maio 14, 2016

CARRO FURTADO EM DORMENTES É ENCONTRADO NA CIDADE DE PETROLINA.

Polícia Civil enviou uma nota na manhã deste sábado (14) para o blog, falando de um roubo de um veículo, ocorrido na cidade de Dormentes/PE.

Veja a nota;

Hoje, dia 14/05/2016, por volta das 07 h foi noticiado na Delegacia de Dormentes PE, 217ª Circunscrição de Polícia Civil, o furto de um veículo, GM/CELTA, COR PRATA, 04 PORTAS, PLACA KGI 2979, que após a notícia crime, imediatamente, policiais civis e policiais militares iniciaram as diligências;

Consta – se, que o veículo estava na posse da Srª Viviane Marques Cavalcanti, inclusive com a propriedade informal, pois até o momento não tinha realizado a transferência do veículo para seu nome;
 
Insta literalizar, que o crime em tela é o crime conhecido no meio doutrinário por crime de assinatura, ou seja, a pessoa que furtou já informou, logo após a subtração, que teria realizado a conduta criminosa, nesta senda, como já houve a individualização da autoria, nas próximas horas o crime estará totalmente elucidado e com o autor do crime devidamente preso e a disposição da justiça;

“"Nenhum crime nos municípios de Dormentes e Afrânio ficará impune!"

O blog já foi informado que diligências conjuntas de policiais civis da 217 Circunscrição e Equipe da AMMPLA- Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina, encontraram o veículo abandonado na cidade de Petrolina/PE.


Informações; Alysson Antonio/Polícia Civil

Blog Francisco Dormentes

SEM CHUVA, BARRAGENS NO SERTÃO DE PE VOLTAM A ENTRAR EM COLAPSO

Barragens no Sertão de PE estão em colapso (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)
Dos 26 reservatórios que existem no Sertão pernambucano, 22 estão em colapso, ou seja estão com menos de 10% da capacidade total. Os dados são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Isso é reflexo do período de seca que a região está passando e fez também com que dos 185 municípios de Pernambuco, 126 entrassem em situação de emergência.
O agricultor, Juarez José Tibúrcio, é de Uruás, na Zona Rural de Petrolina. Ele estava esperançoso com a plantação de milho após a chuva intensa do início do ano. Mas três meses após semear, o cultivo acabou morrendo. “A gente estava todo mundo animado, plantamos, mas até agora não deu foi nada. Não deu nem um caroço de milho. A gente pensava que ia chover muito, choveu, mas foi só um mês”, lamentou o agricultor.
Operação-pipa é alternativa na seca (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)Das áreas de sequeiro, nenhuma plantação de milho e feijão sobreviveu. O prejuízo foi de toda a produção. Em um dos açudes em Uruás é possível caminhar, de tão pouca água. De acordo com o agricultor, Constantino Araújo, as barragens secaram rapidamente. “Está secando muito rápido! O povo está se admirando porque tá secando rápido a água. Nunca aconteceu isso aqui, porque a chuva sempre continuou e agora parou de vez. Vai ser muita dificuldade para o povo aqui da região”, disse Costantino.
Para não morrer de sede, uma alternativa é a distribuição de água com os caminhões-pipa, da Operação-Pipa do Governo do estado. Mais de 300 veículos são equipados com um sistema de registro e localização com cartões magnéticos para garantir que a água de boa qualidade chegue a quem precisa.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Pernambuco, tenente coronel Luíz Augusto Oliveira, nesta Operação há uma quantidade de água determinada a ser distribuída por família. “A Defesa Civil do estado trabalha com uma quantidade de 20 litros de água por pessoa, por dia. Essa quantidade de água é suficiente para a sobrevivência dessas pessoas nesse período difícil e a frequência com que essas famílias recebem água depende muito da quantidade de pessoas. Dependendo da quantidade de pessoas, o carro pode passar lá em dois, três dias, uma semana ou um mês. Essa quantidade é suficiente pra manter todas as pessoas abastecidas e ninguém ficar sem água”, afirmou o coordenador da Defesa Civil."

Do G1 Petrolina

SOBE PARA 10 O NÚMERO DE PESSOAS MORTAS POR H1N1 EM PERNAMBUCO

Pernambuco registra 10 mortes confirmadas por influenza A H1N1, de acordo com o balanço divulgado, nesta sexta-feira (13), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O período vale até 7 de maio. Do começo do ano até a semana passada, são 27 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com evolução para óbito.
Segundo a SES, as 10 mortes aconteceram no Recife (5), Olinda (1), Caruaru (1), Palmares (1), Jaboatão dos Guararapes (1) e em Petrolândia (1). Outros nove foram encerrados por SRAG não especificada.
Os demais óbitos estão em investigação e podem ter sido provocados por diversos vírus, como adenovírus, vírus sincicial respiratório, influenza (A H1N1, AH3 Sazonal, B e vários outros subtipos), parainfluenza (1, 2 e 3), e diversas bactérias, além de outros agentes etiológicos, como fungos.
No ano de 2015, no mesmo período, 16 casos de SRAG evoluíram para óbito, sem confirmação de influenza A H1N1.
SRAG
Em 2016, até 7 de maio, foram notificados 399 casos de SRAG, com 34 confirmações de influenza A H1N1. No mesmo período de 2015, foram notificados 426 casos de SRAG. Não houve confirmação para influenza.
Síndrome gripal (SG)
Em 2016, até 7 de maio, foram realizadas 215 coletas de pacientes com SG. Desses, 36 resultados deram positivo para influenza A H1N1. No mesmo período de 2015, não foi confirmado caso de síndrome gripal por influenza A H1N1.

Vacinação
Até a tarde desta quinta-feira (12), foram vacinados 1.310.616 de pernambucanos contra a influenza. O quantitativo é de 62,53% do público total, formado por 2.095.962 de pessoas. A campanha nacional segue até o próximo dia 20 de maio e a expectativa é vacinar, no mínimo, 80% do público total.

Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) encaminhou ao Estado 1.939.980 doses da vacina. A expectativa é que o MS encaminhe as doses restantes até o final da primeira quinzena deste mês de maio. Folha PE

maio 13, 2016

GRAVE ACIDENTE ENVOLVENDO IRMÃ E CUNHADO DO PREFEITO DE SANTA FILOMENA DEIXA UMA VITIMA FATAL NA PE 625


Por volta das 15:00 desta sexta feira (13), um grave acidente  na altura do quilometro 12 da PE 625 que liga Santa Filomena a Santa Cruz  deixou uma vitima fatal.
Um veiculo Corola de Cor  Prata  Placa PFD 7363 da cidade de Ouricuri, conduzido pelo cunhado do prefeito de  Santa Filomena, colidiu com uma moto  de cor e ano não identificado, Placa JMH 5576 da cidade de juazeiro Bahia conduzida pela senhora  Maria Aparecida  da Silva Alves, cinquenta anos,  casada mãe de dois filhos  que veio a óbito no local.
No impacto a vitima e a moto foram arremessados longe,   no veiculo  vinha a  irmã do prefeito que é  secretaria de governo de Santa Filomena  Dr. Gildene Melo Ray e seu esposo Junior Ray, que  passam bem.
O corpo da vitima foi removido do local  e o caso foi registrado na delegacia de policia Civil de Santa Filomena.

Filo Noticias.com






11º CAPRISHOW ACONTECE DE 20 A 22 DE MAIO EM DORMENTES


ROMARIA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM CACHOEIRA DO ROBERTO ATRAI CENTENAS DE ROMEIROS A AFRÂNIO. FESTA ACONTECE NESTE SÁBADO(14) E DOMINGO(15)

0
Teve inicio  no último dia 06 de maio,  no povoado de Cachoeira do Roberto,  a tradicional romaria ao Divino Espírito Santo, a festa religiosa que é centenária no povoado, zona rural do município de Afrânio, Sertão do São Francisco.

A Romaria será  encerrada  na festa de pentecostes, dias 14 e 15, neste sábado e domingo, onde  milhares de romeiros participam do evento e chegam dos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí para pagar promessas e agradecer as graças alcançadas ao Espírito Santo.

A Prefeitura de Afrânio se engajou mais uma vez ao evento religioso e está dando total apoio para que a comunidade tenha um infra-estrutura de apoio aos visitantes e romeiros que estão participando da missa solene e da procissão deste domingo.  Além da ornamentação, criação do artista Francioli, a Prefeita Lucia Mariano não mediu esforços para que as pessoas tenham segurança total, inclusive no disciplinamento dos veículos.

Neste sábado do dia (14) haverá  a virgília de pentecostes, missa presidida pelo pároco da paróquia Pe. Maurílio Quirino.  Após missa acontecerá grande show na quadra poliesportiva com as seguintes atrações: André Mendes, Luan Lemos, Gleyson Aguiar e Swing 10.

No Domingo (15) será realizada a  missa solene a partir das 10h para todos os romeiros do espírito santo e  em seguida a imagem sai em procissão com todos os romeiros até a igrejinha localizada no sítio Cachoeirinha a 2km do povoado.


 (Vinicius de Santana)

'DIÁRIO OFICIAL' PUBLICA NOMEAÇÃO DE MINISTROS DO GOVERNO DE TEMER

O governo publicou no "Diário Oficial" da União desta sexta-feira (13) a nomeação dos novos ministros que vão compor o governo do presidente em exercício Michel Temer. A posse ocorreu na véspera. Temer assumiu o posto no lugar da presidente Dilma Rousseff, afastada pelo plenário do Senado, que deu início ao seu processo de impeachment.

Confira abaixo a relação dos novos ministros:
Planejamento
Romero Jucá (PMDB)
Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Marcos Pereira
Relações Exteriores (inclui Comércio Exterior)
José Serra (PSDB)
Casa Civil
Eliseu Padilha (PMDB)
Secretaria de Governo
Geddel Vieira Lima (PMDB)
Secretaria de Segurança Institucional (inclui Abin)
Sérgio Etchegoyen
Educação e Cultura
Mendonça Filho (DEM)
Saúde
Ricardo Barros (PP)
Justiça e Cidadania
Alexandre de Moraes
Agricultura
Blairo Maggi (PP)
Trabalho
Ronaldo Nogueira (PTB)
Desenvolvimento Social e Agrário
Osmar Terra (PMDB)
Meio ambiente
Sarney Filho (PV)
Cidades
Bruno Araújo (PSDB)
Ciência e Tecnologia e Comunicações
Gilberto Kasssab (PSD)
Transportes
Maurício Quintella (PR)
Advocacia-Geral da União (AGU)
Fabio Medina
Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)
Fabiano Augusto Martins Silveira
Defesa
Raul Jungmann (PPS)
Turismo
Henrique Alves (PMDB)
Esporte
Leonardo Picciani (PMDB)
Minas e Energia
Fernando Coelho Filho (PSB)
Integração Nacional
Helder Barbalho (PMDB)
O número de ministérios caiu de 32 para 24. Foram extintos:

- Secretaria de Portos da Presidência da República
- Secretaria  de Aviação Civil da Presidência da República
- Secretaria  de Comunicação Social da Presidência da República
- Controladoria-Geral da União
- Ministério da Cultura
- Ministério das Comunicações
- Ministério do Desenvolvimento Agrário;
- Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos
- Casa Militar da Presidência República
As pastas a seguir que foram transformadas para abrigar as competências das secretarias e dos ministérios extintos:
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior se tornou  Ministério da Indústria, Comércio e Serviços
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação se tornou Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
- Ministério da Educação se tornou Ministério da Educação e Cultura
- Ministério do Trabalho e Previdência se tornou Ministério do Trabalho
- Ministério da Justiça se tornou Ministério da Justiça e Cidadania
- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome se tornou Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão se tornou Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
- Ministério dos Transportes se tornou Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Ficam criados:
- Ministério  da Transparência, Fiscalização e Controle (ex-CGU)
- Gabinete de Segurança Institucional da Presidência  da República.

DEPOIS DE TER SUAS CONTAS REJEITADAS, GILVAN SIRINO DEVERÁ IR A JUSTIÇA PARA REVER A DECISÃO

Depois de ter suas contas rejeitadas pela câmara de vereadores, o Prefeito de Santa Cruz Gilvan Sirino deverá recorrer na Justiça para rever a decisão, já que o mesmo julga não ter cometido nenhum crime.

O prefeito teve suas contas rejeitadas pelos seis parlamentares presentes à sessão realizada na ultima quarta feira 11/05, (Luciano Nunes, Telvando Soares, Carlos Romeiro, Ednarte Siqueira, Clemildo e Zé Neildo), outros três não compareceram e não se justificaram, são eles (Jaésio Rodrigues, Solidade e José Ion).

maio 12, 2016

EM NOTA, PAULO CÂMARA AFIRMA QUE AFASTAMENTO DE DILMA É UMA MEDIDA "DESCONFORTÁVEL"

Nota oficial de Paulo Câmara sobre rito do impeachment da presidente Dilma / Foto: Acervo
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), enviou nota demonstrando seu posicionamento relacionado ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, afastada da presidência por 180 dias, após votação no plenário do Senado Federal.
Veja na íntegra nota oficial: 

“A admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff pelo plenário do Senado Federal seguiu as normas constitucionais e o rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em que pese essa ser uma medida extremamente traumática.

Como afirmei anteriormente, não é algo singelo e confortável o fato de em um período de apenas 24 anos tenha existido a necessidade de afastar dois presidentes da República.
Precisamos agora apaziguar os ânimos, pois a radicalização política assumiu proporções preocupantes. A pacificação nacional e o diálogo insistente e permanente devem guiar as decisões do presidente Michel Temer. Não é de hoje que prego esse caminho, por acreditar que o desarmamento dos espíritos é fundamental para superar a maior crise econômica desde o início da década de 1930.
Precisamos recuperar a confiança na economia do Brasil, retomar os investimentos, enfrentar aquela que é a maior chaga da atual crise: o desemprego de milhões de brasileiras e brasileiros. Estou à disposição do presidente Temer para ajudar no que for necessário na construção desse entendimento, da mesma forma que me coloquei para a presidente Dilma Rousseff. Sem diálogo amplo, não haverá solução fácil para os desafios existentes.
O meu partido, o PSB, em decisão tomada pela maioria da Executiva Nacional, decidiu não indicar e nem chancelar nomes para o novo Ministério. No entanto, o PSB ajudará em todas aqueles propostas que estão sintonizadas com a agenda do partido para o Brasil, tornadas públicas por ocasião das eleições presidenciais de 2014, primeiro pelo saudoso Eduardo Campos e, posteriormente, por Marina Silva. O PSB nunca vai desistir do Brasil”.

Paulo Câmara

Governador do Estado de Pernambuco
NE 10

REAJUSTE DO BOLSA FAMÍLIA SERÁ MANTIDO, DIZ NOVO MINISTRO

Novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, o deputado Osmar Terra (PMDB-RS) afirmou nesta quinta-feira (12) ao G1, logo após ser confirmado na equipe ministerial do governo Michel Temer, que o reajuste proposto pela presidente afastada Dilma Rousseff aos benefíciários do programa Bolsa Família será mantido. Segundo ele, o Executivo federal vai "arrumar dinheiro de algum lugar" para bancar o aumento médio de 9%.

No início do mês, durante evento do Dia do Trabalho, Dilma comunicou que daria um aumento médio de 9% para os beneficiários do programa a partir de 1º de junho, apesar do alerta da área econômica de que não haveria recursos suficientes.
G1.com

PROJETO QUE GARANTE DIREITO AO ENQUADRAMENTO DO PISO DOS PROFESSORES DE SANTA CRUZ JÁ SE ENCONTRA NA CÂMARA DE VEREADORES

Um dia após as contas de 2013 do prefeito Gilvan Sirino (PR) serem rejeitadas na câmara municipal na noite desta quarta (11) com a presença de vereadores presentes (Luciano Nunes, Dr. Carlos Romeiro, Clemildo Souza, Ednarte Siqueira e Telvando Soares) faltando os vereadores Jaesio Rodrigues, Solidade e José Ion. O executivo enviou projeto a câmara, o acordo foi firmado na última semana após diálogo entre executivo e Sindicato.

O que se espera é que o projeto esteja de acordo com o combinado em reunião, o que garantiu a gestão evitando assim mais uma paralisação dos professores de rede municipal de ensino. Com essa notícia o SINTENC orienta a categoria permanência nas atividades educacionais.


Restando menos de oito meses para o fim de seu mandato que posição política tomará o gestor do município diante do cenário político da cidade, estará realmente ao lado da ex prefeita Eliane Soares ou do grupo de oposição com o Padre Paulo Sérgio Vieira?  
 
SANTA CRUZ 24H

COM PROVÁVEL IDA DE FERNANDO FILHO PARA GOVERNO TEMER, GUILHERME COELHO VAI VIRAR DEPUTADO FEDERAL

O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB), deverá virar deputado federal. O tucano estava na coligação que elegeu o governador Paulo Câmara (PSB) em 2014.

Guilherme assumiria a vaga do líder da bancada socialista na Câmara dos Deputados, Fernando Filho, cotadíssimo para assumir provavelmente o Ministério da Integração Nacional. Carlos britto

maio 11, 2016

BODOCÓ-PE: TRINDADENSE TEM CAMINHONETE TOMADA DE ASSALTO POR BANDIDOS ARMADOS NA PE-545

Um homem teve a sua caminhonete tomada de assalto por bandidos fortemente armados no município de Bodocó, na Região do Araripe no sertão de Pernambuco. O assalto aconteceu por volta das 19h30min dessa terça-feira (10), na Rodovia PE-545, altura do Km 53, próximo ao perímetro urbano da cidade. Segundo relato de testemunhas, a vítima, um empresário residente na cidade de Trindade – PE trafegava conduzindo o veículo Toyota Hillux de cor prata de placas PFC-2320/PE, quando foi interceptado por outro veículo ocupado por três indivíduos fortemente armados. Que depois de anunciarem o assalto, os criminosos subtraíram o veículo e outros pertences da vítima, logo em seguida tomaram destino incerto pela rodovia no sentido Bodocó/Exu. Após a ação criminosa, o proprietário da caminhonete seguiu a pé até cidade de Bodocó – PE. A vítima também relatou que vinha da cidade de Juazeiro do Norte – CE e seguia para Trindade – PE, e que crateras na pista de rolamento da rodovia facilitaram a ação dos bandidos. A polícia investigada se a mencionada caminhonete é mesma utilizada e abandonada em um assalto a banco no Agreste de Pernambuco na madrugada desta quarta-feira (11), na cidade de Limoeiro - PE. (Reportagem: Blog do Nilson Macedo)




VEREADORES REPROVA CONTAS DO PREFEITO GILVAN SIRINO


Depois de a sessão ter sido suspensa na ultima sexta feira 06/05, os vereadores de Santa Cruz voltaram a se reunir no inicio da tarde desta quarta feira 11/05 para dar continuidade à votação das contas do Prefeito Gilvan Sirino referente ao exercício de 2013. Depois de lido o relatório do vereador Jaésio Rodrigues que dava parecer favorável a aprovação das contas, o presidente da casa colocou em votação e os seis vereadores presentes votaram a favor da rejeição das contas do atual gestor.
Três parlamentares se fizeram ausente na sessão, Jose Ion, Maria Solidade e Jaésio Rodrigues, mesmo assim como a maioria dos parlamentares estava presente a sessão transcorreu normalmente.
Das 20 contas analisadas pelo TCE-PE em toda historia do município, 10 foram reprovadas Newilton Nogueira (1994, 1995 e 1996) Zé do Brejo (1998) Eliane Soares (2006, 2007, 2008, 2009, 2010) e Gilvan Sirino (2013), e essa e apenas a segunda vez que a Câmara de vereadores reprova as contas do gestor, a primeira aconteceu em 1998 quando os vereadores acompanharam a decisão do TCE.

Outro fato marcante foi à grande presença da população.

SANTA FILOMENA: FAMÍLIAS SOFREM COM O ATRASO EM OBRAS DO ‘MINHA CASA, MINHA VIDA

minha casa minha vida santa filomenaEm Santa Filomena (PE), no Sertão do Araripe, várias famílias beneficiárias do programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal, sofrem com o atraso das obras, que deveriam ter ficado prontas há quase quatro anos. Por lá, sobra indignação e as construções, que foram iniciadas, já sofrem a ação do tempo e dos vândalos.
Numa placa afixada no local consta que o valor total da obra é de R$ 1,2 milhão, sendo que o investimento Federal é de R$ 1,006 milhão, com  contrapartida da prefeitura de R$ 200 mil. Na primeira etapa foram construídas 40 unidades, mas nunca foram entregues. Mesmo assim, alguns beneficiários entraram nas residências e estão morando. Eles reclamam de falta de energia elétrica, de saneamento básico e de água, além de coleta de lixo.

A segunda etapa da obra, na qual estava prevista a construção de mais quarenta imóveis, está abandonada e muitas delas já estão com rachaduras e piso quebrado. Ao todo, são 70 imóveis que nunca foram entregues e o problema afeta cerca de 280 pessoas, que continuam sofrendo sem uma moradia digna para viver. Para estas, “o sonho da casa própria se transformou em desgosto“. Com a palavra, os governos federal e municipal. Carlos britto

APÓS SOLICITAÇÃO DE DEPUTADA, RODOVIAS DA REGIÃO DO ARARIPE COMEÇAM SEREM RECUPERADAS

Após a deputada Socorro Pimentel ter se reunido na semana passada com Carlos Estima, presidente do Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco - DER/PE, para pedir a operação tapa-buraco nas rodovias do Sertão, os resultados já começam a aparecer. 


A rodovia PE-585, que liga o município de Araripina ao Estado do Ceará, já está sendo recuperada. No documento entregue ao presidente do DER ainda constam as rodovias PE-555, que liga Parnamirim a Lagoa Grande; 550, que liga os distritos de Urimamã e Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista; PE-545, no trecho que liga Ouricuri, Bodocó e Exu; 576, ligando Trindade a Ipubi; 615, no trecho que liga Araripina ao distrito de Nascente e a PE-604, que liga Ouricuri a Lagoa Grande. (Araripina em Foco)

POLÍCIA ERRADICA PLANTAÇÃO COM QUASE 20 MIL PÉS DE MACONHA EM CABROBÓ

IMG-20160511-WA0002Uma operação realizada ontem (10) pelas Polícias Militar (PM) e Federal (PF) erradicou um plantio com quase 20 mil pés de maconha no povoado de Cachoerinha, na zona rural de Cabrobó, no Sertão do São Francisco.
De acordo com equipes da 2º Companhia Independente da Polícia Militar (2ºCIPM), ao todo foram localizados 19.826 pés da droga, que foi incinerada. Uma amostra da erva foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro (PE), no Sertão Central. Ninguém foi preso.

Carlos Britto

maio 10, 2016

SALGUEIRO: ACUSADO DE ESTUPRAR A PRÓPRIA ENTEADA É PRESO PELA MALHAS DA LEI

acusado estuproUm homem acusado de estupro foi preso ontem (9) por uma equipe do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e policiais civis da 23ª Delegacia Seccional (DESEC) que integram a Malhas da Lei em Salgueiro (PE), Sertão Central.
José Arruda Veloso, de 35 anos, tinha um mandado de prisão expedido contra ele pela Comarca de Parnamirim (PE), por ter violentado a própria enteada. Após ser localizado e detido pelas equipes, José Arruda foi apresentado ao 193º Distrito Policial de Salgueiro e, em seguida, encaminhado ao presídio na mesma cidade, onde ficará à disposição da justiça. (foto: 8ºBPM/divulgação) Carlos britto

DEPENDENTE DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS SURTA E MATA HOMEM A GOLPE DE FOICE NA ZONA RURAL DE EXU

FoiceO policiamento tomou conhecimento por populares, às 13 horas e 30 minutos dessa segunda-feira, 09 de maio, que no sitio Riacho do José, na zona rural de Exu, em frente da residência da vítima, o acusado, João Paulo Carvalho Alencar, que é dependente de medicamento controlado, onde o mesmo surtou, inopinado criando uma raiva da vítima, Antonio Freire de Brito, 59 anos, sem motivo aparente e de posse de uma foice, efetuou vários golpes contra a vítima. O mesmo foi detido no local, onde confessou a autoria do crime, foi encaminhado a DPC local, para tomarem as medidas.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro/PMPE

maio 09, 2016

AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE MOREILÂNDIA É ARROMBADA

alt
O Banco do Brasil de Moreilândia foi arrombado ontem por três elementos. A perícia está sendo realizar nesta segunda-feira (09), para calcular se os bandidos levaram alguma quantia. Nenhum dos assaltantes foi preso até o momento.
Segundo o boletim da PM, os criminosos arrombaram a entrada principal da agência e tiveram acesso aos três caixas eletrônicos. Os bandidos tentaram arrombar um dos caixas e danificaram o equipamento, mas os policiais não souberam dizer se foi levado algum dinheiro.
A perícia está sendo realizada hoje pelo Instituto de Criminalística (IC), com um perito de Petrolina e acompanhamento de funcionários da agência.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

RENAN DECIDE IGNORAR MARANHÃO E SEGUIR COM IMPEACHMENT

O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL)O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse na tarde desta segunda-feira a senadores que participaram da reunião de emergência convocada por ele que dará prosseguimento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Roussett, ignorando a decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA).
A avaliação de Renan, conforme relatos dos parlamentares presentes ao encontro, é de que o ato de Maranhão foi "ilegal" e "intempestivo". Ele disse ainda aos senadores que a Câmara não poderia tomar a decisão de anular a sessão em que 367 deputados deram aval ao prosseguimento do processo de impeachment para o Senado quase 30 dias após a votação da admissibilidade - muito menos quando o Senado está prestes a deliberar sobre o tema. "O presidente do Senado disse que é uma decisão contra a qual não caberia recurso quase 30 dias depois. Isso deveria ter sido analisado 48 horas após a sessão", afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), ao deixar a reunião emergencial.

Na reunião de líderes, PT e PCdoB fizeram apelos para que a decisão de Wladir Maranhão fosse cumprida, mas Renan não cedeu. Com isso, a leitura do parecer da comissão especial que, na última sexta-feira, deu aval para o seguimento do processo contra Dilma será feita ainda hoje, abrindo prazo de 48 horas para que o plenário do Senado julgue se abre processo contra a petista - decisão que, se tomada, afasta a presidente do cargo por 180 dias. Veja

CANDIDATOS JÁ PODEM FAZER SUAS INSCRIÇÕES NO ENEM 2016

Começaram nesta segunda-feira, às 10h, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo se estende até as 23h59 do dia 20 de maio. Os interessados devem acessar esta página no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e informar seus dados. Eles devem ter em mãos seus números de identidade e de CPF.
Logo nos primeiros minutos, candidatos reclamaram nas redes sociais que o link que leva para a inscrição no site do Inep está "escondido". De fato, o atalho não aparece não na página inicial do exame. Os interessados só encontravam a página para efetuar a inscrição na seção de "dúvidas frequentes" da página do Enem.
No ato de inscrição, os candidatos deverão fornecer um endereço de e-mail e um número de celular, além de informar o município onde desejam fazer sua prova e a língua estrangeira da avaliação de Linguagens (as opções são inglês e espanhol). Os menores de idade que ainda não têm os documentos exigidos devem providenciá-los.
Provas em novembro
As provas deste ano serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. O exame terá início às 13h.
No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder 90 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, serão cinco horas e 30 minutos para 90 enunciados de Linguagens e Matemática, além da redação.
Preço da inscrição e isentos
A taxa de inscrição aumentou R$ 5 e este ano vai custar R$ 68, podendo ser paga em qualquer agência de banco, casa lotérica ou agência do Correios. O pagamento deve ser feito após o ato da inscrição.
Os estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2016 estão isentos de pagar a taxa, assim como todos os candidatos de baixa renda. Estes porém, terão que declarar carência. No entanto, as pessoas que tiveram isenção para se inscrever no exame de 2015 e faltaram a prova sem justificar sua ausência perderam o direito a nova isenção.
Atendimentos especiais
Quem precisar de atendimento especializado deve informar no ato da inscrição que recurso deseja para fazer a prova. Pessoas com problemas de visão ou qualquer outra deficiência física ou intelectual têm direito a pedir auxílio, assim como gestantes, lactantes, idosos, estudantes hospitalizados e sabatistas. De 1 a 8 de junho, essa pessoa deve enviar documentação que comprova sua condição.
Nome social

Travestis e transexuais, mais uma vez, podem escolher usar o seu nome social. Basta informar essa vontade durante a inscrição. Esses candidatos terão o direito de ser ser tratados pelo nome social durante a aplicação do exame.
O Globo

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CÂMARA DECIDE ANULAR A VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT

Foto: Geraldo Magela/ Agência SenadoO presidente interino, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anulou nesta segunda-feira (9) as sessões do dias 15, 16 e 17 de abril, quando os deputados federais aprovaram a continuidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele acatou pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Uma nova sessão deve ser realizada no prazo de cinco sessões a partir da devolução do processo do Senado. Maranhão assumiu a presidência da Câmara após Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ser afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente interino afirmou em nota à imprensa que encaminhou ofício ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), para que os autos sejam devolvidos à Casa.
Na nota, Maranhão afirma que tomou a decisão “por entender que efetivamente ocorreram vícios que tornaram nula de pleno direito a sessão em questão. Não poderiam os partidos políticos ter fechado questão ou firmado orientação para que os parlamentares votassem de um modo ou de outro, uma vez que, no caso deveriam votar de acordo com as suas convicções pessoais e livremente”.

“Não poderiam os senhores parlamentares antes da conclusão da votação terem anunciado publicamente os seus votos, na medida em que isso caracteriza prejulgamento e clara ofensa ao amplo direito de defesa que está consagrado na Constituição”, continua a nota assinada pelo presidente interino da Câmara.Do blog, com agências Brasil e Estadão Conteúdo

EXUENSE É MORTO A TIROS DENTRO DE AMBULÂNCIA DEPOIS DE TIROTEIO QUE RESULTOU NA MORTE DE UM PM NO CEARÁ

A manhã desse domingo (08) foi violenta em Campos Sales - CE. Por volta das 10h40min, após uma abordagem do BPRAIO em um bar no Bairro Aparecida, os meliantes que estariam fazendo a entrega de drogas receberam os policiais a tiros, acertando o policial SD Lemos na cabeça que foi socorrido e veio a óbito no hospital Municipal e o policial Edmilson Passos de Araújo foi atingido com um tiro no braço e socorrido para o Hospital Regional do Cariri. Jeremias Araújo da Silva, 28 anos, natural de Exu – PE foi baleado na troca de tiros com os policiais, socorrido para o HMCS e logo em seguida foi transferido para a Região do Cariri, mas no KM 136 da Rodovia CE-292 logo após o Sitio Caldeirão, a ambulância UTI móvel que conduzia o mesmo foi interceptada por dois elementos não identificados em uma moto que o executaram com vários tiros.
Outra pessoa que saiu ferida foi José Lopes da Silva, que estava no lugar errado e na hora errada e sofreu um tiro punho esquerdo e também já foi transferido para um Hospital no Cariri. O motorista da ambulância e as técnicas de enfermagem que acompanhavam a transferência de Jeremias, apesar do susto estão todos bem. O Comandante do RAIO Capitão Luciano já se encontra em Campos Sales com mais uma equipe de policiais.
O Helicóptero da CIOPAER também já se encontra sobrevoando a área, além de reforço policial da policia do estado do Piauí. Segundo informações dois bandidos conseguiram escapar e tomaram uma moto YBR de cor vermelha de assalto de um senhor conhecido por Citonho e fugiram no sentido de Salitre. O IML já foi acionado para remover os corpos do Policial Lemos que se encontra na capela do HMCS e do indivíduo que está dentro da ambulância. Imagens: Whatsapp (Blog do Nilson Macedo/Rádio Cidade AM)