fevereiro 06, 2016

CARNAVAL DE SANTA FILOMENA 2016

SITUAÇÃO X OPOSIÇÃO: PRESIDENTE DA CÂMARA DE SANTA CRUZ SURPREENDE E RENUNCIA CARGO, VICE ASSUME A CASA, OPOSIÇÃO CRITICA

A Câmara de Santa Cruz da venerada tem um novo presidente, o vereador Telvando Rodrigues (PR) que assumiu a presidência da Casa em janeiro de 2015, renunciou ao cargo. O novo presidente Luciano Nunes (PSB), disse que recebeu a convocação e a notícia de que Telvando estaria indo cuidar de assuntos pessoais e por isso renunciaria à casa.

Na cerimônia de posse, Luciano disse que pretende abrir as portas da casa, reorganizar as sessões itinerantes e debater com a comunidade os problemas do governo, “ele me procurou para dizer que estava se afastando, no início desse mandato, ele passou muitos problemas e por isso pediu afastamento. Eu na posição de vice-presidente fui convocado para assumir o cargo. Eu assumi meu papel, acho que a sociedade entende, estamos sempre presentes aqui na câmara, estávamos sempre em sintonia e nesse momento que ele deixa o cargo, assumo com responsabilidade e nos queremos sair das quatro paredes, vamos debater com o povo em sessões itinerantes”, disse o novo presidente.

O vereador oposicionista Carlos Romeiro disse que não concorda e pretende buscar ação no MP. A oposição é contra o que aconteceu na câmara de Santa Cruz da Venerada, o vereador e médico Carlos Romeiro (PTB), disse que essa não é a primeira vez, mas vem acontecendo uma prática de divisão da presidência na casa. O presidente assume o primeiro ano e renuncia para que vice-presidente assuma o segundo ano, ele criticou a atitude de Telvando disse que não acredita na causa pela qual saiu do cargo e que pretende entrar com ação no ministério público, para que o presidente cumpra os dois anos como manda a lei orgânica do município, “eu não comungo com uma coisa dessa, acho isso uma patifaria com os eleitores de Santa Cruz, isso é uma desonestidade total, com relação ao mandato público, não presenciei essa posse, nada contra os vereadores, mas contra essa política que estão fazendo e vou entrar com ação para que isso seja revisto e o presidente cumpra os dois anos como manda a lei municipal. É um acordo que eu considero nojento, não pude comparecer a sessão porque não posso concordar nem visualmente com este ato”, desabafou Romeiro.

Carlos Romeiro comenta que a câmara não foi avisada, mas que recebeu inesperadamente um ofício na segunda-feira (1) para a cerimônia de posse.
Por Bruno Morais

fevereiro 05, 2016

ONU DEFENDE DIREITO AO ABORTO EM PAÍSES ATINGIDOS PELO ZIKA

O alto-comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Zeid Ra’ad Al Hussein, defendeu nesta sexta-feira (5) que países com surto do vírus Zika autorizem o direito ao aborto em casos de infecção em gestantes, uma vez que o quadro pode estar relacionado ao aumento de bebês diagnosticados com microcefalia.
Segundo Hussein, garantir os direitos humanos de mulheres nesse contexto é essencial para que a resposta à emergência em saúde pública relacionada ao Zika seja efetiva. “Isso requer que os governos garantam às mulheres, homens e adolescentes o acesso a informações e serviços de saúde reprodutiva e sexual abrangentes e de qualidade, sem discriminação”, disse, durante coletiva de imprensa em Genebra.
Ainda de acordo com o porta-voz da ONU, os serviços em questão envolvem a contracepção (incluindo a oferta de pílula do dia seguinte), a saúde materna e o aborto seguro e legal. “Claramente, conter a epidemia de Zika é um grande desafio para os governos na América Latina”, disse. “Entretanto, a orientação de alguns governos para que mulheres adiem a gravidez ignora a realidade de que muitas delas simplesmente não podem exercer controle sobre quando e em que circunstâncias ficar grávida.”

Por meio de nota, a própria ONU reforçou que, em meio à contínua propagação do vírus Zika pelo mundo, autoridades devem garantir que as respostas em saúde pública estejam em conformidade com suas obrigações no campo de direitos humanos. A entidade destacou ainda que uma relação causal entre os casos de infecção pelo vírus, a microcefalia e casos de Síndrome de Guillain-Barré ainda estão sendo investigados. Agência Brasil

VÍRUS ZIKA PODE SER TRANSMITIDO TAMBÉM PELO BEIJO

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de divulgar que constatou a presença de vírus Zika, com potencial de provocar infecção, em amostras de saliva e de urina. Segundo a entidade, agora, essas novas formas de transmissão serão mais estudadas.
"Essa comprovação tem um significado muito grande porque, até então, todas as evidências não significavam capacidade de infecção, muda o patamar e a forma que fazemos as pesquisa", disse o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Em entrevista à imprensa, a Fiocruz disse que a evidência de transmissão pelas excreções "sugere a necessidade de investigar a relevância de transmissão via oral".
Até então, a única via de transmissão do vírus, confirmada por autoridades sanitárias, é pela picada do mosquito Aedes aegypit.

Agência Brasil

AGRICULTORES DE PETROLINA EXPÕEM EM FEIRA DE FRUTICULTURA NA ALEMANHA

Estande brasileiro no Fruit Logistica 2016 (Foto: Patrícia Coelho Medeiros/ Arquivo pessoal)O Vale do São Francisco está sendo representado por agricultores da região que expõem seus produtos em uma das mais importantes feiras de fruticultura do mundo, a 'Fruit Logistica 2016' que é realizada este ano em Berlim, na Alemanha. O evento reúne mais de 2,8 mil expositores de 84 países até a sexta-feira (5).
A Fruit Logistica é uma das mais importantes feiras de fruticultura do mundo (Foto: Patrícia Coelho Medeiros/ Arquivo pessoal)Os fruticultores de Petrolina, no Sertão pernambucano, e cidades vizinhas estão com estandes demonstrando a produção de uva, manga e outras culturas do Vale do São Francisco. A feira é uma oportunidade para os produtores conquistarem novos mercados, já que mais de 65 mil compradores e visitantes profissionais de 135 nações frequentam o espaço.
Petrolina é responsável por mais de 90% das exportações das uvas de mesa e de 95% das mangas que vão para os mercados europeu, americano e asiático. A movimentação em dinheiro passa dos US$ 800 milhões por ano. De acordo com a empresa de exportação Valexport, só em 2014, foram exportadas 112.809 toneladas de mangas do Vale, o que corresponde a 85% do total nacional. Em Petrolina, a área plantada de manga é de aproximadamente 7.880 hectares, a maior área plantada do Sertão pernambucano.

Em exposição na feira também estão novas tecnologias que podem ajudar no cultivo das frutas. No último dia do evento será entregue o Fruit Logistica Innovation Award (FLIA) que é dedicado à proposta mais inovadora no comércio da hortifruticultura. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site da feira. Do G1 Petrolina

fevereiro 04, 2016

CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DE SANTA CRUZ EMPOSSA NOVA DIRETORIA PARA MANDATO DE DOIS


Na manhã desta quinta (04) foi empossado a nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Santa Cruz, a eleição aconteceu na ultima terça (02) assumiram: José Edijunho Tavares (Presidente);  Francisco Silveira (vice presidente);  Marcelo Marques (1º secretário); Francisco Nunes Cordeiro (1º secretário); Francisco José Pereira 1º Tesoureiro; Zenildo Marques (2º secretário).

O presidente eleito tem pressa para avanças nos trabalhos, isso em razão  do conselho estar sem diretoria desde o inicio do ano, os agricultores são os mais prejudicados como exemplo o programa Terra Pronta que ainda não começou.


Os conselheiros (presidentes de associações) se reunirão para o planejamento anual próxima quinta dia 11.    

Ascom/Blog Santa Cruz 24H

TRINDADE-PE: EX-PRESIDIÁRIO É MORTO A TIROS NESTA MANHÃ E OUTRA PESSOA E VÍTIMA DE BALA PERDIDA

O crime aconteceu por volta das 11h30min de hoje, quinta-feira (04), no Pátio do Auto Posto Seriema, localizado às margens da BR-316 no perímetro urbano de Trindade – PE. As primeiras informações da polícia, ainda não oficiais,  dão conta de que a vítima conhecida por Denis, aparentemente 30 anos de idade, se encontrava mexendo em seu automóvel no citado posto quando foi surpreendido por dois indivíduos em um veículo Celta Prata e placa não anotada. Ainda de acordo com a polícia, os ocupantes do veículo desembarcaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima que não resistiu e teve de imediato. O padrasto da vítima, o senhor Francisco Lopes da Silva, idade não informada, que também se encontrava na cena do crime foi atingido por uma bala perdida no membro superior direito, sendo socorrido para o Hospital Municipal de Trindade – PE. Após a ação criminosa, os homicidas tomaram destino ignorado. Segundo testemunhas no local, a vítima se tratava de um ex-presidiário e que havia sido posto em liberdade recentemente. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.(Reportagem: Blog do Nilson Macedo)

PREFEITURA DE AFRÂNIO ABRE INSCRIÇÕES DE SELEÇÃO PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE


Estão abertas até o dia 5 de fevereiro, as inscrições para dois processos seletivos de contratação temporária para a Prefeitura Municipal de Afrânio, no Sertão de Pernambuco. São diversas vagas para cargos nas áreas de educação e de saúde.
As inscrições devem ser feitas presencialmente no Memorial José Theodomiro de Araújo,  situado à Travessa Sebastião Coelho, s/n, Centro de Afrânio. O horário de atendimento é de 8h às 16h.Confira as vagas disponíveis pelo site da Prefeitura de Afrânio.
Para área de saúde consta no Edital 01 que estão disponíveis vagas para os seguintes cargos: Agente De Vigilância Sanitária, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Cozinheiro, Fitoterapeuta, Farmacêutico, Mecânico, Nutricionista, Operador De Máquinas Pesadas, Psicólogo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Magarefe, Telefonista, Vigilante, Jardineiro, Técnico De Enfermagem, Gari, Pedreiro, Motorista, Carpinteiro, Engenheiro Civil, Odontólogo, Enfermeiro, Médico, Técnico em Laboratório, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Bioquímico, Pintor.
Segundo o Edital 02, na área de educação, tem vagas de professor de Ensino Fundamental de 1º a 4º série, do Ensino fundamental de jovens e adultos, interprete de libras e Ensino fundamental de 5º a 8º das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Educação Física, Língua Inglesa, merendeiro, auxiliar de serviços gerais e vigilante.

O processo seletivo será realizado em etapa única, denominada avaliação curricular, sendo realizada a análise de títulos e observada a experiência profissional. Esta etapa é de caráter  eliminatório e classificatório. O resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro pelo site da Prefeitura de Afrânio. (G1 – Petrolina)

fevereiro 03, 2016

FBC VOLTA A ELEVAR O TOM CONTRA RECRIAÇÃO DA CPMF

FBC no senadoO senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) voltou a elevar o tom contra a recriação da CPMF. Nesta tarde (3), durante a primeira sessão do ano do Plenário do Senado, o parlamentar pediu a palavra durante pronunciamento do colega pernambucano Humberto Costa (PT-PE) para “discordar e divergir” da proposta de restabelecimento do “imposto do cheque”, apresentada ontem (2) pela presidente Dilma Rousseff, na cerimônia de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional.
Na avaliação de FBC, há outras formas de enfrentamento à crise econômica, como a redução de despesas do governo e a ampliação de receitas que possam tornar o sistema tributário brasileiro menos regressivo.

“A CPMF é um dos mais regressivos impostos porque quem mais paga este tributo são as empresas”, afirmou o senador. “Essas empresas refletem esta despesa em seus produtos e serviços e quem termina pagando a conta deste imposto é a classe trabalhadora, são aqueles que menos ganham”, ressaltou Bezerra Coelho”.Carlos Britto

BANDEIRA TARIFÁRIA DE MARÇO SERÁ AMARELA COM DESLIGAMENTO DE TERMELÉTRICAS

O governo decidiu hoje (3) desligar as usinas térmicas com custo de geração acima de R$ 420 por megawatt-hora (MWh).

A decisão vai permitir que, a partir do mês que vem, seja adotada a bandeira amarela no sistema de bandeiras tarifárias, o que significa acréscimo de R$ 1,5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Atualmente, a bandeira aplicada é a vermelha, patamar 1, com acréscimo de R$ 3 a  cada 100 kWh.

A decisão tomada nesta quarta-feira pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) permite o desligamento de sete usinas térmicas com capacidade de geração de cerca de 2 mil megawatts em geração térmica a partir de março.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, a medida vai permitir uma redução do custo do setor elétrico de R$ 720 milhões por mês em 2016. Ele disse que é possível ser adotada em abril a bandeira verde, na qual não é cobrado nenhum adicional na conta de luz.

“Ainda não é prudente anunciar a bandeira verde para abril, mas todos os estudos mostram que essa é uma possibilidade real”, afirmou.

O ministro destacou  que todas as decisões estão sendo tomadas de forma prudente. “Essa decisão é absolutamente segura para que possamos chegar em novembro com uma capacidade de armazenamento de energia bem melhor do que aconteceu em novembro de 2015.”

DORMENTES: EM TENTATIVA DE ASSALTO, ELEMENTOS SÃO SURPREENDIDOS PELA VÍTIMA E RECEBEM GOLPES DE FACA

O ocorrido foi durante a madrugada de hoje (03), na estrada que liga Dormentes a Santa Filomena, nas proximidades do Bairro conhecido como Invasão, quando o senhor José Cardoso de Souza transitava pelo local e foi abordado e imobilizado por dois elementos encapuzados.

Segundo depoimento da vítima, enquanto um o imobilizava segurando fortemente pelas costas, outro o ameaçava. Foi quando o mesmo conseguiu se soltar e sacou uma faca que portava e começou a deferir golpes contra os elementos, deixando-os com vários ferimentos, facilitando o trabalho da policia que conseguiu identificar e realizar a prisão dos mesmos.

Ainda segundo a vítima, o interesse dos elementos era subtrair o valor de R$ 150,00 que havia em seu bolso.

Após receberem cuidados médicos, os acusados foram encaminhados para a Cadeia Pública de Afrânio e encontram-se a disposição da justiça.


Imagem/Informações: Alysson Antonio – Policia Civil
Publicação : Dormentes em Rede

GOVERNO DE PE VAI ACIONAR JUSTIÇA PARA BARRAR GREVE DA POLÍCIA CIVIL

Greve da Polícia Civil de Pernambuco terá início no próximo sábado. Foto: Sinpol-PEDeflagrada nessa terça-feira (2) e prevista para ser iniciada no próximo sábado, dia do Galo da Madrugada, a greve da Polícia Civil de Pernambuco pode ser barrada pela Justiça. Logo após o anúncio de que os profissionais iriam realizar a paralisação, o Governo do Estado começou a se articular para encaminhar ao Tribunal de Justiça o pedido para que seja decretada a ilegalidade da greve.
Em assembleia, no auditório do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE),  a categoria decidiu pela greve após o Estado ter descumprido parte do acordo firmado com os policiais no final do ano passado, especialmente em relação ao item que prevê a alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, que prevê alteração nas faixas de progressão de 1,5% para 2% e que deveria ter sido enviada para a Assembleia Legislativa.
Na tentativa de acalmar a categoria, o Governo do Estado publicou nessa terça-feira (2), no Diário Oficial, a criação de dois grupos de trabalho para discutir, em até 90 dias, a revisão no Plano de Cargos e Carreiras. Mesmo assim, o Sinpol-PE foi firme e manteve a assembleia. No encontro, o presidente do sindicato, Áureo Cisneiros, motivou a categoria a paralisarem as atividades – o que foi aceito por maioria de votos – mesmo em um momento tão delicado para a segurança pública que vive uma das piores crises.
Em entrevista à Rádio Jornal, nesta quarta-feira, o secretário de Administração, Milton Coelho, afirmou que a greve é “um ato político e reflete uma chantagem do sindicato contra a população pernambucana”.
Passeata
Nesta quinta-feira (4), representantes do sindicato farão passeata, com  com concentração na Sede do Sinpol, às 15h, seguindo até o Palácio do Campo das Princesas. A deflagração da greve acontece a partir da madrugada da sexta-feira para o sábado (06), cumprindo assim às 72h para sua legalidade.  Todas as unidades da Polícia Civil devem parar, inclusive o Instituto de Medicina Legal (IML).

Ronda JC

fevereiro 02, 2016

POLICIAS CIVIS DE PERNAMBUCO INICIAM GREVE NO DIA DO GALO, CASO NÃO HAJA ACORDO COM O GOVERNO

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) realizou, na noite desta terça-feira (2), assembleia geral para discutir medidas com relação ao descumprimento de compromissos firmados por parte do Governo. Durante a reunião, os agentes decidiram decretar greve. A paralisação terá início à 0h do próximo sábado (6), dia do desfile do Galo da Madrugada, caso não haja até lá acordo com o Governo do Estado.
O presidente do sindicato, Áureo Cisneiros, alegou que a greve só não ocorrerá se a administração estadual enviar, até a quinta-feira (4), proposta que seja favorável à categoria.
Os policiais realizam, na quinta, passeata pelas ruas do Centro e, em seguida, uma assembleia em frente ao palácio do Campo das Princesas, sede do Governo. Nesta reunião será decidido sobre a deflagração da greve.
Reivindicações
Segundo o Sinpol, o Estado ainda não publicou, no Diário Oficial, a formação de dois grupos de trabalho para reformular o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e para elaborar a Lei Orgânica da Polícia Civil. De acordo com o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, a diretoria do sindicato procurou a assessoria da Secretaria de Administração durante todo o mês de janeiro, mas não obteve nenhuma confirmação sobre a criação dos dois grupos de trabalho.

Ainda segundo o sindicato, os quase 5 mil policiais civis de Pernambuco continuam trabalhando em delegacias com péssimas condições de atendimento, com carga horária excessiva e recebendo o pior salário de policial civil do Brasil.  Do FolhaPE

EM CLIMA DE MUITA CHUVA EM SANTA CRUZ, NOVO PRESIDENTE É EMPOSSADO

12626154_640617632742851_141513891_nEm clima de muita chuva na cidade Santa Cruz cidade, localizada no inteiro de sertão pernambucano, a Câmara Municipal de vereadores empossou o seu novo presidente, o vereador Luciano Nunes (PSB). Mesmo com alta precipitação pluviométrica dos últimos dias, a solenidade foi bem prestigiada pela população, lotando a casa legislativa da cidade.

12650401_640617662742848_650971504_n
Blog do Banana

ATRASO NO PAGAMENTO DE CARRO COLETOR DEIXA COMUNIDADE DE JUTAÍ ENTREGUE AO LIXO

12669303_640614606076487_1071532016_o

A comunidade de Jutaí, que sempre deu uma forte votação ao PSB, está completamente entregue ao lixo. Isso porque a Prefeitura Municipal de Lagoa Grande- PE está com 7 meses de atraso com o prestador, o  que vem inviabilizando a prestação do serviço.

Os moradores estão se sujeitando a realizar o serviços, para deixarem as ruas  limpas  e jogando os seus lixos domiciliares em uma área da prefeitura, que poderá ocasionar foco  para o mosquito da dengue.


Blog do Banana

O NEPS REALIZOU UMA OFICINA PARA OS FEIRANTES DAS FEIRAS AGROECOLÓGICAS

A instituição NEPS - Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco através do Projeto Quintais Produtivo financiado pelo ITAU e Ecomudança realizou uma oficina para os feirantes das feiras agroecológicas, nos dias 28 e 29 de janeiro, no Centro Casa da Roça, sitio Caldeirão 1, no município de Dormentes no Sertão do São Francisco. 

25 agricultores e agricultoras dos municípios de Santa Cruz, Santa Filomena e Dormentes, participaram da oficina.
 
Sendo que ficou sem participar da oficina os agricultores (as) do município de Afrânio, devido às fortes chuvas que caíram na região enchendo os riachos, impossibilitando o traslado dos mesmos
O objetivo do evento foi focar a discussão da produção dos quintais produtivos na região acompanhado pela a instituição NEPS, dando ênfase as feiras agroecológicas já existente em cada município.
 
Reativar a produção depois do longo período de estiagem e implantar novas tecnologias alternativas de produção voltadas para a Convivência com o Semiárido Pernambucano.
Foi feito o planejamento do 1º semestre do ano 2016, visando os eventos de grande importância para a agricultura familiar da região.


A oficina foi presidida por Manelito (coordenador) e Josevaldo (técnico em agropecuária), teve a participação de Antonio (corpo técnico da equipe) e Josina (presidenta do NEPS).



Blog Francisco Dormentes

ARARIPINA – PE-615 – COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO MATA AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

A colisão entre uma moto e um carro por volta das 19:00 de domingo 31/01, deixou uma pessoa morta e outra ferida na PE-615, altura da Icoasa, zona urbana do município de Araripina, sendo um dos primeiros acidentes graves do início do ano.
Conforme informações policiais e relatos de testemunhas, o agricultor Francisco Germano da Silva, o Chico Germano, de 56 anos, residente no Sítio Flamengo, conduzia um veículo Fiat Uno Mille Way, placa KLZ-4932, de cor preta, e a vítima fatal, o auxiliar de serviços gerais Francisco Carlinaldo Gonçalves, o Carlinhos de 36 anos, o qual residia no sítio Ponta da Serra, conduzia uma moto Honda Tornado de cor laranja, placa KIV-2899.
Ainda segundo a polícia os mesmo conduziam os veículos em sentidos opostos, quando perderam o controle e colidiram de frente. O motociclista não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local, enquanto o condutor do carro foi socorrido por uma equipe do corpo de bombeiros até o Hospital Santa Maria, onde ficou em observação sem correr risco de morte.
A polícia militar isolou o local do acidente até a chegada da polícia civil que realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina, sendo o caso registrado na DPC local. Os veículos envolvidos no acidente também foram recolhidos ao pátio da delegacia.

Fredson Paiva Polícia Militar de Pernambuco

PERNAMBUCANA DE SERRA TALHADA É A NOVA VOCALISTA DA XCALYPSO

novosDepois da saída tumultuada de Thábata Mendes, Ximbinha anunciou os novos vocalista da XCalypso: a cantora pernambucana Leya e o cantor paraense Gêh Rodriguez. O anúncio foi realizado pelo site ‘ORMNews’, onde eles aparecem em um vídeo cantando ‘Saudade’.
pern
A “XCalypso” fez seu primeiro show sem Thábata e com os novos integrantes na madrugada deste domingo (31), em Senador José Porfirio (PA), para um público de mais de 30 mil pessoas, segundo a assessoria da banda.

Em comunicado feito nas redes sociais, Thábata falou sobre a sua saída e agradeceu o carinho dos fãs: “Indiscutivelmente, os grandes responsáveis pelo sucesso e reconhecimento de um artista, são os fas… Por isso quero externar todo o meu respeito e gratidão para com os fãs da banda XCalypso!

Obrigada por terem me acompanhado até agora! Foi sem dúvida, um grande presente de Deus viver esse momento e sentir o privilégio desse reconhecimento. Desejo sucesso a XCalypso a partir de agora, com sua nova formação. E que Deus nos conduza”.

fevereiro 01, 2016

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL EM PETROLINA

ARTE CARTAZ CARNAVAL 2016

ZIKA VÍRUS: OMS DECRETA "ESTADO DE EMERGÊNCIA SANITÁRIA MUNDIAL"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta segunda-feira (1º)  "estado de emergência sanitária mundial" devido ao vírus zika.
Uma reunião em caráter de urgência foi realizada durante esta manhã para discutir o assunto. O encontro, que começou pouco antes das 11h15 (de Brasília), é uma conferência telefônica entre oito especialistas, diretores da OMS e 12 representantes dos Estados membros, incluindo o Brasil, país mais afetado, afirmou à AFP o porta-voz da OMS, Gregory Hartl.
Durante coletiva de imprensa, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, destacou que ainda é necessário comprovar cientificamente a ligação entre infecções pelo vírus Zika em gestantes e casos de microcefalia em bebês. As evidências, entretanto, são consideradas fortes pelos especialistas do grupo. “É preciso investigar e entender melhor a relação”, disse.

Folha PE

ACIDENTE COM AMBULÂNCIA DE OURICURI DEIXA DUAS VITIMAS FATAIS

Imagens PRF/Blog Santa Cruz 24H
Um grave acidente ocorreu neste domingo 31/01, às 22h50min na BR 428 km 176 quando a ambulância M.B 415 de Ouricuri placa OYZ 9744/PE,  transportava pacientes com destino a Petrolina capotou deixando duas vítimas fatais (Pedro Pereira da Silva, 76 anos e Perpétua Rodrigues da Paixão, 49 anos - enfermeira, irmã do sanfoneiro Manoel da Paixão da Rajada) e mais três feridos, Cleonilson Teixeira de Souza (Motorista) os acompanhantes Yuri Ribeiro Dantas (Médico) e Francisco Medeiros da Silva ( Filho do paciente) a causa do acidente segundo informações da Policia Rodoviária se deu por (Aquaplanagem) isso ocorre quando uma lâmina de água se coloca entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do carro com o solo.

Imagens PRF/Blog Santa Cruz 24H
Blog Santa Cruz 24H/PRF

LUCAS RAMOS PODE ASSUMIR SECRETARIA DE AGRICULTURA DE PERNAMBUCO

Começou a circular com força a possibilidade do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) assumir a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.
O atual secretário, deputado estadual licenciado Nilton Mota (PSB), deverá ser candidato à Prefeitura de Surubim (Agreste do estado) nas eleições deste ano e, por isso, precisa deixar a pasta.
O cargo para Lucas pode soar como compensação pelo PSB ter entregue o partido ao deputado estadual Miguel Coelho (PSB) em Petrolina. Mas não é apenas isso.

O governador Paulo Câmara pode, com isso, mandar vários recados, inclusive ao grupo do senador Fernando Bezerra (PSB) – com quem mantém uma relação protocolar. Outras lideranças do estado como Rodrigo Novaes, João Fernando Coutinho, só para ficar apenas nestes dois, poderão não digerir essa nomeação. Quem viver, verá. Carlos Britto