agosto 30, 2014

LOCALIZADA NO SERTÃO, MAIOR ÁREA DE PROTEÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO TEM CRIAÇÃO APROVADA

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) aprovou, nesta sexta-feira, a criação da maior área de proteção integral de Pernambucano: a unidade Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola. Com 110 mil hectares, área fica localizada no bioma Caatinga, entre os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, no Sertão do Estado. A decisão foi tomada durante reunião no município de Petrolina.
A nova unidade de conservação de proteção integral é a primeira a homenagear o animal símbolo da Copa 2014, o “Tatu-bola”, e mais, especialmente, pela sua localização no Bioma Caatinga, que tem sofrido uma acelerada degradação. Com a aprovação, a expectativa é que sejam realizadas mais ações com o propósito de proteção e recuperação do Bioma Caatinga, a partir do Plano de Manejo que logo deverá ser elaborado e do desenvolvimento dos arranjos produtivos locais sustentáveis na região.
Em toda a área mapeada do Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola há ocorrência de espécies endêmicas, raras, vulneráveis e ameaçadas de extinção, como o Tatu-bola. Também, de pombais, redutos de ninhos feitos diretamente no solo da Caatinga, que indica a necessidade de conservação do ambiente frágil.

A proposta de tornar a área a maior de preservação ambiental do Estado é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

agosto 29, 2014

PORCO NASCE COM APARÊNCIA HUMANA EM ALAGOAS

Porco com 'cara de gente' (Crédito: Cortesia)
O que seria mais um parto comum em uma criação de porcos, no povoado litorâneo do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, no Sul de Alagoas, transformou se em atração, nessa sexta feira (29). Isso por que um dos 10 filhotes que nasceram não tinha focinho, mas uma deformidade que fica parecido com o rosto humano.

O fato curioso logo se espalhou pelo povoado e já ganhou notoriedade em todo pais por meio da Internet. Mas por conta da má formação o porquinho não sobreviveu. Mesmo assim seu corpo ainda é visitado por curiosos. Fonte TNH1 


SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA O HPV COMEÇA A SER APLICADA NA PRÓXIMA SEMANA


 A segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) começa a ser aplicada nesta segunda-feira (1º de setembro) em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. Jarbas alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. "Sem a segunda dose da vacina, não há proteção".
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, elogiou a taxa de cobertura de 87% na aplicação da primeira dose. Ao todo, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. Chioro também reforçou a importância da segunda dose, cobrando forte mobilização dos estados e municípios e das redes pública e privada de educação.
"Precisamos garantir uma cobertura de pelo menos 80% na segunda dose", disse. "Com toda certeza, o sucesso da segunda fase vai se repetir neste momento e, com isso, vamos reescrever a história do câncer de colo de útero neste país", completou.
A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos. Agência Brasil

TSE DETERMINA RETIRADA DE VÍDEO FALSO COM APOIO DE LULA A MARINA

Agência Brasil (Brasília) – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta sexta-feira (29) que a empresa Google retire do ar, na página do Youtube (pertencente à empresa), vídeo supostamente montado com a finalidade de provocar confusão no eleitor.A gravação divulgada na internet é uma adulteração de propaganda oficial do PT, dando a impressão de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede apoio para a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva. Na gravação feita para o horário político do PT, Lula pede votos para Marina Sant’Anna (PT-GO), candidata ao Senado. A decisão liminar atende a pedido da Coligação Com a Força do Povo e da candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff.
Ontem (28), o presidente do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), disse, em entrevista coletiva, que a propaganda irregular tinha o objetivo de passar a falsa mensagem de que Lula estaria apoiando Marina Silva. “É uma montagem fraudada, que suprime o sobrenome [da candidata petista] e coloca apenas o presidente Lula apoiando Marina, como se fosse a candidata do PSB”, explicou Falcão. Segundo ele, o PT vai pedir que o Ministério Público Eleitoral instaure inquérito criminal para apurar as práticas de “falsidade ideológica de cunho eleitoral” e identificar os responsáveis.
Na decisão, o ministro Tarcísio Vieira diz que a peça publicitária é irregular porque divulga conteúdo falso. “Com efeito, sendo
fato público e notório o apoio político do ex-presidente Lula à candidata à reeleição à Presidência da República, Dilma Rousseff, parece de todo verossímil a tese de que o vídeo divulgado no site de compartilhamento de vídeos www.youtube.com, pertencente ao representado Google do Brasil, com suposta mensagem elogiosa a candidatura diversa, a saber, da candidata Marina Silva, constitui peça publicitária eleitoral de todo irregular, de conteúdo manifestamente falso, concebida a partir de edição e montagens ardilosamente arquitetadas para induzir potenciais eleitores em erro”, avaliou o ministro.
Além da retirada do vídeo, o ministro determinou que o Google forneça à Justiça Eleitoral, no prazo de 48 horas, todos os dados necessários para a correta e precisa identificação dos responsáveis pela publicação das gravações com a informação falsa. A empresa também deverá se abster de veicular vídeos de conteúdo similar ao proibido.

DILMA E MARINA EMPATADAS NO 1º TURNO

Pesquisa Datafolha presidente 29.08.2014 (Foto: Editoria de Arte / G1)

TÉCNICO DO ARARIPINA CONFIA EM VITÓRIA PARA SE DISTANCIAR DA CONCORRÊNCIA


Foto: PE SUB-23: Resultados da 6ª rodada da 2ª fase, classificação e os próximos jogos!
Ocupando a vice-liderança do grupo E, do Pernambucano sub-23, o Araripina volta as atenções para o duelo fora de casa contra o Altinho, pela sétima rodada, da segunda fase da competição. Para conseguir um bom resultado na partida de domingo, o técnico do Bode, Givanildo Sales, além de apostar no trabalho pesado também também exalta o compromisso da equipe.
- A preparação está sendo muito boa e estamos trabalhando forte. A união do grupo, da comissão e diretoria é uma coisa que nos fortalece e é um dos fatores de destaque do grupo. Essa união é fator forte, fora também a qualidade de cada um, a disposição tática e entrega - destaca o treinador.
Na tabela, as duas equipes possuem nove pontos e o Bode leva a melhor no critério de saldo de gols, cinco contra dois. Com esse equilíbrio, a partida contra o Altinho se torna ainda mais importante para as pretensões do Araripina.
- Sabemos que essa vitória será importante. Abrimos três pontos para o Altinho e depois temos duas partidas em casa. O Altinho é muito forte dentro de casa, mas sabemos que temos condições de conseguir os três pontos- afirma Givanildo.

GloboEsporte.com

TECNOLOGIA DO BIOÁGUA SERÁ AVALIADA, DURANTE SEMINÁRIO, NESTA SEXTA

bioaguaNesta sexta-feira, 29, os agricultores e agricultoras que foram beneficiados com a instalação do bioágua em suas propriedades, se reunirão para avaliar o funcionamento da tecnologia. O Seminário acontecerá no Assentamento Frei Damião no município de Santa Cruz da Venerada e contará com a presença de técnicos/as do Caatinga.
Na programação está prevista a apresentação do mapa da propriedade do agricultor Joãozito Jacó, o qual receberá os participantes em sua casa para que possam analisar o funcionamento do bioágua instalado em sua casa. Haverá ainda, roda de diálogo entre os agricultores e técnicos participantes a fim de que haja o debate sobre as dificuldades, avanços e adaptações feitas para melhor funcionamento da tecnologia.
O bioágua foi implantada pelo Caatinga com apoio do Instituto HSBC Solidariedade nos municípios de Santa Cruz, Santa Filomena, Parnamirim, Bodocó, Trindade e Ouricuri. Dez famílias foram beneficiadas com a tecnologia, que filtra a água servida da pia e do chuveiro para ser utilizada em cultivos e pomares.

Para a técnica responsável pelo projeto, Raiany Holanda, esse é um momento de troca de saberes entre os agricultores/as que estão experimentando o bioágua. “O objetivo é avaliar a eficiência dessa tecnologia, e ver quais adaptações foram feitas pelas famílias para melhorar o seu funcionamento. O diálogo com os agricultores/as vai nos ajudar a tornar a tecnologia mais eficaz”, destaca.ONG Caatinga

COMEÇA HOJE A 54º FESTA DOS VAQUEIROS DE JUTAÍ EM LAGOA GRANDE PE

BRASIL TEM MAIS DE 202 MILHÕES DE HABITANTES, DIZ IBGE

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – O Brasil tem uma população de 202.768.562 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União. O estado mais populoso, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes. Já no estado menos populoso, Roraima, vivem 496,9 mil pessoas.
Os dados do IBGE são estimativas de população no dia 1º de julho de 2014. Além de São Paulo, cinco estados têm mais de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,73 milhões), Rio de Janeiro (16,46 milhões), Bahia (15,13 milhões), Rio Grande do Sul (11,21 milhões) e Paraná (11,08 milhões).
Na lista dos lista de unidades da federação com mais de 5 milhões de pessoas, estão seis estados: Pernambuco (9,28 milhões), Ceará (8,84 milhões), Pará (8,08 milhões), Maranhão (6,85 milhões), Santa Catarina (6,73 milhões) e Goiás (6,52 milhões).
Apenas dois estados têm menos de 1 milhão de habitantes, além de Roraima: Amapá (750,9 mil) e Acre (790,1 mil).

As demais unidades federativas têm as seguintes populações: Paraíba (3,94 milhões), Espírito Santo (3,88 milhões), Amazonas (3,87 milhões), Rio Grande do Norte (3,41 milhões), Alagoas (3,32 milhões), Piauí (3,19 milhões), Mato Grosso (3,22 milhões), Distrito Federal (2,85 milhões), Mato Grosso do Sul (2,62 milhões), Sergipe (2,22 milhões), Rondônia (1,75 milhão) e Tocantins (1,5 milhão).

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA PREVÊ SALÁRIO MÍNIMO DE R$ 788


Da Agência Senado
A proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) entregue nesta quinta-feira (28) pelo Executivo ao Congresso fixa em R$ 788,06 o salário mínimo para o próximo ano. O valor, que serve de referência para mais de 48 milhões de pessoas, representa um aumento de 8,84% em relação ao salário atual, de R$ 724. A previsão de crescimento do PIB é de 3% – o que elevaria o total a R$ 5,7 trilhões – e a inflação estimada é de 5%.
O anúncio do novo valor foi feito pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que entregou ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, um resumo do projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2015. Os detalhes do documento serão divulgados em entrevista coletiva na sede do Ministério.
“É a regra que está estabelecida de valorização do salário mínimo”, explicou a ministra, que assinalou que o presidente do Senado garantiu empenho para a aprovação da proposta até o fim do ano.
Em abril, o governo havia estimado que o salário mínimo chegaria a R$ 779,79. Na ocasião, foi entregue ao Congresso o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 (PLN 3/2014), que define as metas e prioridades da administração pública federal e serve de base para a elaboração do Orçamento anual.
Pelas regras atuais estabelecidas pela Lei 12.382/2011, 2015 será o último ano em que será adotada a atual fórmula de correção do salário mínimo, que considera a variação da inflação do ano anterior – medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – e a taxa de crescimento da economia de dois anos antes (Produto Interno Bruto). A regra foi aprovada pelo Congresso no início de 2011.
O Senado examina uma proposta que prorroga essa fórmula de correção até 2019.
Tramitação
Pela Constituição, a LOA deve ser entregue pelo Poder Executivo até 31 de agosto de cada ano e pode ser aprovada até dezembro, mas essa prática não é obrigatória e não impede que o Congresso entre em recesso. No ano passado, o Orçamento foi aprovado em 18 de dezembro.
Pela legislação em vigor, no início de um ano sem que o orçamento tenha sido aprovado, o Executivo conta apenas com a liberação mensal de um doze avos (duodécimos) do valor previsto para o custeio da máquina pública. Para projetos e investimentos, o governo deve esperar pela aprovação da LOA ou optar pela edição de medida provisória.
A proposta do Executivo para a Lei Orçamentária Anual de 2015 será examinada inicialmente pela Comissão Mista de Orçamentos (CMO), presidida pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). O relator da Ploa é o senador Romero Jucá (PMDB-RR).
O texto compreende: o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.
LDO
Como no ano passado, o projeto chega antes da aprovação final, pelo Congresso, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 (PLN 3/2014). Segundo afirmação do senador

Valdir Raupp (PMDB-RO), em entrevista no início deste mês, o Congresso Nacional pode votar a LDO 2015 durante esforço concentrado em setembro.

agosto 28, 2014

EM GUIA PAULO CÂMARA PROMETE AUMENTAR O SALÁRIO DOS PROFESSORES PARA 4 MIL REAIS

O candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), afirmou, durante apresentação do guia eleitoral, nesta quarta-feira (27), que irá implantar escolas integrais em todos os municípios de Pernambuco. No programa, o socialista utilizou mais uma vez a imagem do ex-governador Eduardo Campos. Os dois tiveram, como nas outras vezes, uma conversa informal. O mote foi sobre a educação.
“Pernambuco tem mais aluno em tempo integral, do que são Paulo, Minas Gerais  e Rio de Janeiro juntos. Você (se referindo a Paulo Câmara) vai poder concluir um trabalho fundamental que é universalizar o ensino médio integral para todo o Estado de Pernambuco”, relatou Eduardo Campos.
Câmara enumerou as várias vantagens da Escola de Ensino Integral e prometeu que os professores teriam uma melhor remuneração.
“Anote o que digo: Vamos elevar para quatro mil reais o piso salarial dos professores das nossas escolas de referencias e das escolas técnicas. Vamos dobrar o piso salarial dos demais professores estaduais e vamos implantar escolas integrais municipais em todas as cidades do Estado”, frisou. Blog da folha

agosto 27, 2014

GILVAN SIRINO E RAIMUNDO PIMENTEL SE REÚNE EM SANTA CRUZ

O prefeito Gilvan Sirino reuniu sua equipe, para fazer uma prestação de conta de tudo que realizou nesses um ano e oito meses de governo. O secretario de governo Ubiratan Guimarães foi o responsável por apresentar o trabalho desenvolvido nesse quase dois anos de mandato do prefeito, O secretario destacou os projetos que estão sendo concluídos e os que virão antes do fim do mandato do gestor.
O deputado Estadual Raimundo Pimentel também participou do encontro e falou para os presentes o real motivo do mesmo não ter saído candidato a reeleição, segundo Raimundo Pimentel o mesmo vinha sofrendo grande pressão  do PSB – PE e acabou optando por apoiar a coligação Pernambuco vai mais longe encabeçadas por Armando Monteiro e João Paulo e lançado a candidatura de sua esposa Socorro Pimentel. Raimundo Pimentel lembrou ainda que Gilvan Sirino foi o primeiro vereador que apoio na sua  candidatura a deputado estadual e que sua história com Gilvan e de amizade e está disposto a ajudar Gilvan nesse momento. “O deputado afirmou que amigos de verdade são aqueles que estão juntos nas horas boas e ruins”.
Gilvan Sirino destacou o trabalho desenvolvido e disse que o momento e de tranquilidade e que as eleições que se aproxima será muito importante para que Santa Cruz ganhe representatividade no cenário nacional, o prefeito disse ainda que não pensa em 2016 mais sim de melhorar a vida dos santacruzenses.


PREFEITOS PERNAMBUCANOS TÊM UM ANO PARA EXTINGUIR LIXÕES A CÉU ABERTO

A partir desta terça-feira (26), os prefeitos de todos os municípios pernambucanos terão uma nova chance para colocar um fim nos lixões a céu aberto no Estado. Tudo isso porque pelo menos 87 gestores, dos 184 municípios de Pernambuco, se reuniram nesta manhã na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no bairro de Jardim São Paulo, para assinar o Termo de Compromisso Ambiental da Lei de Resíduos Sólidos, estabelecido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A medida é uma espécie de prorrogação da data limite, vencida no dia 2 de agosto, que prevê uma série de mudanças nos descartes do lixo, que deverão ser realizadas pelos gestores até o dia 26 de agosto de 2015. De acordo com o promotor de Justiça, André Felipe Menezes, os municípios que não assinarem ou não atualizarem as determinações serão punidos por crimes ambientais.
"Lixão é proibido. Além disso, a negligência dos gestores poderá ser classificada como improbidade administrativa", afirmou. Ainda, segundo o promotor, os prefeitos deverão ficar atentos as novas datas.
"Eles terão 365 dias, após a assinatura, para encerrar o lixão. Se existir um aterro licenciado próximo em até 50km ao município, o prefeito terá 60 dias para fechar o lixão e encaminhar os rejeitos para esse aterro. E todos terão que criar um projeto de coleta seletiva em até 90 dias", completou.
Relembre
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) deu, ainda em 2010, um ultimato aos formatos de lixões a céu aberto, que deveriam ser extintos em um período de quatro anos. O prazo se encerrou no começo deste mês, no entanto, o quadro se manteve sem alterações.

Dos 184 municípios existentes, mais o distrito de Fernando de Noronha, apenas seis possuem aterros regulares, integrados para o acolhimento de 23 cidades. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vem trabalhando na tentativa de mudar esse cenário. Daniele Monteiro, da Folha de Pernambuco

CNT TAMBÉM CONFIRMA: MARINA BATE DILMA NO 2º TURNO


A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida presidencial, com 34,2% das intenções de voto, aponta pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) na manhã desta quarta-feira 27, realizada pelo instituto MDA.
A ex-senadora Marina Silva, candidata pelo PSB, alcançou 28,2% da preferência do eleitorado e assumiu a segunda posição no lugar de Aécio Neves, do PSDB, com 12 pontos de vantagem. O senador tucano registrou 16% das intenções de voto. Pastor Everaldo, do PSC, marcou 1,3%.
Numa simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, a ex-senadora seria eleita com 43,7% dos votos, contra 37,8% de Dilma. A candidata do PSB também venceria Aécio, com 48,8% dos votos, contra 25,2% do tucano. Já em um embate entre a petista e Aécio Neves, a presidente seria eleita com 43% dos votos, dez à frente de Aécio, que teria 33,3%.
Na pesquisa de abril, ainda com Eduardo Campos na disputa, Dilma registrou 37% das intenções de voto, contra 21,6% do tucano Aécio Neves e 11,8% do então candidato do PSB. O levantamento divulgado hoje foi o primeiro do instituto após a morte do ex-governador de Pernambuco e com Marina Silva à frente da candidatura do PSB.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 137 municípios de 24 estados das cinco regiões, entre os dias 21 e 24 de agosto. A MDA fez a pesquisa com o nome de Marina Silva entre as opções de voto um dia depois da oficialização da candidatura da ex-senadora à presidência pelo PSB. Blog do magno Martins


RANKING DAS TORCIDAS: FLA SE MANTÉM NO TOPO, E CORINTHIANS SEGUE NA COLA, SÃO PAULO É TERCEIRO

Ranking tabela torcidas torcedores brasil (Foto: Reprodução)
Pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com o jornal Lance! constatou que o Flamengo segue sendo o clube com o maior número de torcedores no Brasil. Em relação ao levantamento anterior, de 2010, o Rubro-Negro oscilou para baixo dentro da margem de erro de um ponto percentual, enquanto o Corinthians cresceu 0,2 ponto. Nos últimos quatro anos, a diferença baixou de 3,8 para 2,6 pontos percentuais - há dez anos, era de 4,9 pontos. O São Paulo manteve o terceiro lugar no ranking, com 6,8% de participação, mas teve queda de 1,9 ponto percentual, a maior entre todos os 18 clubes citados pela pesquisa. 
Cabe registrar que, da pesquisa de 2010 para a atual, nenhum clube oscilou acima da margem de erro. Segundo o levantamento, o Flamengo tem o maior número de torcedores no Brasil, com 16,2% de preferência, o que equivaleria a 32,5 milhões de rubro-negros, isso com base na estimativa do IBGE de 2013. O clube, porém, teve queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa de 2010. O Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 13,6% e 25,9 milhões de torcedores.

Dos cinco primeiros colocados, o Corinthians foi o único a ter alta desde a última pesquisa, em 2010, ainda que dentro da margem de erro. Vale lembrar que, no meio do caminho entre o último levantamento e o atual, a equipe conquistou a Libertadores e o Mundial em 2012.
O Palmeiras manteve a quarta colocação com 5,3% de participação mesmo atingindo queda de 0,7 ponto percentual. O Vasco fecha o grupo dos cinco primeiros colocados com 3,6% e baixa de 0,5 ponto. 
Um dos destaques do levantamento é o Atlético-MG, que subiu 0,9 ponto, atingiu participação de 3,5% e pulou da nona para a sexta posição no ranking. Com isso, o campeão da Libertadores de 2013 ultrapassou o arquirrival Cruzeiro, que se mantém em sétimo lugar com 3,1% do total das torcidas.
O Grêmio perdeu duas posições na lista, caindo para o oitavo lugar, com 3%. Ainda assim se manteve à frente do Internacional, que vem em nono com 2,8%. O Fluminense, com 1,8%, subiu três posições e agora está em 11º. Quem também teve boa subida foi o Atlético-PR, com 1,2% de participação e um salto de 19º para 15º.

A pesquisa foi realizada em todos os estados brasileiros, entrevistando 7.005 pessoas. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento é feito desde 1998 e está na quinta edição.Por 

DENÚNCIAS SOBRE TRABALHO INFANTIL CRESCEM EM PETROLINA, PE

O alto número de trabalho infantil em Petrolina, Sertão pernambucano, tornou-se tema de debate no município, uma realidade que pode ser encontrada no município em diversos locais. Segundo dados do Conselho Tutelar de Petrolina, no ano de 2012, foram registrados 10 casos de trabalho infantil. Já em 2013 o número caiu para 8. No entanto, somente nos três primeiros meses deste ano, já chegaram 22 casos no Conselho Tutelar de Petrolina.
São crianças e adolescentes trabalhando como adultos em feira livres como a feira da Cohab Massangano, na Zona Oeste da cidade. Os menores de idade relatam que ganham em média R$ 30 por sábado e usam esse dinheiro para ajudar em casa.
Alguns consumidores que frequentam o local acreditam que, aceitando a ajuda de crianças e adolescentes, estão contribuindo para já eles trabalhem e ajudem os familiares. Mas para a conselheira tutelar, Talita Andrade, esse tipo de atitude só prejudica os menores de idade.
Segundo a legislação, crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos não podem trabalhar e essa prática ilegal é combatida através de denúncias que chegam até o Conselho. “A gente pede à população a conscientização no sentido de que, a partir do momento em que você paga a uma criança, a um adolescente pra segurar uma sacola, você está incentivando aquela criança a estar nas feiras livres e a ser recompensada financeiramente por isso”, explica a conselheira tutelar.

Para garantir os direitos de crianças e adolescentes, o município conta o com Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que funciona em conjunto com o Conselho Tutelar. Além dessa parceira, o Ministério Público do Trabalho também promove ações de combate ao trabalho infantil. Do G1 Petrolina

ASSALTO A RESIDÊNCIA NA ZONA RURAL DE SANTA CRUZ

 A PM registrou na manhã de ontem, segunda-feira (25) por volta das 10h00min, uma ocorrência de furto a uma propriedade no Sítio Fortaleza no município de Santa Cruz da Venerada – PE. Um suspeito e um receptador acabaram presos, todos os objetos foram  recuperados e ao todo foram cinco pessoas encaminhadas a DPC local. Nilson Macedo

agosto 26, 2014

DILMA TEM 34%, MARINA, 29%, E AÉCIO, 19%, APONTA PESQUISA IBOPE

Pesquisa Ibope presidencial (Foto: G1)Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.
O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB.
No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%
* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 27%
- Marina Silva (PSB): 18%
- Aécio Neves (PSDB): 12%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 28%
Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
- Marina Silva: 45%
- Dilma Rousseff: 36%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 11%
- Dilma Rousseff: 41%
- Aécio Neves: 35%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 12%
Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Veja os números:
- Dilma Roussef: 36%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 14%
- Zé Maria: 11%
- Marina Silva: 10%
- Eymael: 9%
- Levy Fidelix: 9%
- Luciana Genro: 8%
- Rui Costa: 7%
- Eduardo Jorge: 7%
- Mauro Iasi: 6%
Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no último dia 7, o índice era de 32%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".
A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 36% (na pesquisa anterior, 35%).
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%

.Do G1, em Brasília

JOÃO PAULO TEM 35% E BEZERRA COELHO, 22%, NA DISPUTA AO SENADO, DIZ IBOPE

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 35% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 22%. Simone Fontana (PSTU) tem 2%; Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada.
Os indecisos somam 24% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 15%.

No levantamento anterior realizado pelo instituto, em julho, João Paulo aparecia com 37% e Fernando Bezerra Coelho, com 16%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a segunda doIbope após o registro das candidaturas.

Veja os números do Ibope:
João Paulo (PT) - 35% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 22%
Simone Fontana (PSTU) - 2%
Albanise Pires (PSOL) - 1%
Oxis (PCB) - 1%
Brancos e nulos - 15%
Não sabe ou não respondeu - 24%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 69 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00019/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00424/2014.Do G1 PE

EM PE, ARMANDO MONTEIRO TEM 38% E PAULO CÂMARA, 29%, DIZ IBOPE


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Armando Monteiro (PTB) com 38% das intenções de voto para o governo de Pernambuco, seguido de Paulo Câmara (PSB), com 29%. Os candidatos Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB), Pantaleão (PCO) e Zé Gomes (PSOL) aparecem com 1% cada.
No levantamento anterior realizado pelo instituto, em julho, Armando Monteiro aparecia com 43% e Paulo Câmara, com 11%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a segunda do Ibope após o registro das candidaturas.

Confira abaixo os números do Ibope para a pesquisa estimulada, em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado:


Armando Monteiro (PTB): 38%
Paulo Câmara (PSB): 29%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Zé Gomes (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 13%
Indecisos: 16 %

Rejeição
O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:

Zé Gomes (PSOL): 33%
Pantaleão (PCO): 32%
Jair Pedro (PSTU): 24%
Miguel Anacleto (PCB): 23%
Paulo Câmara (PSB): 19%
Armando Monteiro (PTB): 17%
Poderia votar em todos: 12%
Não sabe ou não respondeu: 27%

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 69 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00019/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00424/2014.
Do G1 PE

NO PARANÁ, IBOPE APONTA: MARINA SILVA, 29%, DILMA, 28%, E AÉCIO, 24%


Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (25) aponta que a Marina Silva (PSB) tem 29% das intenções de voto para a Presidência da República no Paraná. Ela é seguida de Dilma Rousseff (PT), com 28%, e Aécio Neves (PSDB), com 24%. Esta é primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto no Paraná sobre a eleição nacional, após o registro das candidaturas.

A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

Pastor Everaldo (PSC) tem 2%, e Eduardo Jorge tem 1%. Brancos e nulos somam 8%, e outros 8% não responderam. Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) somam, juntos, 1%.
Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):
Marina Silva (PSB) - 29% das intenções de voto
Dilma (PT) – 28%
Aécio Neves (PSDB) – 24%
Pastor Everaldo (PSC) – 2%
Eduardo Jorge (PV) – 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Brancos e nulos - 8%
Não sabe ou não respondeu - 8%

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00411/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00411/2014.

Do G1 PR

CONCURSO DO ESTADO OFERECERÁ 1.905 VAGAS NA ÁREA DE SAÚDE

O governo do Estado vai oferecer 1.905 vagas na área de saúde para reforçar o quadro profissional dos hospitais da rede estadual, distrubuídas na Região Metropolitana do Recife e no Interior. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26).

Do total de vagas, 821 são para o cargo de analista em saúde, divididos nas seguintes funções: assistente social (43 vagas); biomédico (13 vagas); cirurgião dentista (24 vagas); cirurgião dentista com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial (04 vagas); enfermeiro assistencial (253 vagas); enfermeiro obstetra (77 vagas); enfermeiro uteísta (56 vagas); farmacêutico diarista (41 vagas); farmacêutico (59 vagas); fisioterapeuta motor (18 vagas); fisioterapeuta respiratório (38 vagas); fonoaudiólogo (42 vagas); nutricionista (66 vagas); psicólogo (53 vagas) e terapeuta ocupacional (34 vagas).

As outras 1.084 vagas são para o cargo de assistente em saúde. Todas as vagas são para profissionais plantonistas, a exceção do cargo de analista em saúde função farmacêutico diarista. A seleção será organizada pela IAUPE/CONUPE (www.upenet.com.br). Os profissionais de enfermagem e fisioterapia serão lotados por área de especialidade, reforçando o perfil de cada unidade hospitalar de maneira regionalizada. Para a distribuição das vagas, foram analisadas as necessidades e o perfil de cada serviço.

No ato da inscrição, o  profissional já poderá escolher a Região do Estado em que irá atuar. O maior número de vagas será para a I Geres, com sede em Recife (1.078), que conta com os hospitais Barão de Lucena, Restauração, Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas; Geral de Areias; Correia Picanço; Ulysses Pernambucano; Policlínica Jaboatão-Prazeres; Alcides Codeceira, em Igarassu; e Sanatório Padre Manoel, em Paulista.

Os profissionais serão lotados ainda no Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro (II Geres); Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos, em Barreiros (III Geres); Hospital Jesus Nazareno e Hospital Regional do Agreste, em Caruaru (IV Geres); Hospital Dom Moura, em Garanhuns (V Geres); Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde (VI Geres); Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro (VII Geres); Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira (X Geres); Hospital Prof. Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (XI Geres), e Hospital Belarmino Correia, em Goiana (XII Geres).

Os cargos de analista em saúde receberão um vencimento de R$ 1.518,38, com gratificação de plantão no valor de R$ 798,60. As exceções são os cargos de analista em saúde na função de cirurgião dentista com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial, que terá vencimento de R$ 4.599,02, com gratificação de plantão de R$ 2.915,72; e de analista de saúde função cirurgião dentista, que receberá gratificação de plantão no valor de R$ 2.134,00. Já os assistentes em saúde receberão vencimentos de R$ 724,13, com gratificação de plantão de R$ 261,35.
  
O último concurso voltado para profissionais de saúde para a rede estadual foi realizado em 2004.


Do JC Online