sábado, 14 de janeiro de 2017

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NA CIDADE DE EXU

not-822-20170114104748Na manhã deste sábado (14), por volta das 6:30 da manhã na cidade de Exu, um homem conhecido por ” Zé Cibito “, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo. Ainda segundo informações, a vítima estava sentado com seu filho, em frente a secretaria de saúde do município, quando foi surpreendido com vários disparos.
A criança conseguiu correr, e pedir socorro em residências próximas porém, a vitima morreu no local. Até agora não se tem informações sobre quem cometeu o crime, e nem por qual motivo.

Fonte Blog do Cariri Filho

RAUL HENRY É O NOVO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PERNAMBUCO

Raul Henry vai acumular as funções de vice-governador e secretário de Desenvolvimento EconômicoDepois da saída de Thiago Norões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em dezembro de 2016, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, no início da noite desta sexta-feira (13), por meio de nota, o vice-governador Raul Henry (PMDB) para ocupar o posto. O peemedebista será empossado na próxima semana, em dia a ser definido pelo gestor.

Norões pediu para se desligar do cargo argumentando que gostaria de se dedicar as suas atividades profissionais. Ele integrou a equipe de Paulo Câmara desde o início do mandato do socialista. Antes do anúncio, chegou-se a cogitar que o atual secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, passasse a ocupar o cargo. 

Na nota, o governador argumentou que Henry tem “experiência, dimensão, capacidade de gestão, a nossa confiança política e a interlocução necessária em Pernambuco e no Brasil para os desafios do mundo globalizado, pré-requisitos fundamentais a uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico. Sem esquecer da sua reconhecida capacidade de diálogo”. Dessa forma, o governador Paulo Câmara contempla o PMDB com mais espaço na gestão.

Não é a primeira vez que um vice-governador assume uma pasta no governo estadual. No primeiro mandato de Eduardo Campos (PSB), João Lyra, hoje no PSDB, dividiu as atribuições de vice-governador com a de secretário de Saúde. Folha PE

COMPESA LOCALIZA FURTOS DE ÁGUA EM ADUTORA QUE ABASTECE INTERIOR DE PETROLINA E MUNICÍPIOS DE AFRÂNIO E DORMENTES

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou uma série de ações de fiscalização para combater o furto de água ao longo da Adutora Maria Tereza Coelho, que atende localidades do Interior de Petrolina, além dos municípios de Afrânio (PE) e Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco. A Compesa irá vistoriar um ramal da adutora, por semana – de um total de 75 ramais – para evitar quedas na vazão do sistema e prejuízos no abastecimento para a população.
Após receber muitas denúncias, reclamações de falta d’água e identificar visualmente áreas irrigadas – numa região de sequeiro – a Companhia realizou a primeira operação, ontem (12), em um dos ramais que atende os distritos de Sítio Serrinha, Lagoa do Pau Ferro e Curral Queimado, na zona rural de Petrolina.
Das oito propriedades vistoriadas, seis apresentavam irregularidades, como hidrômetros invertidos e arames nas catracas dos relógios, que impediam o registro da água consumida. Também foi retirada uma ligação clandestina em uma das propriedades, cuja água desviada era usada para a irrigação de plantações de coqueiros. “Dessa forma, os fraudadores consumiam água exageradamente, prejudicando o abastecimento de toda a comunidade“, informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael de Queiroz, acrescentando que os três distritos somam 1,4 mil moradores.
Os furtos de água na Adutora Maria Tereza Coelho também provocam reflexos diretamente no abastecimento das cidades de Afrânio e Dormentes, cujas populações de 11 mil e 9,5 mil pessoas, respectivamente, convivem com um rodízio de dois a três dias com água para dez dias sem. Com uma vazão de 50 litros por segundo, a adutora transporta água da Barragem do Reservatório 3 do Sistema de Irrigação Maria Tereza Coelho, em Petrolina, ao longo de 160 quilômetros, até chegar em Dormentes e Afrânio.
Providências

As propriedades onde foram encontradas irregularidades serão multadas pela Compesa no valor correspondente a uma estimativa do que pode ter sido consumido. O montante, no entanto, não foi informado, mas a multa será cobrada na fatura. A companhia também registrou um Boletim de Ocorrência para dar início às investigações sobre o furto da água. (fotos/divulgação). Carlos Britto

CONVITE PARA NOVENA E LEILÃO BENEFICIENTE

Vimos através deste convidar você e sua família para participar do encerramento da novena em honra a São Sebastião na residência do Senhor Edmundo no sítio Pote,zona rural de Santa Cruz, neste dia 20/01/2017.
Após a novena haverá um leilão beneficente em prol de Rosimar que se encontra com sérios problemas de saúde, organizada pela associação onde a mesma e sócia.

Contamos com sua contribuição para o leilão

Convida e agradece antecipadamente
Edmundo Gomes pereira

Presidente

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

10 FUNÇÕES SECRETAS ESCONDIDAS NO CELULAR

AMPARA - VEM AÍ A 12ª FEIRA DE ADOÇÃO E DOAÇÃO DE ARARIPINA

ANONYMOUS AMEAÇA GOVERNANTES CASO LIMITE DE BANDA LARGA SEJA APROVADO NO BRASIL

Anonymous“Acabou a novela.
Ministro diz que haverá, sim, limite na internet fixa no Brasil.
Chegou a hora da internet dizer aos novos governantes quem é que manda nessa porra!
Não se atrevam.
Com amor,
O povo.”
Foi com essa mensagem que o grupo hacker Anonymous se manifestou hoje, via Facebook, à respeito das declarações feitas pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, sobre o fim da internet ilimitada na banda larga fixa no Brasil.
Geralmente, o grupo não deixa esse tipo de ameaça ficar barata. No ano passado, no auge da discussão sobre a implementação de franquia limitada de consumo nos planos de internet, os Anonymous bloquearam sistemas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ainda divulgaram dados de executivos.
Na época, os hackers ainda mandaram um recado para o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), autor do Projeto de Lei 174/2016 que estabeleceria o limite de dados. “Já sabem, né? Quem votar contra, vai ter #exposed, internet 3G cancelada e 30 caçambas de entulho na porta da garagem no dia seguinte! Com amor <3 nbsp="" nonymous="" o:p="">

Fonte: Mundo Bit

HOMEM É MORTO A TIROS NA ZONA RURAL DE PARNAMIRIM E SUPOSTO ASSASSINO FOGE COM A FAMÍLIA

Por volta das 13 horas dessa quinta-feira, 12 de janeiro,  Policiais Militares do 8ºBPM, foram acionados para atenderem a uma ocorrência de suposto homicídio no Povoado Entremontes, zona rural de Parnamirim. Naquele sítio, o policiamento constatou o fato, presenciando o corpo já sem vida de Rai Santos Nascimento, 24 anos, sendo esse, vítima de vários disparos de arma de fogo. No local, testemunhas confirmaram que o autor do crime, seria a pessoa de “Tindão“, que após os disparos, fugiu com sua família para local incerto.  Os militares isolaram a cena do crime, aguardando à presença de profissionais do Instituto de Criminalista (I.C), que após a perícia, liberou o corpo para ser encaminhado ao IML. O crime foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim -PE, onde foi instaurado Inquérito Policial para investigar o homicídio.
Fonte Emanoel Cordeiro

ADOLESCENTES SE ACIDENTAM COM ARMA DE FOGO NA ZONA RURAL DE SANTA CRUZ

O policiamento tomou conhecimento pela genitora dos envolvidos, 3 menores de idade, de 09, 10 e 13 anos, sendo duas meninas e 1 menino, relatando que o seu filho menor das iniciais J.R.B.S 13 anos, pegou a espingarda escondidos de seus pais, adentrou na caatinga juntamente com as duas irmãs, que ao tentar passar uma cerca de arame farpado, a arma disparou em direção as vítimas, causando fratura na perna e lesão no braço esquerdos. As vítimas que residem no sitio Taboa, zona rural de Santa Cruz, foram socorridas por populares para o hospital local e o menor, após o disparo, evadiu-se adentrando na caatinga. As guarnições permanecem em diligência no intuito de localizar e encaminhar o menor, juntamente com o pai, para a polícia judiciária. A espingarda foi apreendida e apresentada a DPC de plantão em Ouricuri, juntamente com dois cartuchos deflagrados, para tomarem as medidas cabíveis. Emanoel Cordeiro

QUATRO DETENTOS FOGEM DE PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÁXIMA EM PERNAMBUCO

Detentos quebraram a paredeQuatro detentos fugiram na madrugada desta quinta-feira (12) da Penitenciária de Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, os detentos escaparam após quebrar a parede, do pavilhão da disciplina, com uma estaca. 
No momento da fuga, o sindicato informou que só havia três agentes de plantão. Roberto Pessoa da Silva, de 28 anos, Edson Ramos de Oliveira, de 51 anos, José Jefferson da Silva, de 24 anos, e Josias Vieira de Souza, de 38 anos, já haviam tentado fugir na semana passada, mas foram recapturados e conduzidos para o pavilhão disciplinar. Foi justamente daí que fugiram na madrugada desta quinta-feira. Até 17h40, os quatro ainda não foram recapturados.
Detentos quebraram a parede com uma estaca
Segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), um procedimento disciplinar foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso. A penitenciária de segurança máxima foi inaugurada em abril de 2016 e tem capacidade para 676 detentos. O presídio está localizado na BR-232, no quilômetro 166, na Fazenda Água Branca, zona rural do município. Folha PE

ACIDENTE NA BR 122, NO SERTÃO DO ARARIPE ENTRE OURICURI E BODOCÓ, DEIXA HOMEM GRAVEMENTE FERIDO

Um cidadão conhecido por Lindeilson, fazia viajem de Ouricuri-PE (cidade em que reside) para Bodocó, quando foi encontrado dentro do carro que capotou, logo depois de uma curva. O mesmo estava com a cabeça bastante machucada, com o rosto ensanguentado, mas sem fraturas pelo corpo. 

A vítima estava aparentemente consciente, pois o mesmo conseguia responder aos comandos das pessoas que estavam prestando socorro no local.  
 
O editor do Blog Davi Diniz chegou alguns instantes após o acontecido, tendo reconhecido a vítima e ligado para seus parentes mais próximos. 

Com uma ligação do editor, um primo legítimo da vítima chegou no local e recolheu alguns objetos pessoais e acessórios do carro, tais como: som, bateria e estepe. 
Alguns tentaram contato com o Corpo de Bombeiros da cidade de Ouricuri, mas não conseguiram. Foi quando ligaram para o Hospital Municipal de Bodocó, que enviou uma ambulância com médico e enfermeiro.
Não tendo suporte suficiente para atender a vítima, o enviaram para o Hospital Regional de Ouricuri.  


Blog do Davi Diniz

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

AUMENTO DE VAZÃO EM SOBRADINHO MUDA O CENÁRIO ABAIXO DA BARRAGEM

Ribeirinhos às margens do Velho Chico, abaixo da barragem de Sobradinho, se surpreenderam com o aumento do nível de água do rio, de ontem para hoje, sem que chuvas torrenciais tenham se concretizado ao longo da calha.
Na ilha do Rodeadouro, como mostram as fotos, as águas tomaram espaços antes destinados às mesas de barracas e cobriram bancos de areias formados ao longo dos meses de estiagem.
O aumento do nível tem uma razão: Para recuperar o nível do reservatório de Itaparica, em Petrolandia (PE), a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou o nível de vazão na Barragem de Sobradinho. A operação, prevista para este mês de janeiro, pretende aumentar para pelo menos 10% o nível no reservatório em Itaparica. Atualmente o nível nesse reservatório é de 6%.
Em nota a Chesf esclareceu que a operação tem como um dos objetivos, a garantia da navegação na região de Penedo (AL), onde acontece, neste mês, a Procissão do Bom Jesus dos Navegantes.
Fotos: Rodolfo Damascena

FONTE Blog do Geraldo José

MINISTRO ANUNCIA QUE PISO SALARIAL DE PROFESSORES SERÁ DE R$ 2.298,80 EM 2017

Ministro da Educação anuncia aumento salarial dos professores
O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou hoje, quinta-feira (12) que o novo piso salarial dos professores terá um reajuste de 7,64% a partir de janeiro de 2017. Com o aumento, o salário-base passa dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80.
O valor deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. Segundo a pasta, o reajuste ficou 1,35% acima da inflação medida em 2016, que fechou o ano em 6,29%.
Em 2016, o aumento foi de 11,36%, o que significou um ganho salarial de 0,69% acima da inflação.
Segundo o Ministério da Educação, a portaria com o novo piso salarial será publicada na edição desta sexta-feira do “Diário Oficial da União”.
Pela regra atual, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, 14 estados não cumprem o piso nacional da categoria estabelecido por lei.
Para contribuir com o cumprimento do piso, o governo federal repassa 10% do Fundeb para estados e municípios.
O ministro da Educação informou que, a partir deste ano, o pagamento será feito mensalmente. Antes, o governo tinha até abril do ano seguinte para fazer o repasse.
“Vamos pagar mês a mês aquilo que seria pago só até abril de 2018”, disse.
O ministro disse que há uma demanda de prefeitos e governadores para que seja alterada a lei que define o cálculo do reajuste. Ele ponderou, porém, que não há no momento uma discussão sobre o assunto no ministério.
Veja a evolução do salário dos professores desde 2009 (Foto: Editoria de arte/G1)
“O Brasil vive há algum tempo a recessão e a queda de receita de estados e municípios, mas nossa obrigação é cumprir a lei federal”, disse. “Vivemos um dilema. Limitações financeiras de estados e municípios de um lado e, de outro, a necessidade de que os professores sejam valorizados”, complementou.
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o impacto do reajuste anunciado para este ano será de R$ 5 bilhões aos cofres municipais. A entidade ressalta que, atualmente, os prefeitos comprometem, em média, 78,4% dos recursos do Fundeb apenas com salários dos professores.

G1

EXU-PE: ARROMBAMENTO E FURTO A ESTABELECIMENTO "CASA LOTÉRICA"

Criminosos arrombaram e furtaram na madrugada dessa terça-feira (10), uma Casa Lotérica, localizada na Rua Sinsinato Sepe no centro da cidade de Exu, Região do Araripe no sertão de Pernambuco.

De acordo com a polícia, o crime só foi descoberto por volta das 07h30min quando o proprietário do estabelecimento percebeu o arrombamento e acionou a Polícia Militar.

Uma guarnição da 3ª CPM do 7º BPM compareceu ao local do ocorrido e pode constatar que os criminosos também conseguiram arrombar o cofre da casa lotérica de onde subtraíram uma quantia em dinheiro ainda não revelada.


O caso foi registrado e será investigado pela Delegacia de Polícia Civil da 202ª Circunscrição na cidade de Exu – PE. A polícia ainda não tem pistas da autoria do crime. (Reportagem: Blog do Nilson Macedo)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

EXU-PE RECEBE ENCONTRO DE SABERES DA CAATINGA DA CHAPADA DO ARARIPE

cartaz-encontro-de-saberes
O município de Exu-PE vai sediar, entre os dias 20 e 22 deste mês, o Encontro de Saberes da Caatinga da Chapada do Araripe, que reunirá adeptos de práticas e culturas milenares para trocar conhecimentos.
É aguardado um público com cerca de 150 parteiras, rezadores e raizeiros de Pernambuco, Ceará e Piauí. Eles pretendem fortalecer as práticas de parto e cura ligadas à natureza.
O encontro é realizado pela Rede de Agricultores Experimentadores do Araripe, com apoio de instituições como o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Oswaldo Cruz.

Para quem deseja aprender ou saber mais sobre o uso terapêutico das plantas, há 100 vagas para o curso de aprendiz de raizeiro. As inscrições custam R$ 20,00 e podem ser feitas neste e-mail saberesdacaatinga@gmail.com. Alvinho Patriota

MEGA-SENA, CONCURSO 1.893: NINGUÉM ACERTA E PRÊMIO ACUMULA EM R$ 11 MI

Mega-Sena (Foto: Heloise Hamada / G1)
A Caixa Econômica Federal realizou, na noite desta quarta-feira (11), o concurso 1.893 da Mega-Sena. As seis dezenas sorteadas foram 16 - 17 - 19 - 28 - 45 - 58. Não houve acertadores. O sorteio ocorreu às 20h (horário de Brasília) desta quarta (11), em Belém.
A quina teve 44 apostas ganhadoras e cada uma levou R$ 37.826,41. Outras 3.162 apostas acertaram a quadra e vão ganhar, cada uma, R$ 751,94.
A estimativa de prêmio acumulado para o próximo concurso é de de R$ 11 milhões.
Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
Probabilidades
A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa. G1

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2017 EM OURICURI PE (PROGRAMAÇÃO)

GOVERNADORES NORDESTINOS SOLICITAM A MINISTRO FERNANDO FILHO RETOMADA DE LEILÕES DE ENERGIA EÓLICA E SOLAR


Os governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí) reuniram ontem (10) com o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, para solicitar do Governo Federal a retomada, ainda em 2017, dos leilões de energia eólica e solar – segmento econômico considerado atualmente de grande importância para o Nordeste. Os leilões foram suspensos no final do ano passado.
O setor de energia renovável é uma cadeia econômica que se consolida no Nordeste, com parques instalados em diversos Estados, inclusive com expressivos investimentos de fabricantes de equipamentos. Além do aspecto ambiental, estamos gerando emprego e renda em regiões carentes do Brasil. O cancelamento dos leilões nos causou preocupação quanto ao futuro”, argumentou Paulo Câmara. Os últimos contratos assinados pelos produtores de energia renovável são de 2015.
Fernando Filho informou que sua Pasta está trabalhando na revisão do modelo de leilões de energia renovável. O atual trabalhava com um cenário no qual a economia brasileira cresceria à taxa de 4,5% ao ano, mas o País vai, na realidade, para o segundo ano de recessão (2015-2016). Segundo o ministro, essa nova proposta deve estar fechada até março de 2017. Fernando Filho admitiu a possibilidade de realizar um novo leilão ainda no primeiro semestre deste ano, a depender do resultado dessa reavaliação.

O setor de energia renovável do Nordeste chegou a representar 50% do consumo de energia da região. No Brasil, o segmento recebeu investimentos da ordem de R$ 70 bilhões, nos últimos seis anos. Cerca de 80% das turbinas instaladas no País estão localizadas no Nordeste. Além dos três governadores, os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte enviaram representantes à reunião no Ministério de Minas e Energia. As informações são do Governo de PE. (foto/divulgação) Carlos Britto

DORMENTES: GEOMARCO COELHO DIZ QUE CENÁRIO ATUAL DA PREFEITURA REMETE A 1993 E PROMETE PAGAR SALÁRIOS EM DIA

Mais um prefeito retrata um cenário desolador recebido dos ex-gestores. Desta vez o personagem da vez é o prefeito de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, Geomarco Coelho (PSB) que assumiu no lugar de Roniere Reis (PMDB). Descrevendo a situação encontrada na prefeitura, Geomarco contou que o cenário remete a 1993, quando foi prefeito pela primeira vez da ‘capital da caprinovinocultura’ de Pernambuco.
Não encontramos nada. Na minha saída para a posse do ex-gestor, deixamos tudo em ordem, documentos, contas. Fizemos uma transição tranquila. Agora, só encontramos dificuldades, sem nenhum histórico de como anda a situação da administração, todos os computadores zerados, sem nenhum arquivo. Me senti quando assumi em 1993. Acredito que comportamento assim de um gestor, não cabe mais nos dias atuais”, declarou.
Atraso folha
Geomarco Coelho garantiu colocar em dia todos os pagamentos da folha em atraso. De antemão, adiantou que a folha de janeiro será paga dentro do mês e que as pendências herdadas serão colocadas em dia de acordo com o levantamento que sua equipe de finanças vem fazendo.
Vamos pagar em dia na nossa gestão, de preferência dentro do mês, e programar o que está em atraso. Garantimos a todos os servidores que tudo será colocado em dia”, concluiu o prefeito.
Carlos Britto

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

EM ENTREVISTA O PREFEITO DE SANTA FILOMENA AFIRMA QUE O EX PREFEITO PAGOU A CONTA DO SEU POSTO DE COMBUSTÍVEL E NÃO PAGOU OS FUNCIONÁRIOS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasCleomatson fala das expectativas para seu governo em Santa Filomena e diz que a prefeitura está em crise financeira e calamidade administrativa
O prefeito de Santa Filomena Cleomatson Vasconcelos (PMN), falou das expectativas para seu governo em sua primeira entrevista, onde esclareceu que teve muitos problemas durante a transição de governo, ele disse: “Nós não fomos informados de nada, temos muitos problemas, encontramos computadores formatados, sem informações, não há vestígios de folha de pagamento, quantos funcionários têm sem pagamento, restos a pagar. Temos complicações desde a transição e aumentaram, temos um problema generalizado”.
O prefeito contou que nesta segunda (09) apareceu um ex-funcionário com algumas pastas dizendo que eram contas a pagar, folha de pagamento, empenhos, “o que me impressionou é que ele trazia seis pastas, destas, três eram contas a pagar e o restante era informações de coisas que foram pagas, os efetivos não foram pagos e outros, e o empenho de R$ 115 mil reais de combustíveis do posto do ex-prefeito foi pago dia 30 e aos professores não foi pagos”, explica Cleomatson.
O prefeito do PMN disse que vai continuar investigando a situação do município e garante que a prefeitura está em crise financeira, inclusive já se tem ideia de que cerca R$ 330 mil devem ser pagos aos professores por salários, décimo e outros direitos. Por falta de informações, o município baixou um decreto de calamidade administrativa e bloqueou todos os tipos de pagamentos até que seja feita uma auditoria para saber como foram contraídas as contas a serem pagas, “nós estamos também fazendo um apelo aos funcionários para que eles sejam recadastrados, porque não sabemos absolutamente nada, onde estão lotados, quais cargos, nada, vamos apurar as informações, saber quanto devemos e quanto temos”, disse o prefeito.
Para finalizar, o prefeito comenta que o município está com vários problemas administrativos, como cargos inexistentes, contratos injustos, pessoas que trabalhavam sem vínculos ou recebendo metade do salário e lamenta: “As pessoas acham que essas vagas existem, mas não, estamos fazendo esse levantamento também e vamos informar a população de forma transparente. Eu até agradeço como a população recebe as nossas informações, porque acho que ela conhece a forma como estava sendo governada, ela entende, e com certeza, vai esperar a gente colocar a casa no eixo”, comentou.
Cleomatson Assume Consórcio do Araripe e convoca novas eleições
Ao ser questionado sobre a eleição para presidente do Consórcio Público Intermunicipal do Araripe, (CISAPE), ele que assumiu automaticamente já que a presidência pertencia ao município. Cleomatson contou que já fez uma reunião com os prefeitos do Consórcio e que na primeira semana de fevereiro pode ser feita de acordo com o estatuto do Cisape uma nova eleição, no entanto como as prefeituras estão com muitos problemas, será decidido após uma reunião com os prefeitos das dez cidades que formam o consórcio.

Cidinha Medrado

PREFEITURA DE LAGOA GRANDE DEBATE NOVO MODELO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O INTERIOR

Para promover  a sensação de paz nas comunidades por meio da ampliação da segurança, o prefeito de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, Vilmar Cappelaro (PMDB) reuniu nesta segunda-feira (9), líderes comunitários, empresários e os  agricultores das localidades de Jutaí e Açude Saco, e populações adjacentes do interior do município.
O encontro realizado no Centro Administrativo de Jutaí que versou sobre  as dificuldades da segurança pública, contou com a presença do Comandante da 7ª CIPM, Tenente Coronel Marcondes e do Subcomandante Major Carvalho, o Secretário de agricultura, Reginaldo Alencar, O Chefe Distrital, Erick, o ex-vereador Francisquinho.
O Comandante Marcondes ressaltou que, “o objetivo do polígono é fazer a repressão do tráfico e roubos de cargas, mas vamos otimizar o efetivo para também darmos apoio à comunidade. Iremos intensificar as rondas nos horários de maior incidência de crimes com apoio do GATI (Grupo Apoio Tático Itinerante) e da (ROCAM) Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas com maior presença nas  comunidades” salientou o Ten. Cel. Marcondes.
Para o professor Marcone, morador de Jutaí,  o evento da prefeitura é uma oportunidade dos moradores solicitar melhorias na segurança através da ampliação das rondas escolares.
O Prefeito Vilmar Cappelaro agradeceu aos moradores presentes destacando que estará empenhado na realização das demandas apresentadas pela comunidade junto ao Município e Estado. “Ouvir e anotei todos os pedidos da população nós vamos criar um novo modelo de gestão de políticas públicas, primando pelo bom senso e com apoio das comunidades. Está na hora de nos unirmos, fazermos um alinhamento proativo junto à polícia. Reivindicar mais efetivos, mais viaturas e cada cidadão cumprir a sua parte”, enumerou.
O Empresário Marujan se mostrou bastante satisfeito com o resultado da reunião “Acredito que foi de grande importância para todos debater junto com o Prefeito, o Comandante e o Subcomandante, os problemas e juntos encontrarmos as soluções para  nossa comunidade. Só temos a agradecer”.

Com informações do Núcleo das Comunicações e Relações Institucionais​

A GRANDE FAMÍLIA DE BODOCÓ


A grande família de Bodocó Em Bodocó, no Sertão do Araripe, a 645 km do Recife, o prefeito Túlio Alves (DEM) exagerou na dosagem no assessoramento da sua gestão doméstica. Nomeou o pai, o ex-prefeito Brivaldo Alves (DEM), secretário de Governo, Planejamento e Articulação e a mãe, Héldna Alves, secretária de Administração e Gestão de Pessoas. O nepotismo não acaba ai: a mulher do prefeito, Aline Furtado, ganhou de presente a Secretaria Especial da Mulher. E Maria Luiza Brito, irmã do vice-prefeito Edmilson Brito Alencar, assumiu a Secretaria de Ação Social. Só faltou o papagaio!

Fonte Blog do Magno Martins

PREFEITURA DE SANTA FILOMENA REABRE CENTRO DE SAÚDE "AUGUSTINHO ANTÔNIO DE CARVALHO" (DOUTOR).

A Prefeitura Municipal de Santa Filomena, em sua nova administração, através da  secretária municipal de saúde, a senhora Aurilucia Tavares, vem a público  comunicar a reabertura do  centro de saúde "Augustinho Antônio de Carvalho" (Doutor), que  começou a funcionar a partir de hoje segunda (09), aonde funcionará o PSF, ( Posto da Saúde da Família), na rua Germinio Pereira da Cruz, centro.
 Inaugurado em (22/04/2016), às 20:00 horas, o prédio foi fechado e transferido no mês de setembro para compor as instalações do hospital municipal de Santa Filomena.
Devido o fechamento do prédio, aonde se realizava atendimentos básicos de saúde, a população começou a reclamar devido a distancia da nova instalação que  foi transferida para o  hospital  municipal que fica um pouco mais de 1 km da cidade.
" Atendemos um dos principais pedidos dos moradores de Santa Filomena, a reabertura do PSF dentro da cidade devido a acessibilidade da população para realização de atendimento". Disse Cleomatson
Com a reabertura do prédio, a população terá mais acessibilidade aos atendimentos básicos de saúde  dentro da cidade.
O hospital municipal continua com seus atendimentos normalmente com urgência e emergência.

Filó Noticias

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

GAROTO DE DOIS ANOS SAI DE CASA E É ENCONTRADO POR POLICIAIS EM CARUARU

Menino foi encontrado sozinho de madrugada em Caruaru (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Um menino de dois anos foi encontrado por policiais sozinho na madrugada desta segunda-feira (9) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ele caminhava entre os residenciais Caruá e Baraúnas. A polícia disse que o garoto estava sentado na calçada e vestia apenas uma cueca.
Os policiais agasalharam a criança e, em seguida, levaram-na em uma lanchonete. Durante a madrugada, os policiais tentaram contato com o conselho tutelar, mas só conseguiram entregar o menino às 8h aos conselheiros.

O conselho tutelar informou que a mãe do menino relatou que passou a madrugada junto com o tio em busca da criança.

A mãe relatou ao conselho que o portão da casa provavelmente estava aberto. O conselho tutelar explicou que o menino não aparentava maus-tratos e quando encontrou a mãe, pela manhã, correu para os braços dela.

A mãe e o menino moram em Joaquim Nabuco, na Mata Sul pernambucana, e vieram para Caruaru para que ela pudesse procurar emprego.
A mãe assinou um termo de responsabilidade após a criança ser devolvida à família.


Do G1 Caruaru

PREFEITURA DE PETROLINA - PE ANUNCIA PROCESSO SELETIVO COM MAIS DE 430 VAGAS


 No Estado de Pernambuco, a Prefeitura Municipal de Petrolina, anuncia o edital do Processo Seletivo que visa a contratação de profissionais temporários para a Secretaria de Educação.
No total são 435 vagas distribuídas, entre a zona urbana e rural nas funções de Auxiliar de Cozinha (195), Auxiliar de Limpeza (213), Motorista de Veículo Leve (3), Motorista de Ônibus e Microônibus (17) e Barqueiro de Transporte Escolar (7).
Dentro do total de oportunidades, há vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Para realizar a inscrições, o candidato deve acessar o site www.facape.br, a partir das 20h do dia 9 de janeiro, até às 20h de 13 de janeiro de 2017. O boleto a ser pago referente a taxa de participação é no valor de R$ 30,00.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, já as remunerações vão de R$ 937,00 a R$ 1.200,00
Os inscritos serão classificados por meio de Provas Objetivas, que têm previsão de serem realizadas no dia 22 de janeiro de 2017. Para os cargos de Motorista e Barqueiro do Transporte Escolar, haverá Avaliação de Títulos.
Este Processo Seletivo tem validade de um ano, a contar da data de publicação de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
Saiba mais detalhes desta seleção acessando o edital de abertura completo disponível em nosso site.
Jornalista: André Fortunato

NOTA DE ESCLARECIMENTO : PREFEITURA DE BODOCÓ - PE

 
1 – A Prefeitura de Bodocó, através da Secretaria Municipal de Educação, esclarece à população que no dia 29 de dezembro de 2016, a gestão anterior efetuou indevidamente pagamentos em duplicidade à servidores municipais, oriundos de recursos dos 60% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.
Após reunião entre o governo municipal atual, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Bodocó e gerência do Banco Bradesco (Bodocó), realizada na última sexta-feira (6), foi definido que os servidores seriam convidados a devolver os valores recebidos indevidamente. Os servidores que receberam através do Bradesco (em duplicidade), deverão procurar a agência bancária local para efetuarem a devolução do salário.  
Tão logo isso aconteça, o saldo da conta será regularizado, para só então ser creditado na conta dos servidores.
Abaixo, os ocupantes dos cargos que devem efetuar a devolução:
- Assessor Administrativo
- Assessor Especial
- Coordenador de Contratos e Convênios
- Fisioterapeutas
- Motoristas
- Secretário de Agricultura
- Secretário de Assuntos Jurídicos
- Secretário de Cultura
- Secretário de Educação
- Secretário de Infraestrutura

2 – A Prefeitura de Bodocó, esclarece ainda que a gestão anterior deixou de efetuar o pagamento aos servidores efetivos da Educação (que recebem com os 40% do Fundeb) e demais secretarias, para realizar pagamento aos fornecedores.



Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Bodocó 

SEGUNDO O CLIMATEMPO HÁ BOAS POSSIBILIDADES DE CHUVAS PARA SANTA CRUZ NOS PRÓXIMOS DIAS

Segundo o Climatempo a maior empresa de meteorologia da América latina, fornecendo o melhor conteúdo em previsão do tempo, há grandes possibilidades de chuvas para Santa Cruz e região nos próximos dias. As temperaturas devem ficar em torno de 31°C a máxima  e de 18ºC a mínima e a probabilidade de chuvas chega a 60% de chances.

TCE-PE INVESTIGA IRREGULARIDADES DE TRANSIÇÃO EM 80 DAS 184 CIDADES


O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) está investigando possíveis irregularidades de transição de gestões em 80 das 184 prefeituras do estado. Por causa desses problemas, municípios enfrentam descontinuidades em serviços de transporte escolar, coleta de lixo e atendimento em unidades de saúde, por exemplo.
De acordo com o presidente do tribunal, Carlos Porto, cerca de 60% dessas denúncias têm relação com a falta de pagamento de servidores. “O grande problema é o salário de dezembro. Muitos gestores acabaram pagando o 13º, para cumprir os prazos, e deixaram os vencimentos do mês para a atual administração, uma vez que o vencimento ocorre no dia 10”, observou.
As investigações e problemas na transição entre administrações será um dos temas do IV Seminário de Novos Gestores Municipais, que será realizado na terça-feira (10) na sede do TCE-PE, na área central do Recife. No dia 24, é a vez de um encontro semelhante com os presidentes de câmaras de vereadores.
Durante o evento, segundo o presidente Carlos Porto, o tribunal terá a oportunidade de abordar questões de grande importância para as administrações municipais. “Teremos especialistas para tratar de saúde, educação e licitações”, comentou.
Contabilidade
No seminário, será apresentado aos participantes o Índice de Convergência Contábil dos Municípios (ICCPe). É um estudo feito pelo Tribunal de Contas para verificar até que ponto os órgãos públicos cumprem o que determina a lei em relação ao processo de divulgação de informações contábeis e orçamentárias em suas prestações de contas.
O diagnóstico tem como objetivo aferir o nível mínimo dessas informações, que permite garantir fidelidade aos fenômenos orçamentários, financeiros e patrimoniais das transações escrituradas pelos segmentos de contabilidade dos órgãos fiscalizados pelo TCE, tomando como base as prestações de contas de 2015.

G1 PE