abril 02, 2016

SECRETÁRIO DE GOVERNO DA PREFEITURA DE LAGOA GRANDE, ACABA DE FALECER VITIMA DE ACIDENTE EM PETROLINA

Informações chegam a redação do Blog de que uma grave acidente na Av. Sete de Setembro “BR 428”, envolvendo o Secretário de Governo de Lagoa Grande, Williams Bartolomeu, acabara de ocorrer e que o secretario veio a óbito no HU.

Williams Bartolomeu, era um dos principais articulares do prefeito Dhonikson Amorim, tanto na esfera Federal, Estadual e no município junto ao poder legislativo, nos esclarecimento de projetos e ou apresentação das demandas do município. 

Assim que tomaram conhecimento a Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão lagoagrandense que seria entregue ao Dra. João Lopes Gonçalves foi cancelada pelo o autor do projeto João Carlos Ramos “Carlinho Ramos”. 

Blog Diário popular

ACIDENTE ENTRE CAMINHONETE DE LUXO E CAMINHÃO-TANQUE DEIXA OITO MORTOS EM PERNAMBUCO

Caminhonete de luxo ficou destruída após colisão com caminhão-tanque na BR-232, em Tacaimbó (Foto: Divulgação/PRF)Oito pessoas morreram após um acidente entre um caminhão-tanque e uma caminhonete de luxo na madrugada deste sábado (2). A colisão ocorreu na BR-232, em Tacaimbó, Agreste de Pernambuco. Seis mulheres e dois homens ficaram presos às ferragens e morreram no local, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Corpo de Bombeiros de Belo Jardim trabalhou durante mais de duas horas para remover as vítimas das ferragens. O único sobrevivente foi o motorista do caminhão, que foi encaminhado para um hospital em Gravatá, também no Agreste do estado. De acordo com a PRF, ele teve apenas ferimentos leves na perna e na cabeça.
Colisão entre caminhão-tanque e caminhonete de luxo deixou 8 mortos, em Pernambuco (Foto: Pedro Jefferson/TV Asa Branca)
e acordo com a PRF, as marcas de frenagem na pista indicariam que o condutor da caminhonete estaria em alta velocidade, quando o carro invadiu a contramão e colidiu de frente com o caminhão-tanque - que tinha desabastecido a carga do veículo em Juazeiro do Norte, no Ceará.

O caminhoneiro fez teste do bafômetro e o resultado foi negativo, segundo a PRF. Os corpos serão encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. G1 Caruaru

PARNAMIRIM-PE: POLÍCIA ENCONTRA O CORPO DE ELIAS CORDEIRO, QUE HAVIA SIDO SEQUESTRADO

O corpo de Elias Cordeiro Filho, natural de Parnamirim-PE, que havia sido sequestrado por volta das 13:00 da última terça-feira, dia (29) na PE 555 em Parnamirim-PE, quando trafega naquela via, foi encontrado na sexta-feira dia (1º), na fazenda Jardim em Urimamã Santa Maria da boa Vista no Sertão de Pernambuco. 
Na ocasião do sequestro, Elias, trafegava em uma moto com uma passageira, sentido Parnamirim ao Sítio Poço do Fumo, naquelas imediações, quando foi interceptado pelos sequestradores, os quais estavam em um veículo de características não anotadas e determinaram que a mulher fugisse. Em seguida, os agressores atearam fogo na motocicleta e colocaram a vítima no interior do automóvel, concretizando o sequestro. Familiares foram chamados para o reconhecimento do corpo, que após a confirmação, foi encaminhado ao IML de Petrolina. A Polícia Civil investiga o caso.
Fonte: Blog o Povo Com a Notícia


SANTA CRUZ REALIZA O DIA "D" DE VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS NESTE SÁBADO (02)

Está sendo realizado neste sábado (2), em Santa Cruz, no Sertão de Pernambuco, o 'Dia D' da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica canina e felina. No estado, a expectativa é de que mais de um milhão de cães e gatos sejam vacinados. A indicação é para animais a partir dos três meses de vida. A vacina não é indicada para fêmeas no estágio final da gestação.
A campanha começou neste sábado (2) em Santa Cruz, o ponto de vacinação e o posto da Sucam que está localizado na Avenida Antônio Floresta 162 no centro de Santa Cruz, em frente a Secretaria de agricultura e a vacinação acontece até as 17:00 horas.
Doença
A raiva é uma doença viral, infecciosa, transmitida por mamíferos. Para evitar qualquer caso de raiva humana, que é 100% letal, a vacinação dos animais é essencial.



abril 01, 2016

POLÍCIA ERRADICA PLANTAÇÃO COM MAIS DE 5 MIL PÉS DE MACONHA EM ILHA DO RIO SÃO FRANCISCO

IMG-20160401-WA0002
A Polícia Militar (PM) erradicou ontem (31) uma plantação com mais de 5 mil pés de maconha numa ilha do Rio São Francisco, localizada nas proximidades de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco.
Após levantamento do serviço de inteligência, equipes policiais se deslocaram até a ‘Ilha do Povo’ onde encontraram uma roça com cerca 5.500 pés de maconha. No local também foram encontradas 157 gramas da droga pronta para o consumo e 97 gramas de sementes.
A roça foi erradicada e uma amostra da erva, foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria da Boa Vista. Com a apreensão de ontem a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar já erradicou mais de 105.000 pés da erva, o que seria suficiente para a produção de cerca de 30 toneladas da droga pronta para o consumo.

Carlos Britto

NEPS PROMOVERÁ O XIV FESTIVAL DAS ÁGUAS EM DORMENTES/PE


A instituição Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco promoverá neste sábado (02), o XIV Festival das Águas com o tema "água é um direito nosso e um dever do estado", o evento será realizado no Centro Casa da Roça, Sitio Caldeirão 1, PE 635, há 06 quilômetros da cidade de Dormentes/PE.

Programação;

8h30min - Mística de abertura do XIV Festival das Águas
9h - Homenagem a Joana Darc.
9h30min - 1ª palestra, tema; “energias renováveis”
10h10min - 2ª palestra, tema; “reuso de água”
10h50min - 3ª palestra, tema; As manifestações culturais do povo do semiárido
11h30min - 4ª palestra, tema; “conjuntura política”
13h - Visitação ao museu
14h - Apresentações culturais das escolas
18h - Noite cultural com Hosterninho do acordeon.


Francisco de Dormentes

POLICIAL MILITAR E CIVIL DO ESTADO DE PE, EM SINTONIA, PRENDEM EDNALDO NUNES, VULGO "SUCURI", QUE VITIMOU CHICO PRETO EM AFRÂNIO.


Desde o dia 18/03/2016 após a pratica de Homicídio que vitimou o senhor alcunhado de Chico Preto na Zona Rural, Sitio Barrerinhas, Afrânio PE, tendo como imputado Ednaldo Nunes, vulgo "Sucuri", foram realizadas inúmeras diligências inclusive chegando a exaustão, mas na data de hoje, dia 31/03/2016 àquele nacional foi identificado e localizado por guarnição coordenada pelo CB PMPE Edivan e após foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Dormentes, coordenada pelo o Bel. José Renivaldo, que realizou esforços para realização da prisão preventiva do algoz.
Ao final o mesmo foi encaminhado para Cadeia Pública de Afrânio se encontrando a disposição da Justiça.


Informações; Alysson Antonio/Polícia Civil
Blog Francisco Dormentes


DUAS PESSOAS MORRERAM NESTA MADRUGADA VÍTIMAS DE ACIDENTE COM VEÍCULO DA PREFEITURA DE SANTA MARIA DA BOA VISTA

Acidente na BR-428 (01-04-2016) 1Por volta das 5:30 horas, da manhã desta sexta-feira (1º de abril), na altura do Km 27,5 da BR-428, entre o povoado da Mãe Rosa e a ponte sobre o canal da transposição no município de Cabrobó, aconteceu uma colisão entre um veículo Voyage com placa de Petrolina/PE e um Fiat Uno da prefeitura de Santa Maria da Boa Vista. De acordo com as primeiras informações, o veículo da prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, trafegava no sentido Petrolina/Recife, já o veiculo Voyage, dirigido por uma senhora de nome Maria do Socorro, trafegava no sentido contrário. Ainda de acordo com essas informações, a motorista do veiculo com placa de Petrolina foi retirada do carro com vários ferimentos, a mesma foi transferida do hospital de Cabrobó para um hospital de Petrolina.
Acidente na BR-428 (01-04-2016) 2No veiculo Fiat Uno da prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, estavam 4 pessoas incluindo o motorista. As informações que temos até o momento dão conta que o veiculo estava a serviço do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, entre os ocupantes que foram resgatados com vida e atendidos no hospital de Cabrobó, está a Senhora Maria da Conceição Gomes Soares e Edivania Cavalcanti Lira, ambas natural de Santa Maria da Boa Vista. Segundo Registro no hospital de Cabrobó.
Acidente na BR-428 (01-04-2016) 3No veiculo Fiat Uno que estava sendo ocupado por 4 pessoas, dois desses morreram, uma senhora com identidade ainda não revelada e o motorista que também não teve a identidade revelada. Populares que passavam pelo local pelo local ligaram para a Polícia Militar comunicando o fato, homens da 2ª CIPM foram imediatamente ao local e acionaram o Corpo de Bombeiros e a PRF.  Os homens do Corpo de Bombeiros trabalham na remoção dos corpos que ficaram presos as ferragens do Fiat Uno, por conta disso a pista teve que ser interditada. As vítimas fatais, ambos do Conselho Tutelar de Santa Maria da Boa Vista, são conhecidos por Celso e Severina.

Blog do Didi Galvão

março 31, 2016

POLÍCIA MILITAR DESARTICULA QUADRILHA COM ARMAMENTO PESADO EM PARNAMIRIM

300316urimamã9Uma operação desencadeada no último dia (30) por policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar (8ºBPM) conseguiu desarticular uma quadrilha que estava com armamento pesado e várias munições em Parnamirim, no Sertão pernambucano. De acordo com as informações, a ação aconteceu no distrito de Urimamã quando a polícia foi informada sobre a presença de um veículo suspeito que transportava criminosos e também armamento.

Após investigações, policiais se posicionaram em pontos estratégicos da rodovia e conseguiram abordar o veículo que foi cercado pelos policiais. No interior do veículo estavam Redson Jacinto,  Leandro Nunes – acusado de homicídio qualificado  – e Francisco Amaragi. Com eles foram apreendidas duas Pistolas com carregadores municiados; uma Escopeta calibre 12; além de coletes balísticos, facas, aparelhos celulares e várias munições. Os suspeitos foram encaminhados para as medidas legais cabíveis. Carlos Britto

EMPRESÁRIO É ASSASSINADO EM MARCOLÂNDIA, ACUSADO É PRESO E DIZ CRIME FOI ENCOMENDADO PELA ESPOSA DA VÍTIMA

Um empresário identificado por Reginaldo Gomes Ferreira, de 59 anos, foi assassinado a facadas na madrugada desta quarta-feira, 30, na cidade de Marcolândia. O crime ocorreu na Pousada Portuguesa, de propriedade da vítima, situada no Centro da cidade.
O acusado de desferir as facadas foi identificado por Francisco de Sousa Silva, de 34 anos, residente em Serra Talhada-PE, que acabou sendo preso pela polícia na cidade de Trindade, no Pernambuco, enquanto fugia caminhando pela BR.
Francisco confessou a autoria do crime e contou detalhes e apontou a companheira da vítima, Maria de Lourdes Ferreira, como mandante do crime. O acusado relatou que os três – Reginaldo, Francisco e Maria – beberam juntos até aproximadamente meia noite, em um bar de propriedade da mandante, situado na Vila Serrânia, ao lado da cidade de Marcolândia, na divisa do Piauí com o Pernambuco.
Faltou energia na cidade e Reginaldo retornou para a pousada de propriedade dele e foi dormir. Horas depois, a companheira entregou para seu primo Francisco as chaves da pousada e do quarto 103, onde o empresário estava. O acusado entrou no quarto, desferiu três facadas na vítima e fugiu. Ainda com vida, Reginaldo pediu socorro a um familiar que estava na Pousada, mas não resistiu às lesões e morreu.
Segundo o tenente De Assis, comandante do G.P.M de Marcolândia, o acusado afirma que o crime foi encomendado pela companheira de Reginaldo, que pagaria R$ 500 pela morte do empresário Reginaldo e de um filho dele. “Diante de todas as informações, o crime está elucidado. A mulher e seu primo foram presos e serão autuados pelo crime, de acordo com suas participações”, disse.

Reginaldo era viúvo, empresário e ex-jogador de futebol, já tendo atuado nos times do Tiradentes, do Piauí, Santa Cruz, do Recife, e no Porto, de Portugal. Em Marcolândia, ele mantinha relacionamento amoroso com a mandante do crime, com quem tinha um filho. Segundo a polícia, nos últimos cinco dias o relacionamento estava conturbado e os dois estavam separados. Emanoel Cordeiro

março 30, 2016

VIOLÊNCIA: MOTORISTA DO TRANSPORTE ESCOLAR DE JUTAÍ SOFRE ATENTADO DE HOMICÍDIO

Um motorista que faz o transporte escolar no Distrito de Jutaí, em Lagoa Grande, disse ter sofrido um tentativa de homicídio na noite da terça-feira (29). Conhecido como Gonçalo da Baixa Funda, o motorista afirmou que foi abordado durante o trajeto no trecho entre Jutaí e o Povoado de Açude Saco II. 

Precisamos de mais segurança, pois essa não é a primeira vez que isso acontece, ainda esse ano já aconteceu um assalto na mesma estrada os meliantes deixaram uma vítima quase sem roupas.

Gonçalo vinha com os alunos no momento da abordagem. Felizmente, ninguém foi ferido. Fonte Blog Diário Popular

17 CIDADES DO SERTÃO DE PERNAMBUCO REGISTRAM CHUVA NESTA QUARTA-FEIRA (30)

Chuva em Cabrobó encheu o canal principal da cidade e formou poças nas ruas (Foto: Didi Galvão/Arquivo pessoal)
Segundo o relatório divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), 17 cidades do Sertão de Pernambuco registraram chuva de terça-feira (29) para a quarta-feira (30). Cedro é o município em que o maior volume de chuva foi registrado na região, com 69 milímetros. Outra cidade com precipitação significativa foi Araripina, em um dos pontos de monitoramento da Apac choveu 18,5mm, já em outro o volume chegou a 48,6mm.
No município de Cabrobó, a Agência registrou 34 mm de precipitação, o suficiente para encher o canal principal da cidade, que corta os bairros do Alto da Canção, Vila do Gás, Subestação, Vila IPA, Loteamento Codevasf e Beira Rio, e formar poças nas ruas. O resultado da chuva pode ser visto no vídeo enviado pelo morador Didi Galvão. Em Ipubi o volume de chuva foi próximo ao de Cabrobó, 33 milímetros, o que ajudou a cidade, em apenas um mês, a superar em 70% o percentual que é esperado para chover entre os meses de março e julho.
De acordo com o relatório da Apac, houve chuva também em Belém do São Francisco, 5mm,Bodocó, 4mm, Exu, 15mm, Granito, 35mm, Lagoa Grande, 22mm, Orocó, 29mm, Ouricuri, 13,4mm, Parnamirim, 16,7mm, Santa Cruz, 5mm, Serrita, 29mm, Terra Nova, 14mm, Trindade, 5mm, e Salgueiro, onde um posto de monitoramento registrou 22,2mm e outro 20,8mm. Do G1 Petrolina

CARUARU REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE DE 2016 EM PE, APONTA SES

Aedes aegypti no laboratório da Oxitec, em Campinas. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e do vírus zika, causador da microcefalia (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)
Foi confirmada nesta quarta-feira (30) a primeira morte por dengue de 2016 em Pernambuco. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A vítima foi um homem de 59 anos que morava no Bairro Divinópolis, em Caruaru, no Agreste. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, "o caso estava em investigação desde 2015".

A assessoria do órgão - em Caruaru - informou ao G1 que o caso foi registrado como "morte em domicílio". Isso porque a vítima não procurou atendimento médico. O homem morreu em 29 de janeiro deste ano e a causa foi confirmada após a realização de exames. A assessoria ainda destacou que outros 11 casos estão em investigação.

A dengue é uma das arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite o vírus da zika e a chikungunya.
Do G1 Caruaru

BOLETIM APONTA CRESCIMENTO DE CASOS DE MICROCEFALIA NO SERTÃO DE PE

Uma das maiores preocupações com a epidemia diz respeito a seu elo com os casos de microcefalia que se multiplicaram no Brasil (Foto: Felipe Dana/AP)
Foi divulgado nesta terça-feira (29), o número de casos suspeitos de microcefalia em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nas cidades do Sertão, houve o acréscimo de mais um caso nos respectivos municípios: Belém do São Francisco, Salgueiro, Araripina e Parnamirim. Com isso, são ao todo 152 suspeitas de microcefalia na região.

Em Belém do São Francisco passou de 1 para 2 casos, Salgueiro de 11 para 12 casos. Já Araripina foi de 10 para 11 e Parnamirim foi de 8 para 9. Um caso contabilizado, no último boletim em 22 de março, foi descartado em
Ouricuri, passando de 23 para 22 casos.

Os municípios que não tiveram alteração foram 
Petrolina que segue com 18 casos. Exu com 14. Ipubi e Trindade continuam com 10 casos suspeitos. Bodocó com sete. Serrita e Moreilândia estão com seis.

Em 
Santa Maria da Boa Vista existem cinco casos suspeitos da malformação. Em Santa Cruzsão quatro casos e Cabrobó permanece com três. Santa Filomena e Belém do São Francisco estão com duas suspeitas cada município. Dormentes, Afrânio, Orocó e Granito estão, cada cidade com um caso suspeito.

Segundo o novo boletim, são 1.829 casos notificados em Pernambuco entre 1 de agosto de 2015 e 19 de março de 2016, 728 casos prováveis (39,8%) e 18 casos de detecção de microcefalia intraútero, 273 casos confirmados e 349 casos descartados.
Do G1 Petrolina

março 29, 2016

VÍRUS DA GRIPE H1N1 JÁ CIRCULA POR PERNAMBUCO

alertaO vírus da gripe H1N1 já está circulando por Pernambuco. Este ano foram confirmados pela Secretaria Estadual (SES) de Saúde 10 casos de pacientes que contraíram o vírus em sua forma mais leve e três casos de pessoas internadas com o quadro grave da doença. No ano passado não houve nenhum registro de H1N1 no Estado. Apesar das confirmações, a secretaria diz que ainda não há indícios de surto da doença em Pernambuco, como ocorre em São Paulo, onde 38 pessoas já morreram em decorrência de complicações causadas pelo vírus. O Estado, no entanto, reforçou a vigilância epidemiológica e faz um alerta para que as pessoas participem da campanha nacional de vacinação que será realizada de 30 de abril a 20 de maio.
A gerente de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis, Ana Antunes, explica que ainda não há nenhuma notificação de óbito decorrente da doença no Estado. Este ano, foram feitas 47 notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desse universo, a secretaria coletou amostras de 30 pacientes, sendo 3 positivos para influenza. Entre os casos mais leves, foram coletadas amostras de 125 pacientes. Dez exames laboratoriais já apresentaram resultado. Todos foram positivos para o vírus. “Pelos dados analisados, a identificação do vírus, de fato, tem sido mais frequente, mas não há indicativo de surto”, diz Ana Antunes.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, COMO MICROCEFALIA, PODEM TER DIREITO A TARIFA SOCIAL DE ENERGIA ELÉTRICA EM PE

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) está reforçando junto a instituições sociais do Estado para a possibilidade de incluir crianças portadoras de microcefalia como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica – que concede até 65% de descontos na fatura mensal de energia elétrica. A adesão ao benefício se enquadra no critério de portadores de deficiência identificados como baixa renda, com direito ao desconto.
O cadastro na Tarifa Social pode ser efetuado por meio dos diversos canais de relacionamento com o cliente como o site www.celpe.com.br, lojas de atendimento e pontos credenciados da Celpe distribuídos em todo o Estado.
No caso dos portadores de microcefalia, para solicitar a inclusão, é importante que a criança tenha sido inscrita previamente junto ao INSS e obtido o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na categoria 87 – para portadores de deficiência. A Celpe concederá o benefício às crianças cadastradas nas agências do INSS existentes na área de concessão da empresa, que abrange todos os municípios pernambucanos, a Ilha de Fernando de Noronha e a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba.
De acordo com a Celpe, além de apresentar o BPC do beneficiário na categoria 87, o pai ou responsável deverá também ter em mãos o CPF e RG da criança e uma conta de energia de onde mora a família, para efetivar a solicitação do desconto. Não é necessário ser o titular da conta. Também não é preciso levar os bebês à Loja Celpe, basta que a solicitação atenda aos critérios, comprovados por meio da documentação.

Carlos Britto

EM NOVA COLETIVA SOBRE CASO BEATRIZ, DELEGADO REVELA QUE MENINA NÃO FOI MORTA NO LOCAL ONDE O CORPO FOI ENCONTRADO

GEDC0699
O cerco ao assassino, ou assassinos, da menina Beatriz Angélica Mota, está se fechando. Na manhã de hoje (29) o  delegado da Polícia Civil responsável pelas investigações, Marceone Ferreira, reuniu a imprensa local para falar sobre os avanços na investigação e anunciar uma importante comprovação do laudo técnico: Beatriz não foi morta no local onde o corpo foi encontrado.
Quase quatro meses após o crime ocorrido no Colégio Auxiliadora, em Petrolina, o delegado não tem dúvidas de que Beatriz foi assassinada em outro local e levada em seguida para o depósito onde seu corpo foi encontrado.
É praticamente dado como certo que a menina não foi morta onde foi encontrada. Ocorreu a execução do crime em outro local da escola, a criança foi transportada e jogada dentro do depósito. Esta é a conclusão da polícia científica, pois não há gotejamento de sangue no local onde a criança foi encontrada morta. Não há manchas de sangue fora do local onde o corpo estava. Só há sangue embaixo do corpo da criança”, explicou Marceone.
Participação de mais de uma pessoa:
GEDC0740A constatação do laudo pericial traz para a Polícia Civil, mais uma certeza: A partir de agora, a polícia trabalha com a confirmação de que o crime contou com a participação de mais de uma pessoa na morte da pequena Beatriz.
O laudo é bastante técnico. Aí nós temos agora a comprovação do que a gente já vinha falando  sobre a probabilidade da participação de mais de uma pessoa, e isso veio a si confirmar com a divulgação deste laudo.  A menina foi morta em outro local e jogada lá atrás do armário e isso requer uma logística. Requer pessoas que estavam de certa forma de vigilância, e o executor”, informou o delegado.
Ao detalhar o andamento das investigações, o delegado também voltou a falar sobre a precariedade do monitoramento interno da escola, o que segundo ele, prejudica as investigações.
No momento do crime todas as lâmpadas dos corredores onde aconteceu o crime estavam apagadas. Depois que encontraram a criança morta ai ligaram as luzes e a partir daí as imagens ficam mais nítidas. Temos monitoramento precário na área externa e isso é um fator que vem dificultando bastante as investigações. Não é um monitoramento de excelência, mas se as luzes tivessem acessas melhoraria e muito as investigações ”, afirmou o Delegado.
Suspeitos dentro da escola:
De acordo com a Polícia Civil, as investigações até agora chegaram a cinco “personagens” que não tiveram as identidades reveladas, mas serão tratadas como suspeitas na participação do crime. Estes “personagens” são – de alguma forma – ligados à escola  e poderiam estar envolvidas no assassinato da menina Beatriz.
Marceone também explica que estes suspeitos – quatro homens e uma mulher – seriam pessoas de dentro da escola que poderiam ter ajudado o homem apontado como executor que aparece no retrato falado.
São personagens que agente preferiu não identificar, mas são pessoas de dentro da escola. É importante ressaltar que uma coisa é um funcionário eventualmente ter alguma participação outra coisa é a escola. A escola contrata pessoas, faz uma seleção, mas pode acontecer que passar alguma coisa. É preciso que se faça esta distinção entre a escola como instituição e as pessoas que possam trabalhar”, disse o delegado.
Outro fato que também chamou atenção da polícia durante as investigações foi a perda de três chaves da escola que dariam acesso a pontos estratégicos na área localizada nas proximidades onde ocorreu o crime.
“Dez dias antes do crime foi registrada a perda de três chaves que dariam acesso aos portões importantes próximos ao local do crime. Por exemplo, um destes portões, se a pessoa não tivesse a chave ela teria que passar por dentro da escola. A escola demonstra que houve o fato, mas isso foi registrado em livro, mas a escola não tem detalhes sobre isso”,  finalizou o delegado.

Carlos Britto

NOTA DE ESCLARECIMENTO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CRUZ


A Secretaria de Educação de Santa Cruz Graça Menezes e a diretora Julia Maria, informam aos pais de alunos da Creche São Tiago, que a energia da mesma já foi religada na manhã desta terça feira (29) e que todos os serviços estão funcionando normalmente desde da manhã d.

Desde já a Secretaria e a diretora agradece a compreensão de todos.

março 28, 2016

ESTUDANTE DE 14 ANOS É ESTUPRADA EM ARARIPINA, NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Uma estudante de 14 anos foi estuprada neste domingo (27) em Araripina, no Sertão de Pernambuco. O caso ocorreu na Travessa Israel, depois que a vítima teria consumido bebida alcoólica.
Para a polícia, a estudante disse que após a ingestão da bebida acabou adormecendo. Quando acordou encontrou o suspeito já sem roupa. O homem abusou sexualmente da adolescente e logo depois fugiu.

A Polícia Militar (PM) realizou buscas na região, no intuito de prender o homem, mas até o momento o suspeito não foi encontrado. Do G1 Petrolina

CITADO EM PLANILHA DA ODEBRECHT, ORLANDO TOLENTINO ESCLARECE RECEBIMENTO E GARANTE QUE DOAÇÃO FOI LEGAL: “TENHO MINHA VIDA LIMPA”

tolentinoAssim como outros pernambucanos, o secretário de governo de Petrolina, Orlando Tolentino, que teve seu nome citado nas planilhas da Odebrecht – apreendidas na 23ª fase da Operação Lava Jato – também decidiu esclarecer o repasse de recursos.
Ao Blog, Tolentino explicou nesta segunda-feira (28) que a doação de R$ 30 mil foi feita em 2010 época em que o mesmo trabalhava como coordenador de campanha do ex-deputado Osvaldo Coelho, falecido em Novembro de 2015.
IMG-20160328-WA0001
Ainda segundo Tolentino, a doação foi legal e declarada na prestação de contas. “O recebimento foi legal e declarado à justiça. Isso aconteceu em 2010 durante a campanha do deputado federal Osvaldo Coelho. Na época eu era coordenador de campanha e recebemos doação de trinta mil que está lá na prestação de contas, tudo legal”, explicou.
olentino também explicou o porquê das doações aparecerem em seu nome, uma vez que, ele nunca foi candidato e assim não seria o beneficiário direto. “Apenas fui coordenador, quem pediu o dinheiro às construtoras foi Osvaldo, apenas ficava cobrando. Liguei diversas vezes para o diretor a pedido de Oswaldo. A campanha foi para a campanha dele e foi tudo declarado diferente de FBC que recebeu 500 mil será que declarou?” disse Tolentino.
Sem títuloO secretário também nega conhecer pessoas ligadas à Odebrecht e reafirma que a doação feita ao seu nome está dentro da legalidade. “Não conheço ninguém da Odebrecht e nunca fui candidato. A doação foi para o diretório do DEM e este doou ao candidato Osvaldo. Tudo contabilizado, registrado e as contas aprovadas pela justiça eleitoral. Inclusive o juiz Moro decretou o sigilo da lista pois há várias doações legais como a de Osvaldo…Tenho minha vida limpa, sem manchas”, finalizou Tolentino.

Além de Tolentino, pelo menos 16 políticos pernambucanos, entre candidatos nas eleições de 2012 e presidentes de partidos, aparecem nas várias planilhas da Odebrecht com seus nomes associados a valores que somam mais de R$ 6,3 milhões. Carlos Britto

março 27, 2016

TRINDADE-PE: MENINO É RESGATADO APÓS PASSAR ANOS CONFINADOS DENTRO DE UM QUARTO PELA PRÓPRIA FAMÍLIA

Aos nove anos de vida, nesta quinta-feira (24) um menino experimentou seu primeiro dia fora do quarto onde passou quase toda a vida encarcerado pela própria família, do lado de fora de uma humilde casa localizada na zona rural de Trindade, no Sertão de Pernambuco.
Sob medida protetiva, foi encaminhado à Casa de Acolhimento Rodolfo Aureliano (Craur), no Engenho do Meio, depois de três anos de ter sua história conhecida pelas autoridades. O caso foi notificado desde o ano de 2013, quando vizinhos denunciaram o cárcere privado do garoto ao conselho tutelar, que teria sido motivado por traços de retardo mental da criança.
"A mãe, o tio, os avós e os dois irmãos mais novos vivem juntos, mas ele foi separado. As outras crianças falam normalmente - ao contrário dele, que não diz uma palavra - e frequentam a escola", explica o presidente do Conselho Tutelar da cidade, Gilvan Andrade.
Desde o primeiro contato, foram feitas visitas esporádicas à casa. "Chegávamos lá, o quarto estava todo melado de fezes do próprio menino, que também as comia. Vivia sujo, sozinho e nu, porque nunca foi acostumado a usar roupas, além de raramente ser banhado. Quando era colocada a comida em seu quarto, ele a jogava no chão para comer com as mãos" lembra.
De acordo com Andrade, até 2014, várias unidades de acolhimento próximas a Trindade foram procuradas para recebê-lo, sem sucesso, até que foi elaborado um pedido de intervenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). "Fomos a municípios como Petrolina, Garanhuns, Serra Talhada e Juazeiro do Norte (no Ceará), mas ninguém o aceitou, por causa de sua condição". A promotora de justiça envolvida na transferência do garoto ao Recife, Danielle Belgo de Freitas, preferiu não se pronunciar sobre o assunto para esclarecer os trâmites que só permitiram ao órgão pedir a remoção do garoto do núcleo familiar apenas em 2016, uma vez que tira férias do promotor Diógenes Moreira, titular de Trindade.

(Blog do Nilson Macedo/Diário de PE)

JOVEM É AMEAÇADA E ESTUPRADA APÓS SAIR DE FESTA EM CLUBE DE TRINDADE, PE

Uma jovem de 22 anos foi abusada sexualmente no sábado (26)  em Trindade, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), a vítima saía de uma festa em clube da cidade em direção a sua residência, quando foi ameaçada com uma faca peixeira a entrar em um carro branco.
O motorista do veículo usava máscara e aparentava 23 anos. Ele levou a jovem para uma mata fechada onde praticou o ato sexual sem o uso do preservativo. O criminoso não foi identificado pela vítima. A jovem foi encaminhada a Delegacia de Polícia Civil de Trindade para investigar e identificar o estuprador.

Do G1 Petrolina

EM SANTA FILOMENA, FERNANDO FILHO INAUGURA PAVIMENTAÇÃO EM DISTRITO

81d05fdcba085881c762838be6dc50cdQuem esteve ontem (26) no município de Santa Filomena, no Sertão Pernambucano, foi o deputado federal Fernando Filho (PSB). O parlamentar veio acompanhar a inauguração da pavimentação do distrito de Campo Santo.

Segundo a assessoria, a obra custou cerca de R$ 500 mil e  veio através de emendas do Deputado. Estiveram presentes na inauguração o prefeito Pedro Gildevan, vice-prefeita  Francinete, ex-prefeito do município de Dormentes Geomarco Coelho,  Deputado Estadual Miguel Coelho, vereadores, secretários e moradores. Carlos Britto