15/02/2014

ACIDENTE NA PE 604 DEIXA UMA VITIMA GRAVEMENTE FERIDO NA TARDE DESTE SÁBADO (15) EM SANTA CRUZ


 Acidente na PE 604 deixa uma vitima gravemente ferido na tarde deste sábado (15) em Santa Cruz, o acidente aconteceu por volta das 17:30 em frente ao posto São Francisco, a vitima Malan de Souza Rodrigues, 38 anos, residente no interior do município de Dormentes, pilotava uma mota Yamaha YBR, placa KIV 3049 (Petrolina), colidiu com um microônibus placa CZZ 1778 (Recife) que levava jovens Evangélicos da Congregação Cristã do Brasil da cidade de Petrolina para um encontro da mocidade que aconteceria neste domingo (16) na cidade de Juazeiro do Norte. Malan teve a perna bastante machucada, o mesmo foi levado ao Hospital Municipal João Rodrigues de Souza onde teve os primeiros socorros e foi transferido ao Hospital Regional de Ouricuri.




NOITE ESPORTIVA EM SANTA CRUZ

Vieira Futsal
Nessa sexta feira (14) aconteceram três amistosos entre equipes de Santa Cruz e equipes do Povoado do Socorro na Quadra Esportiva Jose Vandinho. O destaque da noite ficou para a equipe feminina de Futsal da Escola Estadual Elvira Granja de Souza que é atual campeã dos Jogos regionais do Araripe a onde goleou a equipe feminina do Socorro. Outro destaque ficou por conta do amistoso do Vieira Futsal Santacruzense que se prepara para a segunda rodada da IV Copa Grande Serra de Futsal, o amistoso contra a equipe do povoado do Socorro foi bastante disputado e recheados de gols a onde o Vieira Futsal venceu por 6 x 5 de virada depois de ta perdendo de 4 x 1. O segundo jogo do vieira na Copa Grande Serra de Futsal ocorre no dia 21 de fevereiro no Sesc ler na cidade de Araripina.

Equipe de Futsal EREM - Elvira Granja de Souza

Equipe do povoado do Socorro

13/02/2014

OURICURIENSE É CLASSIFICADO PARA IV MOSTRA NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EM ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da família será realizada de 12 a 15 de março, em Brasília, e contará com participação especial de um ouricuriense. Edinaldo Coriolano teve dois relatos classificados para apresentação de experiências realizadas na atenção primária. São elas: “Saúde na Escola é Show” realizada no município de Santa Cruz e o “Mais Saúde Ações Intersetoriais”, que tem como objetivo o fortalecimento da atenção primária através das ações Intersetoriais.

“Estou muito feliz de representar a nossa região em um evento tão importante, onde vou apresentar experiências satisfatórias para a saúde pública”, comemorou Edinaldo. FONTE: BLOG DO BRUNO MORAIS.

12/02/2014

HOMEM DE MOTO, FOGE DE VIATURA, BATE EM CICLISTA, CAI E FOGE ABANDONANDO O VEÍCULO E A ACOMPANHANTE

DSCN1033
Por volta das 11.30h de hoje (12), nas proximidades do bairro Santa Maria II, um homem em uma motocicleta preta sem placa e chassi pinado, ao cruzar por uma viatura da PM, na qual se encontrava o Capitão André Luiz, de repente em forma de fuga, saiu bruscamente da rodovia, bateu em um ciclista que passava pelo local, de nome Ednaldo Alves da Silva, que reside no bairro Santa Maria em Ouricuri.
Na fuga o homem deixou para trás a mulher que o acompanhava, Francisca Edvânia, que disse ser ex esposa dele e ambos estavam se dirigindo do Lixão, onde moram com destino ao centro da cidade, ficou para trás ainda a motocicleta e uma mochila, na qual estava uma carteira com os documentos pessoais do homem, Cristiano da Silva Neves, 18 anos, que segundo a mulher, reside no Lixão da cidade.

Policiais estiveram no local e registraram a ocorrência, bem como iniciaram diligências na tentativa de capturar o foragido.Emanoel Cordeiro

QUADRILHA FORTEMENTE ARMADA ARROMBA BANCO EM BREJÃO

Fachada do Banco do Brasil ficou destruída pela ação dos criminosos. Foto: Agresteviolento.com.br/Divulgação
A agência do Banco do Brasil, localizada na cidade de Brejão, no Agreste de Pernambuco, foi alvo de assaltantes na madrugada desta quarta-feira. De acordo com a polícia, por volta das 2h, o local foi invadido por um grupo formado por mais de 15 pessoas.

Utilizando três carros e cinco motos, fuzis, metralhadoras e explosivos, a quadrilha arrombou a agência. Os moradores ouviram uma explosão e acionaram a polícia. 

Uma viatura do 9º Batalhão da Polícia Militar foi ao local, mas os bandidos já haviam fugido em uma Hilux preta, um Uno cinza e um Ecosport. A quantia roubada não foi informada.
Foto da parte interna do Banco do Brasil também ficou destruída. Foto: Agresteviolento.com.br/Divulgação

PREFEITO GILVAN SIRINO PARTICIPA DE SOLENIDADE DE ENTREGA DE TITULO DE CIDADÃO DORMENTENSE A FERNANDO BEZERRA

Prefeito Gilvan Sirino (PR), Fernando Bezerra Coelho Ex Ministro da Integração, Vereadora Solidade, Secretário de Turismo e Lazer Lusmar Amaral.

O Prefeito Gilvan Sirino juntamente com sua comitiva (Secretários, Vereadores) recebeu o Convite do Prefeito Ranieri Reis a participar ontem na Cidade de Dormente Pernambuco, da entrega do titulo de Cidadão Dormentense ao Ex Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho.  A Solenidade contou ainda com demais autoridades como Prefeitos, Secretários e Vereadores de outros Municípios.  Gilvan Sirino contou com sua comitiva e assessoria juntamente com os Vereadores Luciano, Solidade, Telvando e José Ion, dos Secretários Municipais, Lusmar Amaral, Fabricio Marquês e a Secretária de Gabinete Gilbênia Lima.  Logo após a entrega do Titulo o Prefeito Ranieri Reis ofereceu as autoridades e representantes presentes um Belíssimo Buffet e musica ao vivo (Voz e Violão).
Fernando Bezerra Coelho Juntamente com a Comitiva do Prefeito Gilvan Sirino.

 

11/02/2014

SANTA CRUZ-PE: HOMEM É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR MULHER DE 25 ANOS

Na noite desta segunda-feira (10), por volta das 18h30min, a GT (guarnição Tática) do 3º Pelotão de santa Cruz – PE foi solicitada pela vítima, uma mulher de 25 anos de idade, onde na ocasião relatou aos policiais que havia sido violentada sexualmente nas proximidades do Parque de Exposições de Animais da cidade localizado às margens da Rodovia PE-604. Após diligências, a PM conseguiu localizar e prender um suspeito que após ser reconhecido pela vítima foi conduzido a DPC de plantão da 201ª Circunscrição na cidade de Ouricuri – PE para adoção dos procedimentos legais. A polícia não divulgou a identidade do estuprador. (Fonte e Reportagem: Blog do Nilson Macedo)

BANDIDOS ROUBAM CELULAR E 10 REAIS DE VIGILANTE EM POSTO DE COMBUSTÍVEL DE TRINDADE

As 20h de ontem, segunda-feira, a GT foi acionada pela vítima que é vigilante do posto BR, Manoel Tavares Bezerra, 50 anos, o qual afirmou que dois elementos chegaram numa moto Broz, cor preta, fingindo que iriam abastecer, sendo que o frentista tinha ido ao banheiro e o vigilante foi atendê-lo, momento em que anunciaram o roubo, subtraindo um celular e a quantia de dez reais da vítima. Os meliantes vestiam calças jeans, um com jaqueta vermelha e outro, preta, e ambos de havaiana branca, altos e magros. Os bandidos fugiram, contudo o Posto tem câmera de segurança e registrou o fato, que será investigado pela polícia.


IPUBÍ – SÍTIO POÇO – POLÍCIA PRENDE DUPLA QUE MATOU COMERCIANTE A TIROS NO CENTRO


O comerciante Antonio Carlos Ferreira da Silva, o Carlinhos de 39 anos, foi assassinado a tiros por volta das 22:40 de sábado, 08/02, enquanto trabalhava dentro do seu próprio trailer na Praça Neuza Lins no centro por um indivíduo armado de revólver. Segundo a polícia o assassino apareceu de repente de capacete e a pé, aproximou-se da vítima e efetuou cerca de 3 disparos de arma de fogo. Ainda segundo populares o atirador usava calça jeans e camisa preta e saiu caminhando pelo calçadão até o outro lado da rua, onde encontrou outro indivíduo em uma motocicleta não identificada, que esperava por ele, tomando assim destino ignorado. A guarnição da PM realizou diligências, mas não obteve êxito na captura dos suspeitos. A vítima foi conduzida ao hospital local e logo após, encaminhada ao Hospital Regional em Ouricuri, onde foi a óbito. No outro dia, domingo 09/02, por volta das 18:00, dando continuidade às diligências, policiais da Equipe Malhas da Lei conseguiram prender no Sítio Poço, zona rural do município, duas pessoas acusadas do crime, sendo o atirador identificado por João Paulo da Silva, de 26 anos, divorciado, cobrador, e Paulo César da Silva, de 31 anos, casado, metalúrgico, sendo este último o piloto da moto. A arma utilizada no crime foi encontrada em um terreno baldio do Sítio baixa e pertencia ao segundo elemento, sendo que o primeiro confessou a autoria dos disparos que vitimaram o comerciante. A dupla foi conduzida para a DPC de Ouricuri e autuada em flagrante delito.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco


Reportagem & Fotos - Fredson Paiva

A TRANSPOSIÇÃO, UM PROJETO DOS TEMPOS DO IMPÉRIO

eca4dda4f3db7edfb755b56cbe5ef168.jpgExistem registros de ocorrência de secas no nordeste do país desde o século 17, e desde o século seguinte o poder central português já planejava meios de combatê-la, como registrou o pesquisador Francisco Jácome Sarmento.  “A primeira aprovação de verbas para combater consequências de secas deu-se pós-independência (1822), resultante da grande estiagem de 1824-35. (…) Antes registrou-se a gênese das frentes de emergência (no período seco 1721-25), quando navios trouxeram mantimentos para os que aceitassem trabalhar em obras públicas nas novas vilas”, escreveu na obra “Transposição do Rio São Francisco – realidade e obra a construir”.

Uma história que João Ferreira Filho, tenente-coronel da reserva do Exército Brasileiro conhece muito bem. Engenheiro especialista em obras na área hídrica, Ferreira Filho conta que os dois anos de estiagem que o Nordeste enfrentou no tempo do Império – de 1844 a 1845 – motivaram o intendente da comarca do Crato, no Ceará, Marcos Antônio de Macedo, a propor um projeto para trazer água do São Francisco para o seu estado. O canal partiria de Cabrobó, em Pernambuco, para abastecer o rio Jaguaribe, um dos principais do Ceará. Foi o primeiro projeto de transposição das águas do rio São Francisco, elaborado em 1847.


Trinta anos se passaram sem que o imperador Dom Pedro II tomasse conhecimento do ousado plano, até que o Nordeste enfrentou outro período de secas, entre 1877 e 1879. Desistiu de retomá-lo, porém, porque estudos feitos pelo Barão de Capanema demonstraram não haver recursos técnicos para fazer com que as águas transpusessem a Chapada do Araripe, localizada na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.

Por isso, a primeira ação de combate a secas acabou sendo a construção do açude do Cedro, em Quixadá, no Ceará, vinte anos depois.

Em 1909, o governo republicano de Afonso Pena criou a Inspetoria de Obras Contra a Seca (embrião do atual Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs). A transposição chegou então a ser cogitada pelo seu primeiro presidente, Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa mas, em agosto de 1913, ele desistiu de implementá-la novamente por causa da elevação de 160 metros na área da Chapada do Araripe, que interromperia o curso das águas.

Miguel Arrojado defendia que o problema do Nordeste era educação, conforme proferiu em conferência no dia 23 de agosto de 1913, no clube de Engenharia do Rio de Janeiro, conforme consta no arquivo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e da Biblioteca Nacional: “Chegamos, assim, ao mais grave de todos os problemas: o da educação! Só ela, unicamente ela, permitirá que o povo goze de sã higiene, aprenda e aperfeiçoe a irrigação, promova a indústria compatível com a ambiência, adote a fenação e use o silo, não abandone o gado e melhore-lhe a raça, facilite-lhe a água não contaminada, devolva as culturas nas grandes várzeas irrigadas, abra por si poços, faça pequenos açudes, compreenda, enfim, a importância deste grande esforço que está sendo empregado em prol do seu bem-estar”.

EPITÁSSIO PESSOA - Em viagem à Europa, Epitácio Pessoa, presidente entre 1919 e 1922, encontrou a solução para o problema da elevação da chapada junto ao engenheiro português Fonseca Rodrigues: se houvesse uma queda d’água na  jusante de Cabrobó, em Pernambuco, então seria possível gerar a energia hidráulica e mecânica para transpor a Chapada do Araripe.

Quando assumiu a presidência, Epitácio Pessoa inseriu a Transposição da Chapada do Araripe e a implantação de açudes entre suas ações prioritárias. Ele deu ordens para a construção de 205 grandes açudes – a maioria abastecida pelas águas do São Francisco –, 220 poços profundos e cerca de 500 km de ferrovias.

Mais uma vez, porém, essas obras foram interrompidas: uma fiscalização chefiada por Cândido Mariano da Silva Rondon constatou desvios de recursos, o famoso “Relatório Rondon”, de 1922.
A seca, um segredo do governo militar

O tenente-coronel João Ferreira Filho, que acompanha de perto os projetos de combate à seca desde os anos 80, relembra outro projeto de transposição: “Em 1982 eu estava no 1º Grupamento de Engenharia, sediado em João Pessoa (PB), e recebi a missão de acompanhar o projeto do coronel Mário Andreazza para a execução da transposição do São Francisco”. O projeto era abrangente: envolvia os rios São Francisco, Parnaíba e Tocantins, com previsão para ser realizado em 40 anos. Seriam redirecionados, ao final, 330 metros cúbicos por segundo do Rio São Francisco e 300 do Rio Tocantins, a um custo estimado em US$ 3,3 bilhões. “O farto e chuvoso inverno em 1984 e também questões políticas paralisaram a execução do projeto”, lamenta o coronel Ferreira.

Nesse período, a população brasileira acompanhava pela mídia o sofrimento do povo nordestino na seca que durou de 1979 a 1983. O fato de as secas nordestinas serem cíclicas já havia sido preconizado em 1977 pelos pesquisadores Carlos Girardi e Luiz Teixeira, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Mas a informação era mantida em segredo pelo governo militar. Os pesquisadores previram secas com duração de cinco anos a cada 26 anos, e secas de menor intensidade, com duração de três anos, a cada 13 anos. “Como eu estava no ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica), naquela época, tive acesso a esta pesquisa. O argumento para o sigilo era o pavor e o descontrole que iria gerar na população”, lembra o coronel Ferreira.

ITAMAR FRANCO - A seca de 1991 a 1993 foi menos intensa, mas foi ampla, atingindo também Fortaleza, no Ceará, e Campina Grande, na Paraíba. Ciro Gomes, então o governador do Ceará, construiu o Canal do Trabalhador em apenas 90 dias para abastecer Fortaleza, trazendo águas do Rio Jaguaribe. Na Paraíba, o governador na época, Cícero Lucena, pleiteou sem sucesso recursos federais para construir a adutora de Moxotó para abastecer Campina Grande com águas do Rio São Francisco.

Em âmbito nacional, o ministro da Administração e da Integração Regional do governo Itamar Franco, Aluízio Alves, apresentou um projeto semelhante ao de Mario Andreazza, mas prevendo a retirada de apenas 150 metros cúbicos do Rio São Francisco, a ser realizado em 180 dias em caráter emergencial.  A seca terminou em 1994 e o projeto não chegou a sair do papel.

FHC - De acordo com o coronel Ferreira, a seca de 1997 a 1999 foi ainda mais abrangente. Desta vez, entraram em colapso os sistemas de abastecimento de água de Fortaleza, do Recife, Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e de João Pessoa. “O Recife era abastecido por água que vinha de navio, da Bahia. Na Paraíba o transporte de água até o município de Soledade era feito de trem e chegava ao preço de um grama de ouro o metro cúbico”, conta.

Assim, mais uma vez, a ideia da transposição de águas do Rio São Francisco voltou à pauta. O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso determinou a elaboração de um projeto de transposição inicialmente com um eixo, de Cabrobó ao Ceará. O então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, demandou que o governo federal ampliasse o projeto, incluindo o que é hoje o Eixo Leste. Seriam retirados 28 metros cúbicos por segundo pelo Eixo Leste, sendo 10 metros cúbicos para a Paraíba e 18 para Pernambuco. Pelo Eixo Norte, seriam retirados 99 metros cúbicos por segundo, sendo 10 para Pernambuco, 10 para a Paraíba, 37 para o Rio Grande do Norte e 42 para o Ceará. Ou seja: um total de 127 metros cúbicos por segundo de retirada de água, que beneficiaria 188 cidades. O custo estimado era de R$ 2.689.340.791,32.

Contudo, um grupo de empresas, entre elas a Odebrecht e a OAS Engenharia, havia obtido uma outorga pela Agência Nacional de Águas para usar 300 metros cúbicos por segundo para um mega projeto de irrigação, e assim não seria possível captar mais água sem comprometer o funcionamento da Hidrelétrica de Sobradinho. A polêmica durou até o final do governo Fernando Henrique. A solução foi reduzir a vazão de água na captação do Projeto de Integração do Rio Francisco.

LULA - Luís Inácio Lula da Silva, chegando à presidência, deparou com problemas em licitações, liberações ambientais e protestos populares contra a execução da obra, como a do bispo baiano Luiz Flávio Cappio, que impetrou uma greve de fome de 10 dias em protesto apoiado por ambientalistas de todo o país. Em agosto de 2007, foram iniciadas as obras dos canais de aproximação no Reservatório de Itaparica (Eixo Leste) e em Cabrobó (Eixo Norte) – veja omapa.

É o mesmo local de onde, um século e meio antes, o governo imperial pretendia captar água. 

DOENTE MENTAL QUE FUGIU DE AMBULÂNCIA EM SANTA FILOMENA É RECAPTURADO POR MORADORES E POLICIAIS EM OURICURI

As 23.30h de ontem, segunda-feira, a polícia militar foi informada, que um doente mental estava tentando entrar nas residências do Sítio Umburana, então os moradores o retiveram e acionaram a polícia. Chegando lá os policiais reconheceram o mesmo como sendo doente mental que teria fugido da ambulância de Santa Filomena, à tarde do pátio do Hospital Regional de Ouricuri. Ele foi encaminhado novamente ao referido hospital onde ficará internado.


Emanoel Cordeiro

PATRIOTA: “DILMA DESVIA DINHEIRO DO POVO PARA FAZER POLÍTICA”

Gonzaga Patriota destacou que um dos principais problemas do aumento do número de acidentes se deve à facilidade da compra da motocicleta.
Durante pronunciamento no plenário da Câmara Federal, nesta segunda-feira (10), o deputado Gonzaga Patriota (PSB) lamentou o que chamou de “desprezo do Governo Federal para com o povo nordestino”. Segundo ele, obras importantes para a região estão abandonadas, como, por exemplo, a Transposição do Rio São Francisco e a Ferrovia Trans nordestina.
“Em outubro de 2012, quando ainda fazíamos parte da base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), fizemos um duro pronunciamento mostrando que o Nordeste [...] apresenta internamente uma grande irregularidade na distribuição dos seus recursos hídricos. [...] Pedimos que a presidente abrisse os olhos, porque os investimentos realizados nas obras da transposição estão sendo menores que os gastos vergonhosos com carros-pipa, que não resolvem os problemas dos atingidos pelas secas”, disse o socialista.
“Passado mais um ano, tais liberações continuam a passos lentos. Mesmo se gastando muito dinheiro com programas paliativos de ajuda às vítimas da seca, as importantes obras de integração do Rio São Francisco com outras bacias não andam como andaram as obras dos estádios e aeroportos para a Copa do Mundo,” acrescentou Gonzaga Patriota.
Além da Ferrovia Trans nordestina e da Transposição do São Francisco, o deputado falou sobre o “Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores brasileiros, que está sendo corrigido de forma errada, pois estão sendo lesados com os valores que deviam receber por direito”.
“Não achando pouco o emprego dos recursos do FGTS em programas sociais, a exemplo do Minha Casa, Minha Vida, sem a garantia, pelo Tesouro Nacional, do seu retorno, o governo brasileiro corrige pela metade o FGTS, com a correção monetária através do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC)”, disse.

De acordo com o parlamentar, o dinheiro do fundo não pode ser desviado das suas funções legais e constitucionais, “principalmente para se fazer política em ano de eleição, como vem sendo feito pela presidente Dilma Rousseff (PT)”.
Vinicius de Santana

EDUARDO CAMPOS E INOCÊNCIO OLIVEIRA TRATAM DE SUCESSÃO ESTADUAL

Na conversa, o dirigente regional do PR reafirmou o apoio ao candidato que será escolhido pelo governador à sua sucessão (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
O governador Eduardo Campos (PSB) se reuniu, nesta segunda-feira (10), durante uma hora e 20 minutos com o deputado federal Inocêncio Oliveira, presidente do PR em Pernambuco, para tratar da sucessão estadual. Na conversa, o dirigente regional do PR reafirmou o apoio ao candidato que será escolhido pelo governador à sua sucessão. 
Segundo Inocêncio, Eduardo enfatizou que se mantém solidário com sua opção de ser ou não candidato à reeleição à Câmara Federal - há cerca de seis meses, o deputado anunicou que este seria seu último mandato. Em caso positivo, afirmou que Inocêncio poderá "contar com seu estímulo e apoio eleitoral".
 "Conversamos muito eele está consciente de que vai ganhar a eleição. O momento está muito favorável a ele",relatou o deputado, afirmando, ainda, que o governador acredita que os protestos de rua devem aumentar com a proximidade da Copa do Mundo e que isso vai trazer mais dificuldades para a presidente Dilma Rousseff (PT).
 Aliado de primeira hora de Eduardo Campos na campanha de 2006, Inocêncio garantiu que vai "para onde o governador for" e que, a pedido do socialista, só vai se pronunciar quando o nome do candidato ao governo de Pernambuco for anunciado.

 Segundo informações de bastidores, Eduardo deverá se encontrar com os presidentes dos partidos da base aliada. Há expectativa de que o nome do candidato à sucessão indicado pelo socialista seja divulgado até a próxima semana.

Sobre sucessão, o governador já conversou com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que desistiu de concorrer à reeleição, com o vice-governador João Lyra Neto (PSB) e com o deputado Sérgio Guerra, presidente estadual do PSDB. Os nomes cotados para concorrer ao cargo são o do ex-deputado federal Maurício Rands, o do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, do secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara. Todos são filiados ao PSB. A vice pode ser ocupada pelo deputado federal Raul Henry (PMDB).
Inocêncio Oliveira já esteve reunido com o senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB) e também com o o vice-governador João Lyra Neto.
Diário de Pernambuco

10/02/2014

PF DESTRÓI 403 MIL PÉS DE MACONHA NO SERTÃO PERNAMBUCANO


6152228c0d161863f9ddb19e6f861b00.jpgA Polícia Federal divulgou nesta segunda-feira (10) balanço de operação no Sertão pernambucano para erradicar plantios de maconha. Chamada de “4 Elementos”, a operação contou com um efetivo de 40 policiais federais e do Corpo de Bombeiros e foi realizada entre os dias 27 de janeiro e 5 de fevereiro. Durante a ação, foram destruídos 403 mil pés de maconha. 

Segundo peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística, três pés de maconha equivalem a aproximadamente um quilo da droga. Sendo assim, os pés destruídos poderiam render até 134 toneladas. 
Para localizar as plantações, os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais contando com o apoio de duas aeronaves. A varredura atingiu os municípios de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Inajá Manari, Betânia, Serra Talhada e ilhas costeiras do Rio São Francisco.
quadrado_maconha
De acordo com a PF-PE, o ciclo produtivo da maconha é acompanhado de perto pelos policiais, que agem no período da colheita, coibindo assim a secagem e distribuição da droga.

Do NE10

LAVADOR DE CARROS É MORTO A PEDRADAS EM ARARIPINA

Um jovem de 21 anos foi assassinado em Araripina, no Sertão de Pernambuco, no final da tarde desse domingo (9). O crime ocorreu na rua Ana Ramos Lacerda, no centro da cidade.
Segundo a polícia, o lavador de carros Damião Flavio Alves da Silva foi encontrado morto com marcas de pedradas na cabeça. Policiais realizaram rondas e conseguiram localizar dois homens apontados como suspeitos pela autoria do crime. Eles foram detidos e levados à delegacia de plantão na cidade.
No entanto, como não houve flagrante, após ser ouvida, a dupla foi liberada. O caso será investigado pela Polícia Civil de Araripina.

O corpo de Damião foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina, ainda no Sertão. Do NE10

MILITAR DO EXÉRCITO É ATROPELADO DURANTE TREINO FÍSICO EM PETROLINA, PE

Casal que estava na moto espera socorro pelo Samu (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)Um soldado do exército de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi atropelado por um motociclista na faixa, enquanto fazia o treinamento físico militar. O acidente com o jovem de 19 anos aconteceu na Avenida Cardoso de Sá, no bairro Vila Eduardo, Zona Leste.
Segundo o Sargento Ivanilto Negreiro, a vítima estava com outros três militares e foi atingido pela moto quando atravessava a avenida. “Ele foi socorrido pelo nossa ambulância e saiu daqui lúcido. Foi levado ao hospital apenas para fazer os exames, por precaução”, explicou Negreiro.

Uma mulher de 28 anos e um homem de 32 anos que estavam na moto também ficaram feridos, mas o quadro é estável, segundo a assessoria de comunicação do Hospital Universitário.G1petrolina

POLICIAIS MILITARES DA 7ª CIPM ERRADICAM PLANTIO COM 1.100 PÉS DE MACONHA EM SANTA MARIA DA BOA VISTA.

Sem títuloDando prosseguimento a Operação Crack realizada na área da 7ª CIPM, por volta das 10h00 deste domingo (09 FEV 14), o Graduado de Operações juntamente com o efetivo da GT Polígono de Caraíbas e a GT Patrulha Rural 25702, erradicou e incinerou um plantio com 1.100 (Um mil e cem) pés da erva cannabis sativa lineu, popularmente conhecida por maconha, com aproximadamente 01 (um) metro de altura.
O plantio foi localizado em uma área de mata fechada, próximo a agrovila 18, no projeto Fulgêncio, zona rural do município de Santa Maria da Boa Vista, a qual era irrigada com a água desviada da tubulação da Adutora do Oeste, próximo a divisa com a cidade de Orocó-PE..
No local não foi encontrado nenhum cultivador da droga, e uma amostra da erva, juntamente com os canos utilizados para a sua irrigação, além de uma enxada, foram conduzidos e entregues na DPC local, para a adoção dos procedimentos legais.
Blog do Banana


MAIS UMA RODOVIA ESTADUAL COM MATO INVADINDO A PISTA: DESTA VEZ O PERIGO É CONSTANTE NA PE 122 ENTRE LAGOA GRANDE E O DISTRITO DE JUTAÍ

Na semana passada, moradores dos núcleos irrigados N5 e C-2,  realizaram um protesto na antiga BR-235 que liga Petrolina á Casa Nova-BA, denunciando as más condições da estrada que agora está sob os cuidados do Governo de Pernambuco através do DER – Departamento Estadual de Estradas e Rodagens. Entre outros problemas, a população dos núcleos localizados no Perímetro Irrigado Nilo Coelho, apontou buracos e mato invadindo a pista e que mortes vêm ocorrendo devido à falta de manutenção da PE. Mas essa situação não é só ‘privilegio’ do povo que reside ás margens da ex BR-235, entre o município de Lagoa Grande/PE e o distrito de Jutaí, motoristas vivem o mesmo transtorno.
No caso a estrada em questão é a PE-122 que já foi rodovia federal também. O trecho citado praticamente não possui mais acostamento. O mato já está bem alto e nem sinal de serviços para amenizar a situação. A última ação para facilitar quem tem que passar pela PE-122, aconteceu há mais de três anos, um pedido feito ainda na última gestão ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), já que o DER não tomou nenhuma providência na época.
Os motoristas que vivem e passam por essas estradas da região do vale do São Francisco cobram pelo menos o roço nos acostamentos, e que mais atenção seja dada a trechos tão importantes para o desenvolvimento local e do estado para se evitar mais acidentes e mais transtornos ao povo dessas localidades. (Redação com informações do Blog Lagoa Grande Notícia)


IDOSA DESCOBRE QUE CARREGA FETO MORTO NO ABDÔMEN HÁ 44 ANOS



Uma idosa, de 84 anos, descobriu nesta sexta-feira (7) que carrega um feto no abdômen há 44 anos. A descoberta foi em uma Unidade de Saúde da Família de Natividade, no sudeste do estado de Tocatins. Ao consultar o médico José Dias, foi diagnosticado o abdômen com tumuração. Um pedido de um raio-x  foi feito e a constatação foi feita pela ginecologista, Marta Janete Dias Campos, que fez o encaminhamento da paciente para o Hospital Regional de Porto Nacional, a 66 km de Palmas, para fazer novos exames.
Segundo a ginecologista e obstetra Gesneria Saraiva Kratka, que atendeu a idosa em Porto Nacional, a mulher foi até a unidade fazer exames após sentir náuseas e fortes dores no estômago e acabou descobrindo o fato inusitado. Conforme a médica, a mulher, que é moradora de Natividade, prefere não se identificar. Ela contou à ginecologista que há 44 anos engravidou. Apesar de não ter feito o pré-natal, já que na época não havia médicos no município, ela percebeu o bebê crescendo e a gravidez evoluindo. Após algumas semanas, a mulher sentiu fortes dores e procurou um curandeiro.
“O homem passou remédios e ela disse que se sentiu melhor. A barriga não cresceu mais, o bebê parou de movimentar e ela pensou que tinha abortado”, relatou Gesneria.O feto morreu, mas continuou no abdômen da mulher. A médica explicou que a gravidez dela foi ectópica (fora do útero). Segundo a ginecologista, com o passar do tempo houve uma organização no próprio organismo, uma adaptação, que permitiu que a idosa passasse 44 anos sem sofrer complicações na saúde por causa do feto morto.
“Pela ultra-som não foi possível ver o feto. Nós fizemos um raio-x. Pelo exame é possível ver o rosto, os ossos dos braços, das pernas, as costelas e a coluna. Algumas partes estão ‘borradas’, estão em uma fase de calcificação e tiveram o aspecto modificado. É provável que o feto tenha morrido na 20ª semana, no máximo na 28ª”, explicou Gesneria.
A idosa ficou surpresa com a novidade, mas disse à médica que não quer fazer a cirurgia para a retirada do feto. “Ela é viúva e disse que se o feto ficou durante todos estes anos dentro dela, ela prefere não tirar”. Mas a ginecologista alertou que é importante fazer a cirurgia porque o feto pode trazer riscos à saúde dela. “Pode haver obstrução da alça intestinal, cólicas, retenção de fezes, aderência, tudo pode acontecer”.
Segundo a médica, um caso como esse é muito raro. “É sobrenatural. Mas ela não teme complicações. Nós vamos fazer novos exames para ver mais detalhes e depois vamos conversar com os parentes dela para ver se eles a liberam para fazer cirurgia”. A médica ainda disse que já tinha visto casos parecidos, mas nenhum deles a mulher ficou por tanto tempo carregando um feto morto. (G1)

EDUARDO NEGA ESCOLHA DE RANDS PARA DISPUTAR GOVERNO DE PERNAMBUCO E GARANTE: “DEBATE SOBRE SUCESSÃO COMEÇA HOJE”

O governador Eduardo Campos (PSB) procurou despistar e reagiu, neste domingo (9), às informações que circulam nos bastidores do PSB de que o ex-deputado Maurício Rands já teria sido escolhido candidato para disputar sua sucessão. Apesar da efervescência dos correligionários para a definição e da movimentação dos possíveis postulantes, o socialista sustentou que o debate em torno da eleição sequer começou, o que ocorrerá nesta segunda (10). Segundo ele, até o final deste mês serão fechados o programa e o candidato. “Eu entendo que muitas pessoas só sabem fazer política discutindo os nomes, mas eu aprendi a começar discutindo o que deve nos unir“, afirmou, em entrevista ontem na inauguração do Paço do Frevo. Na cerimônia, houve uma manifestação, pequena, contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Participantes levantaram faixas reclamando do evento esportivo, enquanto o prefeito Geraldo Julio (PSB) e o governador discursavam. Rands teria sido escolhido por reunir, no entendimento do governador, perfil político e desprendimento de cargos, já que, em 2012, então filiado ao PT, renunciou ao mandato de deputado federal por insatisfação com as brigas do partido. “Nova política” Endossando nacionalmente a defesa da “nova política”, Eduardo tem dito que primeiro discutirá o programa de governo para depois analisar nomes e formar a coligação. Com o lançamento na semana passada do documento com as diretrizes programáticas que serão defendidas pelo governador na campanha para presidente, hoje os 24 membros da Executiva estadual do PSB se reunirão para fazer sugestões ao material. O mesmo processo ocorrerá nos demais Estados. As costuras “oficiais” sobre o candidato devem “começar” na próxima semana, já que o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, quer fechar as contribuições para o programa até a sexta (14). Os partidos da base do governo estadual serão convidados a fazer sugestões. (Fonte: JC Online)FONTE: BLOG DO CARLOS BRITO

GILVAN SIRINO INAUGURA A ESCOLA JOSÉ HENRIQUE DA SILVA NO INTERIOR DE SANTA CRUZ

Foi realizada a inauguração da Escola José Henrique da Silva na fazenda piranha interior do município de santa cruz, no dia (9) deste mês de fevereiro, mais uma ação do governo de Gilvan Sirino de Almêda, onde contou com a presença de ilustríssimas figuras do nosso município e uma grande participação da população. O que nos chamou a atenção foi à necessidade de ser feito uma obra daquele porte, onde ira ajudar alunos da região da fazenda piranha e localidades circunvizinhas. A diretora adjunta Maria falou da satisfação de fazer parte de uma escola tão bem estruturada, onde salientou que a ex-secretária de educação Dona Francisca sempre teve o sonho de construir uma escola naquela localidade, e hoje ela estava vendo este sonho concretizado. A secretaria de educação graça de Menezes disse que todas as crianças têm um privilegio de estudarem em uma escola tão aconchegante e apta para acomodar pessoas de todas as idades. Parabenizou ao prefeito dizendo que aquela escola era de primeiro mundo. o vereador Cunegundes atual presidente da câmara de vereadores, também deu seu ponto de vista, atribuindo uma ótima colocação a respeito daquela instituição que ira servir para melhorar e aprimorar conhecimentos daqueles que irão usufruir da escola, ainda ressaltou que José Henrique da Silva deixou seu exemplo e pensou muito em ver aquela comunidade se desenvolver e por isso foi justo a homenagem de colocar seu nome na escola, por entender que essa pessoa tanto batalhou e hoje e uma gratificação ver que seus sonhos não foram em vão. Apesar das dificuldades a prefeitura tem se esforçado para trazer melhorias para o município de santa cruz. o ex-vereador Martonho mencionou que o município só vai para frente com pessoas capacitadas para satisfazer as dificuldades do próximo e que não há melhor lugar do que a escola. Pois é la onde esta os futuros profissionais do nosso pais. O vice-prefeito ressaltou que é um dia de alegria para ele, pois sabia o quanto a comunidade necessitava de uma escola tão ampla, a fazenda piranha tem um estabelecimento de ensino muito bom e agradável. Para fechar com chave de ouro o prefeito Gilvan Sirino de Almêda (PR), deixou simbólicas palavras dizendo que esse momento que estavam vivenciando era um momento de gratidão, pois é uma vitoria onde todos têm sua contribuição. Parabenizou sua equipe dizendo, que não mudou de profissionais, pois em time que esta ganhando não se meche. Comentou também do posto de saúde que brevemente começara sua construção, que será mais uma vitoria para ele e sua equipe, mencionou o quanto tem confiança no povo e em Deus, nunca cairá, pois é rodeado de profissionais competentes. Texto: Mariângela Batista

09/02/2014

LOGO MAIS NA FAZENDA PIRANHA

DEPOIS DA INAUGURAÇÃO DO PSF DA VILA SÃO FRANCISCO É HORA DE MAIS UMA OBRA. DAQUI A ALGUMAS HORAS MAIS UMA AÇÃO DO GOVERNO DE GILVAN SIRINO (O CRESCIMENTO CONTINUA), ONDE SERA INAUGURADO A ESCOLA DA FAZENDA PIRANHA, COM A PRESENÇA DO CANTOR MARQUINHOS DOS TECLADOS, FAZENDO A FESTA, SERÁ ASSINADO A ORDEM DE SERVIÇO PARA A CONSTRUÇÃO DO PSF.

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS ENDURECEM GREVE E JÁ SÃO 200 MIL CORRESPONDÊNCIAS EMPERRADAS NA AGÊNCIA DE PETROLINA

O diretor do Sindicato dos Funcionários dos Correios de Petrolina-PE, Antônio Lira, fez um balanço do movimento deflagrado no dia 30 de janeiro. A paralisação não é por melhorias salarial, revela Lira, mas para forçar a diretoria da Empresa Brasileira de Correios (EBC) a cumprir o acordo firmado na última greve no ano passado que não mexeria no plano de saúde da categoria. Ele conta que a empresa vem forçando os funcionários a entrarem num plano privado, quando todos estão satisfeitos com o plano de saúde oficial do órgão. Por causa da interrupção do serviço, só em Petrolina já são mais 200 mil correspondências e objetos parados na sede da empresa no município.
“São recebidas média de 40 mil objetos por dia e que estão sem serem distribuídos. A gente pede desculpa à população, mas estamos defendendo uma melhoria garantida em lei e que foi descumprida pela EBC no acordo firmado no Tribunal Superior do Trabalho para voltarmos ao trabalho na última greve do final do ano passado. A tendência são os Correios continuarem sendo notícia negativa na imprensa local”, lamentou Lira.
E o problema das correspondências não chegarem pode piorar em Petrolina, pois a entidade que reúne a categoria denuncia que existe uma defasagem de profissionais para realizar o serviço na cidade. “Hoje estamos com uma defasagem de 20 profissionais e já cobramos isso à empresa. Portanto aconselho as pessoas que tiverem boletos, faturas, para receber, que entrem em contato com as operadoras para saber como pagar essas documentos, porque eles não vão chegar aos seus destinos no prazo esperado com o quadro atual de funcionários que temos atualmente”, destacou Antônio Lira.

O dirigente sindical frisa que engana-se quando a mídia oficial dos Correios divulga na imprensa que haverá um mutirão para a entrega das correspondências em atraso neste final de semana. “É mentira. Isso tudo demanda tempo e não tem como acontecer. É mais uma falácia da EBC para enganar a população”, finaliza Antônio Lira. BLOG DO VINICIUS DE SANTANA

LULA FAZ CRÍTICAS AOS MINISTROS DO STF POR JULGAMENTO DO MENSALÃO

No evento organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em Ribeirão Preto, neste sábado (8), o ex-presidente Lula fez críticas à atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do caso mensalão. Sem mencionar o nome de nenhum representante do STF, Lula deu o recado, no qual afirmou que o papel do STF é falar nos autos do processo e não recorrer à televisão para expressar os pensamentos.
No discurso, segundo informações da Folha de São Paulo, Lula defendeu que se o objetivo dos ministros é fazer política, o mais indicado é ingressar em um partido e lançar a candidatura. O evento organizado na cidade paulista reuniu em média 1.500 pessoas e serviu como pré-lançamento da campanha do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha ao governo de São Paulo. (de Agência)