setembro 24, 2016

MÃE FINGE SER O FILHO NA INTERNET E POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE PEDOFILIA EM PERNAMBUCO

Mãe fingiu ser o filho para suspeito de pedofilia ser preso em PE (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Um homem de 25 anos foi preso suspeito de pedofilia na sexta-feira (23) em Surubim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a mãe de um adolescente de 13 anos descobriu que o suspeito conversava com o filho em uma rede social. Ela passou a fingir que era o jovem para marcar um encontro com o suspeito, conforme a polícia.

Ao G1, a Polícia Militar informou que os policiais foram ao local onde o encontro havia sido marcado. A polícia disse que quando o suspeito foi abordado afirmou que estava esperando por um amigo. Os policiais verificaram no celular dele que havia várias fotos de partes íntimas de adolescentes. O suspeito foi preso e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Limoreiro, no Agreste.

Ele mantinha um perfil falso em uma rede social - com a foto de uma menina - e conversava com adolescentes, segundo a Polícia Militar. A polícia disse que na rede social, fingindo ser uma garota, ele marcava encontro com os adolescentes e mencionava que iriam manter relações sexuais, mas para isso as vítimas teriam que fazer sexo com um rapaz.

A Polícia Civil informou que o suspeito está recolhido na delegacia e será submetido a uma audiência de custódia ainda neste sábado (24).

Do G1 Caruaru

SAIBA TUDO SOBRE OS TIPOS DE VOTOS

TRE-PE-Votos-Brancos-Nulos
Apesar do voto no Brasil ser obrigatório, o eleitor é livre para escolher o seu candidato ou não escolher nenhum. O cidadão é obrigado a comparecer ao local de votação, ou a justificar sua ausência.
Tipos de votos:
Voto do preso: De acordo com a resolução de número 23.461 de 2015, ela estabelece a necessidade de instalação de sessões eleitorais especiais nos estabelecimentos prisionais, de presos que ainda não tenham recebido sentença, com processo em andamento. O TRE-PE cadastra os estabelecimentos penais e oferece o direito de votar. 
As seções eleitorais serão instaladas nos estabelecimentos prisionais com no mínimo, vinte eleitores aptos a votar. Quando o número de eleitores não atingir o mínimo previsto, os eleitores habilitados serão informados da impossibilidade de votar na seção especial, podendo, nesse caso, justificar a ausência.
Este ano, apenas quatro locais terão votos de presos: Salgueiro, Limoeiro, Igarassu e Petrolina. Detalhe, é que o detento deverá votar no candidato da cidade em que está preso. Segundo dados do TSE, os presos provisórios devem transferir o título para a seção eleitoral correspondente ao presídio. Em Pernambuco, desde 2000, é feito o voto do preso. Aqueles que estão condenados não votam e seus direitos políticos são suspensos.
Voto branco: O voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Então, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla "branco" na urna e, em seguida, a tecla "confirma". Este tipo de voto não é contabilizado para o resultado eleitoral.
Voto nulo: O voto nulo era tido antigamente, como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral. Neste caso, o eleitor bastava escrever um número que não existia. Hoje, após a invenção da urna eletrônica, o voto nulo ainda existe. Para efetuá-lo é preciso digitar um número de candidato inexistente, por exemplo, "00", e depois a tecla "confirma".
Voto válido: São os votos efetivados pelos eleitores, desconsiderando os votos em branco e os votos nulos. O voto válido é aquele que o cidadão expressa seu desejo de votar em determinado candidato.
Voto de legenda: O voto de legenda é aquele em que o eleitor não indica um candidato específico, mas, sim, manifesta o desejo de que qualquer candidato daquela legenda possa exercer a função. Neste caso, deve digitar apenas os dois primeiros números (referentes ao partido, na votação para vereador) na urna eletrônica. Este tipo de voto é considerado válido e soma-se aos votos nominais
Quem deverá votar no dia da eleição: O brasileiro acima de 18 anos completados no dia da votação. O Eleitor facultativo, jovens entre 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. Pessoas com dificuldade de locomoção, que estejam registrado no TRE, o seu voto é facultativo.
No dia da votação, alguns casos específicos terão prioridade para votar. Médicos em serviços, policiais militares, bombeiro e servidores da Justiça Eleitoral.

O eleitor com titulo cancelado não pode votar, mais pode justificar em local diferente de seu domicílio eleitoral.

GRANDE COMÍCIO DE ELIANE SOARES SERÁ NESTE DOMINGO 25


setembro 23, 2016

SANTA FILOMENA COMEMORA NO PRÓXIMO DIA 29, SEUS 21 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA COM SHOWS DE IOHANNES E DORGIVAL DANTAS

Santa Filomena no sertão do Araripe, também conhecida como a caçulinha do Araripe, comemora seus 21 anos de Emancipação política no próximo dia 29 de setembro e para comemorar com muita festa os Cantores Iohannes e Dorgival Dantas já tem presença garantida.

OURICURI-PE: ENFERMEIRA DO HR É AGREDIDA VERBALMENTE E AMEAÇADA POR PACIENTE E ACOMPANHANTE

Uma enfermeira do HRFB de Ouricuri – PE sofreu agressões verbais e ameaças por parte de um paciente que havia dado entrada naquele estabelecimento hospitalar vítima de acidente de trânsito e uma acompanhante. De acordo com a polícia, o fato aconteceu por volta das 22h30min dessa quarta-feira (21), quando a PM tomou conhecimento através do hospital que pessoas estariam causando transtornos naquele estabelecimento.

No local o policiamento constatou através da vítima M. L. A., enfermeira de 28 anos, que havia sido agredida verbalmente com palavras de baixo calão e ameaçada por um paciente e sua acompanhante. Que os envolvidos, um eletricista de 25 anos e uma vendedora de 23, residentes no bairro Santa Maria em Ouricuri – PE, também teria dito que iriam cortar o dedo da enfermeira para que ela sentisse a mesma dor.


Que os policiais presentes ao local do ocorrido ao tentarem acalmar a situação, também foram agredidos verbalmente pelos envolvidos e o caso foi encaminhado a DPC da 201ª Circunscrição de Ouricuri – PE para os procedimentos legais. O eletricista e a vendedora assinaram TCO e em seguida foram liberados. (Reportagem: Blog do Nilson Macedo)

APÓS RECLAMAÇÕES, DER REALIZA TAPA-BURACOS NA PE-555, ENTRE PARNAMIRIM E LAGOA GRANDE

pe-555-tapa-buracos
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, finalmente ouviu as reclamações de motoristas que circulam pela rodovia PE-555, entre Parnamirim, no Sertão Central, e Lagoa Grande, no São Francisco. O órgão está finalizando uma operação tapa-buracos na estrada, que tem 128 quilômetros de extensão e estava completamente deteriorada.
Segundo o DER-PE, a primeira etapa dos trabalhos, já concluída, contemplou o trecho de 72,8 quilômetros, ligando o distrito de Urimamã ao centro urbano de Lagoa Grande. Atualmente, a iniciativa acontece nos 55,3 quilômetros mais danificados da via, situados entre Parnamirim e Urimamã. A ação ainda contempla capinação, roço e limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos.
A PE-555 é uma das mais importantes vias de ligação entre Sertões do São Francisco e Central, pois além de receber tráfego pesado, é muito utilizada para quem segue com destino a Petrolina e Juazeiro (BA). (foto/divulgação)

Carlos Britto

FORRÓ DO GP NO CLUBE ASA BRANCA DOMINGO DIA 25, ENTRAGA GRÁTIS!

CLUBE ASA BRANCA EM SANTA CRUZ

VEM AÍ GRANDE CAVALGADA NA 3ª FESTA DA SOLIDARIEDADE



A comunidade de Poço Dantas, zona rural de Santa Cruz, realizará dia 08 de outubro de 2016 a III Festa da Solidariedade, o evento será em prol da construção da Casa Paroquial daquela comunidade.

Acompanhe a programação:

08h. Concentração dos Vaqueiros e Tropeiros no Sitio Pedro na casa de Jailma e Pirrita, com café da manhã.

09h. Cavalgada com a Mãe Aparecida até o povoado de Poço Dantas.

10h. Missa em Ação de Graças na praça em Poço Dantas.

12h. Almoço Sertanejo e transmissão do programa Encontro das Comunidades ao vivo pela Cultura FM de Santa Cruz, com apresentação dos artistas da terra e leilão de prendas e animais vivos.
                                                 
20h. Animação com o Forrozeiro Geraldo de Parnamirim e Forro D'Pegador.

Realização comunidade de Poço Dantas e o Reitor do Santuário da Venerada Santa Cruz Pe. José Porfírio.

Participe desse momento cultural


Santa Cruz 24 Hs

POLICIAIS DO BEPI APREENDEM DROGAS, ARMAS, MUNIÇÕES DE USO RESTRITO EM PETROLINA-PE

armas-e-drogas-bairro-idalino-bezerraDando continuidade às operações de combate ao tráfico de drogas na cidade de Petrolina-PE, na tarde desta quinta-feira (22), policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) se dirigiram até a Rua 17 do bairro Idalino Bezerra, em Petrolina, onde prenderam Welington Carlos da Silva, 33 anos, vulgo ‘Lila’, e Sebastião Martins da Silva Filho, 29 anos. A operação foi realizada em cumprimento a mandados de prisão.
Com eles foi apreendida uma pistola Taurus PT 100 calibre .40 com numeração suprimida; uma pistola Taurus PT 100 calibre .40 de n° SSI 23687; um revólver calibre 38 da marca Rossi; cinco carregadores calibre .40; um carregador de 9mm; 49 munições calibre .40 intactas; duas balanças de precisão; 4,310 kg de maconha; 0,639 kg de crack; 0,284 kg de cocaína; R$ 400,00 em espécie; uma munição calibre 7,62 intacta; 26 munições calibre 7mm intactas e uma moto Honda Titan.
Após a apreensão, os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com o material apreendido para as providências cabíveis.

Blog Alvinho Patriota

setembro 22, 2016

CARRO FORTE É ASSALTADO EM PETROLINA E HOMEM ACABA BALEADO

carro-forte-2No final da tarde desta quinta-feira (22), um carro forte foi interceptado na BR 407, entre Pau Ferro e Rajada, localidades pertencentes ao município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo informações da Polícia Militar (PM), por volta das 17h, dois carros com homens fortemente armados, pararam o veículo e conseguiram levar o dinheiro.
Não se sabe se houve troca de tiros entre os vigilantes e os assaltantes, porém a informação passada pela PM é que um dos vigilantes foi atingido na perna e socorrido por populares para o distrito de Rajada. Os vigilantes conseguiram fugir pela Caatinga.
A Samu foi acionada e está a caminho para socorrer o baleado.  O carro forte ainda queima no local, e por isso, segundo a PM, parte da BR 407, está com o trânsito interrompido.carro-forte
O policiamento ainda está em campo em busca dos acusados.  Ainda não se sabe quanto foi levado pelos bandidos.

Fonte: Blog do Waldiney Passos

GILDEVAN E FRANCINETE REALIZA CAMINHADA E COMÍCIO NESTE SÁBADO (24) NO POVOADO DO POÇO COMPRIDO

POLÍCIA APREENDE HOMEM COM 16 CARTÕES DO BOLSA FAMÍLIA E R$ 51 MIL

Material apreendido em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
A Polícia Militar (PM) apreendeu um agricultor, de 37 anos, com cartões de crédito, 16 cartões do Bolsa Família e mais de R$ 50 mil em espécie, nesta quarta-feira (21) em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. O suspeito foi ouvido e em seguida liberado.
O mandado de busca e apreensão ocorreu na Rua Hermínia Florentina de Sá, nº 124, no bairro Subestação. Na casa, a PM encontrou 11 pacotes de cigarro, 16 cartões do Bolsa Família, 20 cartões de crédito e a quantia de R$ 51.136 em espécie.

O homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, também no Sertão do Estado e em seguida encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local, onde foi aberto um inquérito por portaria. O agricultor foi ouvido e liberado. G1 Petrolina

GOVERNO LANÇA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

O ensino médio no Brasil vai passar por uma reforma: medida provisória assinada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer altera tanto o conteúdo quanto o formato. E vai até mesmo refletir na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que os primeiros alunos a serem afetados pelo novo formato sejam os que iniciarem o ensino médio em 2018.

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

O objetivo do governo federal é incentivar que as redes de ensino ofereçam ao aluno a chance de dar ênfase em alguma dessas cinco áreas. Já entre os conteúdos que deixam de ser obrigatórios nesta fase de ensino estão artes, educação física, filosofia e sociologia.

O segundo ponto importante na mudança será o aumento da carga horária. Ela deve ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800. Com a medida, a intenção do Ministério da Educação (MEC) é incentivar o ensino em tempo integral, e para isso prevê programa específico de incentivo às escolas em tempo integral.

O Ministério da Educação condicionou algumas das mudanças à conclusão do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, a BNCC já está em sua segunda versão após ter passado por discussão em todos os estados do Brasil.

A conclusão do documento final inicialmente terminaria em junho, mas foi adiada para novembro e nesta quinta o ministro disse que o processo só deve ser concluído em "meados" do próximo ano.

Aspecto legal
A medida provisória apresentada nesta tarde altera artigos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Lei nº 11.494, de junho de 2007, que é a Lei do Fundeb. Além disso, institui a Política de Fomento à Implementação de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral.

Por ser uma medida provisória, a proposta passa a entrar em vigor imediatamente após a sua edição pelo Executivo. Mas, para virar lei em definitivo, precisa ser analisada em uma comissão especial do Congresso e depois aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade.

VEJA ABAIXO OS DESTAQUES DA REFORMA

Itinerários formativos e ensino técnico
A medida provisória prevê que o currículo do ensino médio será definido pela Base Nacional Comum Curricular, que está atualmente em debate. Além disso, ele deve ser orientado por cinco "itinerários formativos": linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

"É muito comum, quando conversamos com um jovem do ensino médio, ouvir que aquela escola não dialoga com ele, que aquela escola contraria o seu projeto futuro", disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.

A MP não dá diretamente ao aluno a chance de escolher seu itinerário, pois estabelece que cada sistema de ensino elabore seu próprio currículo. "Os sistemas de ensino poderão compor os seus currículos com base em mais de uma área prevista", afirma o texto da Medida Provisória. Por exemplo, pode ser que o aluno queira optar por concluir o ensino médio com ênfase na formação técnica e profissional, mas dependerá de a rede estadual oferecer essa formação.

Quando entra em vigor?
Maria Helena Guimarães, secretária executiva do MEC, diz que a primeira turma ingressando no novo modelo poderia ser em 2018. O ministro da Educação, Mendonça Filho, diz que não há um prazo máximo para que todos os estados estejam no novo modelo, e diz que espera que haja uma demanda dos próprios estados para acelerar o processo.

Aumento da carga horária
A carga horária mínima deve ser progressivamente ampliada para 1.400 horas. Antes, a LDB estabelecia em 800 horas anuais, distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos. A MP não estabelece o mínimo de dias letivos.

Além disso, o texto não especifica prazos para que essa ampliação da carga horária aconteça. Em outro artigo, a MP ainda limita em 1.200 horas a carga horária total (dos três anos do ensino médio) que as escolas devem dedicar ao ensino do currículo definido pela Base.

Segundo Maria Helena Guimarães, secretária-executiva do MEC, metade da carga horária de todo o ensino médio deverá ser usada no conteúdo obrigatório que será determinado pela Base Nacional.

Inglês passa a ser obrigatório
O ensino da língua inglesa passa a ser obrigatória a partir do sexto ano. Antes, era obrigatória a inclusão de uma língua estrangeira moderna a partir do quinto ano. A escolha do idioma, até então, era de responsabilidade da "comunidade escolar". O ensino de um segundo idioma, preferencialmente o espanhol, deverá ser optativo.

Módulos
A MP determina que o ensino médio poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos ou disciplinas.

Vestibulares – processo seletivo
A MP inclui um parágrafo no artigo que regulamenta o ensino superior para, especificamente, determinar o que deve ser referência no conteúdo dos processos seletivos, os famosos vestibulares. Os vestibulares deverão cobrar apenas o que for determinado pela Base Nacional Comum Curricular.

"(O processo seletivo) considerará exclusivamente as competências, as habilidades e as expectativas de aprendizagem das áreas de conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular", afirma o texto da MP.

Professores sem diploma específico
A MP vai permitir que profissionais com notório saber, que seja reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, possam dar aulas de conteúdos de áreas afins à sua formação.

Artes, educação física, filosofia e sociologia fora do ensino médio
Na versão anterior da LDB, o ensino de artes e de educação física estava previsto em todas as etapas da educação básica (infantil, fundamental e médio). Agora, a MP prevê que o ensino dessas duas disciplinas será obrigatório apenas nos ensinos infantil e fundamental.

Ou seja, no ensino médio, ele será apenas opcional. O mesmo acontece com as disciplinas de filosofia e sociologia: um inciso da lei indicava que o ensino delas era obrigatório nos três anos do ensino médio. A MP derrubou esse inciso.

Prazos
O MEC ressaltou que a previsão é que as primeiras turmas a adotarem o novo modelo sejam as que ingressarem em 2018.

Além disso, a MP dá o prazo de dois anos, após a publicação do texto, para que os currículos dos cursos de formação de professores tenham por referência Base Nacional Comum Curricular.

A MP estipula que a carga horária destinada ao cumprimento da Base Nacional Comum Curricular não poderá ser superior a mil e duzentas horas da carga horária total do ensino médio. Essa mudança deve ser implementada no segundo ano letivo após a data de publicação da Base.

Incentivo ao ensino médio integral
O documento institui uma política de incentivo financeiro às escolas de ensino médio em tempo integral que forem implementadas a partir da medida provisória. O Ministério da Educação transferirá recursos para os Estados e para o Distrito Federal, anualmente, por no máximo quatro anos para cada escola. O objetivo é que os colégios possam bancar as despesas – é permitido, também, investir na expansão da merenda escolar.


Os valores serão repassados por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De acordo com a MP, ainda não foi definida a quantia que será transferida às escolas. Ela vai variar de acordo com o número de alunos que estudam na instituição de ensino beneficiada. Os colégios serão obrigados a comprovar, sempre que pedido, como estão administrando o dinheiro recebido.Do G1

MIGUEL LIDERA DISPUTA PARA PREFEITURA DE PETROLINA COM 33%, DIZ IBOPE

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Prefeitura de Petrolina.

- Miguel Coelho (PSB) – 33 %
- Odacy Amorim (PT) – 23%
- Adalberto Cavalcanti (PTB) – 17%
- Edinaldo Lima (PMDB) – 15%
- Perpertua Rodrigues (PSOL) – 1%
- Branco/nulo – 6%
- Não sabe/não respondeu – 5%

A pesquisa foi encomendada pela TV Grande Rio.

O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), sob o protocolo 05558/2016.Do G1 Petrolina

HOMEM É PRESO SUSPEITO DE RECEBER R$ 15 MIL PARA MATAR POLICIAL, NO INTERIOR DE PE

Um jovem de 18 anos foi preso suspeito de receber R$ 15 mil para matar um policial em Cachoeirinha, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, outros dois homens – de 22 e 27 anos – também foram presos com o jovem por suspeita de porte ilegal de arma de fogo, posse ilegal de entorpecente, roubo e tentativa de homicídio.

Ainda segundo a PM, o jovem de 18 anos alegou que estava no município porque havia recebido R$ 15 mil para matar um policial. O suspeito não informou quem teria encomendado o homicídio, nem o motivo pelo qual o mandante do crime queria o policial morto.
O trio – que residia em Caruaru – estava em um carro roubado quando foi abordado pelos policiais. Além do veículo, com os supostos criminosos a polícia apreendeu maconha, cocaína, dois revólveres, um celular, anéis e dinheiro, conforme informou a PM.
 

O trio foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns, onde foi ouvido e autuado em flagrante. Até a publicação desta matéria, a polícia não informou para qual unidade prisional os suspeitos foram levados. (G1 Caruaru)

MAIS DE 700 VAGAS ABERTAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Com o terceiro maior contingente de desempregados entre os estados brasileiros, Pernambuco finalmente começa a receber boas notícias em relação ao mercado de trabalho. O Estado está recebendo investimentos que vão empregar mais de 700 pessoas nos próximos meses. Há 500 vagas abertas apenas no Pólo Automotivo da Jeep em Goiana. O restante das oportunidades está em Jaboatão dos Guararapes, que acaba de receber a planta do novo Hotel Íbis Budget e um centro de atendimento ao cliente da Nextel. A construção do empreendimento hoteleiro vai gerar 150 empregos diretos e indiretos. E o serviço de call center, que já emprega quase duas mil pessoas, projeta abrir mais 60 vagas por mês.

Prestes a lançar o terceiro modelo de fabricação própria, o Polo Automotivo da Jeep de Goiana vai contratar 500 pessoas até o fim do ano. As primeiras 100 vagas tiveram o processo seletivo iniciado nesta semana e são para as áreas de produção e logística. As outras 400 serão abertas nos próximos meses tanto na fábrica de automóveis quanto no parque de fornecedores da montadora. O Po­lo, que já emprega quase 12 mil pessoas, não exige experiência dos futuros empregados. A chance é para trabalhadores com ensino fundamental e ensino médio incompleto e completo, que devem cadastrar seus currículos no site ou comparecer ao Grupo Selpe de Goiana ou ao GI Group, no Centro do Recife. 
Em Jaboatão, as vagas são tanto para profissionais capacitados quanto para jovens que procuram o primeiro emprego. A construção do Hotel Íbis Budget vai empregar 150 operários da construção civil. O trabalho, que deve começar até dezembro, deve durar mais três anos. Quando começar a operar em Piedade, o empreendimento vai gerar mais 60 empregos fixos.

 O centro de atendimento da Nextel já contratou quase duas mil pessoas desde abril. Mesmo assim, pretende captar 60 novos empregados por mês por conta da alta rotatividade do serviço. “O call center tem um processo constante de finalização e troca de pessoas, pois os empregados vão para posições melhores. O centro representa uma oportunidade constante de geração de empregos”, explicou o diretor de operações da Nextel, Pedro Luiz Arakawa.

“Os contratados normalmente são jovens que procuram se posicionar no mercado de trabalho enquanto não encontram oportunidades melhores na sua área”, admite a secretária-executiva de Trabalho e Qualificação de Pernambuco, Ângella Mochel. Arakawa diz, porém, que o tempo de contrato ainda é 50% maior que o registrado no Sudeste. E é por isso que a Nextel optou por instalar aqui seu maior centro de operação. Inaugurado no final de agosto, o empreendimento receberá R$ 72 milhões em cinco anos. Folha PE

setembro 21, 2016

ELEITOR TEM ATÉ ESTA QUINTA (22/9) PARA SOLICITAR A SEGUNDA VIA DO TÍTULO

TRE-MG-titulo-de-eleitor2Esta quinta (22/9) é o último dia para o eleitor solicitar a segunda via do título eleitoral dentro do próprio cartório da cidade onde vota, segundo o art. 52 da resolução nº 23.450 do TSE, que trata do Calendário Eleitoral.
A impressão do título é feita na hora e não tem custos adicionais. O eleitor que necessitar do serviço deve procurar o cartório eleitoral de seu respectivo município, portando RG ou outro documento oficial com foto.

Com o fechamento do cadastro ocorrido no dia 4 de maio, não é mais possível fazer alistamento eleitoral, transferência de títulos ou regularização. Somente estão disponíveis os serviços de expedição de certidão de quitação eleitoral, recebimento de multas eleitorais, além da emissão de segunda via do título, para o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado.

ELIANE SOARES REALIZA SEU COMÍCIO NESTE DOMINGO (25) EM SANTA CRUZ


APOSTA ÚNICA FEITA EM PETROLINA LEVA PRÊMIO DE R$ 3 MILHÕES DA QUINA

Uma aposta realizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, levou o prêmio de R$ R$ 3.705.014,83 do concurso 4188 da Quina. O sorteio aconteceu na terça-feira (20), em São Gonçalo do Rio Baixo, em Minas Gerais. Os números sorteados foram: 04 – 10 – 15 – 34 – 76.
De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, o prêmio saiu para uma única aposta realizada em Petrolina. Ainda não foi divulgado em qual lotérica da cidade o ganhador fez o jogo.
No mesmo concurso realizado na terça-feira (20), 97 apostas acertaram a quadra e vão receber R$ 4.496,83.  
Investimento
Segundo o economista João Ricardo Lima, se aplicado na poupança, o prêmio renderia mensalmente R$ 25.534,96. O redimento de 0,6892% da poupança foi feito com base no último valor disponibilizado no site do Banco Central do Brasil, no dia 19 de setembro.

Próximo concurso
A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 600.000,00 e será realizado nesta quarta-feira (21).
Do G1 Petrolina

DESOLADOR.FALTA DE CHUVAS LEVA BARRAGEM DE SOBRADINHO A PIOR CENÁRIO EM 85 ANOS

Barragem de SobradinhoA quantidade de chuva que caiu nos nove primeiros meses de 2016 representa o pior cenário registrado em 85 anos na bacia do Rio São Francisco, que abastece o Reservatório do Sobradinho, principal do Nordeste, e que está localizado na região norte da Bahia. A afirmação é do diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin.
Essa é a grande caixa d’água que tem no Nordeste“, diz ele, resumindo a importância do reservatório, que tem previsão de chegar a zero o volume útil até o final de 2016. Atualmente, este índice está em torno de 12%.
Ainda assim, Franklin afirma que não há risco de desabastecimento de energia elétrica, já que os estados do Nordeste dispõem de outras fontes de energia: eólica, térmica, além das linhas de transmissão, que “carregam” a energia produzida em outras regiões. Apesar da destacada importância de Sobradinho, sua capacidade de geração de energia elétrica está em aproximadamente um sexto da capacidade total. Isso porque no reservatório existem seis unidades geradoras, cada uma com capacidade de 175 megawats, o que totaliza 1.050. No entanto, 170 megawats é o que está sendo gerado de energia no Sobradinho atualmente, aponta o diretor de operações.
Antes do agravamento este ano, desde 2013, a seca já era considerada muito severa na Bacia do São Francisco. Ainda para 2016, há a esperança de que a partir do mês de novembro, até maio, conhecido como ‘período úmido’, traga mais chuva e a melhora no nível do Sobradinho. Entretanto, ao lado do otimismo mora o temor de que a chuva não chegue. Atualmente, a quantidade de chuva é de aproximadamente “um terço da normalidade“, aponta Franklin.
Diante do cenário de esvaziamento, o governo encaminhou à Casa Civil, para análise, um pedido da Chesf para reduzir a vazão de água de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700 m³/s. “É uma medida de guardar mais água no reservatório“, explica.
Redução da vazão
O pedido de redução, no entanto, enfrenta resistência de órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e de companhias estaduais de água. Franklin explica que a diminuição progressiva do nível do Sobradinho ocorre porque a vazão de saída (800 m³/s), é a metade da água que chega, cujo volume é de 400 m³/s. Sobre a previsão do nível chamado de “volume morto“, ele detalha que quando a situação ocorre ainda há água no reservatório, mas em um nível mínimo para a geração de energia.
Segundo informou no último dia 14 o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que monitora a situação dos reservatórios que atendem às hidrelétricas brasileiras, apontou que se o volume de chuvas de 2017 for o mesmo de 2016 e a vazão de água de Sobradinho for mantida, a represa pode chegar no final de 2017 com volume negativo em 15%, ou seja, abaixo do volume morto.

No Estado da Bahia, os reservatórios de acumulação para geração de energia elétrica operados pela Chesf são Sobradinho, localizado na Bacia do Rio São Francisco, e Pedra, localizado na Bacia do Rio de Contas – com grande destaque para Sobradinho, cujo volume útil total é de 28.669,00 hm3, enquanto o segundo é 1.305,00 hm3 (este em aferição feita no dia 12 de setembro estava com 44% do seu volume útil).G1-BA

“EU QUERO ATÉ O VOTO DE PAULO SÉRGIO” DISSE ELIANE AO SER QUESTIONADA SOBRE OS SECRETÁRIOS DO ATUAL PREFEITO GILVAN SIRINO ESTÁ EM SEU PALAQUE

Foto Radio Voluntarias da Pátria em Ouricuri
Durante o debate realizado nesta terça feira 20/09 na rádio voluntarias da Pátria em Ouricuri, Eliane Soares foi questionada por que os secretários do atual prefeito Gilvan Sirino estarem em seu palanque, já que a mesma não faz mais parte do governo, Eliane deu a seguinte resposta:

“o povo de Santa Cruz me conhece, em maio mais ou menos de 2013, ele seguiu sozinho, porque não vi espaço para o povo e se não existe espaço para o povo, não tem espaço pra mim. O povo me conhece, e se os secretários estão no meu palanque, eu quero o voto de todo mundo, eu quero até o voto de Paulo Sérgio, se ele tivesse consciência votaria em mim, lembro que sempre ajudei Paulo Sérgio nas romarias e ele sempre me elogiava, dizendo que eu era uma prefeita que trabalhava”, afirmou Eliane.

QUASE 30% DOS ELEITORES NÃO TÊM ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO, APONTA TSE

Dos mais de 144 milhões de eleitores aptos a irem às urnas no próximo dia 2 de outubro para eleger vereadores e prefeitos, 41,1 milhões (28,5%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental, que compreende as séries do 1º ao 9º ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,39 milhões de eleitores (19%) completaram o ensino médio, enquanto 27,38 milhões disseram não ter concluído essa etapa.
De acordo com o TSE, 15,4 milhões de eleitores (10,7%) leem e escrevem; 10,1 milhões (7%) terminaram o ensino fundamental; 9,5 milhões (6,6%) têm diploma de ensino superior e 5,9 milhões (4,1%) iniciaram, mas não concluíram o curso universitário. Do total de eleitores, 6,9 milhões disseram-se analfabetos e 90 mil não informaram o grau de instrução.
Homens e mulheres
Do eleitorado apto a votar em outubro, 75,2 milhões são mulheres (52,2%), 68,7 milhões são homens (47,7%) e 95,2 mil não informaram o sexo (0,06%). Do total do sexo feminino, 44 milhões têm idade entre 21 e 49 anos; 22,9 milhões, de 50 a 79 anos; 5,1 milhões, de 16 a 20 anos; e 2,2 milhões têm idade superior a 79 anos.

Entre os eleitores do sexo masculino, 41,2 milhões têm idade entre 21 e 49 anos; 19,9 milhões, 50 a 79 anos; 5,1 milhões estão na faixa etária entre 16 e 20; e 1,7 milhão têm mais de 79 anos de idade. (fonte: Agência Brasil)

GOVERNO AUMENTA SALÁRIO DO MAIS MÉDICOS E QUER MAIS BRASILEIROS NO PROGRAMA


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou hoje (20) que a bolsa dos profissionais que atuam no Programa Mais Médicos será reajustada em 9% a partir do ano que vem e que o convênio de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que garante a atuação de médicos cubanos no país, foi renovado por mais três anos.
A meta do governo é fortalecer a participação de médicos brasileiros e gradualmente substituir os profissionais cubanos que completam três anos de trabalho no país. A previsão é que, entre dezembro de 2016 e abril de 2017, cerca de duas mil vagas de cooperados sejam oferecidas em editais a brasileiros. A meta é, em três anos, substituir quatro mil cubanos à medida que os profissionais brasileiros se interessem pelas vagas.
“Há, de fato, uma grande aprovação das ações do Mais Médicos, sempre reconhecendo a qualidade do trabalho dos profissionais os cubanos. A implantação de novos cursos de medicina produzirá profissionais a mais para que a oferta de brasileiros no mercado possa suprir a demanda que colocamos nos editais. Precisamos que haja uma disponibilização de profissionais brasileiros para realmente ocupar as vagas”, disse Barros, explicando que, enquanto isso não acontece, o convênio com a Opas e Cuba continuará suprindo a demanda.
Hoje, o Mais Médicos tem 18.240 vagas na Atenção Básica de saúde em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas. Os profissionais que preenchem essas vagas são 11.429 cooperados cubanos (62,6%), 5.274 brasileiros formados no Brasil (29%) e 1.537 estrangeiros e brasileiros formados no exterior (8,4%). O programa chega a 72,8% dos municípios brasileiros e beneficia 63 milhões de pessoas.
A lei que prorroga o programa por três anos foi sancionada pelo presidente Michel Temer no último dia 12. Com o texto, profissionais intercambistas estrangeiros e brasileiros formados no exterior que participam do Mais Médicos continuarão dispensados da validação dos diplomas de medicina para atuar no país.
Reajuste
Barros anunciou também o reajuste da bolsa para os profissionais participantes em 9%. O repasse, que era de R$ 10.570 por médico, passa para R$ 11.520 a partir de janeiro de 2017. A prorrogação do programa garante ainda um reajuste anual com base na inflação. Médicos que atuam em áreas indígenas também tiveram aumento nos auxílios-moradia e alimentação, que desde agosto é de R$ 2.750.
Tanto o valor da bolsa quanto o auxílio dos profissionais estão em áreas indígenas e são pagos pelo Ministério da Saúde. Segundo Barros, o impacto do programa no orçamento da pasta é de R$ 2,7 bilhões em 2016. Em 2017, serão investidos R$ 3 bilhões.

setembro 20, 2016

FORRÓ DO GP NO CLUBE ASA BRANCA DOMINGO DIA 25, ENTRADA GRÁTIS!

ELIANE SOARES SAI NOS BRAÇOS DO POVO APÓS DEBATE E DIZ "QUERO SER PREFEITA PRA FAZER O QUE AINDA NÃO FIZ"


Depois de participar do debate realizado na rádio voluntários da Pátria, nesta terça feira 20/09 na cidade de Ouricuri, Eliane Soares foi surpreendida com uma grande militância que o esperavam fora da rádio e que carregaram nos braços sendo uma grande demonstração de carinho dos seus eleitores.
Durante o debate ao ser questionada por que queria ser prefeita de Santa Cruz, Eliane respondeu “eu quero ser prefeita por que eu sou filha de Santa Cruz, eu me criei em Santa Cruz e moro em Santa Cruz por que conheço as necessidades e as dificuldades do meu povo e da minha terra, conheço os quatros cantos do município”.
Eliane destacou as suas obras realizadas no período de 2005 á 2012 quando foi prefeita do município e disse ainda que quem conheceu Santa Cruz antes do governo de Eliane sabe que a cidade passou por uma grande transformação, mais que quer ser prefeita pra fazer o que ainda não fez.

Outras postagem sobre o debate serão publicadas durante a semana.
Santa cruz em destaque










EM ARARIPINA, PRESIDIÁRIO É ENCONTRADO MORTO POSSIVELMENTE POR SUICÍDIO APÓS AFIRMAR QUE NÃO VOLTARIA PARA O PRESÍDIO E SE MATARIA

Às 10 horas dessa segunda-feira, 19 de setembro, a PB foi acionada pela 2ª CPM para fazer um deslocamento até o sitio Boa Vista em Araripina, onde populares haviam encontrado uma ossada humana. No local, a Senhora Maria de Fátima, reconheceu os restos mortais como sendo do seu filho, Dionésio Joaquim da Silva, 38 anos, solteiro, agricultor. No dia de retornar ao presídio ele teria dito que não voltaria e que iria se matar. Sendo encontrado no dia de ontem, (19(, seus restos mortais. No local do ocorrido foi encontrada uma corda, que os familiares suspeitam que ele tenha usado para se ceifar sua própria vida.

Emanoel Cordeiro

QUASE 30% DOS ELEITORES NÃO TÊM ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO, APONTA TSE

eleições
Dos mais de 144 milhões de eleitores aptos a irem às urnas no próximo dia 2 de outubro para eleger vereadores e prefeitos, 41,1 milhões (28,5%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental, que compreende as séries do 1º ao 9º ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,39 milhões de eleitores (19%) completaram o ensino médio, enquanto 27,38 milhões disseram não ter concluído essa etapa.
De acordo com o TSE, 15,4 milhões de eleitores (10,7%) leem e escrevem; 10,1 milhões (7%) terminaram o ensino fundamental; 9,5 milhões (6,6%) têm diploma de ensino superior e 5,9 milhões (4,1%) iniciaram, mas não concluíram o curso universitário. Do total de eleitores, 6,9 milhões disseram-se analfabetos e 90 mil não informaram o grau de instrução.
Homens e mulheres
Do eleitorado apto a votar em outubro, 75,2 milhões são mulheres (52,2%), 68,7 milhões são homens (47,7%) e 95,2 mil não informaram o sexo (0,06%). Do total do sexo feminino, 44 milhões têm idade entre 21 e 49 anos; 22,9 milhões, de 50 a 79 anos; 5,1 milhões, de 16 a 20 anos; e 2,2 milhões têm idade superior a 79 anos.

Entre os eleitores do sexo masculino, 41,2 milhões têm idade entre 21 e 49 anos; 19,9 milhões, 50 a 79 anos; 5,1 milhões estão na faixa etária entre 16 e 20; e 1,7 milhão têm mais de 79 anos de idade. (fonte: Agência Brasil)

setembro 19, 2016

A COORDENAÇÃO DE CAMPANHA DO PADRE PAULO SÉRGIO VEM POR MEIO DESTE COMUNICAR QUE O DEBATE MARCADO PARA ESTA TERÇA-FEIRA (20) ACONTECERÁ NORMALMENTE.


É com muito pesar que a coordenação de campanha do Padre Paulo Sérgio comunica a todos o falecimento da mãe de Teão Marinho dona Ceci, ocorrido na tarde de hoje (19) às 15:00 horas, a família informa que o corpo será velado na Fazenda Aldeia e será sepultado amanhã dia (20) às 16:00 horas no cemitério das Pedras, zona rural do município de Ouricurí.
A família enlutada agradece a todos que se fizerem presentes neste ato de solidariedade para com a família.
A família ainda informa que por decisão dos mesmos o debate que estava programado para amanhã (20) será mantido conforme planejado, a coordenação comunica ainda que não realizarão festejos, após o debate em respeito à família do mesmo e que manterão a transmissão através de 3  carros de som, um dos quais deverá ficar em frente ao comitê 15.


Por: Coordenação da Campanha do Padre Paulo Sérgio

MORRE EM BARBALHA DONA CECI, MÃE DE TEÃO MARINHO CANDIDATO A VICE PREFEITO DE SANTA CRUZ

 Em sua rede social, o candidato a vice prefeito de Santa Cruz Teão Marinho informou o falecimento de sua mãe Valdeci Lopes Marinho (Dona Ceci) ocorrido na tarde deste dia 19/09 na cidade de Barbalha – CE.
Confira a nota:
E com muita tristeza que venho comunica o falecimento de minha querida Mae ocorrido hoje as 15:00 Horas o corpo será velado na fazenda Aldeia. E comunico a todos que seu sepultamento que acontecera amanhã dia 20/09, as 16:00 horas no cemitério das pedras zona rural Ouricuri. Desde já agradeço a todos que se fizerem presente.
Teão Marinho