. Vinicius de Santana

novembro 16, 2016

JOVEM MORRE COM SUSPEITA DE H1N1 EM PETROLINA. OUTROS QUARENTA VIAJAVAM COM ELE E O ESTADO É DE APREENSÃO

neuro
A frente do Hospital Neurocárdio em Petrolina está tomada neste momento. São estudantes da Facape e familiares. Um grupo de jovens (cerca de 40 alunos e dois professores) viajaram juntos de Belo Horizonte à Petrolina.
Um deles passou mal e veio a óbito agora à noite: Lucas de Souza Santos que cursava Gestão de Tecnologia. A suspeita maior é de que tenha sido acometido pelo vírus H1N1.
Familiares e professores da Facape estão revoltados afirmando que o IML de Petrolina se recusa a receber o corpo e atestar o óbito.
Mais dois alunos já estariam com febre,  dores de cabeça e manchas pelo corpo. A situação no momento é de apreensão. Os alunos chegaram de Belo Horizonte na segunda (14). A diretoria da Facape não descarta suspender às aulas para se previnir contágios.

Carlos Britto

PAGAMENTO DO GARANTIA-SAFRA ESTARÁ DISPONÍVEL A PARTIR DE DEZEMBRO (2016) DIZ COORDENADOR DO CMDRS DE SANTA CRUZ-PE

Por meio de nota o presidente do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) informa a todos os agricultores do município de Santa Cruz no sertão de Pernambuco que o governo do Estado de Pernambuco efetuou o aporte do Garantia-Safra, garantindo assim que os munícipes receberão o benefício que é repassado para os agricultores que se enquadram no programa, esta que é uma renda que fortalece o comércio local, elevando a economia do município e fortalecendo a agricultura familiar. 
O município cumpriu com o seu dever e pagou 6 (seis) parcelas no valor de R$ 19.201,50 (dezenove mil duzentos e um real e cinquenta centavos), faltava só o Governo do Estado que também já efetuou o pagamento, sendo assim o dinheiro será liberado para os agricultores no mês de dezembro do corrente ano.

“Bom dia, a todos nossos agricultores de Santa Cruz, acaba de ser confirmado o pagamento do Garantia-Safra pelo o governo do estado de Pernambuco, fiquem atentos no final de seus cartões ,que agora em dezembro vai começa os pagamentos, grato”.
(JUNHO TAVARES coordenador do CMDRS de Santa Cruz)

Fonte: (Blog Paulo Benjeri)

SOBRADINHO GARANTE SEGURANÇA HÍDRICA DO NE

O  diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, concedeu, hoje (16/11), entrevista coletiva em Petrolina (PE), reunindo emissoras de rádios, TVs e blogs, para anunciar os testes de redução da vazão do Rio São Francisco de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700m³/s, gradativamente. 

A primeira etapa começa na segunda-feira (21), quando a vazão ficará para 750m³/s. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ibama, com o objetivo de poupar água no Reservatório de Sobradinho para garantir a segurança hídrica do Nordeste. A redução de 750m³/s para 700 m³/s somente acontecerá após o monitoramento dos usos múltiplos da água no patamar de 750m³/s. 

“O principal tema discutido atualmente é a segurança hídrica, para dar condições ao abastecimento humano e à produção de alimentos na região do São Francisco. O abastecimento energético está garantido por outras fontes”, destacou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Ele explicou que a diversificação da matriz energética e a transferência de energia de outras regiões pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) vêm assegurando menor dependência da energia gerada pelas águas do Rio São Francisco. Atualmente, 25% a demanda de energia elétrica do Nordeste está sendo atendida pela produção hidrelétrica da Região, outros 25% a partir de termelétrica, 30% por meio da energia eólica e 20% com transferência de energia do Norte e do Sudeste, através do Sistema Interligado Nacional – SIN. “Não há nenhum risco de desabastecimento ou racionamento”, disse Franklin.

Com a redução para 750m³/s e possibilidade de chegar a 700m³/s o Rio São Francisco alcança a menor vazão histórica, desde 1979, quando o Reservatório de Sobradinho foi inaugurado. “Essa seca prolongada mostrou a importância de Sobradinho para a regularização da vazão e para a garantia da segurança hídrica da Região. Caso não existisse a barragem, a situação estaria muito mais crítica para os usuários e vazões inferiores a 400 metros cúbicos por segundo teriam sido registradas nos anos de seca”, explicou o diretor de Operação da Chesf.


Sistema Chesf Publicado em 16/11/2016

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 27 VAGAS DE ESTÁGIO NA SES

Sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do BongiAs inscrições para 27 vagas de estágio em enfermagem na Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde começam nesta quarta-feira (16). A seleção simplificada pública vai selecionar estudantes para a área de vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar atuação no Recife, Goiana e Limoeiro.
São 13 vagas para o horário da manhã e 14 para o horário da tarde. A bolsa estágio oferecida é no valor de R$ 500, mais auxílio-transporte no valor de R$ 115,55. O estágio deve ser cumprido por meio de 4 horas diárias fixas para o horário de estágio das 8h às 12h ou das 13h às 17h, de segunda a sexta- feira.
O estágio oferece, no horário da manhã, 13 vagas, sendo 11 para o Recife, uma para Goiana e uma para Limoeiro. Para o horário da tarde, são oferecidas 14 vagas para o Recife. Os demais aprovados farão parte do banco reserva, de acordo com o horário de opção do candidato. Os contratos terão duração máxima de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.
Podem se candidatar estudantes de cursos superiores de enfermagem de universidades públicas e particulares do Estado de Pernambuco que estejam cursando ou concluíram o 7 º período e cursaram a disciplina de epidemiologia.
Inscrição
O período de inscrições segue até o dia 25. Elas devem ser feitas na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), das 8h30 às 12h. A SES fica na rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, no Bongi. O ponto de referência e o terminal do ônibus do Bongi. O candidato deverá especificar para qual horário estará concorrendo.
Documentos necessários
- Formulário de inscrição (fornecido no momento da inscrição)
- Originais e cópias de documento de identidade e CPF
- Comprovação do período em curso e da Disciplina de Epidemiologia cursada

- Curriculum Vitae. Acrescentar no curriculum estas informações: endereço completo, telefone, período que está cursando, mês e ano para o término do curso, nome da faculdade, horário disponível para o estágio (manhã ou tarde) e e-mail.
Prova
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova escrita, em português, de caráter eliminatório, que consistirá de dez questões (situação problema), com respostas abertas, formuladas com base na bibliografia indicada no edital.
O exame, que está marcado para o dia 2 de dezembro, terá início às 14h, no Hospital Procape, que fica localizado na rua dos Palmares, S/N, Santo Amaro, Recife. As provas serão aplicadas nas salas de nº 02 e nº 04, no 1º andar do prédio anexo do Procape.

O candidato deverá chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, munido do comprovante de inscrição e RG ou Carteira Nacional de Habilitação. Serão considerados aprovados os que obtiverem nota igual ou superior a 6,0. Folha PE

novembro 15, 2016

POLÍCIA CIVIL CRIA EQUIPES PARA CONTER ASSALTOS A BANCOS NO SERTÃO DE PE

No Sertão de Pernambuco tem sido frequentes os assaltos com o uso de explosivos a estabelecimentos bancários e carros forte. Por isso, a Polícia Civil do estado criou equipes especiais de reforço para as cidades do interior.  O objetivo é tentar combater esse tipo de ações criminosas na região.
De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, de janeiro a setembro deste ano, foram registrados cinco furtos a agências bancárias, quatro a mais do que no mesmo período do ano passado. Em 2015, houve apenas um furto e nenhum roubo a agências. Este ano já foram dois roubos registrados. O aumento também nos roubos a carros forte que passou de um, no ano passado, para dois este ano.
Em todo o estado, já foram registrados mais de 160 crimes a estabelecimentos bancários. Para tentar combater estes crimes, delegados de todo o estado participaram de uma reunião em Recife no início deste mês. “O desafio é a característica interestadual dessas quadrilhas. Muitas quadrilhas que vem atuando no estado são de fora do estado, vem de estados vizinhos, e, muitas vezes, até da região sul do país”, relatou o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio Barros.
O delegado da Polícia Civil, Lamartine Fontes, revelou que o alvo dos criminosos são cidades pequenas. “As quadrilhas se valem da fragilidade de certas cidades pequenas, que muitas vezes contam apenas com um policial civil e dois policiais militares. Eles usam de força extrema, com armamento de grande porte, armamento utilizado, inclusive, usados em guerras. Eles se valem disso para poder infligir o medo a essas cidades”, explica.
Foram designadas para o Sertão pernambucano duas equipes especiais. “Uma equipe vai ficar baseada aqui em Petrolina a qual eu vou chefiar e a outra baseada em São José do Egito. São duas equipes que vão trabalhar unidas em conjunto. Nós vamos atuar, um ajudando o outro e tentar ao máximo elucidar esses casos e chegar as quadrilhas responsáveis por esses crimes”, explica Lamartine.

G1 Petrolina

GOVERNO FEDERAL LIBERA R$ 30 MILHÕES PARA O AEROPORTO DE SERRA TALHADA

serra talhadaO secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, reuniu-se nesta quarta-feira (9.11), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Aviação e Portos, Maurício Quintela. Durante o encontro, Oliveira assegurou que o Governo Federal vai destinar R$ 30 milhões para serem empregados no Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada. O secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Steffani, e o diretor de Operações e Construções do DER-PE, Silvano Carvalho, também estiveram presentes no encontro.
Atualmente, o Governo do Estado está investindo R$ 6,3 milhões na readequação da pista de pouso e decolagem do Santa Magalhães, que passará a comportar aeronaves com capacidade de transportar 70 passageiros e suportar 33 toneladas.
De acordo com o Sebastião Oliveira, o equipamento será de fundamental importância para o desenvolvimento da economia da região. “O aeroporto  atenderá toda o Sertão do Pajéu, integrando Serra Talhada ao Recife, ao Brasil e ao mundo. Com esses investimentos do Governos Federal e Estadual vamos consolidar os polos médico, universitário e turístico daquela região”, explicou o gestor da pasta estadual de Transportes.

Os recursos serão destinados na construção de novos terminal aeroviário, estacionamento e brigada de incêndio, além da aquisição de equipamentos, como aparelhos de raio-x".

CLIENTES DA COMPESA NO INTERIOR DE PE JÁ PODEM PAGAR CONTAS DE ÁGUA EM POSTOS DE SERVIÇOS DA CELPE

celpe-contas-de-aguaOs clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) passam a contar com mais comodidade na hora de pagar suas contas de água. Agora também é possível quitar as faturas nos postos da Celpe Serviços, de forma prática e rápida. A parceria entre as duas empresas foi firmada com o objetivo de ampliar o atendimento aos cidadãos. São mais de 430 estabelecimentos credenciados no Estado, distribuídos em 183 municípios. A Celpe Serviços está presente em quase 100% do território de Pernambuco.
A novidade é uma ótima notícia para os clientes que moram, principalmente, no interior, região onde está concentrado o maior número de postos da Celpe Serviços.
“Nas cidades onde não há casas lotéricas e poucas agências bancárias, ou até mesmo onde não há bancos, a rede credenciada é uma alternativa para o nosso cliente pagar a conta”, informa Fabíola Coelho, assessora de Marketing da Compesa. Os postos estão instalados dentro de estabelecimentos comerciais como farmácias, armarinhos, mercearias, mercados, papelarias, panificadoras e lojas de materiais de construção.

A expectativa da Compesa é que mais de 200 mil clientes passem a pagar as suas contas de água por meio dos postos da Celpe Serviços. A fatura ainda pode ser paga nas casas lotéricas e nos Bancos do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica e HSBC. As informações são da assessoria da Compesa. (foto/divulgação) Carlos britto

SANTA CRUZ JÁ TEM MAIS DE 238 BENEFÍCIOS DO BOLSA FAMÍLIA SUPOSTAMENTE IRREGULARES, SERVIDORES E EMPRESÁRIOS SÃO A GRANDE MAIORIA

Entre as irregularidades mais comuns dos beneficiários do Bolsa família, estão em pessoas que são servidores públicos, mesmo aqueles que tiveram apenas contrato por um determinado período e também pessoas que tem CNPJ, ou seja, empresas abertas em seus nomes. O Ministério Público Federal (MPF) informou que poderá abrir processos civis, criminais ou administrativos contra servidores e empresários que receberam pagamentos indevidos do programa Bolsa Família nos últimos três anos e poderá pedir o ressarcimento ao erário público dos valores indevidamente recebidos.

Em santa Cruz no sertão de Pernambuco os números de beneficiários irregulares já passam dos 238, sendo que a maioria são de pessoas que tem empresas em seu nome ou que tem servidores até 4 pessoas. O blog apurou que a maioria dos supostos empresários no município são pessoas que são presidentes de associações, ou seja, tem empresa em seu nome mais na pratica não recebe nada por isso já que associações não tem fim lucrativo. Mais é preciso justificar suas atividades para não perder o benefício.

Confira no quadro abaixo a quantidade de benefícios supostamente irregulares e o motivo: 
SANTA CRUZ - PE
TIPO
QUANTIDADE
VALOR RECEBIDO
DOAÇÃOS MAIOR QUE O BENEFICIOS
2
R$ 2.486,00
EMPRESÁRIOS
40
R$ 274.721,00
FALECIDOS
1
R$ 6.121,00
SERVIDORES ATÉ 4 PESSOAS
194
R$ 842.335,00
SERVIDORES DOADORES
1
R$ 9.255,00
TOTAL 238 CADASTRO IRREGULARES

Blog Santa Cruz em destaque

ONU PREVÊ NOVO RECORDE MUNDIAL DE TEMPERATURA PARA 2016

O mundo muito provavelmente voltará a bater o recorde de temperatura em 2016, com uma média de +1,2ºC em relação ao nível da era pré-industrial, anunciou nesta segunda-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
“Se isso for confirmado, o século XXI terá registrado 16 dos 17 anos mais quentes desde que tiveram início os registros” de temperatura no mundo, no final do século XIX, informou a OMM, que é subordinada às Nações Unidas.
“Tudo parece indicar que 2016 será o ano mais quente” já registrado até agora, superando os dados do ano anterior, disse a organização em um comunicado durante a conferência da ONU sobre o clima (COP22), que está sendo realizada em Marrakesh.
A tendência de aquecimento aumentou em 2015 e 2016 devido ao El Niño, o fenômeno meteorológico que afeta o Pacífico, explicou a OMM.
A cada cinco anos aproximadamente, o El Niño provoca um aumento das temperaturas, através de correntes de ar quente.

Fonte: AFP

novembro 14, 2016

ATLETA DE SANTA CRUZ CONSEGUE MEDALHA DE PRATA EM ETAPA DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE KARATÊ


Orgulho para a Cidade de Santa Cruz, neste último domingo dia 13 de novembro de 2016, aconteceu na cidade de Caruaru a segunda etapa do Campeonato Pernambucano de Karate a (CAMPEK) e Cícero Neto mais uma vez sobe ao pódio, desta vez como medalhista de Prata, sendo ele o segundo melhor atleta do Estado de Pernambuco nesta etapa, não esquecendo que ele perdeu nada mais nada menos que para o campeão Brasileiro de 2016 na categoria 12 e 13 anos da faixa branca á amarela. PARABÉNS PEQUENO GUERREIRO.


Texto Joelma Alves

O MERCADINHO LÍDER REALIZA UMA SUPER PROMOÇÃO DE FINAL DE ANO


O Mercadinho Líder, realiza uma superpromoção de Final de ano, na compra acima de 10,00 R$ ou no pagamento de sua conta, você concorre a quatro super prêmios, (Fogão, Bicicleta, liquidificador e ventilador), o sorteio acontece no dia 31 de dezembro. Não perca essa oportunidade. O Mercadinho Líder fica localizado no bairro da Vila Nova, na rua Cassimiro Alves Feitosa n° 28 e tem a organização Arlete e Diniz.






VEREADORES ELEITOS EM DORMENTES PODERÃO NÃO SER DIPLOMADOS, EM FUNÇÃO DE RECEBIMENTOS DE DOAÇÕES IRREGULARES

rosarinhaimg_0226
Em Dormentes, cidade localizada no sertão do Araripe pernambucano, os vereadores eleitos, Rosarinha, Nandinho, Paizinha e Cosminha, estão sem dormir. Isso, porque a justiça eleitoral identificou várias doações irregulares através do programa “Bolsa Família”, de pessoas desempregadas e de presidentes de ONGs.
cosminhapaizinha

Alguns eleitos já se encontravam de férias em praias do litoral brasileiro, e tiveram que voltar às presas para resolver as pendencias e se justiçar junto a Justiça Eleitoral que está bastante rigorosa. A doação através do Bolsa Família que chamou mais a atenção foi a de Olindino José de Macedo no valor de R$ 2 mil reais para a vereadora eleita Cosminha, sendo feita em duas parcelas de R$1.000,00.

15060483_1275683369159683_1591754478_o
Segundo informações que chegaram ao blog, os suplentes, que na maioria estão com suas contas aprovadas, já estariam se movimentando para serem diplomados, casos os eleitos não resolvam as pendências.
Blog do Banana

MAIOR SUPERLUA EM QUASE 70 ANOS VAI ILUMINAR O CÉU NESTA SEGUNDA

Nesta segunda-feira (14), o céu será iluminado pela maior Superlua desde 1948. O fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua - ponto da órbita mais próximo da Terra - coincide com a Lua Cheia.
A Lua atinge o perigeu às 9h22 (horário de Brasília) e estará cheia às 11h52. Ao anoitecer, a Lua poderá ser vista em tamanho maior no mundo inteiro.
Em alguns países, como Austrália, a Superlua já pôde ser vista. Veja fotos.

Segundo especialistas, uma Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a Lua Cheia em seu apogeu - ponto da órbita mais distante da Terra. G1

novembro 13, 2016

MINISTRO DA DEFESA GARANTE OPERAÇÃO PIPA COORDENADA PELO EXÉRCITO NA ZONA RURAL DE PERNAMBUCO

jungmann-e-nilton-motaO secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, em audiência com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, solicitou a permanência dos serviços de abastecimento de carro-pipa do Exército na zona rural de Pernambuco e propôs uma integração das Operações Pipa desenvolvidas pelos Governos do Estado e Federal nos 126 municípios pernambucanos em situação de emergência.
Jungmann afastou a possibilidade de possíveis cortes ou suspensão dos serviços por parte do Exército e assegurou a assistência não só para os pernambucanos, mas para os quatro milhões de nordestinos que dependem da Operação do Exército, informou a assessoria da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).

Durante a audiência o ministro ainda explicou que a Operação Pipa deve ser encerrada este ano com um incremento de 15,3% – resultado de investimento estimado em R$ 1,06 bilhão. Ele ainda ressaltou que em 2017 os recursos devem ficar acima de R$ 1 bilhão e serão incrementados “de acordo com a necessidade dos municípios em colapso”.  (foto: Teresa Sobreira/MD) Carlos Britto