fevereiro 08, 2014

MORADORES DSE AFRÂNIO E DORMENTES PROTESTA CONTRA A COMPESA

Os moradores das cidades vizinhas de Afrânio e Dormentes resolveram protestar novamente contra a COMPESA( Companhia Pernambucana de Saneamento). O protesto aconteceu neste sábado (08) na BR-407 onde reuniu grande parte da população dos dois municípios que estão revoltados com a falta d’água constante nas torneiras. Um grito de revolta e de urgência para que uma solução seja tomada marcou a manifestação que contou com gente de todas as idades, comerciantes, trabalhadores, estudantes, enfim uma mobilização que uniu toda a cidade. Segundo a gerência reginonal da COMPESA, por meio de sua assessoria explicou o transtorno através de uma nota enviada a um Blog da região. Na nota a Companhia informou que os estouramentos sucessivos na adutora Maria Coelho prejudicaram todo o abastecimento não apenas de Afrânio (PE), mas de Dormentes (PE) e demais localidades circunvizinhas. A Compesa ressalta cada estouramento a água leva mais tempo para chegar com pressão às torneiras dos moradores, situação que afeta também o calendário de rodízio de abastecimento. Admitindo os transtornos, a Companhia acrescenta que já iniciou a troca de um trecho da adutora por uma de ferro, mais resistente, que contribuirá para a redução no número de estouramentos e, consequentemente, um aumento na vazão de distribuição. Com isso, a previsão é de que isso ocorra dentro da normalidade, obedecendo ao calendário de abastecimento estabelecido (Blog Bruno Brito/Vinicius de Santana)

V COPA SÃO JOSÉ COMEÇA NESTE DOMINGO

Começa neste domingo (09) a V Copa São José em Cacimba Nova com dois  confrontos pelo grupo A.
JATOBÁ  X  FLAMENGUINHO
SPORT DOMUS  X  MORRO ONÇA

BIÓLOGOS ENCONTRAM NOVA ESPÉCIE DE BORBOLETA EM PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO

Nova espécie de borboleta é encontrada nas obras da transposição do Rio São Francisco. (Foto: Divulgação/ Tv Grande Rio)Biólogos do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) que atuam em estudos do Projeto de Integração do Rio São Francisco encontraram uma nova espécie de borboleta. Ela apareceu na área de monitoramento no trecho da transposição em Brejo Santo-CE. A descrição da espécie já foi feita em um artigo que está prestes a ser publicado, apresentando assim a borboleta a toda comunidade científica.
O Coordenador do Cemafauna, Luiz César Machado, explica que na mata ciliar de Brejo Santo- CE a Cabrobó- PE é possível encontrar a nova espécie, que possui uma coloração diferente das outras. “Ela é muito parecida com as borboletas brasileiras, mas não apresenta uma mancha vermelha e tem um número diferente de nervuras nas asas”, explica.
Segundo Luiz César, a borboleta ainda não possui um nome. Mas tudo indica que ela receba uma identificação que faça referência ao Submédio São Francisco, lugar onde foi encontrada. No Cemafauna há cerca de 50 espécies de borboletas já conhecidas e catalogadas.
O centro foi criado em 2008 através de uma parceria entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Ministério da Integração Nacional.  O projeto conta com uma equipe de 50 biólogos e veterinários. A sede do Cemafauna fica no Campus de Ciências Agrárias da Universidade em Petrolina, no Sertão pernambucano.
Além do monitoramento dos trechos leste e norte das obras de transposição para perceber os impactos na flora e fauna, o centro se dedica também ao resgate, o tratamento e a catalogação de animais silvestres. Segundo o coordenador do Cemafauna, já foram capturados 23 mil exemplares de animais e 85 % deles retornaram para a natureza.
Além disso, também foi criado um Museu da Fauna com acervo de diferentes espécies, esqueletos que dão suporte a pesquisas nas áreas. O espaço criado em julho de 2012 revela a importância dos animais silvestres encontrados na caatinga.
O Museu da Fauna da caatinga tornou-se um ponto turístico da região, um espaço aberto à visitação e elaboração de atividades acadêmicas. As visitas devem ser agendadas pelo site do centro. O Cemafauna funciona de terça a sexta, das 9h às 18h e sábado em horário especial. Do G1 Petrolina


CORREIOS FAZEM MUTIRÃO DE ENTREGAS NO FIM DE SEMANA EM PERNAMBUCO


Os Correios realizam, neste fim de semana, mutirões nos 13 estados atingidos pela paralisação para colocar em dia a entrega de cartas e encomendas. O atraso ocorre porque a maior parte dos grevistas é da área de distribuição. Em Pernambuco, 60,17% do efetivo de carteiros previsto não compareceu na última quinta-feira (6), o que corresponde a 899 carteiros.

A ação faz parte do plano de continuidade de negócios da empresa para minimizar prejuízos causados pelo movimento grevista. De acordo com os Correios, outras medidas estão sendo adotadas, como realocação de empregados de outras áreas e realização de horas extras.

Os Correios também ingressaram com ação preparatória junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) solicitando a suspensão da paralisação, além da garantia de efetivo mínimo em cada unidade. A data do julgamento ainda não foi definida.

Ainda segundo os Correios, todas as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o Sedex, estão disponíveis. A exceção são os serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades.
Do G1 PE

ONS APONTA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DOS RESERVATÓRIOS DO NORDESTE


A falta de chuvas e o excesso de consumo por causa do calor levou os reservatórios do Nordeste a apresentarem redução no estoque de águas na quinta-feira (7), informou nesta sexta-feira (8) o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Até então, havia quedas diárias nos níveis de reservatórios dos sistemas Sudeste/Centro-Oeste e do Sul, enquanto Norte e Nordeste aumentavam seu armazenamento a cada dia. De acordo com os dados do ONS, os reservatórios do Nordeste terminaram a quinta-feira com 42,75% de sua capacidade, contra 42,81% no dia 5 e nível de 42,8% nos dias 3 e 4.

Já o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, apresentou nova redução ontem, passando de 38,87% da capacidade dos reservatórios no dia 5 para 38,52% ontem. No Sul, a queda foi de 52,72% na quarta-feira para 51,5% ontem. O Norte apresentou elevação dse seus reservatórios, subindo de 65,81% para 66,63%.

O ONS também voltou a registrar picos recordes de consumo nesta quinta-feira. O recorde foi encontrado no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, quando, às 15h47, o consumo chegou a 51.261 MW, acima do recorde de 51.187 MW do dia anterior. No Sul, o recorde foi marcado ontem às 14h29, quando o ocnsumo foi de 17.971 MW, contra máxima de 17.771 MW registrado na véspera.
Agência O Globo

QUEM SÃO OS VÂNDALOS DE SANTA CRUZ?


Coisas que acontecem com o ser humano que ninguém consegue entender, na semana passada vândalos quebraram o refletor do Portal da cidade menos de oito dias que tinha sido trocado e agora o mais absurdo quebrar o ofertório do cruzeiro de Frei Damião quinze dias depois de ser inaugurado para roubar 10 reais, gostaria de saber qual é o sentimento de uma pessoa como essa, por que tantas coisas boas pode se fazer e prefere fazer essas coisas que prejudica toda uma sociedade e não traz beneficio nenhum para si mesmo é preciso se ter consciência e ser humano ,não podemos achar que essas atitudes de destruir o patrimônio público de nossa cidade é normal.

Infelizmente tem pessoas com  nível intelectual  que acha que fazer o que é errado é certo e prefere prejudicar uma sociedade.

fevereiro 07, 2014

PREFEITO DE SANTA FILOMENA PARTICIPA DE REUNIÃO NO RECIFE



Prefeito de Santa Filomena Pedro Gildevan participa de reunião na compesa do Recife juntamente com o Presidente da Câmara de Santa Filomena, Adelvan Damasceno, representação da AVA, Associação dos Vereadores do Araripe, e representação do consórcio Cisape, REIVINDICANDO AÇÃO EMERGENCIAL NO ABASTECIMENTO DA CIDADE DE SANTA FILOMENA.

VÂNDALOS DESTRÓI OFERTÓRIO DO CRUZEIRO DE FREI DAMIÃO EM SANTA CRUZ

Frei 2
Na madrugada desta sexta (07) o mau exemplo de cidadania vem por parte de vândalos onde por volta das 02h da manhã subiram a será e cometeram o ato desagradável destruindo parte da proteção em acrílico na Base de Fundamentação do Cruzeiro de Frei Damião onde recebe as ofertas dos devotos, a revolta não é tanto por conta do financeiro, segundo informações não chegava a R$ 10,00 isso por que a equipe sempre faz o recolhimento ao final do dia.

Segundo o vigilante Jurandir José de Lima no momento do ocorrido o mesmo se encontrava na Capela devido à garoa que caia, ouviu um pequeno barulho, mas não foi possível a identificação.

Medidas de segurança serão tomadas para que possa evitar algo desagradável.

A replica da mão de Frei Damião foi recolhido pela equipe responsável ate que seja posto outro vidro de proteção.

Blog Santa cruz 24 hs

PREFEITO GILVAN SIRINO PARTICIPA DE REUNIÃO COM SECRETARIO TADEU ALENCAR EM RECIFE

Foto Blog do bruno Morais

Embora não convidado a participar da reunião da COMPESA – Companhia de Abastecimento de Água do Estado de Pernambuco com a AVA Associação dos Vereadores do Araripe na cidade do Recife, O Prefeito Gilvan Sirino (PR), não ficou só se lamentando e participou da reunião na  Casa Civil onde se encontrou com o secretario Tadeu Alencar e outros prefeitos do Araripe para tratar do problema de Água da cidade de Santa Cruz e outros assuntos de interesse da população do município.

HOMEM É DENUNCIADO POR DESORDEM NO INTERIOR DE SANTA CRUZ


As 17h de ontem (06), a vítima, José Ferreira Sobrinho, compareceu no Pelotão de polícia de Santa Cruz informando que a pessoa de Joaquim Nobre Viana, casado, agricultor, 46 anos, estava praticando desordem e perturbando o sossego de sua família no sitio Catolé em Santa Cruz. Disse a  vítima que o Joaquim Nobre, há muito tempo, vinha botando uma estaca no meio da estrada atrapalhando seus afazeres e que já tinha prestado queixa na delegacia mas ninguém resolveu o problema até o presente momento. Diante das informações prestadas, os policiais foram até o local e resolveram o problema amigavelmente, ambos assinando o termo de compromisso. Emanoel Cordeiro

SANTA FILOMENA-PE: POLÍCIA MILITAR APREENDE QUATRO ARMAS DE FOGO

Na tarde desta quarta-feira (05), por volta das 16h00min, a GT (Guarnição Tática) do 4º Pelotão de Santa Filomena – PE se dirigiu até a comunidade do Sítio São Gonçalo na zona rural daquele município, a fim de atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo, maus tratos e violência doméstica. Durante as diligências, a ação policial resultou na apreensão de 04 (quatro) armas de fogo de fabricações artesanais do tipo retro carga (soca-soca). As armas foram apresentadas na DPC de plantão da 201ª Circunscrição em Ouricuri – PE, onde o fato foi registrado. (Blog do Nilson Macedo)

ESTELIONATO: VELHO GOLPE, VITIMAS EM SANTA CRUZ

O Delegado de Policia Civil de Santa Cruz Dr. José Renivaldo, alerta a população para possíveis golpes de estelionatários, vitimas tem procurado a DPC para registrar BO, o fato aconteceu através de uma mensagem no celular afirmando que a vitima teria sido contemplada com um Fiat mais 50 mil reais do programa Jeguiti Cosméticos da emissora de televisão SBT, onde pediu que retornasse a ligação, inexperiente não imaginava que se tratava de um golpe onde chegou a fazer depósitos de R$ 7.775,00 tudo não passava de ilusão, esclarece Renivaldo. 

As ligações partem de celular na sua maioria do estado do Ceara, é usada conta laranja onde recebe o dinheiro e imediatamente se desfazem das mesmas.  


O delegado alerta “não caia nesse golpe caso contrario ficará no prejuízo”.
FONTE: BLOG SANTA CRUZ 24HS

GILVAN SIRINO: “MEU MELHOR AMIGO SERÁ AQUELE QUE AJUDARÁ CUMPRIR A LEI”

Durante três dias a equipe de educação do município de Santa Cruz esteve reunida com profissionais da rede escolar visando uma qualidade de ensino ainda melhor, presente na manha desta quarta (05) o prefeito Gilvan iniciou colocando a necessidade de mudar alguns costumes do passado, respeitando e ouvindo mais os funcionários.
Após ter ouvidos dias atrás um servidor do município, Sirino, colocou com bastante firmeza “eu quero mostrar a população e Santa Cruz e Pernambuco que tenho competência de ser um bom prefeito, EU QUERO SER, POSSO SER E VOU SER”. Dessa forma acredita poder junto fazer o melhor por nossa terra.

Relembrou mais uma vez que não se faz política olhando pra trás, acredita em seus profissionais, dessa forma será possível render bons frutos para a sociedade em todas as áreas.

Os problemas enfrentados em 2013 serão superados sem medo de ser feliz, em parceria (prefeitura, secretária de Educação/escolas e sociedade) será possível chegar ao objetivo desejado, lembrou o prefeito.

Para o desenvolvimento acontecer é preciso a participação popular foi o que destacou o executivo, não deixem de cobrar dos nove vereadores, do prefeito e do vice todos tem compromisso com o município.
Gilvan voltou a chamar atenção da necessidade do dialogo para se resolver os problemas e lembrou ‘temos oito vereadores na situação e um de oposição, mas com o dialogo já resolvemos muitos casos sem ser preciso “atritos”, é preciso respeitar as pessoas e saber agradecer’ disse.

Durante o decorrer do ano será possível outros encontros com palestrantes e capacitações para uma melhor qualificação profissional, com sintonia o gestor tem se dedicado para um trabalho cada vez melhor para todos.
No encontro as escolas com maior número de alunos apresentaram um resumo dos trabalhos realizados em 2013, um levantamento será feito logo no inicio do ano letivo em todas as escolas que contará com a participação das famílias, classe estudantil, equipe gestora e a secretaria de educação, visando assim uma educação de qualidade.
Aproveitado a solicitação do prefeito ao mostrar aberto ao dialogo a representando dos professores Daiane Tavares parabenizou a iniciativa e pela atenção ao sindicato, solicitou com urgência audiência junto os representantes da classe a discutição da carga horária e a redução (Anselmo), como também esclarecimentos quanto o Piso Salarial. Reconheceu a preocupação do executivo com o professor e espera que possa colocar em pratica tudo que foi dito e que possa obter sucesso, caso contrario estaremos para cobrar, concluiu Daiane. 

O prefeito que estará nesta quinta em Recife onde participa de audiência com o governador se colocou a disposição para o encontro.  

Meu melhor amigo será aquele que ajudará cumprir a Lei”, destacou Gilvan Sirino .


(Gerisvan Tavares do Blog Santa Cruz 24h) 

fevereiro 06, 2014

DORMENTES QUALIFICA E PREFEITO COMEMORA COM OS NOVOS CONCLUINTES

O Prefeito Ronieri Reis entregou os certificados aos concluintes do curso
O Prefeito de Dormentes-Pe.,  Roniere Reis entregou os certificados do curso profissionalizante de Operador de Máquinas Pesadas nesta  ultima quarta feira(5) em seu gabinete ao lado do Professor do curso,  Leandro Duartes, do  Secretário de Cultura, Esporte e Turismo Leniso Coelho e dos alunos concluintes, em uma solenidade informal,apenas para registrar o fato.
O Professor Leandro Duartes falou da importância do curso e o  Prefeito Roniere parabenizando a turma,  agradecendo por ter contribuído para a realização do curso, e de certa forma, com o sucesso obtido por todos.
Detalhes

O Curso profissionalizante de Máquinas Pesadas de Motoniveladora (patrol) e Retroescavadeira foi realizado, através de aulas teóricas e práticas com a carga horaria de 80h/a, realizado pela empresa DEJ-Consultoria e Capacitação, que contou com a participação de 23 cursistas. O curso veio a suprir uma necessidade do município, devido a pouca quantidade de profissionais qualificados na área. Vinicius de Santana

PREFEITO E VICE DE ALTINHO CASSADOS

Justiça cassa mandatos do atual prefeito de Altinho, José Ailson de Oliveira (PSD) e o vice Marcos Sampaio (DEM). Foto: Alex Brassan/Divulgação
O juiz eleitoral titular da 48ª Zona, José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, proferiu, nesta quarta-feira (5), decisão em que condenou o atual prefeito de Altinho, José Ailson de Oliveira (PSD) e o vice Marcos Sampaio (DEM), à perda dos seus cargos eletivos.

A sentença baseou-se em laudos periciais do Instituto de Criminalística que demonstram ser forjado o atentado ocorrido durante o pleito eleitoral de 2012, com o objetivo de influenciar a população. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi proposta pelo Ministério Público Eleitoral e corria em segredo de Justiça.

O magistrado determinou ainda que o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro das Associações (PT), assuma de imediato o comando da Prefeitura. O vereador afirmou que até o início da noite desta quarta-feira não havia sido notificado. “Por enquanto ainda sou presidente da Câmara. O que eu estou sabendo é somente dos comentários. Mas nada oficial chegou até mim”, disse Mauro das Associações.

Altinho é localizada no Agreste pernambucano, distante 168 quilômetros do Recife. A população, de acordo com o último censo do IBGE (2010) é de 22.363 habitantes. O eleitorado, segundo dados de 2010 do Tribunal Regional Eleitoral, é de 17.094.

Relembre – Durante a campanha para as eleições de 2012, o então candidato a prefeito de Altinho, José Ailson de Oliveira, afirmou ter sofrido uma tentativa de homicídio. Na época, ele disse a polícia que dirigia para a zona rural onde faria um comício quando o carro onde estava com outras duas pessoas foi alvejado, no dia 28 de setembro daquele ano. José Ailson teve escoriações nos braços e chegou a ser hospitalizado. Em novembro de 2012, a Polícia Civil concluiu o inquérito que investigou o suposto atentado e não comprovou a tentativa de homicídio.

Com informações do Blog de Mário Flávio.

fevereiro 05, 2014

VEREADOR DE DORMENTES CONVOCA A POPULAÇÃO PARA PROTESTAR E COBRAR DA COMPESA A ÁGUA QUE NÃO CHEGA HÁ MAIS DE 15 DIAS NAS TORNEIRAS DO MUNICÍPIO

E virou rotina mesmo a falta de água em cidades da região. Agora o problema atinge a população de Dormentes, cidade do Sertão do São Francisco. A população denuncia que há 15 dias não aparece água nas torneiras. Segundo o vereador Fernando Youtsuya, a Câmara de Vereadores já fez documento ao Ministério Público de Pernambuco pedindo providencias, mas ainda não obteve sucesso. “Creio que chegou o momento da população mostrar seu poder, reivindicar seus direitos. O último protesto reuniu pessoas de diversas entidades, mas não foi levado a sério pelos gestores da Companhia Pernambucana de Saneamento, a famosa Compesa. O momento exige que deixemos de lado as questões políticas e pessoais para juntar forças e tomar atitudes que resolvam a grave crise de abastecimento d’água que estamos vivendo”, denunciou o vereador. Fernando afirma que a Compesa não está tratando o assunto como prioridade. “Vi vizinhos abastecendo suas casas com carro pipa, pagando por água além da conta que chega todos os meses com a famigerada taxa de esgoto de 80%. Vamos tomar uma atitude, isso não é uma briga apenas dos políticos é de todos nós”, concluiu o vereador dormentense. FONTE: BLOG VINICIUS DE SANTANA.

fevereiro 04, 2014

MUNICÍPIOS NOTIFICADOS PELO TCE APRESENTAM RESULTADOS DA AVALIAÇÃO PREVIDENCIÁRIA


TCE-PE
Duas semanas após o Tribunal de Contas (TCE) verificar, por meio de um levantamento junto ao Ministério da Previdência, que 22 municípios pernambucanos deixaram de apresentar os resultados de seus regimes próprios de previdência, ou dados atuariais, cinco cidades regularizaram sua situação. São elas: Camutanga, Ibirajuba, Orobó, Ribeirão e São João. Outras três, Caetés, Moreilândia e Trindade, alegaram problemas operacionais para divulgação das operações e se comprometeram em efetuar a divulgação de forma correta, em breve.
O diretor do Departamento de Controle Municipal do Tribunal, Júlio César Rodrigues, reforça a importância da avaliação atuarial para a saúde previdenciária dos municípios. Através dela, é possível saber se os gestores municipais tratam com equilíbrio o sistema previdenciário de suas respectivas cidades.
Ao todo, foram expedidos ofícios circulares aos prefeitos e aos gestores dos regimes previdenciários dos 22 municípios solicitando esclarecimentos sobre a ausência da divulgação de avaliação. Até o momento, 14 municípios não apresentaram os dados e nem responderam ao ofício encaminhado pelo TCE, onde é feita a cobrança dos dados. São eles: Aliança, Angelim, Araripina, Barra de Guabiraba, Correntes, Goiana, Ipubi, itaíba, Itapissuma, Limoeiro, Manari, Santa Cruz, Santa Terezinha e Tracunhaém.

Informações: Tribunal de Contas do Estado

ESTADOS BRASILEIROS ARRECADARAM R$ 29,2 BILHÕES COM O IPVA EM 2013

Carros. Crédito: Carlos Silva/CB DA Press
Se todo brasileiro precisasse abrir a carteira e pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores (IPVA), no ano passado, cada um teria desembolsado R$ 145,75. O cáculo é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), com base no total arrecadado pelos estados em 2013. E não foi pouco: R$ 29,29 bilhões. Não custa lembrar que o IPVA é a segunda tributação mais importante para os estados, depois do ICMS.
Claro que nem todos os brasileiros pagam IPVA. Só os proprietários dos 81.600.729 de veículos da frota cadastrada no país. Fazendo a divisão da arrecadação pela frota, o valor médio do IPVA ficou em R$ 359,01. Sem nenhuma surpresa, São Paulo concentra quase a metade da arrecadação de IPVA do país, com R$ 12,45 bilhões. A frota por lá é de 24.560.202 de automóveis.
São Paulo é mesmo maior em tudo. Com uma média de R$ 506,98 por IPVA pago, o estado ficou com o maior valor médio do imposto no país. Apresentou também uma larga vantagem para o Distrito Federal, que com seus R$ 408,08 médios ficou com a segunda colocação. Já a menor média de IPVA ficou com a Paraíba. Cada proprietário pagou R$ 191,59 (em média).
E em Pernambuco? De acordo com o estudo do IBPT, o estado arrecadou no ano passado R$ 632,16 milhões com o imposto. Uma média de R$ 263,76 por proprietário. A frota estadual é de quase 2,4 milhões de veículos. Se cada pernambucano pagasse IPVA, daria R$ 68,65 por pessoa. Um detalhe importante: o dado do IBPT de arrecadação difere um pouco do balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda, que foi de R$ 660 milhões.
De acordo com o IBPT, “o estudo leva em consideração a arrecadação do IPVA projetada para 2013 pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), a frota automotiva, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, e a população brasileira projetada para 2013, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”. Aí está a diferença: o instituto trabalha com a arrecadação projetada. Não chega a matar ninguém.
Para este ano, a expectativa do governo de Pernambuco é a de arrecadar R$ 750 milhões com o IPVA. Os pernambucanos tiveram, em média, uma redução de 4,62% no valor do imposto na comparação com 2013. O pagamento começa em março. Quem optar pela cota única terá um desconto de 5%, mas precisará emitir a guia diretamente no site do Detran. Quem preferir parcelar poderá quitar o imposto em três vezes, através do boleto que receberá em casa.

Segue abaixo um quadrinho com as datas de pagamento do IPVA em Pernambuco:
Datas IPVA. Crédito: Arte/DP

UM HOMEM MORRE EM ACIDENTE NA BR-235 EM PETROLINA, PE

Acidente aconteceu na BR-235 (Foto: Paulo Ricardo Sobral/TV Grande Rio)
Um homem de 41 anos morreu na manhã desta terça-feira (04) na BR-235, entre os Núcleos 4 e 5 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Zona Rural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A polícia militar que esteve no local suspeita que ele tenha colidido com um caminhão enquanto pilotava a moto, o outro veículo não foi encontrado. O Samu chegou a ser acionado, mas quando chegou no local a vítima já estava sem vida .
O motociclista era morador do projeto N-4 e trabalhava na poda da goiaba em uma fazenda próxima.

Edimilson Pereira é trabalhador do Núcleo 5 e afirma que acidentes deste tipo são frequentes nesta localidade. “A pista está esburacada e não tem acostamento, além da alta velocidade que os carros trafegam”, disse. Do G1 Petrolina

CISTERNAS BENEFICIAM MAIS DE 15 MIL AGRICULTORES AFETADOS PELA SECA NO INTERIOR

12631453a136a5f4b602cfe5bd2c914f.jpgAs perdas com a seca dos últimos anos que fizeram em 2013, mais de 65 municípios pernambucanos decretarem situação de emergência, fazem parte da realidade do homem do campo que vive no cenário tórrido de um período longo de estiagem. Por isso, dentro do plano de universalização do acesso à água do governo federal, através do programa Água Para Todos, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) tem a meta de instalar até junho deste ano, três mil cisternas de polietileno, beneficiando mais de 15 mil agricultores de 14 cidades do interior do Estado.
Entre as cidades atendidas estão: Chã Grande, Gravatá, Passira, Frei Miguelinho, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério, Calçado, Jupi, Capoeiras, Cabrobó, Salgueiro, Mirandiba, Carnaubeira da Penha e Brejão. Até o momento, mais de 1.500 cisternas já estão em funcionamento na casa do agricultor. Os reservatórios, fabricados pela empresa Acqualimp, captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem, cenário típico do semiárido nordestino.
“Isso foi uma vitória muito grande pra gente. O povo da zona rural é esquecido e as dificuldades são grandes. A gente não tinha nem onde guardar água da chuva e pra beber só de açude ou barreiro, que pra pegar tinha que andar mais de uma hora. Hoje é essa fartura”, comemorou a agricultora Jovelina Maria da Conceição, 78, moradora do sítio Riachão, na zona rural de Chã Grande.
O material utilizado na fabricação dos reservatórios é adequado à região. “A resina de polietileno somente pode fundir a uma temperatura de 147o C, sendo que na região a temperatura máxima pode oscilar em torno de 50o C em períodos de clima mais severo, o que desmistifica a informação incorreta de que as cisternas derretem no calor do sertão”, explicou Amauri Ramos, diretor da fabricante dos reservatórios.
EM TEMPO - Em Pernambuco (do Agreste ao Sertão), 39.006 mil famílias estão sendo beneficiadas com a instalação das cisternas de polietileno, é que além da Funasa, os reservatórios também estão sendo entregues pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
 Do NE10



RECOMPENSA DE R$ 2 MIL PARA QUEM SOUBER DO PARADEIRO DE VEREADORES FORAGIDOS

2b2bdeb7576c25dc2d1ba5e59d3d9039.jpg
O Disque-Denúncia Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (31), a oferta de recompensa no valor de até R$ 2 mil para quem tiver informações sobre a localização dos vereadores Neto (PMN), Val de Cachoeira Seca (DEM) e Jadiel Nascimento (PROS). Os três parlamentares estão entre os cinco vereadores alvos da Operação Ponto Final 2 e são considerados foragidos da Justiça.
Quem souber de alguma informação que auxilie na localização dos parlamentares pode telefonar para o (81) 3421-9595, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata Norte, ou (81) 3719-4545, no interior do Estado. Também é possível repassar informações através do site da central www.disquedenunciape.com.br, que permite o envio de fotos e vídeos. O serviço funciona durante 24h, todos os dias da semana. O anonimato é garantido.
Segundo a defesa dos três procurados, um habeas corpus preventivo foi solicitado ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), isso porque eles só vão se apresentar caso consigam o documento. Já a defesa dos parlamentares Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (PROS), presos na tarde da última quarta-feira (29), solicitaram habeas corpus pedindo a soltura deles. A decisão favorável ou não do Tribunal sobre os pedidos pode sair a qualquer momento. Cinco mandados de prisão foram expdeidos esta semana pela 4ª Vara Criminal da cidade contra os parlamentares.

O CASO - De acordo com a polícia, os vereadores são investigados por suspeita de corrupção ativa, passiva e organização criminosa. Segundo o delegado que investiga o caso, Erick Lessa, Evandro Silva, Neto e Val teriam pagado aos vereadores Val das Rendeiras e Jadiel Nascimento para que eles assinassem o requerimento para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)que iria investigar possíveis irregularidades apontadas em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). Do NE10

EDUARDO CAMPOS DIZ QUE PROGRAMA DE GOVERNO SERÁ FINALIZADO NOS ESTADOS

 / Foto: Hélia Scheppa / JC ImagemO governador de Pernambuco e possível candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) afirmou nesta segunda-feira (3) que o documento com as diretrizes de um programa de governo elaborado pelo seu partido e a Rede a ser apresentado nesta terça-feira (4) em Brasília ainda será aprofundado e detalhado em cada Estado brasileiro. "Até julho vamos entregar à sociedade um programa devidamente construído, uma aliança em torno de ideias mostrando que é possível melhorar o Brasil".
"Na verdade este é um primeiro documento, são as linhas gerais", afirmou Campos, em entrevista, depois de ter feito um discurso de uma hora e dez minutos na reabertura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). "A partir daí (do documento) vamos aprofundar e detalhar, fazer seminários regionais com militância de cada região do Brasil". "O PSB e a Rede vão discutir isso em cada um dos Estados, debater suas realidades".
Ele lembrou que o atual documento foi fruto de quatro meses de debate com militantes dos dois partidos, das fundações socialistas que trabalham com pesquisas e com a contribuição da academia e da população via internet.
Para Campos, é possível retomar o crescimento com distribuição de renda e melhorar o conjunto de serviços públicos. "Mas para isso é preciso fazer um pacto social e político em torno de ideias, é preciso melhorar a política", afirmou. "Estamos tentando dar modestamente nossa contribuição".
O governador, que deve deixar o governo em abril para se candidatar à Presidência da República, fez uma prestação de contas do seu governo (2007/2013), destacando pontos positivos na educação, saúde, segurança pública e crescimento econômico. 
Ele não enfrentou oposição na Assembleia e contou com o apoio de 80% dos parlamentares. Com a nova composição partidária depois da sua decisão de disputar a Presidência, a oposição cresceu um pouco, mas não será obstáculo. O PTB e o PT saíram da base aliada, enquanto o PSDB saiu da oposição. 

Em tese, em 2013 a oposição era formada por nove deputados estaduais na oposição. Agora, são 13 - incluindo três tucanos que não aceitaram a aliança.Da AE

fevereiro 03, 2014

CANTOR LEONARDO É PRESO NO AEROPORTO JK COM CARTUCHOS DE MUNIÇÃO


Leonardo ficou detido na PF após tentar embarcar com 22 cartuchos de munição calibre 22. Fotos: Whatsapp/Reprodução
A Polícia Federal prendeu o cantor sertanejo Leonardo, em Brasília. O artista foi surpreendido por agentes no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek com 22 cartuchos de munição calibre 22. O material não é de uso proibido, mas o cantor, segundo a PF, não tem autorização para transportá-lo. A prisão ocorreu na última sexta-feira (31).

Leonardo ficou detido na PF, mas foi liberado após pagar fiança, em torno de R$ 10 mil.

SANTA CRUZ-PE: POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO ROUBADO NO ESTADO DO PIAUÍ

Na manhã deste domingo (02), por volta das 11h00min, policiais militares integrantes da Operação Polígono GE de Santa Cruz da Venerada – PE aprenderam o veículo, motocicleta Honda CG-125 de cor azul, placa LWD-6327/PI. De acordo com a polícia, o mencionado veículo foi apreendido durante uma abordagem policial de rotina na Rodovia PE-604 no perímetro urbano da cidade de Santa Cruz – PE, em poder do agricultor Francisco de Souza, 39 anos. Após consulta ao sistema SINEFT CIDADÃO, o policiamento constatou a existência de uma queixa de Furto/Roubo de tal veículo. O caso foi encaminhado a DPC local para adoção das providências legais. (Fonte: Blog do Nilson Macedo)

ARARIPINA - BAIRRO PLANALTO - COLISÃO DE CAMINHÃO COM MOTO DEIXA MORTA ADOLESCENTE DE 13 ANOS

Um acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira, 31/01, na Avenida Antonio de Barros Muniz no Planalto, deixou morta uma adolescente de 13 anos e ferido um jovem de 19 anos. Segundo a polícia por volta das 02:50 da madrugada de hoje, a polícia militar foi acionada para atender uma ocorrência de trânsito e quando chegou ao local, encontrou já sem vida e caída na pista, a adolescente Daniele de Souza Silva, estudante de 13 anos. 
A mesma apresentava esmagamento de face e traumatismo crânio encefálico. Ainda segundo a polícia o condutor da moto Luiz Fagner da Silva Alves, de 19 anos, solteiro, residente na Cohab-II, relatou que conduzia sua moto CG-150 de cor vermelha, placa, KGS-3771, quando viu apenas um vulto de um caminhão que bateu na lateral de sua moto e depois já estava no chão.
Ele teve escoriações e foi conduzido ao Hospital Santa Maria, onde ficou em observação. A polícia civil foi ao local e após a perícia, o corpo da garota foi removido pelo serviço funerário ao necrotério do Hospital Santa Maria. O corpo de bombeiros também se fez presente e isolou o local junto com a PM. 
O motorista não foi localizado na hora do acidente, mas o caminhão foi encontrado na mesma avenida nas imediações de um posto de combustíveis. Trata-se de um caminhão Mercedes Bens de cor azul, 1620, Placa KKP-3251, e estava carregado de blocos. 

Reportagem & Fotos – Fredson Paiva 

Fonte – Polícia Civil de Pernambuco



FALTA DE CHUVAS PRESSIONA FUNDO QUE FINANCIA REDUÇÃO DAS TARIFAS DE ENERGIA


Os R$ 9 bilhões reservados no Orçamento Geral da União para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em 2014 podem ser insuficientes para cobrir as despesas do fundo, que financia a redução da conta de luz. Segundo especialistas, a falta de chuvas, que aumenta o preço da energia de curto prazo, e o novo modelo do setor elétrico, que privilegia o subsídio às tarifas, pressionam as contas da CDE.

Até 2012, os imprevistos no setor elétrico eram bancados pelos próprios consumidores, que pagavam três encargos embutidos na conta de luz que financiavam o acionamento de termelétricas e a compra de energia no curto prazo pelas distribuidoras. Com o novo modelo do setor elétrico, dois encargos foram extintos. Apenas a CDE foi preservada, com a necessidade de ser complementada com recursos do Tesouro Nacional.

No ano passado, o Tesouro aportou R$ 7,9 bilhões na CDE por meio da emissão de títulos públicos, além de uma quantia não divulgada de antecipação de recebíveis (direito de receber) da usina de Itaipu. Neste ano, o governo mudou o procedimento e passará a fazer os aportes com recursos do próprio Orçamento. No entanto, o governo pode se ver obrigado a editar créditos extraordinários caso a verba para a CDE seja insuficiente.

O especialista em infraestrutura e projetos de investimento da Fundação Getulio Vargas (FGV) Rogério Sobreira elogia a iniciativa do governo de usar recursos orçamentários para socorrer a CDE. “Isso traz mais transparência para as contas públicas e para o setor elétrico do que fazer operações indiretas com títulos públicos. Dentro do espaço fiscal disponível, o governo quer criar um efeito positivo, mesmo que temporário”, disse.

O problema, segundo o professor, consiste em tornar permanente uma ajuda que deveria ser eventual. “O grande risco é as ações deixarem de ser pontuais e se tornarem constantes. Caso o setor elétrico precise de aportes do governo o tempo todo, o ideal seria ir direto nas causas, não nos efeitos”, acrescentou.

O presidente do Instituto Acende Brasil (centro de estudos voltado ao desenvolvimento de ações e projetos para aumentar o grau de transparência e sustentabilidade do setor elétrico brasileiro), Claudio Sales, não acredita que as ações do governo sejam apenas temporárias. Para ele, a possibilidade de que os repasses do governo para a CDE não diminuam nos próximos anos é grande. “O grande problema é que o novo modelo do setor elétrico deixou de ser sustentável. As tarifas deixaram de cobrir os custos, e as empresas atualmente só conseguem pagar as contas se o governo subsidiar”, disse.

De acordo com Sales, a não realização de compra de energia do leilão em 2012, para o ano seguinte, deixou as distribuidoras com uma carência de 6 mil megawatts de energia. Para suprir a oferta necessária, as companhias têm de comprar energia nos leilões de curto prazo, cujos preços são voláteis e disparam em tempos de escassez de chuva. “No último leilão, o preço do megawatt-hora ficou em torno de R$ 400. No próximo, deverá chegar a R$ 800”, explicou.

Com as empresas cada vez mais pressionadas por custos elevados, Sales acredita ser bem provável que o governo precise transferir mais recursos à CDE que o planejado. “Sem a CDE, as empresas não conseguem nem fechar a conta porque as tarifas estão artificialmente baixas”, disse. Para os próximos anos, ele sugere que o governo eleve o teto dos preços dos leilões de médio e de longo prazo para atrair interessados em vender a energia e reduzir a dependência em relação aos subsídios ao setor elétrico.
Agência Brasil