sábado, 5 de dezembro de 2015

O NEPS REALIZARÁ A V PUXADA DO BODE EM SANTA CRUZ


Nos dias 09 e 10 de Janeiro o NEPS realizará a V PUXADA DO BODE, no XXII Natal das Comunidades, em Santa Cruz da Venerada.
O XXII Natal das Comunidades com o tema “A festa dos Pequenos”, evento religioso promovido pela Diocese de Petrolina, através do Santuário da Venerada, sob a coordenação do bispo Diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias, do reitor do Santuário, Padre José Porfírio e do bispo emérito, Frei Paulo Cardoso.
A V Puxada do Bode, com slogan “porco, galinha e bode é a poupança do pobre”  (trecho da música de Roberto Malvezzi), é uma realização do NEPS, em parceria com a Diocese de Petrolina, Santuário da Venerada e as associações rurais do município de Santa Cruz da Venerada. A Puxada do Bode tem o objetivo de fortalecer e estimular os agricultores na criação de caprinovinocultura na região.

Blog Francisco Dormentes

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

PREFEITO DE DORMENTES REBATE VEREADOR E DIZ QUE PREFEITURA CONTRATARÁ NOVOS CARROS-PIPAS PARA ABASTECER INTERIOR

Em reposta à matéria publicada por este Blog na manhã de hoje (2), referente às críticas feitas pelo vereador de oposição em Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, Jerônimo Damasceno (PR), que diz que a população do município está sofrendo devido à diminuição do número de carros-pipas que atende o município e que a prefeitura não estaria disponibilizando carros-pipas desde o ano de 2012, o prefeito Roniere Reis (PSB) disse que “o município tinha até o mês passado mais de 70 pipas, entre Exército e Estado. O Exército reduziu a frota e o Estado colocou mais sete pela Defesa Civil e autorizou o IPA a rodar novembro e dezembro, porém alguns pipeiros do IPA não estão rodando porque estão com salários atrasados há 8 meses.
Segundo Roniere, “a prefeitura tem um pipa do PAC que atende as escolas e também a população”. Ele disse que já designou o manejo de um caminhão que atenda a população com mudanças e outros serviços para atendimento e já levantou a demanda para contração de carros-pipas.

O prefeito disse, ainda, que, mesmo o município passando pela maior crise hídrica da história, o atendimento à população tem sido ampliado. Ele ressalta também os investimentos em infraestrutura como pavimentação e ampliação de escolas, estruturação do pátio de eventos e “agora estamos abrindo barragens no interior, além de desassoriação e ampliação de vários reservatórios”. Essas obras, conforme o gestor, começarão já na próxima semana. Carlos britto

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CPF PASSA A SER EMITIDO JUNTO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada e número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo / Foto: Arquivo/Agência Brasil
Em ação inédita no país, foi lançado nesta terça-feira (1º) em São Paulo um novo serviço ao cidadão que permitirá a emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento em que é feito o registro da certidão de nascimento. Por meio de convênio entre a Receita Federal e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), os cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo.
De acordo com Marcelo Barreto, superintendente substituto da Receita Federal em São Paulo, a medida será estendida agora à tarde ao Rio de Janeiro e na quarta-feira (2) a todo o país. Ele lembrou que, atualmente, para ter acesso ao CPF os interessados têm de procurar um dos postos da rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e agências dos Correios) e pagar a taxa de R$ 7,00. A partir de agora, o serviço passa a ser gratuito, “eliminando discrepâncias e facilitando a vida do cidadão”, disse Barreto.

A medida, conforme o superintendente, é uma demanda antiga da sociedade e, por meio dela, a Receita poderá fazer um cruzamento da base de dados de forma segura, evitando eventuais tentativas de fraudes. “Todos saem ganhando com isso”, afirmou Barreto. Ele informou que, anualmente, são expedidos em São Paulo em torno de 500 mil CPFs.

De acordo com ele, o governo pretende lançar no primeiro semestre do próximo ano a mesma sistemática para o caso de adolescentes que vão tirar o primeiro documento de identificação, o Registro Geral (RG), que é emitido pelas secretarias de Segurança Pública.

A diretora da Arpen, Monete Hipolito Serra, que é registradora civil do Distrito de Jaraguá, na zona noroeste de São Paulo, informou que o novo serviço não causará qualquer impacto na rotina dos 836 cartórios do estado e que os cidadãos continuarão a receber o documento na hora da solicitação.


“Essa medida vai agilizar a emissão para quem pretende, por exemplo, abrir um plano de previdência para o filho que acabou de nascer, em casos de doação de imóvel e inscrições em programas sociais ou ainda no acesso a remédios que são distribuídos de graça na área de saúde”, acrescentou. Da Agência Brasil

COMPESA E PM REALIZAM OPERAÇÃO E ENCONTRAM DESVIOS ILEGAIS DE ÁGUA EM SISTEMA ADUTOR NO SERTÃO

compesa desvio de água sertão peEntre os dias 25 e 27 de novembro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deflagrou uma operação de combate a ligações clandestinas em parceria com a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac), da Polícia Militar. A fiscalização foi realizada nas adutoras do Sistema Adutor do Salgueiro, no Sertão Central, e identificou 11 ligações irregulares, mas a informação só foi divulgada pela Companhia na noite de ontem (30/11).
Nove das clandestinas encontradas ficavam na adutora que atende ao Povoado de Guarani, na cidade de Terra Nova, e duas em Cabrobó (Sertão do São Francisco), no ramal que atende Serrita e Terra Nova.
A maioria das ligações estava localizada nos trechos onde houve maior incidência de furtos de água nos últimos anos. Com a supressão desses desvios ilegais, a vazão do sistema passou de 311 para 340 litros por segundo”, explicou o gerente Regional do Sertão Central, Januário Nunes. Além dos municípios onde foram encontradas as irregularidades, o sistema ainda é responsável pelo abastecimento de Salgueiro e um dos seus distritos (Umãs), além de Verdejante.

Segundo o gerente, essas ações de fiscalização geralmente são realizadas entre os meses de setembro e dezembro, período em que ocorre maior incidência de furtos de água nas adutoras. Elas integram o programa Operação ‘Água Legal’, que teve início em 2012 com o objetivo de fiscalizar desvios clandestinos no Sertão do estado. Desde o início do programa, foram encontradas e corrigidas 183 irregularidades no Sistema Adutor do Salgueiro. Só em 2015, foram identificadas e suprimidas 32 ligações neste sistema. (foto/divulgação) Carlos Britto

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ DA VENERADA DEFINIRÁ O NOME DO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DA OPOSIÇÃO

Oposição.
Em reunião na manhã deste domingo (29) o grupo de oposição fechou acordo em torno dos nomes de Joberth Granja (PSDB), padre Paulo Sérgio (PEN) e do vereador Dr Carlos Romeiro como pré-candidatos a prefeito de Santa Cruz. De acordo com informações o grupo pretende ouviu as comunidades para saber a opinião da população com relação a estes postulantes. Independente do nome escolhido todos irão abraçar e se comprometer com o indicado para concorrer ao cargo de prefeito da cidade de Santa Cruz.


(Fonte Lagoa Grande Notícias)

PRIMEIRA MÚSICA DE CHIMBINHA E THABATA - SAUDADE - X CALYPSO

 Veja a logomarca do X Calypso, nova banda de Ximbinha

Depois do conturbado divórcio entre Joelma e Chimbinha, o guitarrista resolveu renovar na antiga banda do casal. Agora chamando-se Ximbinha, a Calypso virou XCalypso. E, para fechar a novidade, eles apresentaram a logo da banda e também a primeira música, intitulada Saudade. Com primeiro show marcado para o dia 3 de janeiro, a canção dos compositores Marquinho Maraial e Edu Lupa já vai estar no repertório.

CAMPUS OURICURI PROMOVE CURSO DE CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS

 O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelha (Nupea) e o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do campus Ouricuri do IF Sertão – PE vão realizar, entre os dias 01 e 03 de dezembro, o curso de Criação de Abelhas Nativas em parceira com a Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (Apime) e o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições não Governamentais Alternativas (Caatinga).
O curso será ministrado por Alexandre Moura e Francisco das Chagas, membros da Apime. O docente do campus Ouricuri do IF Sertão - PE, Társio Alves, explica os objetivos do curso de Criação de Abelhas Nativas. “Difundir a criação racional de abelhas nativas sem ferrão no Sertão do Araripe de Pernambuco, promovendo a sustentabilidade e a educação ambiental, além disso, fomentando a geração de renda”, disse o professor, que organizou a vinda do curso para a instituição.
Voltado para estudantes do Nupea e NEA, produtores e técnicos da área, o curso de Criação de Abelhas Nativas terá aulas expositivas e uma visita técnica na propriedade Recanto das Abelhas, do meliponicultor (criador de abelhas sem ferrão), Francisco das Chagas, em Moreilândia, município do Sertão pernambucano.  Haverá também a inauguração do meliponário didático Irineu Renato Barbosa, que foi embaixador das abelhas sem ferrão do Nordeste do Brasil.
Interessados em se inscrever no curso deve procurar o professor Társio Alves no campus Ouricuri ou entrar em contato pelo email:tarsio.thiago@ifsertao-pe.edu.br.
Por Felipe Piauilino


domingo, 29 de novembro de 2015

CIDADES DO SERTÃO DE PE REGISTRAM ASSASSINATOS A MULHERES

Duas mulheres foram assassinadas em duas cidades do Sertão pernambucano nesta sexta-feira (27) e uma na madrugada deste sábado (28). Os registros foram em Salgueiro e Ouricuri, ambas na Zona Rural, e em Petrolina no bairro Loteamento Recife, na Zona Leste.
Em Salgueiro, o crime aconteceu em Conceição das Crioulas. Uma mulher, de 49 anos, foi atingida por 12 disparos de arma de fogo. Segundo uma testemunha, dois homens chegaram em um veículo de cor prata e realizaram os disparos. A testemunha estava próxima ao ocorrido e conseguiu fugir para o estabelecimento comercial.
As armas utilizadas eram de calibres 12 e ponto 40. Ainda não há informações dos suspeitos, mas a Polícia Militar encontrou um veículo abandonado com as mesmas características do utilizado no assassinato. A Polícia Civil investiga o caso.
Em Ouricuri, o homicídio foi no Distrito de Barra de São Pedro. O autor foi o companheiro da vítima, um agricultor, de 34 anos. Ele encontrou a mulher, de 27 anos, com outro homem e acreditou estar sendo traído.
A mulher foi atingida por um golpe de faca no peito. Ela chegou a ser socorrida até o Hospital deTrindade, mas não resistiu aos ferimentos. O autor do assassinato foi autuado em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. A faca utilizada não foi encontrada.
Na madrugada deste sábado (28), uma mulher, de 53 anos, matou sua companheira, de 38 anos, com uma facada no peito. Em depoimento à Polícia Civil, a autora do crime disse que a companheira a tinha forçado a fazer sexo anal com dois homens. A mulher foi presa em flagrante.

G1 Petrolina

VEM AI A 2ª FESTA DO CAMINHONEIRO EM SANTA CRUZ


AEDES AEGYPTI: GOVERNO FEDERAL COLOCA EXÉRCITO À DISPOSIÇÃO DE PERNAMBUCO

Exército ajudará no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da chikungunya e zika, além da dengue. / Foto: Arquivo/Agência Brasil
O governo federal colocou as Forças Armadas à disposição de Pernambuco para ajudar na prevenção de chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, após o Estado e o Recife declararem situação de emergência.
De acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, cerca de 800 homens do Exército pernambucano vão agir como apoio à Secretaria Estadual de Saúde, visitando as casas e realizando palestras em escolas sobre como erradicar o mosquito.

Occhi e o ministro da Saúde, Marcelo Castro, estarão em Pernambuco nesta segunda-feira (30) para lançar um programa para conscientizar e ajudar a prevenir também a microcefalia, malformação em que bebês nascem com o crânio reduzido.

Nesse sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou que há relação entre o surto da doença no Nordeste e o zika vírus. Só em Pernambuco, foram constatados 487 casos de microcefalia nas últimas semanas.
Do NE10

DEPOIS DA PETROBRAS, PROGRAMA ‘MINHA CASA MINHA VIDA’ PODE SER O NOVO ESCÂNDALO DA VEZ

MInha casa minha vidaDepois da Petrobras, o ‘Minha Casa Minha Vida’ pode se tornar o novo alvo de escândalos no país. De acordo com O Globo, organizações criminosas andam se associando em cartéis para burlar concorrências, superfaturar obras, pagar propinas e bancar campanhas políticas com recursos do programa federal. O Ministério Público já teria contabilizado mais de 300 ações de investigação sobre o programa.

O modelo lembra o do Petrolão, mas em nível municipal e com empreiteiras de médio porte. No entanto, o caso preocupa pelo orçamento de R$ 278 bilhões do ‘Minha Casa Minha Vida’, além do risco de o resultado das eleições de 2016 ser comprometido. Em Petrolina já se falou de muitas suspeitas, porém nunca houve prova ou investigação aprofundada. Carlos britto