segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

COMUNIDADE DE POÇO DANTAS ENCERRA NOVENÁRIO EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


A comunidade de Poço Dantas no interior de Santa Cruz, encerrou a festa da padroeira nossa Senhora da Conceição e visita ao Memorial sertanejo. A festa contou com apoio e presença da equipe aliança motos, dos diretores Marcelo Marques da escola Pedro Sirino e Adãomilson da Semi integral que doaram os acervos trabalhados na semana da cultura.  


Também destacamos a presença de dona Lucia e seu Zé Monteiro da comunidade de Monte Alegre diocese de Salgueiro.

Luzia Barboza idealizadora do museu sertanejo,  destacou a presença de Leandro Benício e sua esposa Bruna Pereira que visitaram e registraram o local onde segundo a história originou o nome de Poço Dantas. Leandro que vem fazendo um trabalho de resgatar a história da região destacou a visita em sua página do Facebook.

Hoje visitamos a histórica povoação de Poço Dantas. É a primeira localidade ocupada do território de Sta. Cruz que, apesar de estar ao lado do Riacho Alegre - afluente do Garças, foi povoada pela frente de ocupação da Bacia do Brígida, visto que o atual Distrito está banhado também em parte pelo Riacho São Pedro. Tal fato ocorreu ainda no Século XVIII. Antes disso, contudo, a região era ocupada por índios. A prova está nos pilões escavados nas pedras do "poço das antas" o qual dar nome a localidade e ainda fornece água para seus moradores. A Igreja, existente há pelo menos 145 anos, com exceção do piso e do telhado, encontra-se preservada em suas características originais. As marcas no chão e os objetos encontrados são mais que indícios do tempo de ocupação da região. A amiga Luzia hoje faz um trabalho ímpar de resgate da cultura da região e o Museu é uma prova do quanto o povo daquele Distrito sempre esteve à frente do seu tempo. Os portugueses das famílias pioneiras (a princípio partindo de Cabrobó) Ribeiro Granja, Silveira Machado e as que surgiram depois, como por exemplo, Guimarães, Soares e Costa complementam a grandeza daquele povo. Vale a visita.