sábado, 25 de abril de 2020

DEFLAGRADA 2ª FASE DA OPERAÇÃO QUE INVESTIGA ASSASSINATO DO IRMÃO DE GONZAGA PATRIOTA


A Polícia Civil deflagrou na tarde desta sexta-feira (24) a segunda fase da operação ‘No Rastro’.Esta é uma investigação que foi iniciada para investigar o homicídio de Ercílio Freire dos Santos, irmão do deputado federal Gonzaga Patriota. O crime ocorreu no dia 02 de fevereiro em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Esta segunda fase da operação foi realizada nas cidades de Petrolina e de Lagoa Grande. Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva para a mentora intelectual do homicídio e um dos participantes. Os investigados foram indiciados e um deles recolhido à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes e outra à Cadeia Pública Feminina de Petrolina.
Segundo a polícia, diligências continuam sendo realizadas para prender o executor do crime. A investigação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência do Sertão (NI/DINTER 2), e no campo operacional com o apoio do 5° BPM , 2° BIESP e do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social.
Já a primeira Fase da operação resultou no cumprimento dos mandados de prisão temporária de duas pessoas, além de cumprimentos de Mandados de Busca e Apreensão domiciliar.
Por G1 Petrolina 

VOLUME ÚTIL DA BARRAGEM DE SOBRADINHO DEVERÁ PASSAR DOS 90% NESTE FINAL DE SEMANA, DIZ CHESF


A Barragem de Sobradinho (BA) está cada vez mais perto de sua capacidade máxima, segundo o novo relatório da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
Pelas previsões, o volume útil do reservatório atingirá 90,51% neste sábado (25), enquanto no domingo (26) deverá ir para 90,95%. Sobre a defluência (quantidade de água liberada), o patamar se mantém em 1.600 metros cúbicos por segundo (m³/s). Carlos Britto

RESULTADOS DE PEDIDOS DE ISENÇÃO DE TAXA NO ENEM ESTÃO DISPONÍVEIS


Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar sua situação na Página do Participante, no site ou no aplicativo, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgadas hoje (24). 
De acordo com o instituto, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do Enem, já foram analisadas todas as solicitações que comprovam, com documentos, os perfis de isenção definidos pelos editais do Enem, mas o sistema segue aberto para o envio de novos pedidos.
Todas as justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas, e futuros inscritos nesta situação já têm garantida a gratuidade de inscrição para o Enem 2020.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

GOVERNO DE PERNAMBUCO RECOMENDA QUE POPULAÇÃO USE MÁSCARAS AO SAIR DE CASA

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou, nesta quinta (23), um decreto que recomenda à população em geral que use máscaras sempre que houver necessidade de sair de casa por motivo emergencial. O uso de máscaras passa a ser obrigatório, porém, para quem trabalha em estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado na pandemia do novo coronavírus. A determinação entra em vigor na segunda (27).

PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA SERÁ ADIADA PARA JUNHO EM PE


A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi adiada para o mês de junho em Pernambuco. A imunização dos rebanhos de bovinos e búfalos seria realizada de 1º a 31 de maio. A medida foi confirmada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para preservar as medidas de isolamento social recomendadas no enfrentamento ao novo coronavírus.
Segundo a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), o novo período de vacinação será realizado de 1º a 30 de junho. Em Pernambuco, serão imunizados 1.899.604 animais. Já em Petrolina, no Sertão, 13.176 animais devem ser vacinados.
A febre aftosa é uma doença infecciosa que causa febre, seguida do aparecimento de aftas principalmente na boca e nos pés do animais. A vacinação é uma das principais estratégias para erradicar a doença.
Durante a pandemia, a Adagro disponibilizou um sistema para que sejam solicitados, de forma online, a emissão de documentos sanitários. A iniciativa é para evitar o deslocamento dos produtores rurais as agências e prevenir o contágio do novo coronavírus.
Por G1 Petrolina

ANTONIO FERNANDO E PREFEITOS DO ARARIPE PEDEM TRANSFORMAÇÃO DA UPAE DE OURICURI EM HOSPITAL DE CAMPANHA DA COVID-19


Uma parceria importante para reforçar as estruturas de saúde do Sertão do Araripe na crise do Coronavírus. Em pronunciamento durante a sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, na manhã desta quinta-feira (23.04.2020), o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) defendeu a proposta do CISAPE – Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano, de unir forças com o Governo do Estado para que a UPA-E de Ouricuri – atualmente com atividades suspensas – seja transformada em um Hospital de Campanha da Covid-19.A proposta já vinha sendo defendida pelo deputado. Há duas semanas, Antonio Fernando apresentou a Indicação Nº 3657/2020 na Alepe, solicitando ao Governador Paulo Câmara a destinação da UPA-E  de Ouricuri para receber pacientes de Coronavírus. “A ideia já integrava nossa ação parlamentar. Apresentamos requerimento e defendemos em pronunciamento na última plenária virtual. Mas agora, com essa parceria com os prefeitos, a proposta ganha muita força e acredito que o pleito será atendido pelo Governo de Pernambuco”, afirmou Antonio Fernando.

Prefeitura de Santa Cruz, no Sertão do Araripe, realiza entrega de kits alimentares para os alunos da rede pública

Secretaria de educação começou a fazer a entrega dos kits alimentares para os alunos matriculados na rede municipal de ensino, nesta quarta feira (22) e permanecerá entregando em todas as escolas e para evitar aglomerações está sendo entregue por turma.

O kit é composto por alimentos que fazem parte do cardápio da alimentação escolar e o objetivo é garantir que os estudantes mais necessitados tenham acesso à alimentação nesse período de ausência de merenda, considerando que para alguns estudantes. Merenda escolar sempre foi uma prioridade nas escolas e sabemos que para muitos desses alunos é a principal refeição do dia.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

quarta-feira, 22 de abril de 2020

TSE SUSPENDE CANCELAMENTO DE 2,5 MILHÕES DE TÍTULOS ELEITORAIS



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (22) suspender o cancelamento de 2,5 milhões de títulos de eleitores que não compareceram ao processo de revisão biométrica. A suspensão ocorreu devido ao período de isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus. Com a medida, os eleitores estarão aptos a votar nas eleições de outubro. 
Segundo o TSE, a suspensão do cancelamento ocorreu em 11 estados. Os eleitores que estavam com pendências no documento deverão resolvê-las após as eleições. 
O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país. Agência Brasil

SECRETARIO DE SAÚDE E POLÍCIA ORGANIZA FILA EM SANTA MARIA DA BOA VISTA POR CONTA DO COVID - 19


Na manhã desta quara feira 22/04 em Santa Maria da Boa Vista, o Repórter da Rádio Orocó FM Gilberto Pereira, acompanhou de perto o trabalho realizado pelo pessoal da 7‘ CIPM através do Sargento Bispo e do Secretário de saúde do Município de Santa Maria da Boa Vista, Nelson Eduardo na organização da fila na casa Lotérica da Cidade, onde tinha muitas pessoas, e eles organizando para evitar aglomeração de pessoas devido a epidemia do novo coronavírus. A lotérica que desde quando começou o pagamento do Auxílio Emergencial. Segundo o Repórter Gilberto Pereira, muitas pessoas passam a noite em frente a caixa à espera de ficha para conseguir o saque d o Auxílio emergencial devido a epidemia do COVID - 19.

CORONA VÍRUS: PREFEITURA DE SANTA CRUZ REALIZA ENTREGA DE MÁSCARAS E VERIFICA TEMPERATURA NAS FILAS DE ATENDIMENTO BANCÁRIO



A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde vem trabalhando pensando no bem estar de cada um e zelando pela saúde, a gestão instalou pias na avenida principal onde tem acesso a casa lotérica, foram distribuídas nesta manhã de quarta-feira, máscaras para as pessoas que se encontravam na fila de espera, foi disponibilizado álcool em gel e sabão para higienização de cada um.
Para tentar melhorar a segurança, a Vigilância Sanitária passou a realizar a medição da temperatura das pessoas que estão nas filas de esperar para atendimento bancário, bem como, realiza a distribuição de máscaras e orientações para o local, lembrando que as máscaras começaram a ser entregues desde a semana passada.
Melhorar a saúde e a qualidade de vida da população é um desafio constante para todo gestor. “Aqui isso é levado a sério”, enfatiza a gestora Eliane Soares. Os cidadãos sempre exigirão o melhor. Então precisamos estar atentos a esses anseios, investindo e melhorando as condições de atendimento da área da saúde e é pra isso que estamos trabalhando, finalizou.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

REDE ESTADUAL: CONFIRA QUAIS OS ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS PARA O CARTÃO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM SANTA CRUZ



 Na quinta (23) e sexta-feira (24),  alunos da rede estadual de ensino de Santa Cruz e os demais mais municípios coordenados pela GRE  Sertão do Araripe, receberão o cartão de alimentação escolar no valor de R$ 50.


A entrega  será realizada nas escolas da Rede Estadual exclusivamente ao responsável pelo estudante, devidamente identificado e portando documento com foto, na escola onde estuda. A distribuição  seguirá um cronograma de horário conforme a série de cada estudante.

O nome dos alunos beneficiados encontra-se no site  da Secretaria de Educação e Esportes (www.educacao.pe.gov.br). O cartão só poderá ser utilizado em compras de produtos alimentícios e nos estabelecimentos credenciados.

Confira os estabelecimentos credenciados em Santa Cruz:

HOSPITAL DE SANTA CRUZ JÁ TEM DISPONÍVEL TESTE RÁPIDO PARA COVID -19


ENTREGA DE KIT ALIMENTAR EM SANTA CRUZ PE INICIARÁ NESTA QUARTA 22


CONSULTE O CALENDÁRIO (DATA) NA ESCOLA DO SEU FILHO

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta terça feira (21) o CALENDÁRIO DE ENTREGA DE KIT ALIMENTAR, cada escola estará realizando a entrega dos kits as famílias que tem alunos matriculados na instituição de ensino.

A Secretaria de Educação providenciou um termo de renúncia para os pais ou responsáveis que queiram doar o kit alimentar para outra família mais vulnerável, a qual ficará para outro aluno matriculado na mesma escola, uma ideia que vem sendo aceita e louvável por a comunidade.
Os pais deverão ir a escola munidos dos documentos pessoais e o registro de nascimento dos filho/aluno(s). A Secretária de Educação Daiane Tavares, estará na Rádio Cultura FM, nesta quarta 22 às 12h30min. Santa Cruz 24 hs

terça-feira, 21 de abril de 2020

JOVEM DE 20 ANOS MORRE APÓS SER ATROPELADO POR CAMINHÃO NA BR-428 EM CABROBÓ



Um jovem de 20 anos morreu na noite de segunda-feira (20), após ser atropelado por um caminhão na BR-428 em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima foi identificada como Lucas Daniel Mendes da Silva.
Segundo a PRF, o motorista do caminhão se apresentou na delegacia de Polícia Civil de Cabrobó e prestou depoimento.
O Corpo do jovem foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Petrolina para ser realizada a perícia e investigado o caso.

 G1 Petrolina

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CRUZ INICIA AINDA NESTA SEMANA A ENTREGA DE KITS ALIMENTAR.


Tendo em vista a situação de calamidade pública e suspensão das aulas no município, a SEDUC de acordo com orientações do FNDE, resoluções e decretos já emitidos, iniciará a distribuição dos Kits Alimentar.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) juntamente com a Secretária de Educação, deliberou na última quarta-feira (15) medidas decisivas para distribuição da merenda já que as aulas estão suspensas e não temos previsões de volta.

Iniciaram a montagem dos kits nas escolas e será divulgado na rádio e em redes sociais o calendário de entrega para distribuição da merenda que será nas suas respectivas escolas. Santa Cruz 24 hs

PARNAMIRIM CONFIRMA SEU PRIMEIRO CASO DO NOVO CORONAVÍRUS


A Secretaria de Saúde de Parnamirim (PE), no Sertão Central, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no município nesta segunda-feira (20). O paciente, um homem de 42 anos e morador da zona urbana, realizou o teste rápido que confirmou a doença.  Ele está em quarentena domiciliar e apresenta sintomas leves. Os familiares do paciente estão sendo monitorados por uma equipe da Secretaria de Saúde e permanecerão em quarentena.
Com a confirmação deste caso, o boletim tem até o momento com 18 pessoas monitoradas por síndromes gripais, 19 casos de Covid-19 descartados, um suspeito e um confirmado. “Estamos reforçando o pedido para que as pessoas fiquem em casa. Com a doença confirmada em nosso município, o isolamento social é ainda mais importante”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Helga Sampaio.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

EM ENTREVISTA SECRETARIO DE SAÚDE DE OROCÓ FALA DO PRIMEIRO CASO CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO


No início da tarde dessa Segunda - Feira 20/04/20, o Secretário de Saúde da Cidade de Orocó, o senhor Ricardo concedeu entrevista ao Repórter do Programa Aqui Agora da Rádio Orocó FM, Gilberto Pereira, onde o secretário falou sobre um caso  do novo Coronavírus registrado e confirmado aqui na Cidade de Orocó, segundo informações do secretário, ao Repórter Gilberto Pereira , trata - se dá um paciente do sexo masculino, de 38 anos de idade. O mesmo é Natural de Orocó, e se encontra o internado no Hospital Regional de Salgueiro desde o dia 11/04 /20, onde informou endereço domiciliar em Salgueiro. De acordo com o Secretário, no decorrer do dia, como o paciente estava internado em Salgueiro e não tínhamos conhecimento, tivemos a surpresa desse resultado hoje.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ ADQUIRE RESPIRADOR MECÂNICO (PORTÁTIL)


Sempre pensando na população Santacruzense, a gestão fez a aquisição de um aparelho respirador portátil para o Hospital Municipal João Rodrigues de Souza.
A aquisição deste aparelho muito beneficiará a população e oferecerá segurança para os pacientes que utilizam o serviço de emergência, sendo, também uma forma de facilitar e humanizar o serviço ofertado à população. A presença do equipamento é fundamental no tratamento de pacientes positivados graves com corona vírus.
O município não poupou esforços para adquirir um aparelho de grande importância, mesmo em período de crise a aquisição foi efetuada com recursos do próprio município (valor: R$ 87.000,00).
Lembrando que, foi realizado hoje no Hospital João Rodrigues de Souza o curso de capacitação para os profissionais da instituição, sendo eles:
Dr Francisco (Diretor Clinico), Fredson Gonçalves, Gabriela Tavares e Rikaele Lima.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

EM SANTA CRUZ PE, ESCOLA ESTADUAL EREM ELVIRA GRANJA DE SOUZA SOFRE ARROMBAMENTO NESTE FINAL DE SEMANA



Durante este final de semana vândalos adentraram nas dependências da EREM Elvira Granja de Souza em Santa Cruz, e roubaram vários equipamentos eletrônicos:
· 02 datashow BENQ PROJETOR SVGA MS531 de cor branca
· 01 datashow EPSON Powerlite S31 de cor branca
· 01 câmeras fotográficas Panasonic 16.1 MP DCM – FH8LB vermelha
· 01 câmeras fotográficas Panasonic 16.1 MP DCM – FH8LB preta
· 02 filmadoras SONY Memory DCR – SX21
· 01 TV LCD 42” SEMP TOSHIBA LC4246FDA
· 01 caixa de som preta amplificada com rodinhas BOOTES BTU – 520 MATV
· 10 computadores de mão - Tablet POSITIVO MOBO 5950

· 01 microfone sem fio VHF SP 200


A gestão da escola solicita à comunidade em geral que, se tomarem conhecimento de alguém vendendo ou negociando algum destes aparelhos, entre em contato com a Policia Militar ou com a gestão da escola.

Inf. Santa Cruz 24H

EM IPUBI, 5 DOS 8 CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVIRUS JÁ ESTÃO RECUPERADOS DA DOENÇA


A cidade de Ipubi é a única que registrou casos confirmados do novo coronavírus no Sertão do Araripe e está entre os 10 municípios do interior do Estado com maior incidência de casos, de acordo com a Secretaria de Saúde. No total já são 8 casos testados positivo para o novo Coronavírus.
No entanto, nem tudo são notícias ruins.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Ipubi, das 8 pessoas que foram infectadas pelo vírus, 5 já tiveram a cura clínica, duas permanecem em isolamento domiciliar e uma em internação.
A ampliação da testagem rápida dos pacientes com sintomas e que precisam ser internados explica o aumento do número de casos no município. Cerca de 300 testes rápidos para COVID-19 foram adquiridos pela Prefeitura.

GOVERNO DE PERNAMBUCO INICIA DISTRIBUIÇÃO DO CARTÃO DE ALIMENTAÇÃO PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA


A distribuição do Cartão de Alimentação Escolar para as famílias dos estudantes da rede de ensino estadual tem início nesta segunda-feira (20). A entrega será feita aos responsáveis dos alunos, que, de acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, não devem ir à escola para evitar aglomerações. Para receber o benefício, é preciso apresentar documento de identificação com foto do responsável pelo estudante. A distribuição inicia no Recife, onde ocorre até a terça-feira (21), e depois segue para os municípios da Zona da Mata, nos dias 22 e 23 de abril, e para as cidades do Agreste e do Sertão, nos dias 23 e 24. Cada família tem direito a apenas um cartão. O valor total disponível será equivalente ao número de filhos matriculados na rede pública.

CAMINHÕES CARREGADOS COM REMÉDIOS ROUBADOS SÃO RECUPERADOS NO SERTÃO DE PE


Dois caminhões tiveram sua carga recuperada neste sábado (18) e seus motoristas liberados após terem sido feitos de reféns durante assalto. O crime aconteceu no Sertão de Pernambuco. Os veículos estavam carregados com caixas de remédios e foram resgatados em trechos separados da BR 232, sendo um em Sertânia e outro em Flores. A ação é de autoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM).
De acordo com informações divulgadas pela PRF, os agentes receberam as primeiras informações sobre os crimes e solicitaram apoio da Polícia Militar para localizar os caminhões.