sábado, 28 de março de 2015

VEREADORA É PRESA SUSPEITA DE ASSALTAR E MATAR NO SERTÃO NORDESTINO

Vereadora 1a
Uma vereadora de Salitre, no interior do Ceará, foi presa com mais sete pessoas suspeitas de homicídios, assaltos e formação de quadrilha. De acordo com a Polícia Militar, Francisca Sales Vieira (PT-CE) mantinha relação com um homem conhecido como Paulinho Tendel, que é conhecido na cidade por crimes de homicídios. “Depois que ela iniciou essa relação, ela passou a ser investigada.

O Paulinho Tendel arregimentou uma quadrilha, que incluía a vereadora, com quem cometia vários assaltos”, diz comandante do Destacamento Policial de Salitre, Paulo César. Francisca Sales é suspeita de participação em assaltos a caminhoneiros, postos de combustível e casas lotéricas, além de formação de quadrilha e homicídios. “As pessoas que iam se desgarrando da quadrilha eles iam matando. Só esse ano foram cinco homicídios dessa forma”, diz o policial. O grupo era investiga há um mês e teve o mandado de prisão preventiva expedido nesta terça-feira (24), no mesmo dia em que foram preso. A ordem de prisão é assinada pelo juiz Marcelo Alencar Pereira de Matos, da comarca de Salitre. Os oito presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Campos Sales, cidade próxima a Salitre, onde permanecem à disposição da Justiça. Na delegacia, a vereadora negou todos os crimes e afirmou que iria provar que é inocente. Francisca foi eleita em 2012 com 419 votos, 4,22% do total de votos válidos na cidade de Salitre. A polícia investiga se o dinheiro utilizado em sua campanha foi financiado pela quadrilha presa nesta semana. (G1 Ceará)

PÓS-ELEIÇÃO: ARMANDO E CARLOS ROMEIRO CONTINUAM UNIDOS E FORTES

Armando e Carlos Romeiro.Após as eleições de 2014, o vereador Carlos Romeiro (PHS) da cidade de Santa Cruz no Sertão do Araripe, vem mostrando que continua com prestígio  e muita articulação, pois, esteve esta semana em Brasília  com seu amigo, Armando Monteiro, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Poucos vereadores tem acesso direto a um ministro de Estado.
Romeiro (PHS), foi um dos primeiros vereadores do Sertão do Araripe a apoiar a candidatura de Armando quando o mesmo disputou o governo de Pernambuco nas eleições passadas.
Pelo visto a união continua e as parcerias devem ser redobradas nos próximos meses.

Lagoa Grande Noticias

sexta-feira, 27 de março de 2015

CREA-PE ARRECADA DONATIVOS PARA VÍTIMAS DE ENCHENTE EM ARARIPINA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) lançou, nesta sexta-feira (27), uma campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados pela enchente que acometeu Araripina, no Sertão do Estado, na madrugada da última quarta-feira (25). Todas as unidades do Conselho na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior estão sendo mobilizadas para receber alimentos não perecíveis, água e agasalhos. Os materiais devem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.
De acordo com o Crea-PE, todas as casas que desabaram foram construídas em local indevido. “As moradias foram construídas, irregularmente, no leito do Riacho São Pedro, no bairro José Martins e outras, próximas ao Lago Açude do Governo, no bairro de Cavalete”, explicou o presidente da entidade, Evandro Alencar.
De acordo com a Defesa Civil do município, cerca de 50 pessoas ficaram desabrigadas e mais de 600, desalojadas. Ainda conforme informações oficiais, 10 casas desabaram e outras estão em situação de risco iminente.

Locais de doação:
Sede do Crea-PE – avenida Agamenon Magalhães, 2978 – Espinheiro – Recife
Escritórios de Atendimentos em Boa Viagem e Jaboatão dos Guararapes:
Av. Conselheiro Aguiar, 1472, Empresarial Recife Trade Center, salas 52 a 54
Boa Viagem, Recife
Rua Arão Lins de Andrade, 711, Galeria Vip Point, lojas 01 e 02, Piedade, Jaboatão dos Guararapes
Inspetorias Regionais do Crea-PE:
- Araripina - Avenida Florentino Alves Batista, n° 40 – Galeria Maria
- Arcoverde - Rua Augusto Cavalcanti, 123, Térreo, Centro
- Cabo de Santo Agostinho - Loja no Shopping Costa Dourada - Rodovia PE-60, Km 3, Cabo
- Carpina - Av. Getúlio Vargas, 169, Centro;
- Caruaru - Rua Professor José Leão, 306, sala 1, Edf. Multi Empresarial, Maurício de Nassau
- Garanhuns - Rua XV de Novembro, 79A, Centro
- Gravatá- Avenida Agamenon Magalhães, 317, Quinze de Novembro
- Olinda - Av. Carlos de Lima Cavalcanti, Galeria Donna Maria, loja 08, Rio Doce
- Palmares - Av. Luiz de França, 1400, loja 03, Centro
- Petrolina - Rua Justina Freire Souza, 243, Vila Mocó
- Salgueiro - Rua Sete de Setembro, 214, Centro
- Serra Talhada - Praça Agamenon Magalhães, 119, Nossa Senhora da Penha

Do FolhaPE, com informações da assessoria

CAATINGA, JUNTO COM PARCEIROS, REALIZA O I ENCONTRO DA REDE DE AGRICULTORES/AS EXPERIMENTADORES/AS DO ARARIPE PERNAMBUCANO

DSC_1401Nessa quarta-feira, 25, com o objetivo de fortalecer as experiências de agroecologicas na região do Araripe Pernambucano, o Caatinga realizou o I Encontro da Rede de Agricultores/as Experimentadores/as do Araripe.
“Então esse encontro foi extremamente importante pra gente tratar da agroecologia como uma forma de vida que pode melhorar a qualidade de vida de todas as famílias”, afirmou Ari Vieira, membro da Comissão do Encontro da Rede.
O Evento contou com a participação de parceiros e agricultores e agricultoras experimentadores/as para a reflexão sobre a trajetória das ações em defesa da agroecologia no Sertão pernambucano e debater sobre as necessidades de melhorar as articulações entre elas.
“Foi um momento em que a gente pode trocar experiência; e dentro dessas experiências a gente pode discutir e avaliar as coisas boas que já aconteceram, o que precisa melhorar e também os impactos que a gente alcançou até agora. Foi muito interessante também colocar a idéia de fortalecer as parceiras com outras entidades, como por exemplo, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, para que todas pudessem falar a mesma língua” afirmou Irenir de Almeida, agricultora do Sítio Santa Maria, em Ouricuri.
O II Encontro da Rede de Agricultores/as Experimentadores/as ficou marcado para o mês de Junho deste ano com a expectativa de maior participação de produtores e produtoras envolvidos/as na agroecologia. Ainda não há data definida, mas espera-se uma programação com atividades práticas, que serão realizadas entre dois dias.

Comunicação Caatinga

OURICURI REALIZARÁ O I ENCONTRO DE APICULTORES E MELIPONICULTORES

Cartaz

De 22 a 23 de maio será realizado o I Encontro dos Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri. O encontro correrá no auditório da Ong Caatinga, no bairro Renascença em Ouricuri.
Este evento surge em homenagem aos Apicultores e ao 1 ano de criação do NUPEA, bem como da necessidade de perpetuar a discussão técnica, científica e mercadológica de temas tão importante para a humanidade.

A encontro será realizado através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Ouricuri, o NUPEA (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas) e a Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO).

“SANTA CRUZ PRECISA DE UMA CIRETRAN”, AFIRMA SOCORRO PIMENTEL

Exibindo foto-paulo-elias.jpgA deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) encaminhou ao secretário estadual das Cidades, André de Paula, e ao Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Charles Ribeiro, um pedido para que seja instalada uma unidade da Ciretran no município de Santa Cruz da Venerada, no Sertão do Araripe.
A população de Santa Cruz precisa se deslocar para outras cidades para resolver problemas, muitas vezes, simples. Com a implantação da Ciretran, evitaria esse transtorno, além de dar suporte aos municípios próximos.

“Santa Cruz precisa de uma Ciretran. Ao lado do prefeito Gilvan Sirino e dos vereadores, batalharemos pela viabilização dessa demanda da população”, concluiu Socorro.

LOJA DE CELULAR FOI ASSALTADA EM PLENO A LUZ DO DIA EM ARARIPINA



Na tarde dessa quinta-feira (26) por volta das 14h00, a loja Cellcon foi assaltada, ação foi rápida, primeiro ele passou em frente à loja para ver como estava o movimento, aproveitou que não tinha ninguém dentro do estabelecimento, entrou e anunciou o assalto. O que chama atenção é a calma do assaltante hora da ação, ele fez tudotranquilamente. Acompanha o nas filmagens das câmerasde segurança da loja toda ação do elemento.Nossa equipe procurou o proprietário da loja, onde o mesmo disse que o que foi levado foram apenas alguns celulares, e uma quantia em dinheiro.
  
A cidade já passa por esse tipo de situação a muito tempo, temos que cobrar das autoridades competentes mais atenção na segurança pública da cidade. 

quinta-feira, 26 de março de 2015

APÓS CHUVA FORTE, 450 FAMÍLIAS ESTÃO DESABRIGADAS EM ARARIPINA


A chuva forte que atingiu o município de Araripina, entre a terça (24) e a quarta-feira (25), alcançou o maior índice pluviométrico de todo o Estado, chegando a 88 mm, quase metade do esperado para todo o mês de março, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Com o aguaceiro vieram os alagamentos, que deixaram 450 famílias desalojadas. Todos foram abrigados em escolas e no ginásio do município.
Equipes da prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além das polícias Militar e Civil trabalham para reduzir os prejuízos causados pelas chuvas. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Ordem Pública do município, apenas no bairro Zé Martins, 250 pessoas precisaram sair de suas casas. No bairro Universitário, quatro residências desabaram e várias ruas apresentaram rachaduras. Os bairros Cavalete I e II e José Martins também foram alagados. Muitas áreas e  instituições como a Agência do Trabalho sofreram com a interrupção do fornecimento de energia, causada pela queda de postes.
Os grupamentos do Corpo de Bombeiros dos municípios de Ouricuri e Salgueiro, foram deslocados para Araripina, para ajudar nos atendimentos à população. A prefeitura avalia a possibilidade de decretar estado de calamidade por causa da chuva.

Da redação do Blog do Cariri Filho

DIA 04 DE ABRIL TÁ CHEGANDO


POÇO DANTAS:NEPS REALIZA MAIS UM EVENTO EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DAS ÁGUAS


Neste sábado dia 21 de Março de 2015, aconteceu no distrito de Poço Dantas no município de Santa Cruz da Venerada, mais uma atividade da Semana das Águas 2015.

Os participantes puderam ver o filme AI QUE VIDA no cinema na roça, mais de 70 participantes do distrito e das comunidades vizinhas, no final do filme a comunidade fizeram a partilha de alimentos para todos os participantes.
Fonte Manelito do NEPS

quarta-feira, 25 de março de 2015

3ª CRUZADA EVANGELÍSTICA: OURICURI PARA CRISTO 02 E 03 DE ABRIL

Cruzada Ouricuri Cristo

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Ouricuri promove a 3ª grande Cruzada Ouricuri para Cristo nos dias 02 e 03 de Abril com a presença de cantores conhecidos no meio evangélico tais como: Jair Santos (Recife – PE), Josafá Souza (Recife -PE),Wayne Aline (Ouricuri- PE), Grupo Maranata entre outros, e a ministração da palavra de Deus com Preletor especialmente convidado.

Programação do Evento:

Dia 01/04  as 09:00hs (manhã)  – Carreata alusivo a 3ª Grande Cruzada Ouricuri para Cristo;

Dia 02/04  as 18:30hs  (noite)    – Culto Festivo na Igreja Assembleia de Deus (Rua dos Correios);

Dia 03/04  as 18:00hs  (noite)Grande Cruzada Ouricuri para Cristo na Praça Frei Damião, Centro.


Realização: Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ouricuri- PE

IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA REALIZA CONGRESSO DE JOVENS EM SANTA CRUZ NOS DIAS 28 E 29 DE MARÇO

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DE SANTA CRUZ VISITA BARRAGENS E ALERTA A POPULAÇÃO PARA MAIS CHUVAS NOS PRÓXIMOS DIAS

TRECHO DA PE 625 SE ROMPENDO
Secretario de Agricultura de Santa Cruz visitou alguns açudes do município na manhã desta quarta feira 25 para verificar a situação dos mananciais do município, Fabrício Marques visitou as barragens da Mancabira que fica na divisa de Ouricuri com Santa Cruz, visitou também a barragem do caboclo que fica na ao lado da PE 604 e na barragem de Vidal que fica ao lado da PE 625, e que estar perto de romper mais um trecho dessa rodovia, a onde outros trechos já se romperam novamente com o grande volume de água.
Segundo o secretário de agricultura essas barragens darão um grande suporte para o município nos próximos anos já que estão na sua capacidade total. Fabrício também alertou a população da cidade e da zona rural que o município deve receber um grande volume de chuvas nos próximos dias e que essa informação foi dada pelo Apac e pela Defesa Civil do estado. 
Santa Cruz em destaque
 
 


AÇUDE DA MANCABIRA
 

AÇUDE CABOCLO PERTO DE SANGRAR
AÇUDE DA MANCAMBIRA NA DIVISA SANTA CRUZ, OURICURI

BARRAGEM DO CABOCLO

CHUVA DE 90 MM CAUSA ESTRAGO NA CIDADE DE ARARIPINA



Uma forte chuva que começou por volta das 04:00 da madrugada desta quarta-feira 25/05, deixou um rastro de destruição em Araripina. Vários bairros foram atingidos e ficarão debaixo d'água como o Zé Martins, onde dezenas de famílias ficaram desabrigadas. 
A forte correnteza das águas arrastou carros, derrubou árvores e casas e as famílias perderam tudo. O Bairro Universitário e o Cavalete-I também foram castigados. A defesa Civil está desembarcando na cidade por volta das 14:00 no aeroporto para analisar os estrados e tirar as famílias de locais de risco. 
A polícia militar, polícia civil, corpo de bombeiros, orientadores de trânsito e muitos voluntários estão trabalho para ajudar os necessitados. A comunicação, falta de energia, internert e locomoção de ambulâncias e máquinas pesadas, dificulta os trabalhos de ajuda aos necessitados. 
Até o momento não há informação de vítima fatal, mas existem feridos. Há boatos de uma criança desaparecida, mas houve confirmação por parte da polícia. mais informações em instantes aqui no Blog. 

Reportagem - Fredson Paiva














AS IMAGENS SÃO DO BLOG DO FREDSON PAIVA, DA CIDADE DE ARARIPINA


terça-feira, 24 de março de 2015

PROFESSORES DE PERNAMBUCO PARALISAM AS ATIVIDADES NESTAS QUARTA E QUINTA

Categoria quer que o aumento de 13,01% seja dado a todos os profissionais da educação / Foto: Lucio Neto/via comuniQEm assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (23), os professores estaduais decidiram suspender as aulas nas próximas quarta (25) e quinta-feira (26). Estudam na rede estadual de ensino cerca de 650 mil alunos. Após a reunião, realizada  no Teatro Boa Vista, a categoria saiu em passeata até o Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.
Os docentes estão em estado de greve desde a última sexta-feira (13). Eles discordam do projeto de lei enviado pelo governo estadual para a Assembleia Legislativa que prevê reajuste de 13,01% apenas para os professores com nível médio, que representam cerca de 10% da categoria. O vencimento, nesse caso, passaria para R$ 1.917,78. A proposta do Estado deixa de fora o restante dos mestres.
De manhã houve negociação da direção do Sintepe com os secretários de Educação, Frederico Amâncio, e de Administração, Milton Coelho. "Não houve avanço, apenas marcaram outra negociação para semana que vem", informou Fernando Melo, presidente do Sintepe.
Na próxima sexta (27), haverá uma nova assembleia, às 9h, também no teatro, para discutir a pauta de reivindicações.

Confira a nota enviada pelo Governo do Estado:

O Governo do Estado enviou projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) para reajustar os salários de 4.060 professores que passaram a receber abaixo do piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC), após reajuste de 13.01% concedido em janeiro.

Com o cumprimento do piso salarial, retroativo a janeiro, o Governo do Estado, através das secretarias de Administração (SAD) e Educação (SEE) iniciou negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), com vistas a estabelecer percentual de reajuste para os professores com nível superior e que serão aplicados a todos os níveis da carreira.

Hoje aconteceu a segunda reunião com o Sintepe e novo encontro ficou marcado para segunda-feira (30.03), mostrando o compromisso do Governo com a negociação para definir o percentual de reajuste.

No curso das negociações, em Assembleia realizada hoje à tarde, foi decretada paralisação de dois dias, penalizando alunos das escolas públicas estaduais e seus familiares.

Em que pese atitude pouco comum de decretar paralisação com negociações em andamento, o Governo do Estado informa que manterá a reunião marcada para às 16h do dia 30 de março e reafirma que está assegurando o diálogo com a categoria para definir percentual de reajuste a ser aplicado a todos os níveis da carreira
. Do JC Online

PÃO DEVERÁ FICAR ATÉ 12% MAIS CARO EM ABRIL, SEGUNDO FABRICANTES

Os pães que passam pela indústria chegam a 10% do consumo total / Foto: Rodrigo Lobo / Acervo JC ImagemO pãozinho de todas as manhãs deverá ficar mais salgado no mês que vem. O preço do pão deverá subir até 12% em abril no país, de acordo com entidades que representam os fabricantes do setor, em razão das recentes altas do dólar e da energia elétrica.
Nos últimos 12 meses, o pão subiu 5,40%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial. Apenas em fevereiro, a alta foi de 1,23%.
O dólar cotado acima dos R$ 3 -moeda base para a compra do trigo importado- e o aumento nas tarifas de energia elétrica forçam o custo da indústria, que logo deverá repassar o aumento ao consumidor, afirmam fabricantes.
"A energia elétrica representa cerca de 14% do custo da fabricação de pães e a farinha de trigo, 33%. O preço final pode ter um aumento em torno de 8% a 12%, deixando claro que cada empresa tem a sua planilha e a decisão de como lidar com o aumento na produção", afirma José Batista de Oliveira, presidente da Abip (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria) -que representa os fabricantes do pão francês.
Para Oliveira, cada padaria ou supermercado deverá estudar o preço para continuar competitivo e não diminuir a participação do consumo do pão no país.
"Quando você aumenta o preço, naturalmente, você inibe o consumo. O nosso aconselhamento, como entidade, é que a empresa faça o máximo possível para transferir o mínimo para o consumidor final", diz.
Os produtores de pães industrializados também já calculam os custos e o quanto deverá ser repassado ao varejista. Os pães que passam pela indústria chegam a 10% do consumo total, de acordo com a Abimapi (Associação Brasileira de Indústrias de Biscoito, Massas, Pães e Bolos industrializados).
A entidade que representa o setor afirma que o aumento para este tipo de pão, que inclui o pão de forma, dependerá da estratégia de cada empresa produtora, mas, em média, deverá ser de 8%.
De acordo com Cláudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, o preço do trigo, que tem a metade da demanda importada da Argentina, Paraguai e Uruguai, e os varejistas deverão controlar quando o aumento deverá chegar ao consumidor final.
"Se ele [o varejista] tiver estoque de produtos fabricados, ele pode segurar esse aumento. A indústria segue o mesmo raciocínio; caso ela tenho a farinha estocada, ela pode deixar o aumento um pouco para depois", afirma Zanão.
CONSUMIDOR
O aumento de preço do produto, consumido todos os dias por milhares de brasileiros, poderá pesar no orçamento do final do mês. Porém, de acordo com especialistas, há meios de se proteger.
O educador financeiro Silvio Bianchi afirma que o aumento dos pães é só o primeiro das possíveis altas nos alimentos este ano. Segundo ele, em um momento de contenção de despesas, o importante é o controle, já que cerca de 20% do consumo são desperdiçados.
"O importante é sempre ter o controle daquilo que você deseja comprar. Antes de comprar, pense em quantos pães você precisa levar. Coloque se é necessário aquela quantia, para não ficar sobrando no armário aquele pão que ninguém come", afirma Bianchi.
Já para o consultor em finanças pessoais Mauro Calil, o consumidor brasileiro pode trocar hábitos para se proteger dos impactos da inflação.

"Caso o preço suba, as pessoas podem abandonar produtos derivados de trigo, como o pão e o macarrão, e buscar alternativas para esse consumo, algo feito com a farinha de mandioca ou de milho", acrescenta Calil. Da Folhapress

IGOR RICKLI ENSAIA ATÉ A MADRUGADA SE PREPARANDO PARA A PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM

O ator Igor Rickli e o elenco de atores pernambucanos estão deste sexta-feira pegando pesado nos ensaios da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Quem acompanha os trabalhos, que estão varando a madrugada na cidade-teatro no município do Brejo da Madre de Deus, percebe como os atores estão dando tudo de si para que tudo saia perfeito a partir da estreia do espetáculo no próximo sábado, dia 28.

 Encantado com tudo o que viu na Nova Jerusalém, Igor Rickli está encarando a sua participação no papel principal da Paixão de Cristo como um momento muito especial em sua carreira. A partir da noite desta terça, ele começa a ensaiar também com os globais Paloma Bernardi e Humberto Martins, além da modelo Thaiz Schmitt, que chegam logo mais na cidade-teatro.

Na sexta-feira, será o dia da pré-estreia do espetáculo da temporada 2015 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Na apresentação estarão presentes o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages, além de jornalistas e blogueiros de Pernambuco e de outros estados do Brasil.


   Apresentando um rico figurino, cenários grandiosos e muito realistas, o espetáculo é uma grande opção de entretenimento para o público de todas as idades. Baseado nos registros bíblicos, o espetáculo conta a história de Jesus Cristo desde o início de sua pregação conhecida como o “Sermão do Monte”, até a sua ascensão aos céus em uma cena grandiosa e muito emocionante. Os ingressos podem ser adquiridos em até 12 vezes no cartão no site: www.novajerusalem2015.com.br.

PETROLINA DISTRIBUI NOVO GUIA TURÍSTICO DE CIDADES RIBEIRINHAS DO SÃO FRANCISCO

Quando o poeta Vitor Galvão compôs os versos “nas margens do São Francisco nasceu a beleza”, provavelmente ele deve ter tomado como inspirações as cidades pernambucanas banhadas pelo Velho Chico. A natureza vívida, a culinária regional, a cultura do artesanato, as vinícolas, entre outros elementos caracterizam estas cidades ribeirinhas e agora podem ser facilmente encontradas através do guia “Rota do Rio São Francisco”, lançado pelo Governo do Estado e distribuído em Petrolina através da Secretaria Executiva de Turismo.

Ao todo, o guia traz o perfil turístico de nove cidades ribeirinhas, com indicações sobre o que vale conhecer, o folclore, o que saborear, quais eventos, musicas e artesanatos estão presentes em cada um dos municípios. Com um formato prático e bem ilustrado, o guia tem a proposta de orientar facilmente os visitantes e estimular o turismo na região. O material foi produzido com apoio dos municípios, inclusive de Petrolina, que tem um inventário turístico pronto desde 2013.

“O guia distribuído e a parceria entre os municípios e Estado são importantes para fortalecer o destino no Vale do São Francisco”, destacou Eduardo Cardeal, gerente de planejamento e promoção turística do município de Petrolina.

Na apresentação do Guia, o secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista, caracteriza o Velho Chico como “ícone natural e cultural que é fonte de riqueza e prosperidade, onde podemos explorar as paisagens do rio e suas ilhas, a cultura indígena e diversidade gastronômica”, atendendo o “turismo cultural, de aventura e de negócios”.

Em Petrolina, o guia está sendo distribuído no Centro Móvel de Informações Turísticas, estacionado na Orla da cidade, próximo ao acesso das barquinhas, e também na própria Secretaria Executiva de Turismo, localizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

Texto: Ricardo Alves
Ascom Sedesa/PMP

Santa Cruz em Destaque

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DA DEPUTADA SOCORRO PIMENTEL VAI À COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA ALEPE

A proposta da deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) é para vincular a liberação de verba para shows cívicos e religiosos ao cumprimento dos índices obrigatórios de investimentos em educação e saúde. O projeto de lei será discutido pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Os municípios são obrigados a investir 15% do que arrecada com impostos em saúde e 25% em educação. A deputada defende que a cidade que não tenha aplicado esses índices constitucionais nos dois setores, não devam receber recursos por parte do governo do estado para a realização de eventos festivos.

Em entrevista publicada hoje (24), no jornal Diario de Pernambuco, Dra. Socorro afirmou que “a sociedade atual exige que os dois pilares primordiais da obrigação do estado sejam respeitados para que, em seguida, venha se falar em realização de ventos e contratação de bandas”. 
SANTA CRUZ EM DESTAQUE

SANTA FILOMENA REGISTRA O MAIOR ÍNDICE DE CHUVAS NO SERTÃO DO ARARIPE E SANTA CRUZ VEM LOGO ATRÁS



Desde dia 21 de março que a chuva cai no sertão do Araripe, para a alegria dos agricultores que tanto espera por ela, para poder plantar e também garantir a água para o seu rebanho animal por pelo menos um ano.

Segundo informações da Apac (Agência pernambucana de águas e Climas), a Cidade de Santa Filomena foi a que registrou o maior índice Pluviométrico na região do Araripe, registrando nada mais que 228,0 mm nos últimos quatro dias e Santa Cruz registrou 144 mm, que também é uma boa média.

SANTA CRUZ EM DESTAQUE

RUAS DO DISTRITO DE JUTAI E A BURAQUEIRA, UM SINAL VISÍVEL DE PERIGO E ABANDONO

DSC01159-tile
No Distrito de Jutai no interior de Lagoa Grande(PE), uma imagem de buraqueira vem chamando atenção de quem passa pelas ruas daquele distrito.
Ruas que antes eram asfaltadas atualmente o que resta é apenas pedras e buracos. O asfalto está totalmente arrancado formando verdadeiras crateras por toda extensão da rua.
Em alguns pontos, constata-se perigo para quem transita tanto para os pedestres com motoristas.
Para os moradores, a imagem que se pode observar é de total abandono por parte da atual gestão.
Recentemente o líder do governo na câmara vereador Joaquim da Rocinha através da indicação de nº 07/2015, solicitou ao prefeito Dhoni Amorim que interceda junto a Secretaria de Infraestrutura e ao Senador Fernando Bezerra Coelho juntamente com o Deputado Federal Fernando Filho para que seja viabilizado recursos através de emenda parlamentar, para calçamento e saneamento das ruas do Distrito de Jutai.
Lagoa Grande Noticias

segunda-feira, 23 de março de 2015

RODOVIA ASA BRANCA ENTRA NA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DE SOCORRO PIMENTEL

Exibindo PEO_1726.JPG
Os motoristas que trafegam pela PE 545 sofrem com os buracos e falta de sinalização. Diante disso, a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) fez um apelo ao governador Paulo Câmara e ao secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, para que seja feita a recuperação e a sinalização da rodovia, no trecho que liga as cidades de Bodocó e Ouricuri.
Segundo a deputada, a rodovia Asa Branca é uma importante rota de acesso da população para diversas cidades da região.

“Trabalharemos arduamente para viabilizarmos esse pleito, pois na situação que a rodovia se encontra põe em risco a vida de todas as pessoas que por ela trafegam”, afirmou Socorro.

CIDADES DO SERTÃO DE PE TÊM CHUVA E PREVISÃO DA APAC É ATÉ QUINTA (26)


A população das cidades do Sertão pernambucano como Petrolina, Parnamirim, Araripina e Ouricuri passaram parte do sábado (21) sob chuva. O fenômeno já estava previsto pelos laboratórios de meteorologia ainda no início da semana.
Em Petrolina, o céu amanheceu nublado no sábado e a precipitação foi fina nas primeiras horas da manhã. Durante todo o dia, o calor excessivo à tarde e os relâmpagos e trovões na chegada da noite anunciavam mais chuva durante a madrugada. Mas não foi preciso esperar muito. Por volta das 20h a chuva começou e estendeu-se até a manhã do domingo (22), com pequenos chuviscos e céu com muitas nuvens.
De acordo com o Boletim Pluviométrico Diário Parcial da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), no município de Petrolina o índice de chuva foi de 20,6 mm. Outros municípios também apresentaram registros de precipitação. A cidade com mair índice pluviométrico no Sertão foi Parnamirim, com 53,2 mm na Plataforma de Coleta de Dados (PCD) de Entremontes. Em Ouricuri, na PCD de Algodões, o registro foi de 48,2 mm e em Araripina de 41,8 mm.

Enquanto em Cabrobó, o índice pluviométrico foi de 37,8 mm, em Salgueiro o nível de chuva não ultrapassou 7mm. A previsão da Apac para as cidades do Sertão neste domingo é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite de intensidade moderada a forte. A previsão é de chuva, pelo menos, até a quinta-feira (26). G1 petrolina

POLÍTICA: OPOSIÇÃO SE FORTALECE EM SANTA FILOMENA COM ADESÃO DE MAIS 2 LIDERANÇAS NO MUNICÍPIO

O Grupo Oposição Unidade em Santa Filomena que já reunia a maioria dos políticos e lideranças mais importantes de esquerda; e dessa vez houve mais 2 adesões considerado importantes por se tratar da ex-prefeita Evaneide Melo (PSB) e Antonio Dias (Tonhão), que foi candidato a prefeito nas eleições de 2004.
O Grupo Oposição Unida em Santa Filomena, fez mais ma reunião na tarde de domingo 22/03 no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, para somar forças e influência na política local e foi muito feliz ao receber o apoio e a participação de Evaneide Melo (ex-prefeita 2008-2012 e de Antonio Dias (Tonhão) candidato a prefeito em 2004.
O Grupa ja contava com integração da maioria dos políticos de esquerda como: Alcilene Rodrgues, Cleomatson Vasconcelos, Zezinho de Mindu, Derval do Ipa, Chixico de Campo Santo, Leandro Benício entre outras pessoas de história na política local como os vereadores Valdir Teixeira, Duda do Livramento, ex-prefeitos Joaquim Gomes e Antônio Artur, padre Paulo Sérgio, ex- secretários municipais Arlei de Bastos e Luiz Antonio e muitos outros.
Desde 02 de novembro de 2014, quando houve a 1ª reunião, que um grupo de bases de oposição ao atual prefeito vem se juntado, somando parcerias e ganhando espaço no meio político regional e a confiança do eleitorado de oposição no município, o que já não havia mais por causa da sequencia de derrotas desde 2004, quando Tonhão concorreu contra o atual prefeito e perdeu, embora tenha chegado bem próximo de derrotá-lo. Tivemos outras tentativas por Gilvan Coriolano (PDT) que naquela época concorreu contra Evaneide Melo que era sucessora do prefeito Gildevan Melo (PSD), e por último foi as eleições de 2012 quando Evaneide e Gildevan quebraram a aliança política e tornaram-se opostos e concorreram um contra ao outro, disputando tambem contra Gilvan, Zezinho e Derval, ambos em partidos e palanques diferentes, que resultou na eleição do atual governo municipal de Gildevan, embora com uma vantagem muito pequena de apenas 318 votos na frente de Evaneide, somando apenas 34% dos votos válidos no município.
O que causa grande expectativa no grupo é que em Santa Filomena, o eleitorado de oposição soma aproximadamente 70% dos votos, o que elege folgadamente um candidato apoiado por todos os políticos de esquerda aprovado pelo povo numa convenção popular, como é o caso de agora.
 
Os resultados desse encontro foi aplaudido pelo povo e deixou todos muito felizes quando ficou definido que em Santa Filomena não haverá mais de uma oposição. Que todos estão juntos, que independente de quem seja o escolhido, todos irão vestir a camisa e lutar pela mudança em Santa Filomena.
E essa escolha será feito numa convenção popular onde o povo nomeará o mais desejado através de pesquisa.

Comentário do blog:
Aplausos, aplausos!!
Finalmente, estamos percebendo o valor e a importância que temos, se estivermos unidos. Este blog sempre fez por dar visibilidade a esse poder do povo junto.


Foto/fonte: Charles Araujo

SEGUNDO APAC, SANTA FILOMENA REGISTROU 50,0 MM DE CHUVAS E SANTA CRUZ 34,0 MM


Segundo o boletim pluviométrico divulgado nesta segunda feira (23) pela APAC (Agência Pernambucana de águas e Climas), a cidade de santa Filomena foi a que registrou o maior volume de chuvas no sertão, chegando a registrar 50,0 mm de chuvas, outras cidades do sertão do Araripe e do são Francisco também registraram um bom desempenho. Afrânio 38,5 mm, Dormentes 40,0 mm, Ipubi 45,5 mm Parnamirim 37,0 mm e Santa Cruz 34,0 mm.

Santa Cruz em destaque

(Segundo boletim da Apac)

domingo, 22 de março de 2015

FORTALECIMENTO DA APICULTURA COMO NOVA ALTERNATIVA ECONÔMICA DO CAMPO EM SANTA FILOMENA (PE)


73 famílias oriundas da Agricultura Familiar, do município de Santa Filomena, foram beneficiadas com o programa de apicultura da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).
          O ato de entrega e distribuição se deu neste sábado, 21 de março de 2015, na quadra esportiva do centro da cidade, na presença do prefeito Pedro Gildevan Melo e do superintendente da Codevasf, João Bosco Lacerda; vice-prefeita Francinete Diniz, vereadores, secretários municipais e muitos representantes de sindicado e associações de trabalhadores rurais.
          Em sua fala o secretário Rivaldino Reis enalteceu a ação plural da Codevasf, beneficiando a todos sem apadrinhamento político, mas sim para atender a necessidade de gerar oportunidade no campo.
           Já o prefeito Pedro Gildevan Melo reconheceu que a Codevasf vem cumprindo importante papel social incentivando os programas de melhoria de renda na zona rural, e citou a distribuição de alevinos para repovoar os açudes e barragens; programa de construção de reservatórios de água, poços e sistemas simplificados.
            João Bosco Lacerda, superintendente da Codevasf enalteceu a organização das comunidades através das associações e disse que a orientação do Governo Federal é democratizar as ações, sem olhar cor partidária, e menos ainda, sem favorecer interesses individuais.

           De fato, este ato da Codevasf e prefeitura de Santa Filomena foi muito concorrido e marca o início de uma importante atividade econômica para fortalecer e melhorar o campo. Filó Noticias

APAC ALERTA SOBRE FORTES CHUVAS EM TODO ESTADO

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na tarde deste sábado (21), um alerta de possibilidade de ocorrência de chuvas fortes em praticamente todas as regiões de Pernambuco. Segundo a Apac, a previsão é de que chova, até a segunda-feira (23), acima de 40 mm.

As chuvas devem começar na noite deste sábado e há riscos de alagamento em pontos críticos. As áreas que devem ser mais atingidas são a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste, Sertão de Pernambuco e do São Francisco. No Recife, as equipes da Defesa Civil podem ser acionadas pelo 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento e funciona 24h

NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, SAIBA COMO ECONOMIZAR O LÍQUIDO


Há 23 anos, a ONU estabelecia que o 22 de março, que é celebrado neste domingo, seria o Dia Mundial da Água. Com a data, a organização passou a enfatizar os dados alarmantes dos relatórios: como por exemplo, o fato de que mais de 1 bilhão de pessoas, ou 18% da população mundial, não tem acesso a uma quantidade aceitável de água potável. Além disso, se o padrão do consumo não mudar, em 2025, 5,5 bilhões de pessoas não terão esse acesso, o que equivale a dois terços da população.
Para trazer para o âmbito nacional — em tempos em que o País pareceu se dar conta, enfim, do cenário da seca — é preciso lembrar-se que também é importante adotar algumas responsabilidades no uso da água individual. E há inúmeras possibilidades de reaproveitar o líquido nas atividades domésticas. “Sem dúvida, as novas práticas contribuem para a preservação desse bem essencial à vida, mas é preciso ficar atento e aliar ao hábito do reuso cuidados com a qualidade dessa água, como e onde ela pode ser usada sem colocar a saúde em risco”, alerta o infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (CHEV), Artur Timerman.
Com a ajuda do infectologista, confira algumas dicas:
Na cozinha
. A água do cozimento de um legume, como cenoura, pode ser reaproveitada para cozinhar outros vegetais como batatas ou beterraba e até ovos, por exemplo. Essa água também pode ser usada para o cozimento de macarrão ou até enriquecer o arroz. Essa mesma água da lavagem de legumes e verduras pode ser usada ainda para molhar plantas;
. Ensaboe toda a louça antes de enxaguá-la. A água desse enxágue pode ser armazenada para o uso em vasos sanitários.
No banheiro
. A água de chuveiros a gás demora a esquentar alguns minutos. Mas lembre-se de que essa água é limpa e pode ser usada para lavar roupas, louça e higiene pessoal. Atenção: o recipiente de armazenamento deve estar limpo;
. Use água das chuvas, da máquina de lavar roupas ou do enxágue da louça no vaso sanitário. Também aperte a descarga somente o tempo necessário. 
. O ideal é tomar banhos de até cinco minutos. Feche o chuveiro, enquanto se ensaboa;
. Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada.
Na lavanderia
. Junte mais roupa antes de ligar a máquina de lavar;
. Lave primeiro as roupas claras e reaproveite a última água da máquina (aquela com o amaciante) para lavar as roupas escuras. A água da máquina também pode servir para a limpeza e vaso sanitário;
. Se estiver lavando a roupa à mão, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
No quintal e no jardim
. Não use mangueira para regar as plantas, lavar a calçada ou o carro.
. Além dos cuidados já conhecidos, todos os recipientes de armazenamento de água devem ser vedados. Até pequenas quantidades de água podem ser criadouros de mosquit. A larva do mosquito da dengue também sobrevive em ambientes fechados e apartamentos;
. Higienize todos os recipientes antes de armazenar água;

. Se for armazenar água limpa, além a vedação para evitar os criadouros da dengue, use um copo de 200 ml de água sanitária para 20 litros de água. Mas saiba que essa água não deve ser ingerida. 

Folha PE