segunda-feira, 4 de maio de 2020

DORMENTES: MULHERES NA POLITICA


Em Dormentes (PE), cidade conhecida por ter uma população que praticamente respira política, a disputa eleitoral está praticamente definida. Será uma luta entre duas lideranças femininas: A prefeita Josimara Cavalcanti está mais que confirmada na disputa pela reeleição. Liderando a oposição, sob as bênçãos do senador Fernando Bezerra Coelho está a atual vereadora Rosarinha Coelho.
O ex-prefeito Roniere Reis até que anunciou sua pré-candidatura, mas não tem avançado nas pesquisas. Além disso, duas candidaturas na oposição parece um quadro improvável. Sendo assim, Rosarinha segue com o seu posicionamento consolidado, desde junho de 2019, quando anunciou rompimento com a atual gestão.
O grupo do senador Fernando Bezerra é o principal fiador da candidatura da vereadora e, para isso, vem investindo alto, a exemplo da construção, pela Codevasf, do abatedouro e frigorífico da cidade, viabilizado através das emendas parlamentares (entre outros investimentos que devem chegar).
Enquanto isso Josimara espera a hora do embate. Tem a seu lado a esposa do ex-prefeito Geomarco Coelho, Corrinha, e dirá que é ela é a sucessora política do ex-prefeito. Rosarinha também disputa esse título, colocando sua história política como testemunha.
Quanto ao ex-prefeito Roniere, que também está no campo das oposições, o caminho mais natural será um apoio a Rosarinha. Poderá, inclusive, aparecer na chapa como vice-prefeito. Será? Carlos Britto