maio 09, 2015

SEBRAE PROMOVE ENCONTRO DE AGRONEGÓCIOS NO ARARIPE


Nos dias 29 e 30 de maio, a Unidade Sertão do Araripe do Sebrae em Pernambuco promove a segunda edição do Enagro – Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe. O evento acontece na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra) e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio do Sertão do Araripe: apicultura, pecuária leiteira, horticultura, caprinocultura, artesanato, cultura e gastronomia.
A programação do evento – que tem como tema “Desenvolvimento sustentável: diferencial para os produtores rurais” – é formada por palestras magnas e oficinas que vão discutir assuntos como a apicultura como atividade estratégica, linhas de crédito para produtores rurais, produção de alimentos orgânicos e gestão eficiente em laticínio, entre outros. Também vão ser promovidos atendimentos especializados e encontros de oportunidades.
A segunda edição do Enagro inclui a realização do 11º Encontro Estadual da Apicultura e da 2ª Mostra de Caprinos de Araripina. Outra atração do evento é a Unidade Móvel de Laticínios do Senai, que vai realizar oficinas práticas de lácteos para os participantes.
As inscrições para o Enagro – Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe têm o valor de R$ 10,00. A Faciagra está localizada na Avenida Florentino Alves Batista, S/N, em Araripina. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (87) 3873.1708 e 9128.5935, com Maria Josiana.
Sertão do Araripe – Apesar da estiagem, a região do Araripe tem vivido um novo momento no cenário do Agronegócio no estado. Para os produtores rurais atendidos pelos projetos do Sebrae Sertão do Araripe, a situação hídrica vem sendo encarada como uma oportunidade de rever conceitos e aperfeiçoar e adotar novas técnicas de manejo e gestão.

Nesse sentindo, enquanto os produtores rurais passaram a recuperar e fortalecer a produção, e a procurar alternativas de comercialização de seus produtos, grupos de minimercados, hotéis, pousadas e o setor alimentício da região buscam novas formas de sobreviver à crise por meio da diferenciação de mercado, oferecendo aos clientes produtos locais com qualidade e garantia de procedência.

EM NOTA, PREFEITURA DE ARARIPINA NEGA PARTICIPAÇÃO DE ALEXANDRE ARRAES EM DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS

A operação deflagrada pela Controladoria Geral da União, órgão de controle externo, cumprindo sua missão constitucional, juntamente com a Polícia Federal, através dos seus agentes, vieram até a cidade de Araripina, com o objetivo de dar continuidade as investigações a respeito da aplicação de recursos federais na Secretaria de Educação, que motivou mandado de busca e apreensão e ainda a condução para inquirição de alguns servidores públicos para respectivos depoimentos.
Em entrevista e nota emitida pelos representantes dos órgãos fiscalizadores, estes deixaram claro a não participação do prefeito Alexandre Arraes, que de forma serena e segura lamentou o episódio, e entende ser natural o trâmite investigativo, já que houve denúncias e que tudo fará para o esclarecimento dos fatos. E, oportunamente, quando ciente do conteúdo do processo ora em apuração, o Sr. Prefeito, tranquilo e verdadeiramente falará a todos os araripinenses a respeito destas ocorrências, pelos meios de imprensa disponíveis, com a certeza que o trabalho vai continuar e, se por ventura, após a defesa dos que estão sendo imputados se conclua que são culpados, estes serão punidos na forma da Lei, administrativa e penalmente.
Como é do conhecimento de todos o prefeito Alexandre Arraes, tem pautado a sua gestão no compromisso com a transparência e organização no serviço público, por ser assim, e imbuído de espírito público, compreende os trabalhos de investigações, tanto assim, que recebe com frequência o reconhecimento dos organismos de fiscalização e controle, lamentando a interpretação de um veículo de imprensa que equivocadamente divulgou que o prefeito considerou as denuncias vazias.
Espera por fim, que a verdade dos fatos prevaleça, e que o município de Araripina receba destaque pelas grandes ações estruturadoras, que alavancam seu desenvolvimento.
Ararpina-PE, 08/05/2015.
Alexandre José Alencar Arraes

Prefeito de Araripina-PE

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO DE PASSEIO EM SANTA CRUZ

 
Por volta das 09h40 min. o efetivo da GT foi acionado por populares para atender uma ocorrência de trânsito, chegando ao local, na PE 604 em Santa Cruz, foi confirmada a veracidade do fato. Segundo testemunhas o motorista da Viação Pernambucana, que conduzia o ônibus da referida empresa, uma VW/Comil CAMPIONEE, placa OIF 7465, quando sinalizou que ia entrar na cidade, foi atingido pelo veículo VW Polo 1.6, cor preta, placa KHO 3525 que estava saindo da cidade, quando colidiu na lateral traseira do lado esquerdo do envolvido I. O BO foi confeccionado e entregue na Delegacia local. A PM não divulgou os nomes dos motoristas. Emanoel Cordeiro


maio 08, 2015

OURICURI COMEMORA 102 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO

conviteFrente
Várias atividades comemorativas estão na programação em alusão aos 102 anos de Emancipação Política de Ouricuri. As festividades começam domingo (10) com café da manhã em homenagem ao Dia das Mães, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião. Na segunda-feira (11) haverá desfile e apresentações culturais na Praça Pe. Francisco Pedro da Silva, com os grupos Maracatu Afro-Batuque e Muzenza.  Em seguida acontecerá a abertura do Campeonato de Vôlei de Areia.

A programação segue na terça-feira (12) com inauguração de calçamentos de ruas, Festival de Danças Urbanas, semifinal do Campeonato de Vôlei de Areia e apresentação dos skatistas locais. Quarta-feira, a partir das 19h, haverá apresentações culturais, entrega do Título Mestre da Cultura e final do Campeonato de Vôlei de Areia. Os festejos terminam na quinta-feira (14) com várias atividades, culminando à noite com apresentação de violeiros e shows com Roberto Alencar, Mocidade Forrozeira e Arreio de Ouro.

OPERAÇÃO PARADISE II – IRMÃOS DO PREFEITO DE ARARIPINA FORAM PRESOS EM OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL


Cerca de 250 policiais federais e fiscais da Controladoria Geral da União (CGU) participaram nessa quinta-feira (07) da “Operação Paradise”, que resultou nas prisões de 25 pessoas envolvidas em um esquema de corrupção instalado na Secretaria de Educação de Araripina. Entre os suspeitos de participação no esquema estão Paulo Arraes e Ricardo Arraes, irmãos do prefeito do município, Alexandre Arraes.

CIRCUITO INTERNO DE CÂMERAS FILMA ASSALTO A LOJA DE PETROLINA-PE

Uma loja foi assaltada nesta quinta-feira (07) no bairro José e Maria, na Zona Leste em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ação foi rápida, durou cerca de cinco minutos. De acordo com a administração da loja, o prejuízo chegou a quase R$ 13 mil.
O circuito interno de segurança da loja flagrou toda a ação do assaltante. Ele não estava armado, entrou com tranquilidade no estabelecimento, se aproximou da funcionária e anunciou o assalto.
A funcionária que não quis se identificar detalhou a reação que teve no momento do assalto. “Foi ai que eu botei as mãos para trás. E ele pediu para me afastar. Depois me pediu para eu abrir a vitrine e pegou as coisas”, conta.

Joias, perfumes, roupas, e outras mercadorias foram levadas. Além da moto da funcionária. O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Petrolina, mas o criminoso ainda não foi identificado. (Clique aqui e assista o vídeo do G1 Petrolina)(Blog: O Povo com a Notícia)

maio 07, 2015

POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO NA PREFEITURA DE ARARIPINA


A Polícia Federal em Pernambuco realizou na manhã desta quarta-feira (7) o cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão temporária na prefeitura de Araripina, no Sertão do estado. A operação ‘Paradise’ investiga desvios de recursos públicos, fraudes em licitações, entre outros crimes.
Segundo a PF, a investigação iniciou em 2013 e identificou uma associação criminosa dentro da gestão municipal que desviava verbas do Ministério da Educação (MEC) que deveriam ter sido utilizados na construção de escolas, creches e quadras poliesportivas.
Ainda de acordo com a polícia, as investigações revelaram que nos quadros de societários das empresas, que disputavam as licitações, há empregados domésticos e parentes dos envolvidos. Ao fim das negociações, não eram os vencedores da licitação que realizavam as obras, e sim, empresas de parentes de um político local. O nome da operação faz referência ao condomínio ‘Paraíso’ que está sendo construído em Araripina e pertence a um dos investigados.
Além disso, a PF identificou que os recolhimentos do INSS e do FGTS não eram pagos e que as obras eram propositalmente atrasadas para se conseguir mais recursos, mas as construções não avançavam. Para conseguir os recursos os engenheiros da prefeitura enviavam informações, fotografias e atestados de medições falsos.

Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, também no Sertão de Pernambuco, para prestar depoimento. Os envolvidos podem ser indiciados nos crimes de associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informática, falsidade ideológica, fraudes em licitações, peculato, prevaricação, sonegação de contribuição previdenciária, uso de documento falso e corrupção passiva. As penas podem variar de 1 a 12 anos de reclusão. A Operação ‘Paradise’ também cumpre mandados nas cidades de Juazeiro do Norte e Assaré, no Ceará e em Jaicós, Piauí. (G1 / Imagem: Blog do Paulo)

PARA REFORÇAR O PACTO PELA VIDA, GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA CONCURSOS PARA POLÍCIAS

Foram anunciadas, na manhã desta quinta-feira (7), novas ações para o programa Pacto Pela Vida. Entre os destaques, estão a realização de concursos públicos para as polícias Militar, Civil e Científica, totalizando 2.366 vagas, e o fortalecimento de ações junto à juventude. As medidas foram divulgadas pelo governador Paulo Câmara junto a secretários estaduais. A cerimônia ocorreu no Palácio do Campo das Princesas.
No caso dos concursos, devem ser abertas 1.500 vagas para soldados da Polícia Militar, 500 para agentes da Polícia Civil, 50 para escrivães e 316 para a Polícia Científica, além das 100 oportunidades para delegados, cujas provas estão temporariamente suspensa por conta de problemas na escolha da organizadora. Os certames devem ocorrer ainda este ano. Os profissionais aprovados devem começar a trabalhar em 2016.
Outra medida anunciada foi a utilização de 100 câmeras com alcance maior que as utilizadas atualmente. Com a instalação dos equipamentos no alto de prédios públicos e privados, poderão ser visualizados cenários com distância de até dois quilômetros em relação ao ponto da filmagem.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) também integra as ações de reforço do Pacto Pela Vida. Uma das medidas será a ampliação do Programa Jovem Aprendiz, através do aumento de 2% para 5% do número de vagas para esse público em órgãos públicos. Deverão ser abertas mil novas vagas. Dessas, 400 serão destinadas a egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Um projeto de lei a ser encaminhado em regime de urgência à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) também prevê que o Governo dê uma bolsa de R$ 200 para 300 jovens que estão no Centro de Juventude de Santo Amaro. O objetivo é evitar que eles tenham envolvimento com o tráfico de drogas. Folha de PE

SOCORRO PIMENTEL SUGERE QUE SEJA CONSTRUÍDA UMA UPA EM CIDADES COM MAIS DE 50 MIL HABITANTES

Exibindo 38598a.jpg
Preocupada com a superlotação dos hospitais do Estado, a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) sugeriu que os governos estadual e federal fizessem convênios para instalar uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes. 
Para Dra. Socorro, as UPA’s têm um papel importante para desafogar as filas dos hospitais, resolvendo grande parte das urgências e emergências, como fraturas, cortes, pressão alta, infarto, derrame, além de oferecer estrutura simplificada - com raio-X, eletrocardiograma, pediatria, laboratóriode exames e leitos de observação. Ainda de acordo com a deputada, nas localidades que contam com a UPA, 97% doscasos são solucionados na própria unidade.  

As UPA’s fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada peloMinistério da Saúde em 2003, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

VEREADOR DE DORMENTES DETONA GESTÃO MUNICIPAL SOBRE PRECARIEDADE DO TRANSPORTE ESCOLAR: “NÃO FAZ NADA POR FALTA DE INTERESSE”



O vereador de oposição em Dormentes (PE), Sertão do Francisco, Jerônimo Damasceno (PR/foto), teceu duras críticas às péssimas condições do transporte escolar de alunos nas comunidades do município.
Segundo o vereador, os ônibus, muitos deles quebrados, representam um perigo. “Tem regiões em que os ônibus não circulam há oito dias. Os alunos perdem provas e quando eles resolvem circular, os veículos estão quebrados e faltam até pneus de estepe”, revelou Jerônimo, informando que há alguns dias uma criança quebrou o braço durante uma queda de moto quando se dirigia à escola. “Um menino do Sítio Botão de Seda, para não perder aula, teve que ir de moto à escola e acabou caindo e quebrando braço“, disse.
Além do problema do transporte, o vereador também informou que a situação das escolas não é muito diferente. “A situação de Dormentes é precária. Há mais de 60 dias o muro de uma escola no Povoado de Lagoas caiu e ainda não vimos nenhuma providência. Fui informado que o secretário [de Educação] esteve lá, mas não sabemos o que ele irá fazer”, contou.
Estradas
O vereador também informou que a situação das estradas do município é péssima. “As estradas de Dormentes estão acabadas. Eu nunca tinha visto um descaso como estou vendo agora. Acredito que é falta de interesse do gestor, porque maquinário para as obras tem”, ressaltou.

Segundo o vereador, quando ele pede explicações para a prefeitura “eles ficam calados e eu acredito que não façam nada por falta de vontade”. A reportagem do Blog está tentando contato com algum representante da prefeitura para comentar o assunto. Carlos Britto

MAIS UM HOMICÍDIO EM OURICURI NA MANHÃ DESSA QUINTA FEIRA

homicidio em ouricuriAntonio Eusébio Jaques dos Santos, conhecido como Preto, 26 anos, foi morto a tiros em Ouricuri. O crime aconteceu por volta das 9 horas dessa manhã (quinta-feira (07) no interior de uma oficina na BR 316, em frente a Loja Aliança Motos.
Policiais informaram que a vítima desceu de um carro e adentrou na oficina, quando foi acompanhado pelos assassinos que efetuaram vários disparos de arma de fogo. Antonio Eusébio que era mototaxista e que havia chegado de São Paulo há poucos dias não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Não há informações da autoria do crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da cidade.

Da redação do Blog do Cariri Filho / Foto – Emanoel Cordeiro

maio 06, 2015

2ª FESTA DOS VAQUEIROS SITIO ROCINHA EM JUTAI

CBF DIVULGA NOVO LOGOTIPO DA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO COM DETALHES DO TROFÉU

Logomarca Brasileirão 2015 Campeonato Brasileiro Série A (Foto: Divulgação/CBF)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira o logotipo da Série A do Campeonato Brasileiro de 2015. A marca, em azul, dourado e prata, é inspirada em detalhes do troféu da competição, que estreou na edição do ano passado.


O Brasileirão começa neste sábado, com três jogos. Às 18h30, o Palmeiras recebe o Atlético-MG, e a Chapecoense enfrenta o Coritiba. Às 21h, o Fluminense pega o Joinville no Marcanã. A primeira rodada se completa no domingo, com sete partidas, incluindo um novo horário: Grêmio e Ponte Preta se enfrentam às 11h.

SUSPEITA DE ZIKA NO ESTADO DE PERNAMBUCO

O Zika Vírus pode ter chegado a Pernambuco. É o que credita o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Comitê Técnico de Dengue e Chikungunya do Ministério da Saúde, o médico Carlos Brito. Para o especialista, os achados da doença na Bahia há uma semana, devem se repetir no Estado. Brito está à frente de uma investigação sobre o novo vírus que tem levado pacientes a votarem as emergências, com sintomas mais brandos que os da dengue. O resultado da pesquisa deve sair em até 30 dias. Apesar da hipótese da zika ser a mais forte, ainda serão consideradas no estudo os vírus da chikungunya, oropouche, mayaro e até uma variação de algum dos tipos da dengue.
“Em paralelo à epidemia da dengue há outra doença com características diferentes. Não em febre, só tem manchas a pele. Há dor articular fraca , às vezes, um pouco de inchaço nas articulações. Também há relato de vermelhidão dos olhos como se fosse uma conjuntivite. Essa forma de apresentação, para mim, evidencia que não é dengue. Remete ao Zika”, disse Brito.
O especialista está trabalhando com uma amostra de 300 pessoas que apresentaram os sintomas da virose. Os voluntários são pacientes que deram entrada no hospital particular Santa Joana nos últimos dias. Tiveram amostras de sangue coletadas e o material foi encaminhado para a Fiocruz Pernambuco onde será feito o isolamento do vírus no sangue, o reconhecimento do DNA e dois testes de sorologia.

Mosquitos - A Fiocruz Pernambuco vai iniciar a identificação viral dos mosquitos do Aedes Aegypt, vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika, mas que também pode transmitir o oropouche e mayaro. Os pesquisadores estão aguardando que o Governo do Estado envie as amostras para análise - a expectativa é de que sejam enviados ainda nesta quinzena. A equipe já realizou uma investigação sobre a entrada de vírus novo em São Lourenço da Mata portos, aeroportos e rodovia no período da Copa do Mundo de Futebol, mas não identificou nada atípico. FOLHA PE

PROFESSORES MUNICIPAIS PARALISAM POR 72 HORAS EM AFRÂNIO, PE

Professores de Afrânio param por 72 horas (Foto: Divulgação/Sintepe)Os servidores em Educação do município de Afrânio, no Sertão pernambucano, iniciaram nesta quarta-feira (6) uma paralisação de 72 horas. O motivo da suspensão das atividades, segundo a categoria, é a falta de acordo entre os profissionais e a prefeitura. Os docentes já haviam paralisado nos dias 6 e 7 de abril.
Para alertar sobre as reivindicações dos professores, que são a aplicação do reajuste do piso salarial em 13,01%, para toda a categoria, e a mudança na jornada de trabalho, os professores fazem um protesto na manhã desta quarta-feira. Eles partiram do Memorial Teodomiro Ramos, por volta das 8h30, e caminham em direção à prefeitura.
Segundo a coordenadora do núcleo municipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) em Afrânio, Gildete Maria de Sousa, após a paralisação anterior, representantes da prefeitura se reuniram com os docentes uma vez e desde então não negociaram novamente.
“Como não recebemos retorno, decidimos em assembleia na segunda-feira (4) que vamos paralisar novamente, dessa vez por mais tempo. Estamos planejando fazer plantões em frente à prefeitura nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8) durante o expediente da instituição”, afirmou Gildete.

Na próxima segunda-feira (11), os servidores devem realizar uma nova assembleia para decidir os rumos do movimento e a possibilidade de deflagar a greve. Em Afrânio, devem ficar sem aula mais de 3,6 mil estudantes da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. 
Do G1 Petrolina

PREFEITOS DE BODOCÓ E SANTA FILOMENA DEVEM DISPUTAR PRESIDÊNCIA DO CISAPE



A eleição para presidente do Consócio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE) promete ter uma disputa apertada. Diferente dessa, os últimos pleitos sempre foram decididos em consenso, com apenas um nome que era aceito por todos.
Segundo informações repassadas com exclusividade ao Portal A10, Pedro Gildevan (Santa Filomena) e Danilo Rodrigues (Bodocó) querem a presidência (Biênio 2015-2016). Com essa disputa, as bases já começaram a ser feitas pelos dois candidatos.

Gildevan já estaria contando com o apoio do atual presidente Alexandre Arraes (Araripina), Cezar de Preto (Ouricuri) e Gilvan Sirino (Santa Cruz). Já do lado de Danilo, por enquanto manifestado está o prefeito de Parnamirim, Nininho. Os demais gestores ainda não se declararam. Portal a 10

maio 05, 2015

CÂMPUS OURICURI E SENAR-PE OFERECERAM CURSO DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO E BOLOS E TORTAS EM OURICURI

O câmpus Ouricuri do IF Sertão-PE, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE), ofereceu, entre os dias 27 de abril e primeiro de maio, os cursos de Beneficiamento de Pescado e Bolos e Tortas no Complexo da Agroindústria da instituição.

 
No curso de Beneficiamento de Pescado, os estudantes prepararam polpa, caldo, kibe, bolinho, torta, tapioca, pirão e moqueca de Tilápia bem como os pratos Peixe Assado e Peixe ao Forno.

No curso de Bolos e Tortas, os alunos aprenderam a fazer os bolos de Laranja, Maracujá, Banana, Milho Verde e de Fubá e as tortas de Limão, Morango, Chocolate e Abacaxi.


Com informações de Thiago Coelho

SANTA FILOMENA/PE: ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR PARA O MANDADO 2016-2019


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Santa Filomena/PE publicou no último dia 30/04 o Edital nº 01/2015, que estabelece as regras para o processo de escolha em data unificada dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016-2019.

Em razão das alterações introduzidas pela Lei Federal nº 12.692/2012, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar se dará em data unificada em todo o território nacional, no ano seguinte ao da eleição para presidente da República. No caso, como houve eleição presidencial em 2014, a eleição para o conselho tutelar será nesse ano de 2015, no primeiro domingo de outubro, sendo os eleitos empossados na data de 10 de janeiro de 2016.


As inscrições estão abertas desde o dia 30 de abril de 2015, estendendo-se até o dia 20 de maio de 2015, no período das 08:00 às 13:00, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, situada na “Casa dos Conselhos” - Rodovia PE-625, s/n, Centro, Santa Filomena/PE, CEP 56.210-000.

DO CONSELHO TUTELAR
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei nº 8.069/1990 e suas alterações posteriores, notadamente da Lei nº 12.696/2012.
É composto por 05 (cinco) membros, e igual número de suplentes, que serão escolhidos pela população local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.

Pelo exercício da função de membro do Conselho Tutelar, será atribuída remuneração mensal de R$ 788,00 (setecentos e oitenta e oito reais).

DUNGA COVOCA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA COPA AMÉRICA

Grupo A

PosEquipeJVEDGPGC+/-Pts
1BoliviaBolívia000000+00
2ChileChile000000+00
3EcuadorEquador000000+00
4MexicoMéxico000000+00

Grupo B

PosEquipeJVEDGPGC+/-Pts
1ArgentinaArgentina000000+00
2JamaicaJamaica000000+00
3ParaguayParaguai000000+00
4UruguayUruguai000000+00

Grupo C

PosEquipeJVEDGPGC+/-Pts
1BrazilBrasil000000+00
2ColombiaColômbia000000+00
3PeruPeru000000+00
4VenezuelaVenezuela000000+00

A delegação da seleção brasileira viaja no dia 12 de junho para a cidade de Temuco, no Chile, onde estreia na Copa América em 14 de junho contra o Peru. Três dias depois, o rival será a Colômbia, em Santiago. O último jogo da primeira fase será contra a Venezuela, também em Santiago, em 21 de junho.

Confira os 23 nomes chamados por Dunga:

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio);
Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid);
Laterais: Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto) e Fabinho (Monaco);
Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto);
Meias: Everton Ribeiro (Al Ahli-EMI), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool);
Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim).