sexta-feira, 14 de junho de 2013

FARMÁCIA DO LAFEPE É OFICIALMENTE ABERTA EM SANTA CRUZ


O Secretário de Saúde de Pernambuco Antônio Figueira participou nesta sexta feira (14) da abertura oficial da farmácia do LAFEPE em Santa Cruz. Antonio Figueira falou da importância da farmácia para a população e do investimento que o governo pernambucano vem realizando na área da saúde na região do Araripe. Lembrou ainda que o Hospital Fernando Bezerra recebera 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e que todas as cidades do Araripe e do vale do São Francisco serão beneficiadas com os serviços do SAMU brevemente, o secretario falou da implantação UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade de Ouricuri que funcionara 24 horas por dia e com médicos de plantão de todas especialidades. E também falou da implantação das UTI na cidade de Araripina.
O Deputado Estadual Raimundo Pimentel falou da importância da farmácia LAFEPE do ponto de vista social e agradeceu o secretario Figueira pelo empenho de trazer a farmácia para as cidades com menos de 20 mil habitantes e lembrou ainda que as farmácias alem de oferecer remédios mais baratos vai oferecer armações de óculos com preço mais acessível para a população.
O prefeito Gilvan Sirino (PR) lembrou-se da importância do trabalho da Ex-prefeita Eliane Soares e que continuara trabalhando para o crescimento e desenvolvimento da cidade. O prefeito ainda falou que a farmácia vai ser de grande serventia para toda população.


MAIS DE CINCO MIL PÉS DE MACONHA SÃO INCINERADOS EM SANTA CRUZ (PE)

Maconha

Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco erradicou mais de cinco mil pés de maconha na zona rural de Santa Cruz, no Sertão do Araripe. Além da plantação, os policiais ainda encontraram 55 quilos da droga pronta para a venda na comunidade do Juá.
No local, os policiais também apreenderam uma espingarda soca-soca e três cartuchos de espingarda calibre 28. De acordo com o delegado José Renivaldo, a Polícia Civil já identificou os responsáveis pela plantação. Um deles é conhecido como “Deca”, que seria o proprietário da roça, além de “André” e “Neguinho”, que fugiram no momento em que os policiais chegaram ao local.

Os pés de maconha foram incinerados. Já a droga, a arma e as munições foram encaminhadas para delegacia. Carlos Britto

Maconha 2


quinta-feira, 13 de junho de 2013

SECRETARIO ESTADUAL DE SAÚDE VISITARÁ SANTA CRUZ

Dr_Antonio_Carlos_dos_Santos_Figueira
O Secretario Estadual de Saúde Antônio Figueira estará em Santa Cruz nesta sexta feira (14) para participar da abertura da Farmácia do LAFEPE.  A abertura oficial está prevista para as 13:30 em frente a farmácia. 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

É REALIZADA A I AUDIÊNCIA PÚBLICA DA DIVULGAÇÃO DO PACTO PELA SAÚDE EM SANTA CRUZ



Foi realizado nesta quarta feira (12) no auditório da Escola Estadual Elvira Granja de Souza a I Audiência pública da Divulgação do painel de indicadores municipal de pacto pela saúde de Santa Cruz. A audiência contou com a presença da gerente da IX Geres Danielly Travassos, o Tenente Coronel Nunes, Prefeito Gilvan Sirino, Secretária de Saúde Cleidjane Jacó, Ricardo (Ciretran) entre outros. Danielly Travassos apresentou os resultados dos painéis de indicadores de pacto pela saúde do município. O pacto pela saúde é uma ferramenta de gestão inédita que o governo do estado está trazendo para avaliar os indicadores de cada município e com isso analisar os resultados de cada Geres e avaliar o que pode ser feito para melhorar esses indicadores explicou Danielly Travassos.
Depois da apresentação do resultado, foi aberto espaço para que a população também participasse das discussões dando opiniões e fazendo perguntas para uma melhor discussão da saúde do município. Um dos assuntos abordados ao Tenente Coronel Nunes foi à questão de mais policiamento na cidade, devido às ondas de assaltos que a cidade tem sofrido nos últimos meses, segundo o Coronel Nunes o que pode ser feito é uma efetivação maior dos policiais, por que aumentar o numero e praticamente inviável nesse momento.
             Segundo Ricardo representante do CIRETRAN de Ouricuri o que pode ser feito para se evitar acidentes é uma maior conscientização da população através de programas desenvolvidos em parcerias entre saúde e educação .
             O Prefeito Gilvan Sirino foi questionado sobre o carro para transportar pacientes para o recife, já que a Ambulância não é o transporte ideal. O prefeito garantiu que locará uma van para os pacientes do TFD (tratamento fora do domicilio). Outro questionamento ao prefeito foi da Agente de saúde Ildeci que trabalha no Sitio Deserto e Cacimba da Garça, perguntando ao gestor do município o motivo de não se realizar exames preventivos no PSF daquela localidade e o prefeito garantiu que vai analisar o caso e ver o que pode ser feito.