fevereiro 26, 2014

ARARIPE PERNAMBUCANO CONTA COM CERTIFICADORA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Algodão agroecológico produzido no assentamento Frei Damião em Santa Cruz-PE   Foto: Flávio Eiró
Algodão agoécologico produzido no assentamento Frei Damião em santa cruz - PE
Segundo os indicadores sociais do IBGE (PNAD 2007), mesmo cultivando uma área menor, a agricultura familiar é responsável por garantir a segurança alimentar do País, gerando os produtos da cesta básica consumidos pelos brasileiros. Neste sentido, informações do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Sertão do Araripe, ressaltam que a região araripiana se destaca por possuir grande número de estabelecimentos pertencentes à agricultura familiar. E, em relação à agroecologia, existe um significativo número de experiências que são referenciais no Território, assim como um expressivo número de propriedades que estão em fase de transição (agricultura convencional para a agroecológica).
Desse modo, a criação da Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicos do Araripe (ECOARARIPE) e seu consequente credenciamento como Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai garantir que os produtos da agricultura familiar agroecológica tenham reconhecimento e selo brasileiro orgânico dos produtos vegetais. O credenciamento permite que a OPAC, emita o selo permitindo que as famílias agricultoras comercializem seus produtos com valor agregado.
Com a recente conquista, centenas de famílias poderão ser beneficiadas na região, a exemplo, dos/as agricultores/as do Assentamento Frei Damião, em Santa Cruz que produzem o algodão em consórcio agroecológico e já conseguiram garantir a venda do algodão em pluma para a empresa francesa Veja Fair Trade, que confecciona tênis com matérias-primas orgânicas.
“A gente está muito satisfeito com a criação da EcoAraripe porque agora a gente vai andar com os nossos próprios pés. No nosso caso, o cultivo do algodão é um aprendizado e complemento para a agricultura familiar. Hoje, a comercialização está sendo feita para a Veja e este ano, com as chuvas a gente quer produzir uma safra recorde. Mesmo na seca a gente produziu 720 quilos de pluma, o que tem um  bom significado para o agricultor do Semiárido”, disse o agricultor assentado, Severino Amaro da Silva mais conhecido como Joca.
.
O credenciamento da EcoAraripe foi autorizada pelo MAPA em dezembro de 2013 com o apoio do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Caatinga e outros instituições parceiras. A certificadora é formada por onze grupos de comunidades/assentamentos do Araripe/PE.
Intercâmbio de Experiência
No último dia 20, uma caravana formada por representantes de diversas entidades da sociedade civil e do governo estiveram no Assentamento Frei Damião para conhecer a experiência das famílias na produção do algodão em consórcio agroecológico. A visita fez parte da programação do IV Encontro sobre Certificação Orgânica que aconteceu entre os dias 18 e 20 em Ouricuri.
Entre os presentes, estiveram agricultores/as, membros da empresa francesa Veja Fair Trade, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Esplar, Caatinga, Copagro, Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Embrapa Algodão, Rede EcoVida, EcoAraripe e Prefeitura Municipal de Santa Cruz.

SUSPEITOS DE ASSALTO A BANCO SÃO PRESOS EM SANTA MARIA DA BOA VISTA

Foram presos na madrugada desta quarta-feira (26) em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, dois homens suspeitos de assalto a banco e a agência dos Correios no estado do Piauí. Na operação, participaram as Polícias Civil dos dois estados.
Um dos homens foi encontrado na Agrovila 44 do Projeto Fulgêncio em Santa Maria da Boa Vista. O outro foi preso em Petrolina, também no Sertão de PE. Eles teriam participado de assaltos em 2013 em duas agências bancárias no município de Amarante-PI no mês de novembro, um em Campo Maior-PI e também em uma agência dos Correios em Demerval Lobão-PI.

O mandado de prisão foi expedido pela juiza de Amarante, Netânia Batista de Moura. Do G1 Petrolina

MST OCUPA PREFEITURA DE SANTA MARIA DA BOA VISTA, NO SERTÃO DE PE

Mais de 300 manifestantes participam do protesto em Santa Maria da Boa Vista (Foto: Alfredo José Neto/Arquivo pessoal)
Cerca de 300 manifestantes, entre líderes comunitários, pais de alunos e integrantes do Movimento Sem Terra de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, ocuparam na manhã desta quarta-feira (26) a prefeitura do município. Eles protestam contra a decisão de Secretaria de Educação de concentrar alunos de séries diferentes na mesma sala, chamados de ensino multisseriado em escolas da Zona Rural.
Pelo menos três unidades escolares foram reformuladas pela prefeitura. Os manifestantes exigem conversar com a prefeita do município, Eliane Costa. Além da prefeitura, os manifestantes também estiveram na Secretaria de Educação. Os dois prédios tiveram as paredes pichadas e algumas vidraças quebradas. A Polícia Militar foi chamada ao local.
De acordo com o assessor de comunicação da prefeitura, Marcos Silva, a equipe de gestão está tentando contato com a prefeita que está viajando. Porém uma reunião deve ser agendada com os líderes do protesto para ouvir as reclamações e explicar sobre a decisão de nucleação das escolas.Do G1 Petrolina


BOMBEIROS DE OURICURI E ARARIPINA SE MOBILIZAM EM PROL DA SOLIDARIEDADE


Os bombeiros de Araripina e Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, tiveram uma missão diferente esta semana. Eles deixaram o quartel e foram até a unidade do Hemope para doar sangue voluntariamente. Além de reforçar o estoque no Carnaval, a ideia é encorajar mais voluntários para a doação.
Essa é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros faz esse tipo de ação no Araripe. De acordo com a diretora do hemocentro de Ouricuri, Rita Maria Parente de Brito, a doação chega em boa hora porque a maioria dos voluntários relaxa durante o carnaval, época em que há um aumento das transfusões devido aos acidentes de trânsito.

A unidade do Corpo de Bombeiros em Araripina é atualmente comandada pelo capitão Francinaldo. Da unidade de Ouricuri está à frente o tenente Vivaldo. As duas unidades são subordinadas ao 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina, comandado pelo tenente-coronel Luiz Cláudio. (Fotos: divulgação)

HOMEM É PRESO DEPOIS DE ESTUPRAR E CORTAR COM FACA CABELO DE EX

Suspeito teria agredido ex-companheira (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Um homem de 40 anos foi preso nesta segunda-feira (24) em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, suspeito de ter agredido, estuprado e mantido a ex-companheira em cárcere privado. A mulher estava amarrada dentro de uma casa por mais de 15 horas, quando conseguiu fugir.
De acordo com a Polícia Civil do município, a vítima afirmou que o homem teria cortado seu cabelo com uma faca. Na fuga, ela conseguiu pular o muro e pedir ajuda aos vizinhos, que acionaram a polícia. A mulher mostrou marcas pelo corpo que teriam sido causadas pelo ex-companheiro.

O suspeito foi encontrado na BR-116 e encaminhado para o Presídio de Salgueiro. Do G1 Petrolina

fevereiro 25, 2014

CHUVA INTENSA INTERROMPE ESTRADAS E PROVOCA ADIAMENTO DO INÍCIO DAS AULAS EM SANTA FILOMENA

No início da manhã desta segunda-feira (24), a secretaria de Educação de Santa Filomena divulgou nota à imprensa informando à população a impossibilidade do início do ano letivo de 2014, a partir desta data. Prorrogando as férias para após o carnaval, em função das fortes chuvas que caíram na semana passada no município.
As chuvas atingiram, durante quatro dias, uma marca histórica de 400 mm, encheram e romperam açudes, destruíram cercas e danificaram estradas, deixando vários sítios sem acesso aos distritos e sede do município.
No domingo pela manhã, o prefeito Pedro Gildevan Melo disse em entrevista na rádio Rio Ponta FM (Afrânio) que a prefeitura está centrando esforços em duas frentes emergenciais: Disponibilizar máquinas para reforçar as paredes de alguns açudes, evitando que quebre, e liberando as estradas principais nos pontos mais críticos.

A prefeitura já oficiou a Defesa Civil e DER sobre os prejuízos e danos causados.

fevereiro 24, 2014

DUPLA É DETIDA APÓS FRAUDAR BINGO DE IGREJA EM IPUBI

Dois homens foram detidos suspeitos de estelionato em Ipubi, no Sertão de Pernambuco, na noite desse domingo (23). De acordo com a polícia, a dupla foi localizada na Praça Neuza Lins, no centro da cidade, após fraudar cartelas de um bingo religioso.
Segundo a polícia, Uianilson de Viana Lima, 39 anos, e Antonio Gomes Lima, 33, teriam falsificado e comercializado cartelas de um bingo realizado pela igreja matriz do município.
No carro de um dos suspeitos, a polícia encontrou várias cartelas falsas, um notebook e uma impressora (equipamentos utilizados para falsificar as cartelas) e a quantia de R$ 2.600 em dinheiro.
Ainda de acordo com a polícia, Uianilson e Antônio são suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em aplicar golpes na região.

Os acusados foram levados juntamente com o material apreendido à Delegacia de Ouricuri, também no Sertão. Eles confessaram o crime e foram autuados em flagrante.Do NE10

GRAVE ACIDENTE NA PE 604 DEIXA UMA VITIMA FATAL

Na manhã desta segunda (24) um grave acidente na PE 604 próximo a Lagoas distrito de Dormentes, envolvendo um Fiat cor Branca placa PEM 0250 da cidade de Petrolina PE e um caminhão pipa JOC 8360 L1620 cor Azul de Dormentes que se deslocava para mais uma viagem rotineira ao manancial de Lagoa Grande a serviço do Exercito Operação Pipa.

Segundo informações no local do acidente a vitima do carro popular trafegava sentido Petrolina/Ouricuri, em alta velocidade realizando uma ultrapassagem irregular com o impacto o automóvel incendiou e o motorista ficou carbonizado fechamento da matéria não foi possível identificar o nome do condutor do caminhão pipa, sabendo se que o mesmo reside no município de Dormentes.

No local estavam presentes muitos curiosos e a policia militar em busca de informações, ate o momento da nossa reportagem o IML não tinha chegado para remover o corpo.

(Blog Santa Cruz 24h/Gerisvan Tavares

MAIS UMA RODADA DA V COPA SÃO JOSÉ INTERIOR DE SANTA CRUZ

Foto: V COPA SÃO JOSÉ 2014
o Riacho do Meio ganha sua segundo parti!!!

 R. DO MEIO 6X2 V.S.FRANCISCO
Nesse domingo (23) aconteceu mais uma rodada da V Copa São José em Cacimba Nova, interior do município de Santa Cruz. A rodada desse domingo foi recheada de gols no primeiro jogo do dia o Riacho do meio 6 x 2 Vila São Francisco, no segundo jogo 1º de maio 1 x 6 Paraíba. Na parte da tarde mais dois jogos encerraram a rodada o Angico venceu o Jatobá por 5 x 0 e o sport Domus venceu o Flamenguinho por 3 x 2.




CARRO É ROUBADO NO PÁTIO DE EVENTOS DE TRINDADE

Por volta das 04h de hoje, os integrantes da GT 01 Trindade, foram informados por populares acerca de roubo de um veículo que se encontrava estacionado no pátio de evento, onde estava acontecendo as festividades carnavalescas. Ao chegarem ao local do fato, a vítima Jucelino José Rodrigues, 47 anos, agricultor, que é o proprietário do veículo VAN MITSUBISHI L200. branca, placa – JEU 5183, que fora roubado, disse aos policiais que as vítimas Aline Andrade Campos, 19 anos e SSP, de apenas 12 anos, que se encontravam nas imediações viram um homem sentado no banco e, imaginando se tratar do motorista entraram no veículo foi então quando o ladrão ligou o carro e saiu de imediato. Percebendo que se tratava de um roubo, as vítimas pularam do veículo nas imediações do trevo de trindade, vindo a sofrer alguns hematomas. Foram feitas diligências nas imediações com o fim de encontrar o veículo roubado porém, sem êxito.


DIEGO TRINDADE SE DESTACA NA COPA GRANDE RIO DE FUTSAL

Copa Tv Grande Rio Dormentes x Trindade (Foto: Amanda Lima)Com jogadores com média de idade de 16 anos o time de Dormentes conta com atletas de um projeto social para que consigam nesta competição adquirir experiência. Experiência essa que o time de Trindade traz na bagagem com atletas mais velhos.
Esse foi o jogo que colocou à prova a disposição e energia dos meninos de Dormentes com a vivência do time de Trindade.
Já no início do primeiro tempo os garotos viram que a experiência conta muito, pois antes dos dez minutos desta etapa do jogo a equipe de Trindade já tinha marcado três gols.
O primeiro saiu aos quatro minutos marcado pelo camisa 8, Dyego Tarcísio. O segundo foi uma pintura. Gol de letra do camisa 10, Ronieri que só tocou de calcanhar e colocou para dentro do gol de Dormentes aos seis minutos e o terceiro foi marcado pelo camisa 13, Damião Silva aos oito minutos.
O nervosismo dos meninos era nítido, mas os jogadores de Trindade não aliviaram nas entradas e colocaram os garotos de igual para igual na partida. 
Mais dois gols foram marcados pela equipe de Trindade no primeiro tempo. O quarto saiu aos 16 minutos pelos pés do camisa 5, Damião de Sousa e Dyego Tarcísio marcou seu segundo na partida e o quinto de Trindade. 
No segundo tempo a partida ficou mais equilibrada, mas mesmo assim Trindade chegou mais vezes, porém a defesa de Dormentes estava mais ligada. 
Aos cinco minutos os meninos de Dormentes tiveram a chance de marcar o seu primeiro gol, mas a bola na hora da finalização acabou batendo na trave direita do gol de Trindade.Copa Tv Grande Rio Dormentes x Trindade (Foto: Magda Lomeu)
O jogo seguiu morno nesta etapa da partida, mesmo com o time de Dormentes chegando mais, não deu para segurar Trindade que marcou mais cinco vezes . O sexto gol saiu aos oito minutos marcado por Ronieri, o sétimo foi marcado por Francisco Anderson, o oitavo por Jeferson Barbosa e o nono por Janes Barbosa. O décimo  e o décimo primeiro gols saíram um minuto antes do término da partida pelos pés de Dyego Tarcísio que foi o artilheiro da partida com quatro gols.
Dormentes desperdiçou muitas vezes as chances de finalizar e a cada chegada do time na área do adversário a torcida se inflamava e lamentava a chance perdida.

O jogo terminou com a lavada de 11 a 0 para o time de Trindade e Dyego Tarcísio foi eleito o Craque do jogo por sua equipe. 

fevereiro 23, 2014

SANTA FILOMENA FOI A CIDADE QUE MAIS CHOVEU NO SERTÃO DO ARARIPE



Em 16 municípios do Sertão pernambucano, foi registrada precipitação acima da média histórica prevista para o mês. Santa Filomena, distante 631 quilômetros da capital, foi a cidade da região onde mais choveu este mês, acumulando 180 milímetros. “Na previsão feita em janeiro, estávamos esperando que a chuva chegasse até a média em alguns locais. Em fevereiro do ano passado, choveu 80% abaixo da média, no geral, no Sertão, e houve município onde não choveu nada. Esta semana, já tem localidade que atingiu a média prevista para o mês”, explicou o meteorologista da Apac Vinícius Gomes. Já no Agreste, 17 cidades atingiram ou ultrapassaram a média histórica.
Embora a chuva tenha chegado a diversos municípios, alguns ficarão com o abastecimento comprometido porque será necessária readequação dos sistemas de distribuição, que estavam sem uso há muito tempo devido à falta de água. É o caso de Brejinho, no Sertão, que vem enfrentando colapso de abastecimento há oito meses. A barragem de Serraria, que estava seca, conseguiu acumular água suficiente para entrar em operação e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) teve que instalar novo sistema de captação para conseguir levar água para o município. O sistema está em fase de testes e deve entrar em operação nos próximos dias.

Na região do Araripe, a Compesa deve concluir até esta quinta-feira a reativação do sistema que capta água no açude Paulo Coelho, em Santa Filomena, cuja barragem estava em colapso por falta de uso. A cidade recebe água, com calendário rigoroso, do Sistema Adutor do Oeste. Nesta semana, trechos dessa adutora, no ramal que atende o município, foram arrastados pela intensidade das chuvas. A Compesa aguarda melhoria das condições de acesso para realizar o conserto dos trechos que foram danificados.

MAIS 35 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS REALIZARÃO A BIOMETRIA
















Com o fim do recadastramento biométrico previsto para março, Pernambuco chega ao pleito de 2014 com 46 cidades com o novo formato. Nas eleições de 2012, 11 municípios passaram pela revisão. Este ano, outros 35 localidades encerram o procedimento. Segundo a coordenadora da biometria do TRE, Raquel Salazar, a previsão é que após o pleito de outubro, outras 30 cidades sejam contempladas. 
Raquel, no entanto, não revelou o nome das cidades que deverão passar pelo recadastramento. A expectativa é levar o procedimento aos municípios da Região Metropolitana e do Agreste. Segundo ela, O TRE ainda pedirá a solicitação ao TSE e somente após a autorização, os nomes das cidades serão revelados.

Caso se confirme, Pernambuco terá o voto biométrico em mais de 70 cidades em 2016, o que representa 40% do total. Neste ano, oito cidades já encerraram a revisão: Cachoeirinha (95,90% de recadastrados); Camutanga (92,36%); Ferreiros (92%); Jurema (96,42%); São Joaquim do Monte (96,11%); Sirinhaém (89,90%); Tabira (95,43%); Tacaimbó (95,98%); e Itaíba. Itamaracá, teve o menor recadastro: 59%.

DILMA TEM 47% DAS INTENÇÕES DE VOTO E VENCERIA NO 1º TURNO, DIZ DATAFOLHA


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (22) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff teria 47% dos votos e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Nesse cenário, Aécio teria 17% e Campos 12%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 18% e outros 6% responderam que não saberiam em quem votar.

O Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios na quarta (19) e quinta (20), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior divulgada pelo Datafolha, em novembro, a intenção de votos em Dilma ficou estável – naquela ocasião, ela registrou os mesmos 47%. Em outra pesquisa, de outubro, a presidente tinha 42%.

A intenção de votos para Aécio variou para baixo, mas dentro da margem de erro da pesquisa: de 19% para 17%. Entretanto, esta foi a segunda queda seguida na taxa do senador registrada pelo instituto – na pesquisa divulgada em outubro de 2013 ele tinha 21%.
 
Já intenção de votos em Campos variou para cima, também dentro da margem de erro: de 11% para 12%. Na pesquisa de outubro ele tinha 15%.