junho 13, 2015

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SÃO JOÃO DE ARARIPINA

OURICURI CONTA COM MAIS UM ESPAÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR AGROECOLÓGICA

Foto: Íris Maria
Com a reinauguração da feira agroecológica de Ouricuri realizada no último sábado, 06, quem mora no município têm mais uma opção de acesso aos produtos da agricultura familiar. Além de adquirir produtos livres de agrotóxicos e produzidos com respeito ao meio ambiente, quem opta por comprar na feira agroecológia ou no empório Kaeteh está contribuindo com o fortalecimento da produção das agricultoras e agricultores locais.
As cerca de 11 barracas ofertam produtos de famílias agricultoras de mais de 30 comunidades rurais do município. A feira que acontece todos os sábados, a partir das 6h em frente ao clube Kasarão é também um espaço de troca, onde consumidores e feirantes podem conversar sobre os modos de produção e negociar a produção.
Nas feiras agroecológicas o comércio justo e solidário é praticado naturalmente entre agricultores/as feirantes e consumidores. Neste sentido, o processo de oferta de alimentos envolve diversos aspectos a exemplo, da soberania e segurança alimentar das pessoas, visto que estas têm o poder sobre a escolha daquilo que produzem e consomem e, sobretudo, têm a garantia de que estão adquirindo comida nutritiva e de qualidade.
“Estamos com a perspectiva de uma excelente feira. O pessoal está chegando e começando a conhecer os nossos produtos. A gente tem mel, artesanato, frutas, feijão, é uma grande variedade, mas no próximo sábado nós traremos mais coisas para enriquecer cada vez mais nossa feira”, afirmou a feirante Cleide durante a reinauguração da feira agroecológica.
Foto: Íris Mariaconsumidora Francisca Nunes destacou a relevância da feira para a valorização da produção local. “Pra mim que sou consumidora dos produtos agroecológicos este espaço é super importante. Aqui a gente encontra uma diversidade grande de produtos da agricultura familiar do nosso município. E eu deixo o recado que vale a pena conhecer este espaço, e por isso as pessoas precisam aproveitar esta oportunidade”, convida.

A feira agroecológica de Ouricuri tem o apoio da Rede agroecológica do Araripe e do Caatinga por meio dos Projetos Novas Rendas Sertanejas patrocinado pela Petrobras e Projeto Venda Certa que tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e BNDES. O espaço conta também com a parceria do Fórum de Mulheres do Araripe, Grupo de Mulheres Jurema, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Cooperativa de Crédito do Araripe (Cresol), Centro de Produtores Agroecológicos do Araripe (Copagro) e Associação de Apicultores de Ouricuri (AAPIO).

junho 12, 2015

SEBRAE ARARIPINA - VAGA DE ESTÁGIO


SANTO ANTÔNIO QUER TRÉGUA

Santo Antônio cansou de ser chantageado para fazer com que casais se conheçam, sem nunca terem lhe perguntado se estava bem, sentia a falta do bebê sequestrado ou qual era sua história. Solidários a sua causa e às vésperas do aniversário de sua morte, neste sábado (13), o FolhaPE conta quem era este homem do século 13 e, de quebra, sugere algumas outras simpatias para não dizer que não há esperança para sair da solidão ou resolver outros problemas. Acompanhe:
O homem
Batizado com o nome de Fernando, Santo Antônio foi um Doutor da Igreja que nasceu já no final do século 12 e morreu aos 39 anos. Dedicou-se ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja. Ao conhecer missionários franciscanos que partiriam para o Marrocos para encontrar o martírio, abandonou os cônegos agostinianos e se tornou franciscano também. Para Santo Antônio, a oração é uma “relação de amor” e se compõe de quatro atitudes indispensáveis que, no latim, definem-se como: obsecratio, oratio, postulatio, gratiarum actio. Poderiam ser traduzidas como “abrir-se com confiança”, “conversar afetuosamente com Deus”, “apresentar as próprias necessidades” e “ter gratidão”.
A lenda do santo casamenteiro
Existem alguns mitos a respeito de sua fama de casamenteiro. Em um deles, o santo teria feito algum milagre em favor das mulheres, por exemplo, quando fez um recém-nascido falar para defender a mãe acusada injustamente de infidelidade pelo pai.
Uma segunda versão seria de que uma senhora, no desespero da miséria a que fora reduzida, decidiu que iria prostituir a filha. A jovem, no entanto, não aceitou. Como a mãe continuou a ins, a moça resolveu recorrer à ajuda de Santo Antônio. Rezava com grande confiança e muitas lágrimas diante da imagem quando, das mãos do Santo, caiu um bilhete que foi parar nas mãos da moça. Estava endereçado a um comerciante da cidade e dizia: "Senhor N..., queira obsequiar esta jovem que lhe entrega este bilhete com tantas moedas de prata quanto o peso do mesmo papel. Deus o guarde! Assinado: Antônio".
A jovem correu com o bilhete na mão à loja do comerciante. Este achou graça. Mas, vendo a atitude modesta da moça, colocou o bilhete num dos pratos da balança e no outro deixou cair uma moedinha de prata. O bilhete pesava mais. Intrigado e sem entender o que se passava, o comerciante foi colocando mais uma moeda e outras mais, só conseguindo equilibrar os pratos da balança quando as moedas chegaram a somar 400 escudos. O episódio tornou-se logo conhecido e a moça começou a ser procurada por muitos rapazes propondo-lhe casamento, o que não tardou a acontecer.
Bebê Jesus
Quanto à criança carregada por Santo Antônio, estima-se a familiaridade afetuosa do religioso com a palavra cristã, representada pelo menino Jesus. O bebê é geralmente visto em três tipos de representação: em cima do livro (como a pregação do livro encarnada), em seu colo ou sendo apresentado ao franciscano.
Outras simpatias:
A bananeira
Na noite de São João, de 23 para 24, enfie uma faca nova em uma bananeira. No dia seguinte, bem cedo, ao retirar a faca, nela você vai encontrar escrito o nome do futuro amor.

Magia no papel
Na noite de São João, corte papéis em pedaços pequenos e escreva neles os nomes de vários pretendentes. Em seguida, enrole-os e coloque-os em uma bacia com água. O papel que desenrolar primeiro indicará o nome do futuro companheiro.

Jovem ou velho?
Na noite de São João, passe um ramo de manjericão sobre a fogueira e jogue-o sobre o telhado de sua casa. Se no dia seguinte ele ainda estiver verde é sinal de casamento com jovem. Se estiver murcho, com pessoa velha.

O poder do carvão II
Depois de apagada a fogueira, reza a lenda que os carvões que restam têm poderes extraordinários. Por exemplo, andar com um pedaço deles no bolso traz felicidade e dinheiro o ano todo.

Reconciliação
Acenda duas velas, uma rosa e outra azul, amarradas com linha branca, e as ofereça à corrente dos Anjos da Reconciliação, pedindo-lhes que desfaçam os malentendidos e que tragam harmonia para a relação.

Para descobrir quem é seu amor
No dia de São Pedro, guarde um pouco da comida do almoço e do jantar. Antes de dormir, faça um prato com essa comida e deixe-o sobre a mesa, com os talheres, em uma toalha branca. À noite, você sonhará com aquele que será sua cara-metade.

Para confortar o coração
Jogue em uma bacia com água cravos, folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de São João tome um banho e jogue essa água no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele.
Folha PE 


ANATEL AUTORIZA QUATROS OPERADORAS DE TELEFONIA FIXA A REAJUSTAREM TARIFAS


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste das tarifas locais e de longa distância dos planos básicos de telefonia fixa das operadoras Oi, Sercomtel e Telefônica, em 3,684%, e da Algar Telecom, em 4,546%.
Para que os novos valores sejam aplicados, é necessário que as prestadoras façam ampla divulgação publicitária nas localidades atendidas, com pelo menos dois dias de antecedência, informando sobre o reajuste.
Também foi aprovado aumento de 3,57% dos valores de crédito para orelhões administrados pelas quatro operadoras. Com isso, cada crédito passará a custar R$0,1305.
De acordo com a agência, os valores dos reajustes ficou em 13,15% entre 2005 e 2015, variação inferior à da inflação no mesmo período, quando o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou variação de 70,98%, informou por meio de nota a Anatel.

Agência Brasil

VAQUEJADA NO PARQUE 3 IRMÃOS COMEÇA HOJE EM OURICURI

DIA DOS NAMORADOS É NA MATUTINO PETISCARIA COM O ROMANTISMO DE RAFAEL NYEDSON

E hoje, dia dos namorados, o romantismo vai tomar conta de Santa Cruz - PE, na MATUTINO PETISCARIA, vamos cantar o amor dos namorados e a amizade dos solteiros!!!!

IML DE PETROLINA SERÁ REFORMADO, DIZ SDS

As instalações do Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina, no Sertão do Estado, serão reformadas e ampliadas ainda este ano. O anúncio da requalificação do espaço foi feito pela Secretaria de Defesa Social (SDS) após audiência de instrução no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na tarde desta quinta-feira (11), envolvendo também a Secretaria Estadual de Saúde (SES). As outras duas unidades de necropsia em Pernambuco (Caruaru e Recife) também serão restauradas. No entanto, nenhuma dessas ações tem prazo para execução, já que a pasta busca a captação de recursos.
Apesar da restauração, o prédio não será interditado, pois todos os serviços serão realocados para os espaços do Instituto de Criminalística (IC), que é integrado ao IML. Assim, o quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) abrigará os serviços do IC de forma definitiva. A SDS terá o prazo de 30 dias para encaminhar à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apesiva) o projeto arquitetônico da unidade de Petrolina, em especial, as áreas de necropsias. Além disso, os contratos de manutenção dos sistemas de climatização e exaustão das salas de necropsias e das câmeras frigoríficas terão que ser apresentados no prazo de cinco dias.

"O objetivo é ampliar os espaços da nossa unidade em Petrolina. Já adquirimos câmaras frias e condicionadores de ar novos que já estão sendo instalados nas três unidades. Nós temos problemas de infraestrutura e assumimos as deficiências. Chegamos a esse ponto por conta de problemas de gestão e ausência de investimento. Mas, estamos trabalhando para solucionar toda as problemáticas", declarou a gerente-geral da Polícia Científica no Estado, Sandra Santos, que acrescentou que já estão em andamento das construções de mais duas novas unidades do IML nos municípios de Palmares e Salgueiro. Folha PE

ARARIPINA - JUSTIÇA FEDERAL AFASTA SEIS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA POR 80 DIAS PARA DAR ANDAMENTO À "OPERAÇÃO PARADISE"


Seis funcionários públicos da prefeitura municipal de Araripina foram afastados de suas funções pela Justiça Federal, após descoberta de atos de corrupção. Isso aconteceu para evitar interferência na coleta de provas durante as investigações que continuam na "Operação Paradise", a qual investiga desvios de dinheiro do MEC em obras no município de Araripina. Ainda segundo as investigações, os desvios de verbas podem chegar a quase R$ 8 milhões de reais. Confira abaixo uma reportagem da TV Grande Rio de Petrolina, afiliada à Rede Globo, sobre a onda de corrupção que se alastrou em Araripina. Clique AQUI e veja a reportagem.


Fonte - G1 Petrolina

junho 11, 2015

MATUTINO PETISCARIA REALIZA FESTA NO DIA DOS NAMORADOS NESTA SEXTA 12 E O ARRAIÁ DO MATUTINO NESTE SÁBADO 13






PREFEITURA DE PETROLINA CONVIDA POPULAÇÃO PARA A 44ª JECANA DO CAPIM

A partir desta sexta-feira (12) e durante todo o final de semana, acontece a 44ª edição oficial da Jecana do Brasil, realizada na comunidade do Capim, em Petrolina, sertão pernambucano. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal da cidade, em parceria com a Associação de Moradores do Capim, e conta com a coordenação de amigos e familiares do idealizador e homenageado da Jecana, o radialista Carlos Augusto, que faleceu em abril deste ano.

Além da tradicional corrida de Jegues, que marca o evento e tem repercussão nacional, a Jecana do Capim possui uma programação bastante diversificada, todas com entrada gratuita para a população local e visitantes. Entre os destaques da programação, estão o Torneio de Futebol no Campo do Capim, a noite do Forró da Rabichola no Clube da comunidade (com entrada gratuita), e as competições que vão distribuir mais de R$ 30 mil  em prêmios para os primeiros colocados.

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, destaca que a Gestão Municipal, juntamente com a Associação e coordenadores da Jecana, reuniu todos os esforços para promover uma homenagem à altura do saudoso radialista da região. “Manter a tradição desta festa, com grande participação popular, é uma das maiores homenagens que podemos fazer em memória a Carlos Augusto. Por isso a festa é aberta ao público e está repleta de atrativos para agradar moradores, competidores, e todos que visitarem o evento”, reforçou o prefeito.

O encerramento da Jecana será no domingo, com o Forró do Poeirão, um animado show musical comandado pelo consagrado sanfoneiros Sérgio do Forró e a Banda Chamego Safado.

Texto e arte: Ricardo Alves.

Ascom Sedesa / PMP

junho 10, 2015

PRONATEC TERÁ NÚMERO DE VAGAS REDUZIDO ESTE ANO PARA UM MILHÃO, DIZ MINISTRO

Com um corte de R$ 9,4 milhões em seu orçamento, o Ministério da Educação começa a mexer em alguns de seus principais programas. Uma das vitrines de campanha da presidente Dilma Rousseff, o Pronatec terá este ano um milhão de vagas, um terço do que foi oferecido em 2014, no primeiro decréscimo no programa desde a sua criação. O número foi apresentado pelo ministro Renato Janine Ribeiro durante audiência pública nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados.
Janine também confirmou que o governo estuda um aumento nos juros do Financiamento Estudantil, mas não confirmou se o valor subirá para 6,5%.
"O Pronatec vai ter este ano um milhão de vagas mesmo com os cortes. Estamos administrando isso com o cuidado, com o carinho de evitar maiores prejuízos. Na última semana, liberamos mais de R$ 270 milhões para as entidades afiliadas ao Pronatec. Se houve atraso, não foi absolutamente por vontade, foi por falta de recursos", disse o ministro ao responder uma das perguntas durante a audiência.
Em 2014, o Pronatec, que oferece qualificação profissional de nível médio e básico em associação com universidades e o Sistema S, teve 3 milhões de bolsas. Era um dos principais motes da campanha presidencial de Dilma Rousseff - que chegou a indicar o programa para uma economista desempregada que perguntou a ela, durante debate, o que deveria fazer para encontrar um novo emprego. No ano passado, foi atingida a meta de 8 milhões de vagas e o governo determinou uma nova meta, de 12 milhões até 2018.

Perguntado se o número deste ano não prejudicaria o atendimento da meta, Janine lembrou que a realidade do governo é que a arrecadação diminuiu e é preciso ver o que será possível fazer sem prejudicar a sociedade. "Entendemos este ano como um ano atípico e uma vez superada essas situações e restaurada a saúde da economia, teremos condições de continuar essa trajetória", disse em entrevista ao sair da audiência pública. Estadão Conteúdo

DIVULGADA A RELAÇÃO DE CANDIDATOS ÀS 05 (CINCO) VAGAS DO CONSELHO TUTELAR DE SANTA FILOMENA (PE) PARA O QUADRIÊNIO 2016-2019

Foi publicado pela Comissão Especial Eleitoral do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Santa Filomena/PE o Edital nº 03/2015, que divulga a relação definitiva de candidatos inscritos para a eleição que ocorrerá no dia 04/10/2015.

Após o resultado do julgamento dos recursos interpostos por candidatos que tiveram as inscrições indeferidas, se chegou ao total de 20 (vinte) candidatos inscritos.

A Comissão Eleitoral esclarece que os candidatos serão convocados a participar de uma reunião com os membros da Comissão e um Representante do Ministério Público de Pernambuco, referente às condutas permitidas e vedadas durante o período de campanha, dentre outros assuntos de interesse dos candidatos.

RELAÇÃO DE CANDIDATOS INSCRITOS
Quantidade
                                NOME
01
Adão Antonio da Silva
02
Aldemir Damasceno Neres
03
Claudivan Silva Araújo
04
Edicleide Pereira de Souza
05
Elieno de Moura Vieira
06
Elizangela da Cruz Lins Capristano
07
Erick John Carvalho Coelho
08
Genilson da Cruz Santana
09
Gislene Lopes de Souza
10
Glebison Araújo da Silva
11
Gracielha Silva Gois
12
Israel Flávio da Silva
13
José Elton de Carvalho
14
José Renato Ferreira
15
Marcelo Augusto Coelho da Silva
16
Merivânia da Silva Barros Santos
17
Regiana Francisca Rodrigues
18
Taian de Souza Coelho
19
Tatiana Alves dos Santos
20
Valéria Maria de Castro Damasceno
 

ELENCO DO ARARIPINA PARA A SÉRIE A2 DO PE DEVE TER ENTRE 25 E 28 JOGADORES

Esse será o novo escudo do Araripina  (Foto: Reprodução/Facebook)Até o momento, a diretoria do Araripina anunciou a contratação de 14 jogadores para a disputa da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Mas esse número, de acordo com o técnico Cleibson Ferreira, deve aumentar. Segundo o treinador, a intenção é formar um elenco com cerca de 28 atletas. 
– Acho que até o início da pré-temporada já anunciaremos em torno de 19 a 20 nomes, sem contar alguns que se destacaram nas pré-avaliações que fizemos por diversas cidades e estados, que faremos as avaliações com o grupo de jogadores. Pretendemos ter em média de 25 a 30 atletas na pré-temporada e termos em torno de 25 a 28 na competição – revela Cleibson. 
Os treinos no estádio Chapadão do Araripe ainda não começaram. A previsão é que a pré-temporada tenha início entre os dias 20 e 25 deste mês. 
Confira os nomes e posições dos atletas contratados pelo Bode: 
Goleiro: Gustavo;

Zagueiros: Romeu e Lucas;
Lateral: Yuri;
Volantes: Tiago Bagagem, Brejeiro e Pedrinho;
Meias: Maurizan, Éder Maranhão e Felipe;
Atacantes: Olavo Araripina, Pirambu, Thomaz e Yure.

 

SÃO JOÃO CULTURAL ESQUENTA PETROLINA NA PRÓXIMA SEMANA


Antes mesmo do São João do Vale, que só acontece no final mês, os petrolinenses e visitantes já podem entrar no clima junino com o São João Cultural, que acontece na próxima semana, entre os dias 15 e 18. Organizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, o evento reúne apresentações variadas que dão o tom dos festejos juninos, todos realizados na Concha Acústica da cidade, localizada na Praça da Catedral, sempre a partir das 19h.
A abertura do São João Cultural acontece na segunda-feira (15), com o 31° Festival de Violeiros de Petrolina. O evento conta com a participação de 10 repentistas de vários cidades do Nordeste (como Recife, Teresina, Juazeiro do Norte, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, entre outras) e 3 declamadores, com premiações do 1º ao 5º colocado.
Já na terça-feira (16), a Concha Acústica vai ficar pequena para as apresentações do tradicional Samba de Véio, típica dança dos moradores da Ilha do Massangano, além de apresentações do Balé Brasílica. Fechando a noite, o público vai arrastar a chinela ao som de muito forró, com o sanfoneiro Flávio Leandro.
A festa continua na quarta (17), com o animado Concurso de Sanfoneiros.  Realizado em parceria com a Rádio A Voz do São Francisco (Emissora Rural), o evento está na sua 17ª edição, e tem como objetivo valorizar e promover a arte de tocar sanfona, estimulando novos talentos. A primeira eliminatória já foi realizada em São Raimundo Nonato (PI), a segunda será no dia 14, em Lagoa Grande (PE) e, naturalmente, a final acontece em Petrolina. O show musical do grupo “Os Três do Cariri” encerra a noite com um forró muito animado.
Finalizando o São João Cultural, na quinta-feira (18), o público vai assistir um espetáculo especial da Banda Philarmônica 21 de Setembro, chamado “Arrasta pé da 21”. Numa roupagem instrumental, a orquestra vai resgatar vários clássicos sertanejos, principalmente do consagrado sanfoneiro Luiz Gonzaga, símbolo da música regional.
Jorge Assunção, secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, pasta que organiza os eventos, convida todos a participar, se divertir e torcer pelos competidores nos concursos de Violeiro e Sanfoneiro, “Articulamos o São João Cultural com uma proposta de valorizar nossas raízes e trazer para o público uma programação que faz parte das tradições do sertanejo”, destaca o secretário.
       
Texto: Ricardo Alves

Ascom Sedesa / PMP

TRÂNSITO - DETRAN-PE ANUNCIA LISTA DE APROVADOS NO PROGRAMA CNH POPULAR

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) anunciou nesta terça (9) que as pessoas que se inscreveram na edição 2015 do Programa Popular de Formação de Condutores (CNH Popular) já podem consultar se estão entre os 18 mil beneficiados. Ao todo, 235 mil pessoas se inscreveram para tentar obter a carteira de habilitação gratuitamente. A consulta deve ser feita através do site www.detran.pe.gov.br. Para isso, a pessoa tem que preencher um formulário eletrônico contendo o CPF, a data de nascimento e o número de inscrição. Caso a pessoa tenha se esquecido do número, pode recuperar informando os dois primeiros dados em um outro formulário.

Ao efetuar a consulta, o candidato poderá saber a sua posição no ranking e quantidade de vagas que foram reservadas para o segmento em que se inscreveu. Se a posição na classificação estiver dentro da margem do número de vagas, significa que o candidato foi selecionado. 

A pessoa aprovada deve aguardar até o dia 15 de junho, data em que o Detran irá divulgar a lista de convocação dos beneficiados, incluindo o ponto de atendimento que a pessoa deverá se dirigir com os documentos necessários para realizar a confirmação dos dados. Se o candidato não tiver como comprovar as informações prestadas, será automaticamente desclassificado. Com isso, a vaga será remanejada para outro candidato.

O CNH Popular tem o objetivo de contemplar diferentes segmentos, como trabalhadores de baixa renda, desempregados, alunos de rede pública e com bom desempenho escolar, além de beneficiários de programas sociais, como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família. A seleção dos candidatos socioeducandos da Funase, além de egressos do sistema penitenciário, é feita por estas instituições. Por este motivo, o calendário de convocação dos segmentos é diferenciado.


Do Jc OnLine

junho 09, 2015

PERNAMBUCO GANHARÁ PRIMEIRA CONCESSIONÁRIA DE TRICICLOS PARA TRANSPORTE DE PESSOAS E CARGAS

Inspirada em veículos de três rodas específicos da Europa e Ásia, a exemplo dos conhecidos “tuk-tuk”, da Índia, será inaugurada, na próxima quinta-feira, a primeira concessionária em Pernambuco dos triciclos Motocar. O modelo é 100% brasileiro, fabricado em Manaus, e o empreendimento é tocado pelos irmãos Duílio, João e Maria Cabral da Costa. A primeira unidade na capital pernambucana recebeu investimentos de R$ 400 mil. 

As vendas dos modelos MTX-150, MCA-200 e MCF-200 já começaram há cerca de um mês e os empresários têm planos ousados de expandir o negócio para o interior de Pernambuco. A próxima unidade será aberta no Sertão, em Serra Talhada, mas ainda não há data certa. Petrolina e Caruaru, no Agreste, também devem receber outras unidades da Ecopole nos próximos meses. Na avaliação de Maria Costa, o novo triciclo é um negócio multifuncional. 

“Os compradores do triciclo estarão adquirindo um negócio, com possibilidades amplas não apenas do transporte de cargas, mas também de pessoas, principalmente em relação à segurança. São modelos com maior estabilidade em relação às motocicletas, com itens como extintor de incêndio, freio de mão e cinto de segurança. Será importante também em relação a certos horários, pois dependendo da quantidade de carga não será necessário utilizar, por exemplo, um veículo de maior porte”, explicou Maria. 

Todos os modelos, de acordo com a empresária, são os únicos no Brasil homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Dos três modelos, apenas o primeiro, o MTX-150, é autorizado a transportar pessoas e mercadorias: motorista, dois passageiros e mais 25 quilos de carga. 

Os demais, MCA-200 e MCF-200, conforme explicou Maria Costa, operam com o motorista e até 350 quilos de carga, sem passageiros. Nesses dois tipos, há compartimento aberto (no MCA-200) e baú isotérmico (no MCF-200). “É uma alternativa bastante viável para quem trabalha com o transporte de cargas. São modelos equipados com sinalizador sonoro de marcha ré, essencial para entrar em determinados locais mais exigentes quanto à legislação de trânsito e segurança do trabalho, como o Complexo Portuário de Suape”, destacou Maria, salientando que os custos de manutenção são semelhantes aos das motocicletas. Diário de Pernambuco

SEBRAE ARARIPINA - OFICINAS DE CUSTOS DE PRODUÇÃO NA FABRICAÇÃO DE PLACAS E CALCINAÇÃO DO GESSO

O SEBRAE Araripina promoverá 03 oficinas na área de Custos de Produção para as empresas do Gesso (Fabricantes de Placas/Pré-moldados e Calcinadoras de Gesso).
As oficinas tem como objetivo apresentar aos empresários a importância do conhecimento e controle dos processos de produção para melhoria do resultado operacional da empresa!
As mesmas acontecerão nas cidades de Ipubi,  Trindade e Araripina.

Escolha a melhor data/local e participe!  O Conhecimento sempre será o melhor diferencial para o empresário!


As vagas são limitadas.

USUÁRIOS RECLAMAM DE VÍRUS QUE SE ESPALHA PELO FACEBOOK; SAIBA COMO ELIMINÁ-LO

(Foto: Reprodução)

Um vírus causou problemas a usuários do Facebook nessa segunda. Chamado de Amazonaws, ele é um “sequestrador de navegadores”, que se espalha através de mensagens que pedem ajuda para denunciar publicações com apelo pornográfico.

Quem recebeu notificações dizendo que um amigo “disse que estava com você e outras 19 pessoas” não deve clicar no link. A publicação parece trazer um vídeo de conotação pornográfica, que ao ser acessada faz com que o usuário compartilhe o vírus com outros amigos.

O vírus S3.amazonaws.com/addns/ pode ser transferido através de anexos de e-mails, sites comprometidos ou pelos posts danificados, e se aloca no computador como uma barra de ferramenta de busca.

Saiba como removê-lo

Um manual explica como o usuário deve proceder caso tenha clicado em alguma dessas postagens em uma das sessões do Facebook. O primeiro passo é ir até o campo “Configurações”, no canto superior da tela, e em seguida em “Aplicativos”. Se houver algum item suspeito, o usuário deve excluí-lo. Para isso, clique no “X” ao lado do aplicativo e na sequência em “Remover”. O usuário deve também acessar a opção “Registro de atividades”, no menu do canto superior direito da tela. Lá, exclua todas as publicações indesejadas.

No Google Chrome, vá em “Ferramentas” e em seguida em “Extensões”. No Firefox, acesse “Complementos”. Se você usa o Internet Explorer, clique em “Gerenciar Complementos” e depois na aba “barras de ferramentas e extensões”.


Outra opção para remover o vírus manualmente, é preciso abrir o navegador Firefox, clicar em Ajuda e selecionar Solução de Problemas. Depois, selecione a opção Redefenir Firefox. Após o término da operação, basta clicar em Fechar e o navegador irá iniciar.