sábado, 2 de fevereiro de 2019

CÂMARA: BLOCO DO PSL FICA COM COMANDO DE 15 COMISSÕES


Com a divisão dos blocos entre os partidos da Câmara, o maior grupo, que engloba DEM, PSL e mais outras nove legendas, terá o comando de 15 comissões na Casa. Eles têm direito a fazer, antes dos demais blocos, as dez primeiras escolhas e, desta forma, vão abocanhar as principais comissões da Casa.
O PSL deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O partido de Bolsonaro também quer o comando da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
Filho do meio do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) deve pleitear a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
Os partidos, dentro do grupo, que não conseguiram ser indicados para posições na Mesa Diretora também devem ter prioridade na divisão. Existe a possibilidade do bloco ceder posição para algum partido de fora, por meio de acordos.
O bloco encabeçado pelo PDT ficará com o comando de cinco comissões. Assim como o da oposição, com o PT, que também poderá escolher cinco.
Diferentemente da Mesa Diretora, em que os cargos são escolhidos e votados nesta sexta-feira (1º), não há prazo para que os blocos definam os comandos das comissões escolhidas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

QUASE MIL JUMENTOS CONFINADOS SOFREM MAUS-TRATOS NO INTERIOR DA BA



Aproximadamente 800 jumentos estão sofrendo com a falta de água, alimentos e cuidados adequados na Fazenda Santa Rita, que fica nas margens da rodovia BR-116, no município de Euclides da Cunha (BA). O caso ocorre dois meses depois da Justiça Federal da Bahia fechar um abatedouro do animal no Estado. Desde setembro passado, denúncias de maus-tratos com jumentos foram divulgados na Bahia, onde o abate do bicho havia sido autorizado no começo de 2018.
Até o momento, cerca de 200 jumentos já morreram de fome e sede. Funcionários da  Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) já foram até a propriedade verificar a situação. Um chinês e um brasileiro, apontados como responsáveis pelos animais, foram encaminhados para a delegacia, onde prestaram depoimento e depois foram liberados. O caso deverá ser encaminhado ao Ministério Público para abertura de um inquérito.

CAMPUS OURICURI DIVULGOU PRIMEIRA RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE SELEÇÃO DOS CURSOS DE AGROINDÚSTRIA E EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE PROEJA E INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ O DIA 07/02/2019


O campus Ouricuri do IF Sertão – PE divulgou, nesta sexta-feira (01), a primeira retificação ao edital 15/2018, referente às inscrições do processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2019 nos cursos de Agroindústria e Edificações na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no campus Ouricuri. 

Com a retificação do edital, as inscrições estão abertas até o dia 07/02/2019. Elas devem ser realizadas via internet (https://proeja.ifsertao-pe.edu.br/) ou no próprio campus, onde será disponibilizado um computador com acesso à internet.

São 30 vagas para o curso de Agroindústria e 30 vagas para o curso de Edificações. As aulas ocorrerão no turno noturno.  Os interessados devem se atentar quanto a esta modalidade, isso porque ela é específica para quem tem mais de 18 anos e NÃO POSSUI O ENSINO MÉDIO COMPLETO e deseja concluí-lo, aliado ao ensino técnico. É preciso ter concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos. É necessário também possuir RG e CPF próprios.

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá preencher todos os dados solicitados no formulário para a inscrição, obedecendo aos seguintes passos: Escolher o campus; Preencher o CPF; Preencher os dados pessoais e endereço; Escolher o grupo de concorrência; Escolher o curso; Verificar se todas as informações incluídas na inscrição estão corretas; e anexar todos os documentos pedidos, em formato PDF e confirmar a inscrição. Quem não conseguir realizar todos os passos, pode ir até o campus Ouricuri e realizar a inscrição com a ajuda de um servidor. A seleção será feita a partir da avaliação do histórico escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos ou 5ª a 8ª séries ou ciclos/fases equivalentes), usando como parâmetro para avaliação a média geral das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Outras informações no site www.ifsertao-pe.edu.br




URGENTE: NOVO VIDEO - BARRAGEM BRUMADINHO SE ROMPENDO

LUCAS RAMOS TOMA POSSE EM SEGUNDO MANDATO COMO DEPUTADO ESTADUAL


O deputado Lucas Ramos assume, nesta sexta-feira (01), seu segundo mandato como representante do povo na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Eleito com 62.968 votos, a oitava maior votação do Estado, Lucas foi ainda um dos cinco parlamentares reeleitos que ampliaram o número de votos no ano passado, na comparação com a eleição de 2014. O crescimento de sua densidade eleitoral e de sua força política são resultados diretos de um trabalho incansável em prol da melhoria de vida para todos os pernambucanos. Compromisso reforçado para os próximos quatros anos da legislatura 2019-2022.

VÍDEO COMPLETO EM QUE LAMA AVANÇA SOBRE BRUMADINHO

HOJE OS PARABÉNS VAI PARA O VEREADOR LUCIANO NUNES (PSB) QUE COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA

Hoje o blog, familiares e amigos parabeniza o vereador Luciano Nunes (PSB), por mais um aniversário.

Feliz aniversário! Que em seu dia especial você possa sentir a presença de Deus te inspirando, te envolvendo com todo amor e proteção de sempre. Que surpresas grandes e boas se revelem e que tudo o que aconteça hoje te faça sorrir como nunca, provocando a verdadeira felicidade!

Que em sua vida sempre sobre saúde, paz e vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Que novas chances em seu caminho sejam multiplicadas e que você não perca uma oportunidade sequer. Que cada desejo do seu coração coincida com os planos de Deus e que Ele honre cada um deles. Parabéns, muitas felicidades, que Deus te abençoe sempre!

Mensagem de familiares e amigos.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

PREFEITURA DE SANTA CRUZ PAGA NOVO PISO SALARIAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.


Os professores da rede municipal de Santa Cruz – PE tiveram um reajuste de 4,17%, já implantado neste mês de Janeiro no salário dos professores da rede municipal de ensino. A novidade foi anunciada na manhã desta Quarta-Feira (30), pela prefeita Eliane Soares, que creditou na conta dos professores o novo reajuste.

Para a Secretária de Educação, Clemilda Dias, informou que esta é uma das demonstrações da gestão para a valorização dos servidores. “É mais uma ação realizada pela nossa gestão para a valorização dos nossos educadores e servidores. A Prefeitura tem mantido o pagamento dos efetivos sempre dentro do prazo e a Educação começa 2019 com o pé direito!”, destacou.

A prefeita Eliane Soares ressalta que, apesar da crise econômica no Brasil, a Prefeitura honra e reconhece que é preciso valorizar também esses profissionais fazendo a diferença. “Estamos trabalhando para valorizar e fazer a educação do município cada vez melhor. Para tanto temos que valorizar os profissionais porque é através deles que vamos desenvolver uma educação municipal de qualidade e eficiência. Então, já começamos o Ano de 2019 com 4,17% a mais no salário”, sabemos que a educação é um pilar que sustenta o desenvolvimento do município e deve ser fortalecida com profissionais valorizados, comprometidos e uma gestão administrativa com planejamento e transparência”. Concluiu.

Assessoria de Comunicação: Prefeitura Municipal de Santa Cruz

GOVERNO DE PERNAMBUCO DETALHA SITUAÇÃO DAS BARRAGENS DO ESTADO


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, detalhou a situação das barragens do Estado, durante entrevista coletiva realizada hoje (31.1). Na ocasião, a titular da pasta, Fernandha Batista, esclareceu que laudos técnicos atestam que não há risco de rompimento dessas estruturas e anunciou a intensificação das ações de fiscalização na área com a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, composto por 29 profissionais.

“Com essa equipe intersetorial, poderemos aumentar ainda mais o olhar para essa questão que toca a vida de tantas pessoas”, justificou a secretária.  O grupo de trabalho tem o objetivo de atualizar o cadastro das barragens e envolve a ação coordenada das secretarias de Infraestrutura e Recursos Hídricos, de Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Urbano e Habitação, além de diversos órgãos vinculados à temática. Iniciado pela Região Metropolitana e pela Mata Sul - que possuem a maior concentração pluviométrica-, o processo de cadastramento será concluído no mês de junho.

APOSENTADOS A PARTIR DE 60 ANOS TERÃO QUE AGENDAR PROVA DE VIDA


Os bancos continuarão a realizar a prova de vida de aposentados e pensionistas do INSS, mesmo após as mudanças a serem aplicadas pelo governo no procedimento, informou nessa quarta-feira (30) a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A medida provisória 871, assinada em 18 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, determina que beneficiários a partir de 60 anos de idade agendem data para a realização da fé de vida anual. O texto não define, porém, onde e como o serviço será prestado aos idosos, deixando isso a cargo de regulamentação do INSS.

Até o momento, a comprovação ocorre sem agendamento e cada banco define a data-limite para que, uma vez por ano, o beneficiário compareça à agência ou ao autoatendimento para renovar a sua senha.
Por: Folhapress

PREFEITA ELIANE SOARES SE REÚNE COM O PRESIDENTE DO IPA PARA APRESENTAR DEMANDAS DO MUNICÍPIO


A prefeita Eliane Soares (PR),com o presidente do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), o ex deputado Odacy Amorin, para apresentar demandas do município principalmente no tocante a questão água. 

Odacy Amorim reiterou que o IPA está à disposição para ajudar dentro da nossa área e das nossas possibilidades.

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário

COMO FUNCIONA O COMPRA FORA, NOVO SERVIÇO DE IMPORTAÇÃO DOS CORREIOS


O Compra Fora é a nova solução dos Correios para facilitar compras em sites estrangeiros. Similar a plataformas de redirecionamento de encomendas, o serviço permite usar um endereço de outro país para adquirir produtos que, normalmente, não têm frete para o Brasil — e fazer isso legalmente. Uma conta grátis dá direito a um endereço nos EUA, além da possibilidade de cadastrar qualquer CEP para entrega do pacote no território brasileiro.
Com a novidade do Correios, é possível saber o custo exato de frete e impostos antes de a encomenda chegar ao país. Além disso, é possível pagar tudo com cartão de crédito – antes, os Correios só recebiam valores referentes a impostos em dinheiro. Veja, a seguir, como funciona o serviço e tire todas as dúvidas.

OCORRÊNCIAS POLICIAIS DAS´ÚLTIMAS 24 HORAS NAS REGIÕES DO ARARIPE E SERTÃO CENTRAL – QUINTA, 31 DE JANEIRO, 2019


HOMEM É PRESO EM SALGUEIRO COM ARSENAL DE ARMAS E MUNIÇÕES   
Policiais Militares do 8° BPM, durante a Operação de Combate ao CVLI, quando realizavam rondas, foram informados através de denúncia anônima às 13 horas dessa terça-feira, 29 de janeiro, que a pessoa posteriormente identificada como RAIMUNDO BENEDITO ALVES, 68 anos, agricultor, residente no sitio Letras em Salgueiro, possuía armas de fogo em sua residência.
Chegando ao local, o mesmo admitiu possuir as armas e prontamente as entregou ao policiamento, 02 (duas) espingardas cal.20, 01(uma) espingarda cal.28, 01(uma) espingarda tipo soca-soca, 01(um) revólver cal 32, 02 (dois) cartuchos cal.28, 01(um) cartucho cal.12, 01(um) cartucho cal.36, 04(quatro) cartuchos cal.38, 08(oito) cartuchos cal.32, 10(dez) cartuchos cal.20, 42g de espoleta com embalagem, 253g de pólvora com embalagem e 2,577g de chumbo. Diante o exposto, o material foi entregue na delegacia e o imputado foi autuado em Fragrante Delito e logo liberado, após pagamento de fiança, de acordo com o BO Nº M10283632/2019.  (CENTRAL 8º BPM)

HOMEM É PRESO PELA PM POR ORDEM JUDICIAL EM PARNAMIRIM

JUAZEIRO: TENTATIVA DE ASSALTO E EXPLOSÃO DE CARRO FORTE NA BR 407


Segundo informações passadas ao Blog um carro forte foi explodido, numa tentativa de assalto na BR 407 entrada de Juazeiro. Não foi divulgado se houve vítimas e quanto foi levado em dinheiro pelos bandidos.
Segundo testemunhas os assaltantes tocaram fogo em um carro de passeio e obrigaram dois caminhoneiros a fechar a pista. Os elementos fugiram no sentido a Senhor do Bonfim, viaturas da polícia estão em perseguição aos suspeitos. Mais detalhes em breve. Edenevaldo Alves

EM JOGO ELETRIZANTE, SALGUEIRO VENCE O FLAMENGO DE ARCOVERDE POR 4 A 3


Os 946 torcedores que pagaram ingresso para ver o jogo entre Salgueiro e Flamengo de Arcoverde, pela terceira rodada do Campeonato Pernambucano, no estádio Cornélio de Barros, não se arrependeram. As equipes sertanejas fizeram uma partida eletrizante, com sete gols. No final, vitória do Carcará por 4 a 3.
Os gols da partida foram marcados por Willian Anicete (2x), Thomas Anderson e Muller Fernandes para o Salgueiro, e Erikys Junior e Tiago Bagagem (2x) para o Flamengo. Com a vitória, o Salgueiro chega aos 6 pontos e vai pra terceira posição. Já o Flamengo de Arcoverde, que perdeu a primeira, fica com 4 pontos, na sexta posição.
O Salgueiro volta a jogar no sábado, pela Copa do Nordeste, contra o Náutico. A partida será no Cornélio de Barros, às 16h. Pelo Pernambucano, o próximo desafio do Carcará será na quarta-feira, diante do Afogados, fora de casa. Já o Flamengo de Arcoverde, enfrenta o Central, no dia 13.
Globo Esporte / Foto: reprodução

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

PAULO CÂMARA ENTREGA NOVAS VIATURAS PARA FORTALECER OPERAÇÕES DO BEPI; SALGUEIRO E PETROLINA SÃO BENEFICIADAS


O governador Paulo Câmara (PSB) entregou 37 novas viaturas do modelo S-10 4×4, na manhã de hoje (30), para o fortalecimento das operações de combate à violência em quatro unidades do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi). Os veículos, destacados principalmente para as áreas de patrulhamento rural de alto risco, serão distribuídos entre as unidades de Custódia e Salgueiro (Sertão), Toritama (Agreste) e Palmares (Zona da Mata).
São 37 novas viaturas que serão muito importantes no nosso trabalho de combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e às quadrilhas especializadas em roubo a banco que atuam no nosso Estado. E esse trabalho vai ter um olhar cada vez mais presente das nossas equipes para que a gente tenha mais condições de continuar avançando no combate à criminalidade e no aumento da sensação de segurança em Pernambuco, destacou o governador, ratificando o compromisso contínuo da gestão com os investimentos na área.
Criado em 2015, o Bepi conta, atualmente, com mais de 300 policiais, divididos em 10 equipes. O batalhão reformulou e fortaleceu a antiga Companhia Independente de Operações de Sobrevivência na Caatinga (Ciosac), criada em março de 2004, com sua base no município de Custódia, no Sertão do Moxotó.
As unidades que irão receber os veículos contemplam as três regiões do Interior do Estado. São elas: 2ª e a 3ª companhias do Bepi, localizadas, respectivamente, nos municípios de Toritama, no Agreste do Estado, e Palmares, na Mata Sul pernambucana; assim como as operações em Petrolina e Salgueiro, neste último que conta com base do Bepi. O investimento para a aquisição dos novos veículos foi de R$ 20,3 milhões, viabilizados por financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


ACIDENTE ENTRE UM CAMINHÃO COM PLACA DE PETROLINA E UM CARRO DE PASSEIO DEIXA MORTOS NA BR-316


Uma colisão entre um caminhão com placa de Petrolina e um carro de passeio deixou um casal morto na BR-316 no Piauí. O fato aconteceu na noite desta segunda-feira (29).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e não soube informar a causa do acidente. Dois motoristas ocupavam o caminhão, eles são moradores do bairro são Gonçalo em Petrolina e estavam a trabalho levando frutas para o Pará, quando se envolveram no acidente. O estado de saúde dos dois não foi divulgado.

Segundo informações apenas a mulher que ocupava o carro de passeio foi identificada como Maria José, o nome do homem não foi divulgado. Pelas malas eles estavam em viagem. (Via: Blog do Edenevaldo Alves)

POLÍCIA CIVIL DE ARARIPINA INVESTIGA MORTE DE MENINO DE 11 ANOS NO AÇUDE DA RANCHARIA


A Policia Civil de Araripina no Sertão de Pernambuco, está investigando as causa da morte de um menino de 11 anos das iniciais A. F. da S, ocorrida na tarde desta terça-feira (29), no açude do distrito de Rancharia, zona rural do município. A vítima teria sido encaminhada já sem vida para a emergência do Hospital Santa Maria.
De acordo com informações da PC, suspeita-se que o menino teria se eletrocutado em um bomba de água e em seguida se afogado no reservatório.
No momento do incidente, a vitima encontrava-se banhando e pescando com outros menores de idade. O corpo foi encaminhado para Petrolina para que o Instituto Médico Legal (IML), constate as reais causas da morte.
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ AMPLIA MAIS UMA GRANDE BARRAGEM NO MUNICÍPIO




Intensificando as ações e garantindo obras na Zona Rural a Prefeita Eliane Soares vem entregando dezenas de obras ao homem do campo, os moradores daquela comunidade se alegram com a chegada dessa grande obra, a nova barragem, representa aproximadamente 5km de extensão de represa, e vai atender toda comunidade próxima ao Assentamento Recanto dos Pássaros, irá beneficiar 150 famílias e indiretamente 350 famílias, a água servirá para consumo, irrigação e criação de animais.
O pedido veio através de Fabio Junior (Fabiano presidente da Associação do Assentamento Recanto dos Pássaros), que foi atendido e efetuado a limpeza e ampliação na barragem do Sitio Mandaçaia, buscando manter os benefícios do recurso hídrico para melhorar as condições de trabalho dos agricultores, aconteceu durante o mês de Janeiro a limpeza da mesma, foi ampliada com a retirada dos materiais sólidos da parte interna da barragem, garantindo no futuro uma maior capacidade hídrica que beneficiará a população local de agricultores do município de Santa Cruz.

GUARDA CIVIL APREENDE 60KG DE MACONHA ESCONDIDA NUMA CASA EM PETROLINA


Uma operação em parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil resultou na apreensão de 60Kg de maconha que estavam escondidos numa casa no bairro Quati II, zona norte da cidade. A ação foi realizada após o recebimento de uma denúncia anônima que apontou o imóvel como ponto de distribuição da droga. No local ainda foram encontradas pequenas quantidades de crack e cocaína.

Ainda durante a operação, dois homens foram detidos. Ao avistarem as viaturas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) eles abriram fuga a bordo de uma moto e tentaram descartar uma trouxa de maconha.
Os dois, assim como todo o material foram conduzidos para a Delegacia do Departamento de Repreensão ao Narcotráfico (DENARC) e apresentados ao delegado titular Dark Blacker para a identificação dos mesmos e tomada das providências necessárias diante do caso.

O Povo com a Notícia

PREFEITO DE OURICURI FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO FESTIVAL DE JANEIRO


O Festival de Janeiro 2019 promovido pela Prefeitura de Ouricuri chegou ao fim nesta noite de domingo (27) com balanço positivo e gostinho de saudade. A festa prepara pela gestão do Prefeito Ricardo Ramos homenageou o Mestre Aprígio e todos os artesões de Ouricuri e contou com a apresentação de artistas locais e grandes nomes da música brasileira.
O novo modelo de festa adotado pelo Prefeito Ricardo Ramos já é sucesso na boca do povo e destaque nos principais meios de comunicação da imprensa falada e escrita. Rádios, Blogs, TV’s Online e Jornais evidenciaram a organização e a estrutura do Festival, que já está sendo considerado como o maior do Sertão Pernambucano.
A festa aconteceu entre os dias 23 e 27 deste mês e encerrou com chave de ouro no domingo com os shows de Banda Shock, Aviões do Forró, Tales Lessa e Toca do Vale. Outros grandes artistas também fizeram a alegria dos brincantes como o fenômeno sertanejo Felipe Araújo, o cantor Leo Magalhães, Jonas Esticado e a banda Saia Rodada.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

REJEITOS DE BARRAGEM NÃO DEVEM CHEGAR A USINA DE TRÊS MARIAS, DIZ CPRM



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou hoje (28), por meio do Boletim de Monitoramento Especial do Rio Paraopeba, que a previsão é que a chamada pluma, mistura de rejeitos e água, resultante do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho na última sexta-feira (25), deve chegar ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro, mas que não chegará ao reservatório da Hidrelétrica de Três Marias, na Bacia do Rio São Francisco, região central de Minas Gerais. 
Este é o segundo boletim expedido pelo serviço. A previsão anterior, disse que a lama com rejeitos alcançaria o reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias entre 15 e 20 de fevereiro.

A nascente do Paraopeba está localizada no município de Cristiano Otoni, mesorregião metropolitana de Belo Horizonte, e a foz, na represa de Três Marias, no município de Felixlândia (MG). "A expectativa é que todo o rejeito fique retido no reservatório desta usina [Retiro Baixo]", diz o CPRM. 
O CPRM informou ainda, em boletim diário de monitoramento da velocidade de deslocamento dos rejeitos, que a previsão é que a água turva possa chegar ao município de São José da Varginha (MG) no dia 29 de janeiro à noite.
Capacidade do reservatório
Ainda nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que pediu informações à concessionária Retiro Baixo Energética sobre a capacidade do reservatório da hidrelétrica de suportar os rejeitos oriundos do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão. O prazo para o envio do relatório com as informações é até 31 de janeiro. A usina também deverá enviar informações diárias à agência sobre o acompanhamento do deslocamento dos rejeitos.
O pedido faz parte das ações que agência tem tomado desde o rompimento da barragem. De acordo com a Aneel, a barragem de Retiro Baixo foi uma das 122 estruturas fiscalizadas in loco pela agência entre 2016 e 2018 e está em boas condições. A última visita dos técnicos da agência foi em agosto do ano passado.
A usina está localizada a 200 km do local do rompimento da barragem. Desde o rompimento, a operação da usina foi paralisada. A hidrelétrica de Retiro Baixo tem potência instalada de 82 MW e está localizada entre os municípios de Curvelo e Pompéu (MG), no baixo curso do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco.
Segundo a Aneel a usina está atualmente operando em cerca de 20 MW, para diminuir o nível de seu reservatório para reter a pluma. Ela vai continuar gerando energia até que seu reservatório atinja o nível operacional mínimo de 613 metros acima do nível do mar, informou a agência.
Na tarde desta segunda-feira, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou à Agência Brasil que a paralisação das atividades da usina não vai afetar o abastecimento de energia elétrica. De acordo com o operador, a operação da usina de Retiro Baixo foi paralisada por medida de precaução.  
O CPRM disse que diariamente serão divulgados dois boletins de monitoramento com a previsão de chegada do início da água turva nos pontos de interesse. As previsões mostram o caminho que a água turva está percorrendo no Rio Paraopeba. Agência Brasil

MINISTRO DIZ QUE RISCO DE CONTAMINAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO É PEQUENO, MAS NÃO ESTÁ DESCARTADO


A onda de lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Vale em Brumadinho (MG) começou a perder força e, na tarde do domingo (27), se movimenta a uma velocidade de menos de um quilômetro por hora, em direção à Hidrelétrica de Retiro Baixo, a 286 quilômetros do local do desastre. O reservatório de Retiro Baixo é considerado estratégico pelos técnicos do governo, para impedir que os rejeitos de minério contaminem o Rio São Francisco, provocando um desastre ambiental ainda mais elevado que o registrado na chamada “zona vermelha” de destruição.
A informação foi passada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que convocou a diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA) para uma reunião de emergência na manhã deste domingo. Segundo Canuto, a previsão é de que a lama chegue a Bom Retiro entre os dias 2 e 6 de fevereiro. O ministro disse que o governo federal trabalha com uma probabilidade baixa de que a onda de lama contamine o Rio São Francisco. “A probabilidade é reduzida, mas tem. Não está descartado“, disse Gustavo Canuto.

ESTUDOS COM PALMA FORRAGEIRA NO SERTÃO DO ESTADO MOSTRAM BONS RESULTADOS


Uma experiência com palma forrageira irrigada, em uma área de estudo localizada no Escritório Municipal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Calumbi, no sertão, apresentou sucesso na forma como foi conduzida e, além disso, apontou caminhos para o controle da cochonilha do carmim. O cultivo aconteceu em fileira dupla, com manejo, tratos culturais e práticas bem próximas às condições que os pequenos agricultores dispõem em seus imóveis – mostrando uma preocupação do IPA em realizar um estudo viável e acessível a todos.
Foram 145 covas da variedade Orelha de Elefante Mexicana conduzida até o quarto ano sem a utilização de nenhum tipo de adubo, porém, irrigada por gotejamento e com o objetivo de controlar a Cochonilha do Carmim. A palma vem sempre sendo mantida consorciada com milho e feijão ou com a vegetação herbácea sem ser capinada, proporcionando assim abrigo para os inimigos naturais.
Na colheita realizada agora em janeiro, os extensionistas do IPA resolveram  deixar no solo um número maior de raquetes por planta, para que se possa observar se essa prática pode proporcionar aumento na produtividade na colheita prevista para janeiro de 2020. Esta primeira coleta das raquetes de palma foi realizada por 18 famílias assistidas pelo IPA nos municípios, sempre em mutirão e sem gerar custos para o escritório local. A exemplo das demais colheitas realizadas, as raquetes estão sendo replantadas nos imóveis desses agricultores.
O Trabalho é uma iniciativa do técnico local Antonio Pereira de Barros, auxiliado pelo colega Wendell Barbosa, com apoio da gerência regional de Serra Talhada, via Tito Antonio Ferraz Jota, supervisor regional de extensão rural daquela Gerência. (Fonte:Núcleo de Comunicação do IPA)

CONTAS DE LUZ CONTINUAM COM BANDEIRA VERDE EM FEVEREIRO


As contas de luz vão permanecer com bandeira verde no mês de fevereiro, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa que não haverá cobrança extra para os consumidores. A bandeira verde está em vigor desde dezembro.
As duas variáveis que definem o sistema de bandeiras tarifárias são o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e o nível dos reservatórios das hidrelétricas.
“Mesmo com a elevação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) provocada pela diminuição das chuvas em janeiro, a estação chuvosa está em curso, propiciando elevação gradativa da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e melhora do nível dos reservatórios, com a consequente recuperação do risco hidrológico (GSF)”, diz a nota.
Este será o terceiro mês seguido com a bandeira verde.
Escala
Na bandeira verde, não há cobrança de taxa extra. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,00 a cada 100 kWh consumidos. No primeiro nível da bandeira vermelha, o adicional é de R$ 3,00 a cada 100 kWh. E no segundo nível da bandeira vermelha, a cobrança é de R$ 5,00 a cada 100 kWh.
O sistema indica o custo da energia gerada para possibilitar o uso consciente de energia. Antes das bandeiras, o custo da energia era repassado às tarifas no reajuste anual de cada empresa, e tinha a incidência da taxa básica de juros. A Aneel deve anunciar a bandeira tarifária que vai vigorar em março no dia 22 de fevereiro. (AE).

domingo, 27 de janeiro de 2019

INAUGURAÇÃO DA FEIRA LIVRE DE VARZINHA FOI UM SUCESSO, COM RECORDE DE PÚBLICO


A Feira Livre da Agricultura Familiar, que é formada por produtores rurais com o apoio da Secretaria de Agricultura, já é considerada um sucesso. O projeto era uma antiga solicitação dos moradores. Além de diversificar a economia, a feira valoriza os agricultores e o que é produzido aqui.
É uma grande satisfação à gente estar aqui hoje no povoado de Varzinha iniciando uma feira que é de grande importância pra região, está contribuindo para comercialização e valorizando os nossos agricultores da nossa terra, estamos dando o suporte maior para sustentar e a feira ser um sucesso, não irá faltar apoio tanto para os criadores da região e nem para os investidores de fora, hoje começamos a feira no improviso já vimos algumas falhas, e com o total apoio nossa Prefeita já deu a ordem de serviço para fazer o que realmente necessitar para contribuir. Destacou o Vereador Telvando.

COMUNIDADE DE SANTA MARIA DA BOA VISTA PARTICIPA DA TERCEIRA NOITE DO NOVENARIO EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA SAÚDE




A terceira noite de novena dia 26 em honra a Nossa Senhora da Saúde foi realizada com sucesso em Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco, com o tema comunidade lugar de encontro oração e serviço.  As 18 horas aconteceu meditação do terço as 19 horas celebração Novena, as 20 horas Missa que foi celebrada pelo Padre da paroquia de nossa Senhora da Conceição o Padre Zé Guimarães de Santa Maria da Boa Vista.

POLÍCIA ENCONTRA COCAINA, MACONHA E PUNHAL NA CADEIA PÚBLICA DE ARARIPINA


A guarda da cadeia pública de Araripina, no Sertão de Pernambuco, realizou uma revista em algumas celas  do estabelecimento prisional  no início da noite deste sábado (26) e encontrou drogas e arma branca. Nenhum detento foi responsabilizado pelo material encontrado.
De acordo com informações da 9ª Companhia de Policia Militar, foram encontradas no local, 45 petecas de maconha, 259g de maconha prensada, 5g de cocaína e 1 arma branca do tipo punhal.
O material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade onde foram realizados os procedimentos de praxe.
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução

GOVERNO BOLSONARO PEDE QUE PAULO CÂMARA APRESENTE PLEITOS AOS MINISTROS


Menos de um mês depois do pedido de audiência com o presidente Bolsonaro, feito pelo governador Paulo Câmara, para tratar dos projetos prioritários do Estado, a Presidência da República deu encaminhamento ao pedido de audiência feito pelo Governo de Pernambuco.
Depois de um discurso mais crítico na posse do segundo mandato, o governador desarmou os espíritos e tem feito gestos no sentido de buscar pontes com o governo Federal.  Neste segundo mandato, o governador afirmou que a prioridade será a busca de um pacto para geração de empregos em Pernambuco.
De acordo com a Secretaria de Governo da Presidência, os ministros ligados aos pleitos mencionados no ofício do começo do mês receberão o governador Paulo Câmara e sua equipe.