fevereiro 22, 2014

AÇUDES DAS CACIMBAS TRAZ ALENTO DE BOA ESPERANÇA AO SANTACRUZENSE


Desde que o açude das cacimbas secou e deixou de abastecer a cidade de Santa Cruz, que as autoridades e a população reivindicavam a limpeza do mesmo, logo o açude das cacimbas que tanto lucro deu a compensa que quase não tinha com a operação do mesmo, em fim ninguém ouviu ou por má vontade ou por achar que chuva não apareceria mais por esse sertão. Choveu o açude encheu o nível do Rio São Francisco está baixo e provavelmente a cidade deve voltar a ser abastecido pelo açude das cacimbas.

Se a Compesa tivesse feito a limpeza que ele tanto precisava com certeza não teríamos problema com água tão cedo, mais não foi feito, logo um açude que tanto deu lucro a Compesa e que agora deve novamente dar mais lucro. Se estivesse sido limpo teria sua capacidade de armazenamento duplicada e com serviria pra ela por conta do lucro e para a população que não teria problema com água por um período. (Fotos Professor Jackson Amorin)

Fotos Professor Jacksom Amorim

SANTA CRUZ: VEREADOR ZE NEILDO REPELE NOTA SOBRE ESQUEMA DE ÁGUA

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Cunengudes Filgueiras (Zé Neildo)  enviou nota ao blog rechaçando informação publicada ontem sobre suposta participação no esquema de distribuição d’água da Compesa no município. Diz o vereador que a acusação ‘’é irresponsável e leviana’’. Eis, na íntegra, a nota do vereador Cunengundes Filgueiras:
''Fui surpreendido ontem por uma postagem em seu Blog, entitulada'Máfia da Água em Ouricuri', em que tenho o meu nome citado, como envolvido na distribuição irregular de água pela Compesa. Quero repelir, veementemente, esta acusação irresponsável e leviana contra a minha pessoa.
 Ao contrário do que a nota tenta me prejudicar com esta acusação, motivada por razões politico-eleitorais, fui um dos políticos Região do Araripe que mais denunciou a escassez de água e a precaridade do abastecimento por parte da Compesa, portanto seria um total incoerência fazer o contrário.
 A população de Santa Cruz conhece o meu caráter e a minhas postura como cidadão e como homem público,e acompanhou a minha defesa intransigente deste povo sofrido no momento mais crítico desta Seca que atravessamos. 
Por fim, quero solicitar a completa identidade do responsável por esta acusação para que venha adotar as medidas judiciais cabíveis contra o mesmo, em virtude deste ataque a minha honra e minha dignidade.'' (Blog do Magno Martins)

LEITOR DENUNCIA "MÁFIA D'ÁGUA" EM OURICURI

“Caro Magno.
Da caixa d’água do posto da Compesa em Ouricuru saíam, em média, setenta carros-pipa por dia para serem vendidos por particulares – que vendiam a preço de ouro, pois neste pedaço de chão do sertão, com a seca que assola, uma gota d’água vale mais do que ouro em pó. Com isso, as cidades de Santa Cruz e Santa Filomena, cujos ramais de abastecimento partem de Ouricuri, ficavam até vinte dias sem uma gota do precioso líquido.

O mais curioso é que tem funcionário da Compesa (Niuclécio) e vereador de Santa Cruz (Zeneildo) envolvidos no cartel. Os funcionários da Compesa recebem propina para deixar os pipas abastecerem. Acontece que Deus é justo e mandou muita chuva para nossas cidades (Santa Cruz e Santa Filomena) e os reservatórios estão todos cheios como nunca mais tínhamos visto.

Portanto, como leitor desse blog, solicito publicação dessa matéria, para que as providências sejam tomadas pelas autoridades do estado. Esses coronéis têm que ser punidos, porque quem sofre com isso somos nós, o povão.
Abraços,
Pedro Guimarães.”
(Blog do Magno Martins)

TRECHO DA PE 625 QUE CAIU FOI PARCIALMENTE RECUPERADA


 O trecho da PE 625 que liga Santa Cruz/Santa Filomena que tinha sido distribuída pelas fortes chuvas  ocorridas nos últimos dias foi parcialmente concertada, foi colocado pedras e terra no local possibilitando o trafego de veiculo pela a BR. Em caso de chuva o local do reparo fica vulnerável é preciso muita atenção caso a chuva volte a acontecer.
Segundo o instituto clima tempo, Santa Cruz e Santa Filomena não tem previsão de chuvas nos próximo dias.



GOLPE DE MENSAGEM NO CELULAR COM GANHOS DE PRÊMIO CADA DIA MAIS COMUM EM SANTA CRUZ

Mensagens de texto que chegam no celular informando o recebimento de prêmios. Casos como estes, são comuns no cotidiano de moradores de Santa Cruz interior de pernambuco e de todo o Brasil. Um golpe antigo e que continua fazendo vítimas.
Nessa semana  o dono desse Blog recebeu uma mensagem no celular que dizia o seguinte. “(SBT) JEQUITI INF: SUA LINHA FOI. A SORTEADA C/ 1 FIAT BRAVO +R 50,000, MIL. Ligue:tel/sac-0418898259508. SENHA 99999."

Alguns pontos deve ser considerados nessas mensagem para configurar o golpe. Primeiro nunca liguei e nunca comprei e nem cadastrei meu celular no SBT ou na empresa Jequiti cosméticos, segundo a empresa jequiti Cosmético fica em São Paulo é o condigo 85 do celular que enviou a mensagem e  do estado do Ceará, terceiro ponto quando você ganha um premio desse tipo a empresa e quem liga pra você e não você pra ela. Tenha cuidado com o golpe, lembre se nada cai do céu. 

fevereiro 20, 2014

PARTE DA PE 625 QUE LIGA SANTA CRUZ/SANTA FILOMENA CEDE E FICA PERIGOSO TRAFEGAR POR ELA


Foto Gerisvan Tavares

Rompimento da PE 625 causa mais perigo e transtorno para quem trafega no Sentido Santa Filomena/ Santa Cruz, já são dois lugares perigoso na PE 625 um a 2 km de Santa Cruz e o outro a 16 Km, segundo informações de populares no local onde fica a barragem da inveja  no município de Santa Filomena há uma rachadura no asfalto, não dando para perceber o real perigo por conta da água. As providencias já estão sendo tomada pelas autoridades competentes.
O rompimento se deu depois de mais uma noite de chuva em varias cidades do Sertão.


Fotos Gerisvan Tavares


EDUARDO CONFIRMA PAULO CÂMARA AMANHÃ. FERNANDO BEZERRA SAI SENADOR

montagem gde

EXCLUSIVO DO BLOG DE MAGNO MARTINS
Soube, há pouco, que o governador Eduardo Campos (PSB) bateu o martelo: o candidato ao Governo de Pernambuco pelo Partido Socialista Brasileiro é o secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, com Raul Henry, do PMDB, na vice. O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), será candidato ao Senado Federal. O anúncio deve ser feito amanhã (21), por volta das 10 horas.
Eduardo concluiu as negociações ontem, depois de uma longa conversa com todos os interlocutores e protagonistas da Frente Popular, inclusive Fernando Bezerra Coelho, que estava em Brasília e foi chamado às pressas para um encontro tarde da noite no Palácio do Campo das Princesas.
O único problema agora será administrar o vice-governador João Lyra Neto (PSB), que esperava ser o escolhido.

OURICURI-PE: LATROCÍNIO – INDIVÍDUOS ARMADOS INVADEM RESIDÊNCIA, MATAM MORADOR À BALA E FOGEM LEVANDO O VEÍCULO E OBJETOS DA FAMÍLIA


 O crime aconteceu por volta das 21h30min desta terça-feira (18), na comunidade do Sítio Mandassaia a cerca de 10 km da sede do município de Ouricuri, sertão de Pernambuco. Segundo relato da esposa da vítima, a família: marido, esposa e filhos menores de 9, 10, 11, 13 e 14 anos de idade, se encontravam recolhidos no interior da casa, o casal dormia e as crianças assistiam TV na sala da residência. Quando foram surpreendidos por dois indivíduos armados de armas longas e curtas e encapuzados que batendo nas portas da casa dizendo que era a polícia. “Abram a porta e a polícia, se não abrirem agente derruba”. No momento em que uma das crianças abriu a porta, os criminosos invadiram a residência, rederam a todos ali presentes e os amarraram, inclusive as crianças. 
Mesmo diante de tal atitude, os criminosos o tempo todo diziam serem policiais e procuravam por armas e motos roubadas, chegando ao insinuarem que os veículos ali presentes (duas motocicletas) eram roubados. Que depois de passados alguns minutos, os indivíduos retiram a vítima Iranildo Ferreira da Silva, vulgo Coló, 38 anos, do interior da casa e a executaram com quatro tiros na cabeça no terreiro da residência. Em seguida os criminosos fugiram levando a motocicleta Honda CG-150 de cor preta, placa PEJ-9615/PE, dois capacetes e três aparelhos celulares, sendo dois marca LG e um Samsung da família. De acordo com informações da polícia, a vítima se tratava de um ex-presidiário com passagens no ano de 2010 por receptação e no ano de 2012 acusado de homicídio no município de Ouricuri – PE. O corpo da vítima foi removido para o IML na cidade de Petrolina – PE e o caso será investigado pela equipe do CVLI(Crimes Violentos Letais e Intencionais) da 24ª DESEC de Araripina – PE. Apesar de o crime ter sido registrado como LATROCÍNIO (roubo seguido de morte), a Policia Civil não descarta nenhuma hipótese, inclusive de uma simples execução com simulação de assalto devido o histórico policial da vítima, porém, a autoria e o motivo do crime ainda são desconhecidos. (Fotos e Reportagem Blog do Nilson Macedo)

fevereiro 19, 2014

VEREADORES DE SANTA CRUZ VOLTARAM AOS TRABALHO DEPOIS DE 76 DIAS DE FERIAS


Na volta ao trabalho na casa Jose Coriolano Sobrinho, depois de mais de dois meses de férias os vereadores de Santa Cruz teve pouco trabalho, apenas um projeto de lei, um requerimento e quatro indicações foram votados na sessão ordinária realizada nesta quarta feira (19).

Indicações
  • Construção de cinco boxes no parque de eventos Gabriel Carlos Soares;
  • Manutenção dos refletores da quadra da Antonica;
  • Limpeza e Saneamento das ruas Jose Henrique de Lima e Mãe Benedita no bairro da Vila Nova;
  • Construção de um novo cemitério no município;
Requerimento
  • O Governo municipal providenciar o fardamento adequado e material de proteção para os garis do município.
Projeto de lei:
  • Colocar o nome de Francisco Gomes da Silva (Chico Ferreira) na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Nova.
O Vereador Luciano Nunes que no inicio da sessão colocou a disposição do prefeito Gilvan Sirino o cargo de líder do governo da câmara e que anunciou que apoiará outros candidatos a Deputado Federal e Estadual nas eleições deste ano, garante que isso não provocou um rompimento com o prefeito, apenas ele tem um trabalho independente que visa criar melhores condições para a população de Santa Cruz. 

BANDIDOS ASSALTAM CAMINHÃO COM CARGA DOS CORREIOS

3154e76e6335dca45a4b0d43c1396ed1.jpg
Um caminhão com carga dos Correios foi assaltado na madrugada dessa terça-feira (18) nas proximidades da BR-101, na entrada de Maceió, Alagoas. Quatro bandidos armados encurralaram o motorista, encapuzaram-no e o levaram até uma área de canavial no município de Escada, na Zona da Mata pernambuca, onde o deixaram e fugiram. Com os funcionários da empresa em greve, a população já estava demorando a receber as encomendas, o que levou os Correios a realizar mutirões de entrega.
Os bandidos estavam em dois veículos, um deles era um Honda Civic. Em um trecho da pista em que é exigida baixa velocidade, os assaltantes se aproveitaram para trancar o caminhão e anunciar o assalto. Após se dirigirem a Escada, retiraram objetos como máquina fotográfica, tablet, celular, tênis, entre outros e deixaram o motorista, que não pode ver para onde eles foram, já que havia sido encapuzado. 

O motorista acionou a Polícia Militar, que entrou em contato com os responsáveis pelos Correios que repassaram as informações para a Polícia Federal. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações irão prosseguir. Segundo a PF, esta é a segunda vez que acontece assalto aos Correios em Pernambuco em 2014. Informações sobre os suspeitos podem ser repassadas para a Polícia Federal pelo número do Disk Denúncia: (81) 3421-9595. (NE10)

CHUVAS ELEVAM NÍVEL DE MANANCIAIS NO SERTÃO


As fortes chuvas registradas neste fim de semana em cidades do Sertão pernambucano provocaram a interrupção do abastecimento d’água nas cidades de Santa Filomena, Granito e Moreilândia, localizadas no Sertão do Araripe.O volume de chuva acarretou arrastes de trechos de adutoras pertencentes ao Sistema Adutor do Oeste, nos ramais que atendem essas três cidades.Devido à grande quantidade de água, as equipes ainda não puderam executar os serviços de recuperação das estruturas. Caso os níveis de água nesses locais diminuam, os trabalhos serão iniciados nesta quarta-feira (19).As chuvas também trouxeram esperança para outras cidades do Sertão. Em Santa Filomena, os volumes de água da Barragem do Governo e do Açude Paulo Coelho atingiram seu nível máximo de capacidade, o que reduzirá o rodízio de abastecimento.O mesmo deve ocorrer com o município de Santa Cruz, onde o manancial de Cacimbas conseguiu armazenar cerca de 50% de sua capacidade. Nos dois locais, os moradores, que antes passavam um período de mais de dez dias sem receber água, passarão a ter abastecimento de dois em dois dias. Blog do Jamildo






SANTA FILOMENA, GRANITO E MOREILÂNDIA FICAM SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA POR CAUSA DA CHUVA

As cidades pernambucanas de Santa Filomena, Granito e Moreilândia, localizadas no Sertão do Araripe, estão com o abastecimento de água interrompido. A razão foram as precipitações registradas no último final de semana que superaram a média aguardada para todo o mês de fevereiro em algumas cidades.
Segundo a Compesa, a chuva forte provocou a interrupção no abastecimento de água destes municípios do Araripe causando arrastes de trechos de adutoras que integram o Sistema Adutor do Oeste. Como o volume de água ainda é intenso, os trabalhos devem ser iniciados somente quando os níveis diminuírem . A previsão de início dos reparos é para esta quarta-feira (19).
Com a chuva, os municípios de Santa Filomena e Santa Cruz devem ter os rodízios de abastecimento reduzidos. As duas cidades, que já chegaram a passar mais de dez dias sem água, serão abastecidas a cada dois dias, garante a companhia.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), entre domingo (16) e terça-feira (18), em Santa Filomena, choveu 180 milímetros, quando eram esperados cerca de 93 para fevereiro. Já em Moreilândia, a precipitação foi de 134 milímetros, superando a média esperada de 131. Do G1 Petrolina

BANDIDOS SE PASSANDO POR POLICIAIS INVADEM RESIDÊNCIA, AMARRAM MORADORES, ROUBAM MOTO E CELULARES E EXECUTAM HOMEM A TIROS NO INTERIOR DE OURICURI

Segundo a esposa da vítima, dois indivíduos a pé, bateram um na porta da frente e outro na janela atrás da residência, no sitio Pipocas se dizendo policiais. Os residentes abriram a porta e foram surpreendidos por ambos, utilizando máscaras e de posse de armas, sendo uma arma longa e revólveres. Amarram Iranildo Ferreira da Silva, conhecido como Coló, 38 anos, a esposa e quatro filhos menores de idade. Procuraram por arma de fogo, porém não encontraram. Pegaram a chave do cadeado da cancela, e conduziram Iranildo para fora da residência, logo em seguida fecharam a porta, e o executaram com vários disparos de arma de fogo na cabeça. Os assassinos subtraíram os aparelhos celulares, e uma motocicleta Honda CG 150 cc FAN cor preta, placa PEJ-9615. A equipe da ROCAM fez isolamento do local de crime até a chegada de equipe de CVLI. O fato ocorreu por volta das 20h de ontem, a polícia civil instaurou um inquérito para apurar o crime.Emanoel Cordeiro

ELEMENTO SE DÁ MAU AO TENTAR ASSALTAR PM EM OURICURI E TERMINA PRESO

Segundo a vitima, Fábio Rodrigues Pereira, policial militar, estava próximo ao ponto de apoio na PE-604, por volta das 18h dessa terça-feira, quando o elemento, identificado posteriormente como Emanuel Ferreiara de Oliveira, 24 anos, se aproximou por traz e o rendeu com uma faca tipo peixeira. A vítima reagiu entrando em luta corporal com o mesmo conseguindo imobilizá-lo, momento em que uma viatura da Polícia Civil ia passando e prestou apoio, conduzindo o acusado a DP 201 para providências legais. Ele foi  autuado em flagrante.Blog do Emanoel Cordeiro

O BLOG SANTA CRUZ EM DESTAQUE PARABENIZA O PREFEITO GILVAN SIRINO

Mais um ano se passou…
Tantas esperanças e sonhos te acompanham,
Muitos que se realizaram, e outros que se adiaram…
Mas o importante, é que  continuastes um fascinante processo de crescimento, por fora e por dentro…
Que nos anos vindouros, possas prosseguir atingindo os grandes objetivos da vida,
Na certeza de que continuarás buscando ser feliz e fazer seres felizes!
Parabéns!!! Felicidades!! E muito obrigado a você pelos Relevantes trabalhos perante a  sua Administração!!
Feliz aniversário

PRAZO PARA EMISSÃO DE TÍTULO DE ELEITOR TERMINA EM 7 DE MAIO


Brasileiros aptos a votar e que ainda não possuem o título de eleitor têm até o dia 7 de maio para providenciar o documento. Também termina na mesma data o período para realização de transferência de domicílio e regularização de débitos com a Justiça Eleitoral.

Podem se alistar como eleitores os jovens que tenham ou que vão completar 16 anos até o dia da eleição - que, esse ano, será no dia cinco de outubro (primeiro turno) e no dia 26 de outubro (segundo turno, caso haja). Maiores de 18 anos ou que vão completar até o dia do pleito devem se alistar, sob pena de ficarem com a situação eleitoral irregular. 

Para verificar qual o endereço do cartório onde deve ser feito o alistamento, basta acessar o site do TRE, em “zonas eleitorais”.  Os documentos necessários para requerer o título de eleitor são qualquer documento com foto, condição do requerente de brasileiro nato ou naturalizado, comprovante de residência e, para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos, certificado de quitação do serviço militar.

Quem tiver mais de 18 anos após as eleições e não se alistar ficará em débito com a Justiça Eleitoral. Com isso, a pessoa não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso público, obter passaporte ou carteira de identidade ou renovar matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.

HOMEM PROVOCA INCÊNDIO E É PRESO EM OURICURI

1779289_596632080421851_1274602101_n
Um rapaz foi preso após provocar um incêndio no comércio da família (uma mercearia) na noite dessa terça-feira (18), na Avenida Fernando Bezerra, em frente ao Posto Raul Lins, em Ouricuri.  Segundo populares, ele estava sob o efeito de algum tipo de droga, totalmente descontrolado, e colocou fogo no local, onde também atingiu uma oficina mecânica que fica ao lado, causando vários estragos e medo na população.
Policiais foram acionados para conter o jovem, que ainda não teve o nome divulgado. Logo depois, o Corpo de Bombeiros foi acionado, e com o auxílio de dois carros-pipa, controlou o incêndio, que estava prestes a tomar dimensões maiores.

Após o acontecido, os moradores da localidade se mostraram aliviados, pois com a velocidade que o fogo se espalhava, era questão de tempo atingir as residências vizinhas. Blog do Bruno Morais
1782094_596632023755190_1325861699_n

AVALIAÇÃO POSITIVA DO GOVERNO DILMA VOLTA A CAIR

]
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (18) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), feita pelo instituto MDA, aponta que a avaliação positiva da presidente Dilma Rousseff (PT) voltou a cair e que interrompeu a trajetória de recuperação após os protestos que ganharam as ruas do País em junho do ano passado. Dilma ficou 36,4% de avaliação positiva (ótimo ou bom). Já a avaliação negativa foi de 24,8%.
Em novembro do ano passado, a avaliação positiva do governo da petista havia sido de 39%. Em junho, antes dos protestos, a presidente alcançou 54,2% de avaliação positiva. No mês seguinte, despencou para 31,3%.
A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 14 de fevereiro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
E não foi só a avaliação positiva do Governo Dilma que decresceu. A aprovação da presidente também caiu. O índice, que em novembro atingiu 58,8%, chegou a 55% em fevereiro. Em julho, o pior índice alcançou os 49,3%.
A diminuição da popularidade da presidente, segundo os organizadores da pesquisa, por enquanto, é apenas “uma pequena queda”. No entanto, eles avaliam que se deve aos problemas apontados pela população na pesquisa, a exemplo do pessimismo sobre as obras da Copa do Mundo.

“As pessoas estão achando desnecessário o investimento na Copa (75,8% tiveram essa opinião)”, disse o presidente da CNT, senador Clésio Andrade (PMDB). De acordo com o peemedebista, as intenções de voto da petista se mantém porque “não é automático a queda de avaliação com a queda na intenção de votos”. As informações são da Folha de S. Paulo.

DETRAN INICIA CAMPANHA PARA ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS PARA ENTREGA DE CRLV


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco deu início, por meio do site (www.detran.pe.gov.br), a uma campanha de confirmação de endereço dos usuários. A medida pretende reduzir o elevado índice de devolução de correspondências enviadas pelo órgão às residências dos pernambucanos e assim garantir que, em condições normais de funcionamento dos Correios, sejam recebidos os Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV, também conhecido como Certificado de Licenciamento Anual ou CLA), documento de porte obrigatório, dos motoristas.

Segundo o Detran, a campanha, neste primeiro momento, será direcionada para os moradores de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão, Recife, além de Caruaru e Petrolina.

Para confirmar o endereço o motorista deve:

- Acessar o site do Detran (www.detran.pe.gov.br) e procurar a área "Consultar Placa". Lá, deve-se digitar a placa do veículo
- Em seguida, clica no botão "Detalhamento de Débito"
- Aparecerá a mensagem "Para receber o CRLV do exercício corrente em sua residência após a quitação de todos os débitos do licenciamento, é necessário confirmar seu endereço", ao lado, um botão verde, onde está escrito "Clique Aqui"
- Ao clicar, o usuário deverá preencher um espaço com o CEP de seu endereço válido. Se o CEP divergir daquele cadastrado pelo Detran, aparecerá uma mensagem convocando o usuário a se dirigir a um dos pontos de atendimento para atualizar o endereço de cadastro.
- Para atualizar o endereço em um dos pontos de atendimento do Detran, basta levar a carteira de identidade (original e cópia), CPF (original e cópia) e um comprovante de endereço atualizado. A atualização de endereço é feita gratuitamente.

A emissão do CRLV 2014 só acontece mediante o pagamento de todas as taxas que compõem o Licenciamento do Veículo. São elas:

- Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
- Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT),
- Taxa de licenciamento
- Taxa de Corpo de Bombeiros
- Multas, caso estejam em atraso

O Departamento ainda lembra que, se, após quitar todos os débitos, o proprietário do veículo não receber o CRLV em sua residência em até sete dias úteis anteriores aos prazos-limite descritos na tabela abaixo, ele deverá se dirigir a um dos pontos de atendimento e emitir o CRLV 2014. Para emitir o CRLV (1ª ou 2ª via) nos pontos de atendimento, é necessário que o proprietário tenha em mãos o Certificado de Registro do Veículo (o CRV), popularmente conhecido como recibo.

Prazo-limite para portar o CRLV 2013

Até a liberação do CRLV 2014, os condutores devem circular com CRLV de 2013. Porém, deve-se prestar atenção ao prazo-limite para portar o CRLV 2013, de acordo com a numeração da placa do veículo (Confira tabela abaixo). Após estas datas, o CRLV anterior (2013) perde a sua validade.
Terminações
Prazo limite para circular com CRLV 2013
1, 2, 3 e 4
30/06/2014
5, 6 e 7
31/07/2014
8, 9 e 0
31/08/2014


Penalidades 
Ao confirmar o endereço, o cidadão se responsabiliza pelas informações prestadas. É importante lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Art. 241. Deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor:

Infração de natureza leve

Penalidade – multa, R$ 53,20 - 3 pontos na CNH

fevereiro 18, 2014

DEFENSORIA PÚBLICA DO PA QUER MOVER AÇÃO CIVIL CONTRA DONOS DA ELETROMIL

A Defensoria Pública do Estado quer uma Ação Civil Pública contra a Eletromil e os proprietários da empresa, que foram apresentados pela polícia na segunda-feira (17) após serem presos suspeitos de estelionato. O pedido deve ser proposto nesta quarta-feira (19).
Eduardo Fernandes Facunde e Eduardo Fernandes Facunde Júnior eram donos da loja Eletromil, que oferecia produtos na modalidade "compra premiada" - um sistema semelhante ao consórcio - mas, segundo os clientes, não entregava as mercadorias para os sorteados, mesmo mediante o pagamento das parcelas. Segundo a Defensoria, cerca de 30 mil pessoas teriam sido prejudicadas pelo golpe.
O Defensor Público Arnoldo Péres, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor, informou que a ação vai requerer o bloqueio de bens do empresário Eduardo Fernandes Facunde, da esposa dele, Maria Sailene Facunde, e do filho do casal, Eduardo Facunde Junior.
A Ação Civil Pública pretende resguardar o direito de consumidores que teriam sido enganados pela modalidade conhecida como compra premiada da loja Eletromil, em Castanhal, segundo informou a defensora pública Paula Denadai.
Golpe
Segundo a defensoria, os clientes eram atraídos pela promessa de aquisição de bens, formando grupos de participantes, pagavam as parcelas mensais como em um consórcio e, com isso, teriam o suposto direito a concorrer aos sorteios. Aquele que fosse sorteado ganharia o prêmio e ficava livre das prestações. Mas muitos pagavam as parcelas até o fim e não tiveram o bem prometido.
O golpe estava sendo aplicado havia dois anos. Em geral, o consumidor pagava prestações e consórcios e não conseguiam acessar o bem pretendido. A Polícia Civil começou a investigar a empresa e seus sócios em 2012. Os consumidores lesados são, em sua maioria, da Região Metropolitana de Belém (RMB) e ao menos de dez municípios do interior do Estado.
Os consumidores lesados podem agendar atendimento pelo telefone 129 e, ao comparecer à Defensoria Pública, precisam estar munidos com carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, o contrato e os comprovantes de pagamentos da compra premiada.
Interestadual
De acordo com a polícia, No Pará, teriam sido enganadas nos municípios de Belém, Capanema, Castanhal e 
Ananindeua, totalizando uma fraude estimada em R$ 30 milhões.
Os dois suspeitos tinham prisão preventiva decretada desde 2012 e estavam foragidos. Na última segunda-feira a Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) da Polícia Civil recebeu a informação de que pai e filho estavam em Juazeiro do Norte, no Ceará. Enquanto se deslocavam para o nordeste, os policiais foram avisados de que os procurados haviam se mudado para Teresina. Eduardo Facunde foi preso em uma loja de conveniência, enquanto o filho dele foi localizado na casa da sogra, horas depois.
Durante o funcionamento da loja Eletromil, a polícia chegou a receber 800 denúncias contra a empresa. Eduardo Facunde e Eduardo Filho também eram procurados no Maranhão, e devem responder pelos crimes de estelionato e fraude, além de crimes contra o consumidor como propaganda enganosa e induzir o consumidor ao erro. Os dois serão recolhidos para uma unidade do sistema penitenciário do Pará.

Do G1 PA


SANTA FILOMENA REGISTROU MAIS DE 100 MILIMINTROS DE CHUVA EM UM ÚNICO DIA

. (. (Reprodução/TV Grande Rio))Na cidade de Santa Filomena, no Sertão pernambucano, choveu 100 milímetros somente na segunda-feira (17), quantidade acima do esperado para todo o mês de fevereiro. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou entre o domingo (16) e terça-feira (18), chuvas em várias cidades do Sertão de Pernambuco.
Em Santa Filomena, a média climatológica para fevereiro eram de 93 milímetros, mas foram atingidos 180. Já em Trindade, a precipitação foi de 77 milímetros e o esperado mensal era de 68. Na cidade de Moreilândia choveu 134 milímetros também superior à média de 131. Em Dormentes choveu 35 milímetros apenas na segunda (17), os barreiros e os riachos encheram e algumas estradas ficaram alagadas. Outros municípios, os índices foram menores, mas dentro do aguardado para a época do ano.
De acordo com o meteorologista da Apac, Romilson Ferreira da Silva, as chuvas são ocasionadas por um fenômeno meteorológico. “O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que acontece nesse período do ano e provoca pancadas de chuvas”, explicou. A previsão é de chuva isolada nos próximos dois dias, além da diminuição da intensidade do sistema meteorológico.

O analista de recursos hídricos da Apac, Rony Melo, explica que com as chuvas já houve um aumento tímido dos níveis dos reservatórios do Sertão. “Depois da chuva, esperamos dois a  três dias para fazer o monitoramento pluviométrico. As chuvas estão otimistas, mas ainda não transformou de fato em um volume expressivo nos reservatórios”, justificou. Do G1 Petrolina

FEV/2014 FILHOS DE AGRICULTORES COM NECESSIDADES ESPECIAIS PARTICIPAM DO PROJETO HORTA FELIZ


O Escritório do IPA em Cedro, Regional de Salgueiro, inicia o Projeto “Horta Feliz”, o qual visa à inclusão social de filhos de agricultores com necessidades especiais. No primeiro momento, 20 participantes trabalharão no cultivo de hortaliças e criação de pequenos animais. Os produtos serão comercializados na feira livre do município. Além do IPA, participam da iniciativa a Prefeitura Municipal de Cedro, Igreja e Sociedade Civil. A Faculdade Leão Sampaio vai orientar os extensionistas do IPA quanto à acessibilidade do projeto.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

PAC 2 COMPLETA TRÊS ANOS COM 82,3% DAS OBRAS CONCLUÍDAS

Governo faz balanço dos 3 anos do PAC2  / Foto: ABr
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) fez 82,3% das ações previstas para o período entre 2011 e 2014 e gastou 76,1% do orçamento previsto. Os números foram apresentados nesta quinta (18) durante o balanço de três anos do programa.
Os empreendimentos atingiram R$ 583 bilhões em obras de infraestrutura, energia, logística, social e urbana até 30 de dezembro de 2013. De acordo com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, o resultado é 19,4% maior do que o obtido no balanço anterior (R$ 488,1 bilhões).
O ministério informou também que a execução global do programa atingiu R$ 773,4 bilhões, até 31 de dezembro do ano passado, 76,1% do orçamento previsto para o período. O desempenho do PAC2 no ano passado, de R$ 301 bilhões, foi 12% maior do que no ano anterior (2012).
A análise das ações monitoradas nos eixos transportes, energia, mobilidade urbana, luz para todos e recursos hídricos mostra que 43% das ações estão concluídas, 46% são consideradas apresentam ritmo adequado, 7% merecem atenção e 4% estão em situação preocupante.
Do valor total de execução do programa, R$ 206,7 bilhões foram executados pelas empresas estatais e R$ 146,4 bilhões pelo setor privado. Os recursos do Orçamento Geral da União somaram R$ 78,9 bilhões, o Programa Minha Casa, Minha Vida representa R$ 73,9 bilhões e o financiamento ao setor público, R$ 11,4 bilhões. Outros R$ 253,8 bilhões correspondem ao financiamento habitacional.

Do JC Online

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 2014 EM ARARIPINA

LADRÃO DE GALINHAS EM SANTA CRUZ SE DA MAL

De acordo com relatos colhidos no local do fato, no sitio Saco, por volta das 17h de ontem (17), a pessoa de Jonas Gonçalves de Souza, 37 anos, solteiro, agricultor, foi pego em flagrante no momento que estava furtando duas galinhas do galinheiro. A vítima, Fabrício de Oliveira Gomes, 30 anos, casado, motorista que reside no centro de Santa Cruz, chegou na hora do furto e prendeu o ladrão de galinhas e acionou a equipe da Operação Polígono, a fim de conduzirem a ocorrência para a DP local. Os policiais conduziram o acusado para ser autuado pela prática de furto. Emanoel Cordeiro