07/09/2013

AGRICULTORES DE SANTA CRUZ RECEBERAM AUXILIO PARA A FIXAÇÃO DAS CISTERNAS DE PLÁSTICO



Empresa realiza pagamento as famílias de Santa Cruz que receberam as polêmicas cisternas de plástico. O pagamento consiste em um acordo que a empresa fez com os beneficiários, a onde o beneficiário colocaria a areia para a fixação das cisternas e depois a empresa ressarcia as mesmas com 50,00 reais. O pagamento foi realizado no Parque Gabriel Carlos nestes sábado 07 de setembro.

03/09/2013

FALTA DE ÁGUA NA CIDADE DE SANTA CRUZ JÁ PASSOU DE VERGONHA

Chegou o inicio de setembro e nada da água chegar nas torneiras da população de Santa Cruz, alias os carros pipas que a Compesa prometeu até agora deixa muito a desejar, já que algumas ruas da cidade até agora não viram nem a cor deles muito menos  á água. Na verdade o problema e grave e parece que a solução está longe de se resolver, enquanto isso a população continua a sofrer sem ter água pelo menos para as necessidades básicas. É preciso ver a onde esta o problema já que a Compesa deixa a desejar desde quando o açude das Cacimbas secou e deixou de abastecer a cidade. Quando á água passou a vir da cidade de Ouricuri esse problema sempre é recorrente. A Avenida Antonio Floresta está a mais de 90 dias que não chega água nas torneiras, mais todo mês chega a conta, a população está indignada com a situação e não aguenta mais. 

02/09/2013

MELANCIA FORRAGEIRA UMA NOVA OPÇÃO PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

Técnicos da Gerência Regional do IPA, em Surubim, implantaram no município uma Unidade Demonstrativa (UD), de melancia forrageira, na Fazenda Santa Luzia. O objetivo da ação é difundir mais uma opção de oferta de alimentos para consumo animal, por se tratar de um produto com cerca de 90% de água, 10% de matéria seca, 7% a 10% de proteína e muito rico em sais minerais. O plantio, iniciado em abril desse ano, contou com a assistência técnica dos extensionistas Anselmo Vaz, Elias Moura e Simone Bernardo.
De acordo com gerente Regional de Surubim, Francisco Lopes, após 90 dias a produtividade média foi de 180 t/ha. “Com a colheita, serão selecionadas as sementes, que irão ser utilizadas em plantios futuros”, explicou.
No período de estiagem prolongada a melancia serve como alternativa para alimentação de bovinos de corte e de leite, além de demandar menos água para consumo. Se um animal comer 30 kg de melancia, estará absorvendo 27 litros de água. Naturalmente o fruto maduro conservado, em local seco e arejado, preserva suas qualidades nutricionais por mais de um ano, em forma de farelo pode chegar até a quatro anos.
 

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

GILVAN SIRINO DISTRIBUI ÓCULOS PARA A POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ


Neste sábado (31) o Prefeito Gilvan Sirino e a primeira dama  Aparecida realizaram a entrega de óculos para a população carente, a secretaria  de saúde Cleidjane  disse ainda que  em breve a prefeitura estará fazendo mais convênios para que a população carente tenha acesso a consulta e os óculos.
Cleidjane Jacó garantiu que em quinze dias o município estará entregando 80 á 90 próteses dentarias  para a população.
O prefeito garantiu que apesar do município esta sofrendo com a seca o governo não vai deixar de dar assistência à população no que for necessário e continuará entregado óculos e próteses dentárias para a população. Vereadores e secretários também prestigiaram a entrega dos óculos.