10/03/2014

COLHEITAS NO SERTÃO DE PE DEVEM ACONTECER COM ATRASO


Mesmo com a chuva dos últimos dias registrada em Petrolina, Sertão pernambucano, o plantio de milho e feijão está atrasado. Para alguns agricultores, a colheita só deve ser iniciada no fim de maio deste ano.
O agricultor João Cordeiro deixou a terra arada desde o mês de fevereiro e começou a plantar logo nas primeiras chuvas, nos seus quatro hectares. Quem também aguarda resultados é o agricultor Adenel Nunes. “A gente sempre plantava em janeiro. Plantado agora, sabemos que vai atrasar a colheita esse ano”, afirmou.
Tradicionalmente o plantio no Icozeiro, na Zona Rural de Petrolina, começa nos meses de novembro e dezembro. No entanto, como os últimos anos foram de estiagem, quem plantou nesse período perdeu as sementes.
Mas com a volta da chuva, em fevereiro e principalmente agora em março, os produtores podem voltar a investir em suas áreas. Só em Petrolina, do dia 1º de março até o dia 5, choveu cerca de 53 milímetros, de acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), índice representa metade do esperado para o mês.

Segundo o gerente Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco, João Batista Carvalho, o atraso pode ser de até um mês. “Por exemplo, quem ia colher feijão no final de março, vai colher no final de abril. E quem esperava colher no final de abril, vai esperar para o final de maio”, explicou.

HOMEM É PRESO POR PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO E POSSE DE ARMA BRANCA NO INTERIOR DE SANTA FILOMENA

As 16.40h de sexta-feira, a Central de Operações repassou uma ocorrência para o Polígono de Santa Cruz, referente a uma ameaça, onde a viatura se deslocou e deparou com os familiares do acusado, Ricardo da Cruz Loma, 30 anos, solteiro, agricultor, relatando que o mesmo se encontrava com uma faca na cintura, perturbando na residência dos familiares e trazendo transtorno para a comunidade local. Foi feito uma busca e o indivíduo foi localizado em um bar, portando uma faca tipo peixeira. Ele foi preso e encaminhado a DPC local, juntamente com a faca, para tomarem as devidas providências.

Emanoel Cordeiro em Noticias

CRIANÇA DE 12 ANOS CAI DE MOTO, BATE COM A CABEÇA EM ESTACA, SE CORTA COM ARAMES E MORRE AO DAR ENTRADA NO HOSPITAL DE OURICURI

As 08h desse sábado, a Guarnição se encontrava no hospital local de Ouricuri, quando deu entrada a vítima , Daniel Abílio Delmondes Filho, de apenas 12 anos, que segundo o seu genitor Daniel Abílio Delmondes, 63 anos, casado, agricultor, residente na Fazenda Bodes, zona rural de Ouricurie seu Irmão de Nome Valdenir da Silva Delmondes, 20 anos, também residente na Fazenda Bodes, se encontravam conduzindo uma moto de Placa e Marca não identificada, onde de carona estava a criança, onde o mesmo perdeu o equilíbrio e caiu ao solo, batendo a nuca em uma estaca e ainda atingindo um cercado de araame farpado, que o lesionou com vários cortes pelo corpo, onde o mesmo foi socorrido por populares para o Hospital Regional Fer, não resistindo nando Bezerra e foi a óbito. Foi efetuado uma busca porém o condutor e nem a moto foi localizado. O BO foi Registrado e encaminhado a DPC para as providências. Emanoel Cordeiro em Noticias

MULHER É ABUSADA SEXUALMENTE POR TRÊS ELEMENTOS EM PARNAMIRIM

Uma mulher de 50 anos foi vítima de estupro em Parnamirim, no Sertão de Pernambuco. O caso ocorreu na noite desse sábado (8) em um sítio na zona rural do município.
Segundo a polícia, dois jovens e um adolescente de 17 anos participaram da agressão. Após realizar várias rondas na região, os três suspeitos foram localizados por policiais militares e levados à delegacia do município.

A vítima passa bem e os envolvidos confessaram o crime e permanecem à disposição da Justiça. Emanoel Cordeiro em Noticias

09/03/2014

PSDB PEDE QUE TSE MULTE DILMA ROUSSEFF

O PSDB entrou ontem no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com uma representação contra a presidente Dilma Rousseff e o PT por um encontro realizado pela petista no Palácio da Alvorada com integrantes de sua campanha de reeleição e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PSDB pede que seja aplicada multa de até R$ 100 mil e ainda que o tribunal proíba, em decisão provisória (liminar), a utilização da residência oficial da Presidência “para atos de campanha eleitoral de caráter público”. O argumento do PSDB é de que houve irregularidade no encontro porque o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e o chefe de gabinete da presidente, Giles Azevedo, “estavam exercendo função eleitoreira, em detrimento de suas funções públicas”, em horário de expediente e que o uso do Palácio da Alvorada para o encontro teve caráter público, o que é vedado pela legislação eleitoral.
A ação foi motivada pelo encontro da última quarta-feira que contou com o ex-presidente Lula, que chegou ao Palácio da Alvorada por volta das 17h30, Mercadante, Giles, o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins, o marqueteiro João Santana, o presidente do PT Rui Falcão e Edinho Silva, cotado para ser tesoureiro da campanha. Dilma e Lula posaram para uma foto que foi distribuída pelo Instituto Lula, no Twitter. Segundo relatos, o encontro tratou da insatisfação do PMDB com o PT e o Palácio do Planalto e o destino de Giles, que deve integrar a coordenação da campanha.
Para o PSDB, o uso de residências oficiais é permitido desde que o ato não tenha caráter de ato público. “Excelências, em plena quarta-feira de cinzas, no momento em que todos os brasileiros retomavam seu trabalho, após o feriado de carnaval, a representada e importantes nomes do Partido dos Trabalhadores se reuniam para discutir uma única questão, a reeleição da Presidente Dilma Rousseff”, afirma a ação.