abril 08, 2016

DANILO PERNAMBUCANO EM SANTA CRUZ DIA 29 DE ABRIL EM SHOW BENEFICENTE


A paróquia de Santa Cruz no Sertão do Araripe, inovou em 2016 na programação do Novenário da Padroeira que tem inicio dia 23 de abril com a grande abertura.

Em clima de Festa a Paróquia estará apresentando dia 29 Shows Beneficente com os artistas DANILO PERNAMBUCANO e BALANÇO TROPICAL de Trindade, PE. Após a Santa Missa no Santuário da Venerada o publico poderá acompanhar as apresentações culturais  na Casa do Romeiro Mãe do Bom Conselho as 21h. A renda será aplicada na reforma do Santuário da Venerada Santa Cruz, que ao logo da administração do Reitor Padre José Porfírio, vem a cada dia inovando para melhor receber os fies, visitantes e devotos da venerada.

Dia 30 de abril as 21h estarão se apresentando os Seguidores do Rei e Os Vaqueiros do Forró João Claudio Sá e Paulo Pedro.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria paroquial.


Blog Santa Cruz 24H   

PREFEITO GILVAN SIRINO CONCEDE ENTREVISTA A RADIO CULTURA FM

Em entrevista concedida ao Programa Tribuna do Cariri na Radio Cultura FM de Santa Cruz, realizada nesta sexta feira 08/04 o prefeito Gilvan Sirino falou sobre diversos temas, e respondeu algumas perguntas dos ouvintes. Confira alguns pontos da entrevista:

O PREFEITO SERÁ CANDIDATO OU NÃO A REELEIÇÃO?

O prefeito disse que pela turbulência política vivenciada pelos pais, neste momento, o que atrapalhou muito o desenvolvimento dos municípios, disse que vai esperar mais uns dias e ouvir a população para decidir se será candidato a reeleição ou não.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Questionado pela população sobre as iluminações pública, o Gestor afirmou que o valor que a Celpe repassa para o município e apenas uma taxa, mais que já está em andamento à solução da iluminação de algumas ruas da cidade e posteriormente estará solucionando a iluminação da Portelinha, Asa Branca e assentamentos.

REAJUSTE SALARIAL

Sobre o reajuste salarial, o prefeito disse que muitos municípios estão com dificuldades, por que a União deu um aumento de 11% para os professores, mais só repassa para os municípios 7% e que em maio os prefeitos e seus secretários de Educação estarão, indo a Brasília cobrar do Governo Federal, mais garantiu que o Projeto já está sendo elaborado para ser mandado para aprovação na Câmara de vereadores.

GREVE NO HOSPITAL

Disse que o problema ocorreu por conta da mudança de Secretários e que o problema está na Burocracia do Banco do Brasil, que não libera a senha para o novo Secretario de saúde (Alexandre), já que tem dinheiro em conta e os pagamentos dos profissionais de saúde serão feito por ele, mais disse ainda que o banco garantiu que até dia 12/04 será resolvido. E que esse problema vem afetando a aquisição de medicamentos para o Hospital e PSFs do município. Os médicos irão continuar trabalhando, mais se o problema continuar o prefeito disse que ele mesmo juntamente com os profissionais de saúde vai cobrar o banco.

MATADOURO

Sobre o matadouro garantiu que já tem a associação que vai gerenciar o funcionamento e que será disponibilizado um caminhão especializado para o transporte da carne e que apenas alguns detalhes burocráticos estão sendo resolvidos para que ele comece a funcionar.

LIXO

O município adquiriu um caminhão compactador e que em breve será colocado coletores de lixo por toda cidade. As maquinas estão fazendo a limpezas de terrenos baldios da cidade e os que estão cercados os donos terão que providenciar a limpeza, já que as maquinas não pode entrar nos locais.


Santa Cruz em Destaque

ACIDENTE PRÓXIMO AO POSTO RAUL LINS EM IZACOLÂNDIA “BR 428”, SEM VÍTIMA FATAL NO LOCAL

tInformações repassadas ao Blog Diário Popular, na manhã desta sexta-feira (08) dão conta que na BR 428, nas proximidade do Posto Raul Lins, em Izacolândia um motociclista conhecido como Petrônio, foi vítima de acidente automobilístico, segundo populares um veículo Honda Civic de Placa MNR 0661, de Santa Maria da Boa Vista – PE, bateu atrás da moto provocando o acidente a vítima já foi socorrida para HMJHL – Hospital Municipal José Henrique de Lima em Lagoa Grande –PE, com alguns ferimentos.

Texto e foto: Blog Diário Popular

abril 07, 2016

HOMICÍDIO NA NOITE DESSA QUINTA-FEIRA EM OURICURI, HOMEM É ALVEJADO A BALA NA ESTRADA DO TAMBORIL

Por volta das 18 horas dessa quinta-feira, dia 07 de abril, a Polícia Militar foi informada via telefone, que ocorrera um homicídio em Ouricuri.
De posse da informação, os PMs foram ao local, na estrada do Tambori, em frente ao prédio da Faculdade Felipe Coelho. A vítima,Antonio Fernando Soares Gomes, 19 anos, seguia de bicicleta pela estrada quando possivelmente deve ter sido seguido e alvejado por disparos de arma de fogo calibre 380.
A bicicleta da vítima foi recolhida do local junto com o cadáver.
A priore, foram encontradas no local e recolhidas pela Polícia Civil, 3 cápsulas dos projéteis, a vítima apresentava duas perfurações, sendo uma nas costas e outra na nuca, ele ao ser atingido, caiu com a bicicleta que conduzia indo a óbito no local.
O cadáver foi recolhido pelo serviço funerário, após a liberação pela perícia da Polícia Civil. A PM, registrou o B.O e encaminhou para a D.P, para as devidas investigações.
De acordo com o pai da vítima, o mesmo teria saído de casa na rua das Moças no bairro Nossa Senhora de Fátima e não mais teria retornado ou dado informações de onde poderia está e não soube informar se ele teria algum envolvimento com ilícito ou rixa com alguém.

Da redação do BLOG do Emanoel Cordeiro

CAMPUS OURICURI PROMOVEU AULA INAUGURAL DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO NA MODALIDADE EAD

O campus Ouricuri do IF Sertão – PE realizou, na noite desta terça-feira (5), a Aula Inaugural do curso Técnico em Segurança do Trabalho na modalidade Educação a Distância (EAD).
A aula começou com a apresentação do coordenador de EAD Pólo Ouricuri, Roniedson Fernandes, da chefe do Departamento de Ensino, Mabele de Jesus, e da diretora geral da Instituição, Rejane Rodrigues. Após o momento, foi oferecido um jantar para os novos alunos. 
E, por fim, o coordenador Roniedson Fernandes e o tutor Farnezio de Castro apresentaram a plataforma Moodle, que é o ambiente de aprendizado virtual, entregando, em seguida, fardas aos discentes.
O coordenador Roniedson Fernandes deu as boas-vindas e disse: “É fato que teremos um encontro por semana, mas durante toda a semana vocês serão avaliados, seja pela participação no ambiente virtual, seja pela participação nas aulas”.

A diretora geral do campus Ouricuri, a professora Rejane Rodrigues, parabenizou os novos alunos por terem escolhido cursar o Técnico em Segurança no Trabalho pela instituição e falou: “Entendemos que vocês que estão aqui agora à noite é porque tem o dia muito cheio ou com outros trabalhos ou com a vida em casa e isso, às vezes, complica um pouco o estudo. Eu venho pedir a vocês, assim como meus colegas, que encarem as adversidades como adversidades e não como limitações ou dificuldades. Sejam bem-vindos e estaremos à disposição de todos”. Por Felipe Piauilino

TA CHEGANDO A VII CAPRINOFILÓ

PAULO SÉRGIO, CANDIDATO A PREFEITO DE SANTA CRUZ, PROMETE ACABAR COM A POLÍTICA DE PERSEGUIÇÃO NO MUNICÍPIO

O município de Santa Cruz da Venerada vai presenciar uma das mais duras eleições dos seus últimos 20 anos, com a confirmação da pré-candidatura a prefeito do Padre Paulo Sérgio.
Religioso muito querido na cidade, nunca disputou uma eleição e não exerceu qualquer função pública na sua vida, padre Paulo Sérgio aparece na eleição para prefeito desse ano, com a proposta do novo.

“Quero tirar de Santa Cruz, essa cultura que foi implantada do medo, da perseguição, quero fazer voltar à liberdade de expressão para meu povo”, afirmou o Padre Paulo Sérgio. 

Blog do Ednevaldo Alves

A DURA MISSÃO DE VENCER ELIANE SOARES NAS ELEIÇÕES DE 2016


Eliane Soares desde que se lançou na vida pública, sempre foi bem votada e todos os candidatos que tiveram seu apoio também tiveram a mesma situação, casos das eleições de Deputados de 2006, 2010 e 2014 a onde seus candidatos saíram majoritários no município, além de vencer com folga suas duas eleições para prefeita em 2004, 2008 e 2012 quando apoiou o atual prefeito Gilvan Sirino. Pode se levar em conta também que em ambas as eleições municipais vencida por ela, a grande maioria dos vereadores apoiado por Eliane acabaram se elegendo.
Foto GERISVAN TAVARES

Apesar de muitos apostarem que a eleição de 2016 ser bem acirrada e bom lembrar que não será nada fácil derrotar Eliane Soares já que a mesma nunca perdeu uma eleição no município. Mesmo com problemas na justiça os números mostra que ela e capaz de transferir votos para outros candidatos, o que significa que mesmo ela não se candidatando ela tem muita força pra eleger alguém de seu grupo.
veja alguns números das eleições que Eliane participou:

ANOS
ELEIÇÕES MUNICIPAIS

VOTAÇÃO

2004
ELIANE SOARES
PREFEITA
4.547
NEWILTON SIQUEIRA
PREFEITO
3.077

2008
ELIANE SOARES
PREFEITA
6.354
ZÉ DO BREJO
PREFEITO
1.459
Drº CARLOS
PREFEITO
284

2012
GILVAN SIRINO (apoiado por Eliane)
PREFEITO
5.460
MARIA ZÉ DE TINO
PREFEITA
3.541


ANO

DEPUTADOS APOIADOS POR ELIANE SOARES



VOTOS
2006
INOCÊNCIO OLIVEIRA (DEP. FEDERAL)
4.106
RAIMUNDO PIMENTEL (DEP. ESTADUAL)
3.954

DEPUTADOS APOIADOS PELA OPOSIÇÃO


FERNANDO FILHO (DEP. FEDERAL)
1.269
GERALDO COELHO (DEP. ESTADUAL)
1.009
2010

DEPUTADOS APOIADOS POR ELIANE SOARES


VOTOS
INOCÊNCIO OLIVEIRA (DEP. FEDERAL)
5.371
RAIMUNDO PIMENTEL (DEP. ESTADUAL)
4.991

DEPUTADOS APOIADOS PELA OPOSIÇÃO


FERNANDO FILHO (DEP. FEDERAL)
939
ADALBERTO CAVALCANTE (DEP. ESTADUAL)
1.197
GONZAGA PATRIOTA (DEP. FEDERAL)
398
ISABEL CRISTINA (DEP. ESTADUAL)
167
2014

DEPUTADOS APOIADOS POR ELIANE SOARES


VOTOS
SEBASTIÃO OLIVEIRA (DEP. FEDERAL)
2.611
LUCAS RAMOS (DEP. ESTADUAL)
2.967

DEPUTADOS APOIADOS POR GILVAN SIRINO


SILVIO COSTA (DEP. FEDERAL)
1.927
SOCORRO PIMENTEL (DEP. ESTADUAL)
2.275

DEPUTADOS APOIADOS PELA OPOSIÇÃO


ADALBERTO CAVALCANTE (DEP. FEDERAL)
1.545
ODACY AMORIM (DEP. ESTADUAL)
951
GONZAGA PATRIOTA (DEP. FEDERAL)
603

JOVEM DE 17 ANOS SE ARREPENDE E DEVOLVE R$ 2,7 MIL FURTADOS DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS NO POVOADO DO SOCORRO EM SANTA FILOMENA

Um estudante, de 17 anos, suspeito de ter furtado a quantia de R$ 3 mil de um posto de combustíveis, no dia 4 de abril, em Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco, apresentou-se à polícia nesta quarta-feira (6), com parte do dinheiro furtado. O jovem estava acompanhado do irmão e disse que se arrependeu do crime que cometeu.
Antes de se apresentar à polícia, o estudante arrecadou dos demais envolvidos no crime, a quantia de R$ 2.720 dos R$ 3 mil furtados. De acordo com o adolescente, o crime foi praticado com a ajuda de mais três jovens, moradores do Povoado do Socorro.
O estudante disse aos policiais que um dos integrantes quebrou a janela do escritório do posto, entrou no local e pegou todo o dinheiro do caixa. O valor foi dividido entre os participantes. Após a confissão, o adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com o delegado Robson Américo, como o crime ocorreu no dia 4, não existe mais flagrante. O adolescente prestou depoimento e foi liberado. “Ele foi ouvido, confessou o crime, disse que quebraram o vidro do posto e furtaram o dinheiro. Isso ocorreu por volta das 23h30. Ele devolveu apenas a quantia que restou. Eles gastaram a quantia de R$ 280 ”, explicou.
Em relação aos outros envolvidos, o delegado informou que tem 30 dias para concluir o inquérito policial. “Os outros envolvidos são maiores de idade e vão responder por furto qualificado. Estamos acompanhando o caso, mas não vamos divulgar nomes para não atrapalhar as investigações. Mas, o inquérito foi instaurado”, ressaltou Robson Américo.

O dinheiro recuperado foi devolvido para a administração do posto. (Do G1-Petrolina)

GREVE DOS SERVIDORES DO DETRAN-PE CHEGA AO FIM APÓS UM MÊS DE PARALISAÇÃO

Paralisação durou mais de um mês e prejudicou quem precisou dos serviços oferecidos pelo órgão / Foto: Acervo JC ImagemApós mais de um mês de paralisação, a greve dos servidores do Detran-PE chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (7). A decisão foi tomada em assembléia da categoria, realizada na sede do órgão. Os servidores chegaram a um acordo com a presidência do Detran-PE no que diz respeito a reajustes salariais e ao plano de cargos e carreiras. 
Os serviços começam a ser normalizados a partir desta sexta-feira (8). A diretoria do Detran ainda não tem um programa de reposição de serviços que foram perdidos por quem precisou do órgão e foi prejudicado pela greve. 
A paralisação dos servidores do Detran-PE começou no dia 4 de março, sendo considerada ilegal pela Justiça de Pernambuco. Inicialmente foi estabelecida uma multa de R$ 30 mil por dia em que a decisão não fosse cumprida, passando para R$ 80 mil diários. O desembargador Marco Maggi chegou a determinar o bloqueio de R$ 2.320.000 da associação e do sindicato que representam a categoria.
REIVINDICAÇÕES - Os trabalhadores têm três reivindicações principais. Eles reclamam que nenhum reajuste salarial foi dado no ano passado e afirmam ter perdas de mais de 30% nos últimos dez anos. A conta não bate com a do Detran-PE, no entanto, que afirma que, no mesmo período, houve um acréscimo de 88% acima da inflação.
Além disso, se queixam sobre o plano de cargos e carreiras. Os servidores reconhecem que o acordo de reclassificar 366 deles foi cumprido no fim do ano passado, mas se queixam que não houve, até agora, o pagamento dos valores retroativos a março. A última reivindicação é sobre o plano de saúde. De acordo com o presidente do sindicato, o edital para contratar a empresa deveria ter sido lançado em agosto do ano passado, mas isso não foi feito até agora. Do JC Trânsito

ÔNIBUS DA PROGRESSO QUE FAZ LINHA RECIFE/CABROBÓ SOFRE TENTATIVA DE ASSALTO

onibus progresso assaltoUm ônibus da empresa Progresso que faz a linha Recife/Cabrobó foi alvo de uma tentativa de assalto por volta das 22h40 de ontem (6). O fato aconteceu entre o povoado de Bonança, em Moreno, na Região Metropolitana, e o município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata pernambucana.
Segundo informações, três elementos num carro emparelharam com o ônibus e mandaram que o motorista parasse o veículo. Eles não sabiam, no entanto, que havia um policial militar dentro do ônibus.
Quando os bandidos do ônibus e perceberam o policial, identificado como Sargento Esthon – da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM de Cabrobó – começaram a atirar em direção a ele. O sargento, então, revidou contra os elementos, que terminaram fugindo. Nenhum passageiro ficou ferido durante o tiroteio.

O Sargento PM entrou em contato com viaturas da área, que compareceram ao local, bem como a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ocorrência foi registrada na Delegacia de Vitória de Santo Antão. (fonte/foto: Grupovale Notícias)

INDIGNADOS COM ATRASO NO PAGAMENTO, PIPEIROS COBRAM POSICIONAMENTO DO 72° BIMTZ

Os pipeiros que trabalham na ‘Operação Pipa’, gerenciada pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (72° BIMtz) em Petrolina, têm amargado, mais uma vez, com os atrasos no pagamento.
Segundo denúncias enviadas ao Blog por trabalhadores que pediram anonimato, os profissionais estariam sem receber seus pagamentos há mais de três meses e os prejuízos começam a surgir.
Ainda de acordo com os pipeiros, o atraso provoca grandes constrangimentos  já que sem dinheiro, eles não conseguem pagar aos postos de combustíveis onde abastassem os caminhões para trabalhar.

Ainda na manhã de hoje (7), tentamos contato com o 72° BIMtz para saber se há alguma previsão para o pagamento, mas fomos informados que apenas o Capitão – que não se encontrava – poderia se pronunciar sobre o assunto. O Blog reserva espaço para que a instituição possa se pronunciar sobre o caso. Carlos Britto

OPORTUNIDADE: PREFEITURA DE PETROLINA LANÇA CONCURSO COM 500 VAGAS PARA PROFESSORES TEMPORÁRIOS

Estão abertas as inscrições para a seleção de professores temporários da Rede Municipal de Ensino de Petrolina.  No total, são ofertadas 500 vagas, de Nível Superior e Médio (Magistério) sendo que os docentes aprovados serão encaminhados para a sede e para o interior, atendendo à demanda das instituições de ensino da rede pública municipal, entre escolas de Nível Fundamental e Centros de Educação Infantil.
Segundo a assessoria de comunicação, a seleção consistirá em etapa única, formada por prova escrita objetiva que será aplicada, no dia 15 de maio. As inscrições podem ser realizadas até 28 de Abril de 2016 e o candidato deverá preencher o formulário eletrônico no site da Facape: www.facape.br, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00, que pode ser  paga até o ultimo dia do prazo estabelecido para as inscrições.
concursoOs aprovados podem trabalhar no regime de 100 ou 200 horas/aula mensais. Para professores de educação infantil até o 5° ano, a remuneração mensal é de R$ 1.037,87 para jornada de 100 horas/aula e 2.075,74 para jornada de 200 horas/aula, já para profissionais que exercem atribuições nos anos finais (6° ao 9°) terão remuneração mensal de 1.122,39 para 100horas/aula e 2.224,78 para jornada de 200horas/ aula.
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado, a partir das 14h horas do dia 15 de maio de 2016 e o resultado final estará no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura Municipal de Petrolina e no site da Facape, a partir do dia 31 de maio de 2016.
Os candidatos aprovados serão convocados pela Seduc para a contração, em regime temporário, pelo período de (01) um ano, podendo ser renovado nos termos da lei municipal n°2.416/2011 por mais doze meses.

Carlos Britto

abril 06, 2016

FATALIDADE. JOVEM ALUNA DO IF SERTÃO MORRE DENTRO DA PRÓPRIA ESCOLA EM PETROLINA-PE

SamaraA jovem aluna do IF Sertão, Campus Petrolina, Samara Andrade de 18 anos, faleceu nesta tarde, dentro da escola. As primeiras informações indicam que Samara, teria se sentido mal e foi socorrida ainda no corredor da escola por algumas pessoas e professores que estavam mais próximos da garota.
Ao que tudo indica ela pode ter sofrido um infarto fulminante e não resistido, vindo a óbito. A direção da escola comunicou que a aluna teria passado mal em um dos corredores da escola e foi ainda assistida por alguns professores, assistentes de laboratório e por uma equipe do Samu que tentou reanimá-la várias vezes, mas ela não resistiu.

O diretor da escola ainda comovido com o fato, disse que a escola prestou toda a assistência a aluna Samara. O corpo foi levado ao IML acompanhado dos pais no final da tarde. A Polícia Técnica deve nas próximas horas comunicar a causa morte da aluna do IF. Vinicius de Santana